Eixos flexíveis para uma broca: finalidade e uso

Contente
  1. Propósito
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Características de uso
  4. Variedades

O poço de perfuração é uma ferramenta muito útil e amplamente utilizada em trabalhos de construção e reforma. A popularidade do dispositivo é explicada pela ampla disponibilidade para o consumidor, facilidade de uso e baixo preço.

Propósito

Um eixo flexível para uma furadeira é um acessório especial capaz de transmitir o torque do motor elétrico da furadeira para uma ferramenta que não está alinhada com ela. Assim, torna-se possível forçar a rotação da ponta com uma broca, que está em um plano completamente diferente em relação ao eixo do motor elétrico, e também mudar sua posição assim que necessário. Devido às características do projeto, o eixo é facilmente dobrado na direção desejada e permite que você trabalhe em locais de difícil acesso, onde é tecnicamente impossível chegar perto com uma broca padrão.

Externamente, o eixo flexível é um bico dobrável alongado, uma extremidade do qual é fixada à broca usando uma ponta, e o segundo é equipado com uma pinça de pinça projetada para fixar o cortador, broca ou broca. Graças ao eixo flexível, não há necessidade de segurar uma broca pesada, o que permite um trabalho bastante delicado e meticuloso. Por exemplo, usando este dispositivo, você pode fazer furos com um diâmetro de 1 mm ou mais, limpar a parte em um local de difícil acesso e apertar o parafuso onde não seja possível fechar com uma broca ou chave de fenda que não seja equipado com equipamento adicional.

Com um eixo flexível, você pode girar peças de vários materiais, gravar quaisquer superfícies ou usá-lo como uma lixadeira. Além disso, a gravação com um eixo é especialmente conveniente. Isso se deve à pequena espessura da ponta de trabalho, na qual a broca é instalada, e à capacidade de envolvê-la com os dedos como uma caneta esferográfica.

E também, devido à total ausência de vibração, a carga na mão durante o trabalho é significativamente reduzida, o que permite realizar uma quantidade de trabalho muito maior em um determinado período de tempo.

Dispositivo e princípio de operação

Estruturalmente, um eixo flexível consiste em um corpo macio e um cabo multifibra colocado nele, para a fabricação do qual aço de liga é usado. A fixação do cabo na carcaça deve-se a um sistema de mancais ou buchas localizados nas extremidades do eixo. No entanto, nem todos os eixos são baseados em cabos e podem ser feitos de arame. Esses modelos são equipados com várias camadas de tranças, cujas fibras se alternam no sentido horário e anti-horário, formando assim uma armadura forte, mas flexível. Um dos lados do cabo e do eixo de arame é fixado na broca com uma haste, e no final do segundo há um mandril ou pinça para ferramenta (broca, cortador ou broca).

Um lubrificante está localizado sob o revestimento externo para reduzir o atrito e ajudar a prevenir a corrosão e a entrada de umidade. Náilon, plásticos, buchas cônicas e fitas em forma de espiral torcida são usados ​​como material para a fabricação da caixa.

O eixo flexível tem um fator de segurança muito alto e é projetado para uma velocidade de rotação bastante alta. Amostras modernas são capazes de trabalhar com eficácia, transmitindo torque de até mil e quinhentas rotações por minuto.O comprimento dos acessórios no mercado moderno varia de 95 a 125 cm, o que facilita muito a escolha e permite adquirir um produto para a realização de tarefas técnicas de qualquer complexidade.

O princípio de funcionamento de um eixo flexível é bastante simples e consiste em transferir o torque da própria broca para a haste, e depois através de um cabo ou fio para uma ferramenta fixada na outra extremidade (broca, broca, broca hexagonal ou cortador) .

Características de uso

A utilização do eixo flexível é bastante simples: antes de iniciar o trabalho na broca, desparafuse a bucha de fixação e insira a ponta do eixo no orifício formado. Em seguida, o acessório é preso com um anel de retenção. O processo de fixação repete exatamente a fixação da broca na broca e não causa nenhuma dificuldade. Em seguida, eles prosseguem para um evento bastante importante - consertar a própria furadeira. Se você não fizer isso e deixar a ferramenta desprotegida, pode acontecer o seguinte: de acordo com a lei física, que diz que as forças de ação e reação são iguais, ao trabalhar com uma superfície muito dura, o casco do eixo, junto com a própria broca, vai girar no sentido oposto ao da rotação do cabo. A este respeito, a unidade irá vibrar fortemente e pode cair da superfície em que foi colocada.

Para evitar que isso aconteça, os eixos flexíveis geralmente são equipados com suportes especiais que fixam a ferramenta elétrica com segurança. Os suportes evitarão que a broca vibre e gire com o casco externo do eixo.

Se o bico não estiver equipado com um suporte, você mesmo pode fazer. Para isso, bastará fixar uma braçadeira especial na parede ou mesa, que fixará a broca em uma posição. Mas este método de fixação é adequado apenas nos casos em que a broca é usada em um lugar. Para outros casos, recomenda-se comprar um suporte portátil.

No entanto, nem todos os tipos de ferramentas elétricas podem ser usados ​​com um eixo flexível. Por exemplo, é proibido usá-lo com uma broca de alta velocidade ou broca de impacto. E a melhor opção para trabalhar com eixo flexível é uma ferramenta dotada de função de controle de velocidade e ré. A propósito, todos os modelos de eixos flexíveis são projetados para girar em ambas as direções, o que permite que você use acessórios para trabalhar em condições específicas e executar tarefas técnicas particularmente complexas.

Variedades

Apesar de o eixo flexível ser um dispositivo bastante simples, ele apresenta algumas variações.

O lado solto da broca pode ser equipado com uma cabeça de trabalho fixa, batente, extensão de gravador ou ponta de chave de fenda.

  • No primeiro caso, presume-se que exista um mandril clássico projetado exclusivamente para brocas, em que a broca pode ser usada apenas para o fim a que se destina.
  • A segunda opção assume a presença de uma peça final estriada, na qual vários bicos são colocados. Esses modelos são projetados para altas forças e alta velocidade de rotação e praticamente não têm restrições de trabalho. Seu comprimento, via de regra, não excede um metro. A potência da furadeira ao trabalhar com interruptores de limite deve ser de pelo menos 650 watts.
  • O próximo tipo é representado por um eixo de alta flexibilidade, projetado para realizar trabalhos de gravação. Nesse caso, uma broca atua como um motor, cuja velocidade é suficiente para realizar padrões complexos ao trabalhar com metais carbonetos ou pedras. A vantagem de usar um eixo flexível em relação a uma gravadora é o fato de que a mão do mestre praticamente não se cansa ao trabalhar com o eixo. Isso se deve à facilidade de uso da ponta fina, que funciona como escrever com caneta automática. Além disso, é possível realizar gravações em produtos de formatos não padronizados.
  • O eixo flexível usado como chave de fenda não possui bainha externa.Isso se deve à baixa velocidade de rotação, na qual a necessidade de proteger o cabo como desnecessário é eliminada. Esses eixos são muito duráveis ​​e podem facilmente ser aparafusados ​​nos locais mais difíceis de alcançar. É bastante simples trabalhar com este equipamento: o eixo tem uma flexibilidade bastante pobre, por isso é bem fixado durante a torção, e o bico com brocas é simplesmente segurado com a mão. Não há oportunidades para colocar outros acessórios em tais modelos, é por isso que eles têm uma especialização estreita e são usados ​​exclusivamente para apertar parafusos e porcas.

Assim, um eixo flexível para uma furadeira é um dispositivo multifuncional conveniente e pode substituir com eficácia muitas ferramentas elétricas.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral e comparação de um eixo flexível com um mandril e um suporte de perfuração.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário