Furadeira e furadeira: qual é a diferença e qual é a melhor escolha?
As reformas periódicas em um apartamento podem fazer qualquer pessoa pensar em comprar suas próprias ferramentas. O mercado moderno oferece uma grande variedade de unidades para diversos trabalhos. Muitos deles têm funções semelhantes. E então surge um dilema: o que é mais necessário? Um dos pares mais comuns dessas ferramentas é o martelo perfurador e o martelo perfurador. Para fazer uma escolha, você precisa conhecer suas características e as tarefas que eles terão que realizar.
Furadeira
Esta ferramenta destina-se principalmente à perfuração de vários materiais. Mas seu design inclui um mecanismo de percussão especial que permite que a broca faça movimentos marcantes durante a operação. É como bater em um martelo. A função ajuda a trabalhar com materiais de construção duráveis:
- tijolo;
- concreto;
- pedra.
Como regra, este dispositivo possui um interruptor que muda do modo de perfuração simples para a perfuração de martelo. Deve-se entender que uma broca convencional não é suficiente para triturar materiais fortes, portanto, utiliza-se um bico com ponta vitoriosa. Além disso, esta ferramenta não foi projetada para impactos fortes com uma grande amplitude de movimentos longitudinais da broca. Os movimentos de batimento são realizados dentro de alguns milímetros, de modo que podem ser descritos como vibração da broca durante a operação da ferramenta.
A força de impacto de uma broca depende em grande parte da força de pressão na ferramenta, portanto, para fazer um furo em um material durável, é necessário fazer um esforço significativo, o que não é adequado para todos.
Mas as capacidades de perfuração desta ferramenta não param por aí. Os acessórios em forma de rebolos são perfeitos para a broca, em cuja superfície pegajosa você pode fixar qualquer lixa. Isso ajuda a lixar a superfície pintada ou massa em qualquer material. Além disso, com a ajuda de acessórios, você pode transformar uma broca comum em um pincel para remover compostos de coloração de metal. Na utilização de fio trançado, o processamento será áspero, com acabamento em fio corrugado.
Graças aos seus movimentos de rotação rápidos, esta máquina pode misturar cimento ou massa: basta inserir o plugue do mixer. O número de tais acessórios é variado, tornando a furadeira uma unidade bastante versátil.
Perfurador
Esta máquina foi projetada para furar, cinzelar e quebrar peças de superfícies particularmente duráveis, como concreto armado. É utilizado não só no trabalho doméstico, mas também na construção profissional.
Um perfurador não só perfura paredes de concreto, mas também divide telhas e tijolos, remove o gesso. Também é conveniente para eles executarem o escareamento (cavar um recesso na parede para a fiação). Ao mesmo tempo, o design especial do cabo e seu material amortecem a vibração quase completamente. Portanto, ao trabalhar, o retorno é mínimo.
Esta ferramenta também possui vários modos de operação:
- choque;
- perfuração;
- sopro + perfuração.
A força aplicada a ele depende do modo de operação do punção. Ao trabalhar com o tipo percussão, não é necessário pressionar adicionalmente a ferramenta, ao contrário da furação e ainda mais furação.
Deve-se observar aqui que apenas brocas e lâminas são inseridas diretamente na broca de percussão. As brocas requerem um adaptador adicional.
Características da ferramenta
Ao escolher uma perfuradora, é necessário levar em consideração os principais indicadores de energia de impacto.É medido em joules. Um dispositivo profissional pode ter uma força de impacto de até 15 joules, enquanto um dispositivo doméstico pode ter apenas 1–2 joules. Quanto mais alto for este indicador, mais eficientemente o perfurador trabalhará e maiores os orifícios serão feitos. Se tal ferramenta tiver pouca força de impacto, ela perfurará a parede mais do que perfurará, e o bico irá falhar rapidamente.
O segundo indicador importante é a frequência dos movimentos de golpe. Quanto mais batidas por minuto o aparelho dá, mais rápido ele abre um buraco. Porém, mais velocidade significa mais desgaste das peças em menos tempo. É por isso que vale a pena escolher apenas marcas de alta qualidade, conhecidas e que já se tenham comprovado. Partes dessas ferramentas são feitas de materiais de alta qualidade. Eles são projetados para cargas maiores.
O poder deste equipamento não é estrategicamente importante. O padrão é de 800 a 1200 W, dependendo do tipo de cartucho usado.
A frequência de rotação do eixo também não é fundamental, ao contrário de uma broca. Tem tudo a ver com o propósito desta função na broca de percussão. A rotação do bico durante o cinzelamento é realizada para remover o material destruído e não para criar uma depressão.
Além disso, as brocas têm um grande diâmetro e é difícil para um motor de baixa potência girá-las em alta velocidade. Um grande motor aumenta significativamente o peso da unidade, o que complica seu funcionamento. É por isso que a velocidade de rotação padrão do eixo na perfuratriz flutua em um nível médio (de 600 a 1500 rpm).
E outro critério importante para avaliar a ferramenta é o tipo de mandril para instalação de brocas e brocas.
O soco tem três deles:
- SDS plus (a ferramenta pesa 4 kg e faz furos de até 3 cm de diâmetro);
- SDS max (peso - até 11 kg, diâmetro - até 5,2 cm);
- SDS-top (peso médio com um diâmetro de orifício de 1,6-2,5 cm).
Este último tipo de mandril é praticamente universal, é instalado principalmente em martelos rotativos da Bosch e é ideal para reparos domésticos.
Quanto às características da broca, aqui a frequência de batimento não desempenha um papel fundamental, uma vez que a máxima eficiência do trabalho no modo de martelo é alcançada pressionando a ferramenta com firmeza. Esta é a principal diferença entre as especificações do perfurador de rocha e do martelo perfurador.
Para desempenhar com sucesso suas funções principais em uma furadeira, a potência e a velocidade do eixo são importantes. A potência média da furadeira é de 500–900 watts. Se for para ser usado como um mixer, então este indicador deve ser significativo. Assim, a ferramenta não superaquecerá durante o uso. Porém, quanto maior for a potência, maior será o peso do aparelho. Portanto, para o dever de casa, é melhor escolher características médias.
Quanto à velocidade do eixo, deve ser grande. Em seu valor alto, os orifícios são perfurados uniformemente. Em uma furadeira doméstica, um alto RPM ajuda a compensar a baixa potência. Tipo de mandril de perfuração - came ou chave. Na broca de mandíbula, ele pode ser fixado rapidamente e sem o uso de força adicional. Isso simplifica e acelera o processo de troca do bico. O cartucho da chave se distingue pela presença de um dispositivo adicional na forma de uma pequena chave. Leva tempo para substituir o bico, mas, como mostra a prática, esses modelos quebram com menos frequência.
Como fazer uma escolha
De todos os itens acima, a seguinte conclusão pode ser tirada. Se você escolher entre uma furadeira de percussão e uma furadeira de impacto, então você precisa ser claro sobre quais tarefas terá que realizar com esta ferramenta.
Para cinzelar, cortar e furar, uma broca de martelo deve ser preferida. Se você não pretende abrir recessos ou remover partições, uma furadeira de impacto será o melhor assistente em reparos domésticos. Escolhendo uma ferramenta de qualidade de um bom fabricante, você pode obter não apenas uma broca, mas também um misturador de concreto portátil e uma retificadora.
No entanto, ao comprar qualquer ferramenta, você precisa prestar atenção a uma série de características adicionais:
- a presença de um relé para comutação de velocidades;
- a presença de uma função de partida suave;
- a capacidade de fixar o botão durante a operação;
- forma de alça;
- equipamento adicional.
A facilidade de uso do dispositivo muitas vezes depende não só da potência e da disponibilidade de recuo, mas também da pegada confortável do dispositivo. Uma alça confortável com transições suaves e recortes para os dedos pode facilitar muito o trabalho.
Quanto ao equipamento adicional, os fabricantes de marcas colocam consumíveis no kit. Na maioria das vezes, este é um conjunto mínimo de brocas ou brocas, um mandril sobressalente e lubrificante. A presença desses complementos permite que você comece quase imediatamente após a compra. Além disso, comprando essas peças separadamente, existe o risco de pagar a mais, já que a diferença no preço do kit e dos acessórios individuais é gritante. E em um dispositivo de marca completo, você pode economizar uma certa quantia.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do martelo perfurador Sturm RH2591P.
O comentário foi enviado com sucesso.