Furadeiras elétricas: dispositivo, tipos, seleção e classificação
Provavelmente, toda casa tem uma furadeira elétrica. Esta é uma das ferramentas mais básicas de que você precisa de vez em quando para pendurar um quadro, uma prateleira, consertar móveis ou fazer outras tarefas domésticas. Hoje veremos o dispositivo da furadeira, suas principais variedades e também apresentaremos os modelos mais populares.
Dispositivo
Todo bom proprietário tem um conjunto de ferramentas domésticas de que necessita para realizar trabalhos de reparo e construção em toda a casa, bem como no campo e na área local. Alguém compra apenas as ferramentas mais necessárias. e alguém compra tudo o que está na loja de ferragens. Em qualquer caso, uma furadeira está sempre no arsenal de um artesão caseiro, pois muitos trabalhos não podem ser executados sem esta ferramenta.
Tecnicamente falando, uma furadeira elétrica é uma ferramenta portátil usada para fazer furos em paredes e outras superfícies horizontais e verticais. Além de sua função básica, a furadeira é freqüentemente usada como chave de fenda ou misturador de construção. A unidade básica da broca é o motor elétrico, que gira a broca na peça de trabalho. Ele está localizado em uma caixa de plástico, a ferramenta de trabalho geralmente está nas mãos do usuário, portanto, a pessoa deve ser protegida da forma mais confiável possível contra choques elétricos. É por isso que os requisitos de isolamento elétrico aumentados são impostos aos materiais de que o corpo é feito.
Qualquer furadeira elétrica possui uma caixa de engrenagens, este é um dispositivo especial através do qual o movimento rotacional é transmitido do motor elétrico para a furadeira. Suas tarefas incluem a redução da velocidade, o que leva a uma desaceleração da velocidade de rotação da broca, bem como ao aumento do torque da ferramenta elétrica. Um mandril especial está localizado no eixo de tal dispositivo, que é necessário para fixar a broca e outro bico de trabalho. Se a caixa de engrenagens está localizada dentro da carcaça, então o cartucho, ao contrário, fica do lado de fora.
Visualizações
Existe uma grande variedade de brocas com uma grande variedade de recursos operacionais: pequenos e grandes, manuais, elétricos, sem fio e muitos outros. Dependendo da finalidade da ferramenta, existem exercícios domésticos e profissionais. Estes últimos têm um recurso de trabalho muito maior do que os domésticos, uma vez que uma furadeira profissional costuma ser usada por um longo tempo, enquanto uma furadeira doméstica é retirada da caixa de ferramentas apenas de vez em quando. Conseqüentemente, os preços de uma ferramenta profissional são muito mais elevados do que de uma ferramenta doméstica.
Dependendo do princípio de operação, é feita uma distinção entre modelos de percussão e não percussão.
Em uma ferramenta sem martelo, o movimento do motor elétrico é transmitido através da caixa de engrenagens, devido ao qual a velocidade angular de rotação diminui, e o momento rotacional, ao contrário, aumenta. Essas brocas são ótimas para fazer furos com alta precisão, são ótimas para trabalhar com metais, plástico e madeira, mas para furar concreto, também tijolo ou pedra, tal ferramenta não é adequada, pois a carga no mecanismo aumenta, e o a eficiência é quase zero.
Os modelos de impacto são conhecidos por serem bastante fáceis de fazer furos em superfícies de concreto., eles geralmente combinam as tarefas de uma furadeira padrão e uma furadeira de percussão, tendo 2 modos principais de trabalho - furação de martelo e furação padrão. É preciso atentar para o fato de que o modo percussão em qualquer broca é considerado não-guia, com uso frequente leva a um desgaste bastante rápido da ferramenta, portanto, na duração total da broca, o número de trabalhos no modo de percussão não deve exceder 25%. Deve-se entender que tal broca não deve ser utilizada para fazer furos em produtos de concreto armado, pois isso provoca maior recuo nas engrenagens de trabalho, bem como em catracas de ferramenta, que podem servir como sua comprovada falha.
Furadeira-chave de fenda - um tipo de híbrido que combina as opções de uma furadeira e uma chave de fenda, geralmente são complementados com mecanismos que permitem a perfuração com martelo. As vantagens deste modelo incluem a capacidade de trabalhar sem estar conectado a uma corrente elétrica, bem como a capacidade de inverter a direção do movimento dos elementos rotacionais.
Brocas angulares são uma variedade de ferramentas elétricas usadas para fazer furos em cantos nas áreas onde não é possível chegar perto com uma simples furadeira. Tais características devem-se à estrutura especial da caixa de engrenagens, embora o escopo de aplicação dessas brocas seja bastante limitado - não é utilizada no trabalho com superfícies, além disso, o modo de perfuração de martelo não pode funcionar nela.
Os misturadores de perfuração são usados durante o trabalho de construção para misturar soluções de misturas secas. Eles incluem um motor elétrico bastante potente, que cria um torque significativo e, portanto, são equipados com alças adicionais que são necessárias para segurar o dispositivo durante a operação. Normalmente eles têm 2 velocidades de rotação principais e são equipados com vários tipos de bicos, que são usados para misturar diferentes misturas de edifícios. Até tintas e vernizes, colas, massas, bem como argamassas de cimento e cal são misturados com a ajuda de misturadores. Quanto à função básica de furação, esta ferramenta foi projetada para trabalhar com ICE, aglomerado, madeira, drywall e ferro fino.
Mecanismo para perfuração de diamante - esta modificação é equipada com um motor de serviço pesado, graças ao qual permite fazer furos nos materiais mais resistentes e duros com a ajuda da luz diamantada. Normalmente, esses sistemas são equipados com proteção contra superaquecimento e são usados para interagir com concreto armado e pedras duras. Dependendo do método de fornecimento de energia, as brocas são divididas em com e sem fio. O primeiro funciona apenas quando conectado a uma rede CA, enquanto o último funciona com uma bateria.
Diferenças entre profissionais e não profissionais
As ferramentas profissionais diferem significativamente das domésticas, pois são utilizadas em regime de carga de trabalho intensiva, portanto, distinguem-se pela maior dureza, resistência e confiabilidade das estruturas. As características distintivas das ferramentas profissionais incluem:
- a presença de um ritmo de trabalho a duas velocidades;
- uma alça ergonômica com um punho confortável - isso permite que você trabalhe com a furadeira por um longo tempo sem fadiga e fadiga;
- finalidade pretendida - em regra, as brocas profissionais têm funcionalidade limitada, cada modelo é concebido para realizar uma gama específica de tarefas de reparação e decoração das instalações;
- possibilidade de uso em condições de alta umidade, poeira e flutuações de temperatura.
As brocas domésticas são caracterizadas por um equilíbrio ideal de preço / qualidade, como regra, são equipadas com um grande número de vários acessórios para uso em várias direções, embora tais modelos não se destinem ao uso a longo prazo, é recomendado o uso por 15-20 minutos, após os quais eles precisam do mesmo até a duração do intervalo. Tais restrições são explicadas pela baixa potência do motor, além da pouca proteção contra superaquecimento, estresse mecânico, água e partículas de poeira.
Critério de seleção
Antes de escolher uma furadeira elétrica, em primeiro lugar, você deve determinar por si mesmo a quantidade de trabalho que a ferramenta terá de enfrentar. Se pretende utilizá-lo de forma intensiva, deve dar preferência aos modelos profissionais, uma vez que os eletrodomésticos de uso frequente não duram muito. Mas para um apartamento comum ou uma casa particular, onde a ferramenta é usada raramente e aos poucos, existem opções de casa mais do que suficientes.
Atenção especial deve ser dada aos parâmetros técnicos do produto. Uma das características básicas da funcionalidade é potência, diâmetro de perfuração e número de revoluções. O número de rotações é medido em marcha lenta. Este parâmetro indica a capacidade técnica de sua furadeira para trabalhar com diferentes tipos de superfícies. Quanto maior o valor, melhor. Este indicador é especialmente relevante no caso em que você tem que trabalhar com acessórios de retificação, dispositivos de limpeza de superfície e polimento, pois neste caso a carga na broca será aumentada.
A potência de uma furadeira elétrica geralmente varia de 300 a 1500 W, este indicador permite determinar com que rapidez e facilidade você pode concluir determinados trabalhos de construção. Via de regra, uma ferramenta com maior potência tem grande funcionalidade, por exemplo, permite fazer furos de diâmetros razoavelmente grandes. No entanto, para uso doméstico, uma potência de 500 W será suficiente - essa ferramenta pode funcionar tanto com madeira quanto com algumas outras superfícies macias.
A capacidade de ajustar a velocidade é outro indicador do desempenho da broca, embora não seja o mais importante. É feito devido ao trabalho de um regulador especial e aumenta significativamente o grau de usabilidade da ferramenta. Então, para torcer os parafusos, você pode definir uma velocidade de trabalho reduzida, mas ao fazer um furo em materiais fortes, é melhor definir a velocidade máxima.
Certifique-se de prestar atenção ao diâmetro máximo do furo, caso contrário, você pode queimar a ferramenta muito rapidamente. Se você trabalhar de acordo com as condições técnicas e GOSTs, a ferramenta irá atendê-lo fielmente por um longo tempo.
Avaliação das melhores modelos
A mais popular de uma ampla gama de ferramentas profissionais é a furadeira elétrica. Makita... Os produtos desta marca se distinguem pela alta qualidade de construção, seu corpo é feito de plástico de alta qualidade e o bico é preso com segurança devido ao mandril sem chave. A potência de tal ferramenta começa a partir de 500 W e mais, enquanto, dependendo do modelo, os furos podem ter até 4 mm de diâmetro.
Ferramentas fabricadas na Rússia estão em alta demanda entre os consumidores comuns "ZUBR", que são projetados para funcionar com concreto e tijolo. Esta possibilidade se deve à combinação dos modos de uso por impacto e rotativo, sendo que as brocas ZUBR são equipadas com mandris sem chave, o que as torna bastante fáceis de trocar. O sortimento deste fabricante inclui uma série de betoneiras de alta qualidade que operam sem choque e são utilizadas para misturar argamassas líquidas. O torque é bastante alto, por isso a ferramenta permite a formação de orifícios de diâmetro bastante grande.
Vale ressaltar que o "ZUBR" está equipado com uma opção de ajuste eletrônico do grau de rotação, devido ao qual o misturador funciona sem espalhar misturas de construção, e graças ao corpo metálico, as dimensões da transmissão são distinguidas por uma verdadeira precisão geométrica . Os instrumentos desta série esfriam rapidamente, para que possam ser usados de forma mais natural. A presença destas vantagens indiscutíveis distingue o ZUBR favoravelmente dos modelos dos seus concorrentes, a ferramenta é focada no uso doméstico com funcionamento intermitente.
Regras operacionais
Ao trabalhar com uma furadeira, é muito importante cumprir os requisitos de segurança, se você negligenciar as regras de trabalho, poderá sofrer lesões muito graves. Antes de usar, certifique-se de estudar o manual de instruções e familiarizar-se com as regras básicas de trabalho. É muito importante monitorar constantemente o tipo e a condição do cabo, bem como inspecionar as tomadas e os plugues. Não são permitidos danos à integridade do revestimento isolante, os plugues e soquetes devem estar livres de lascas e rachaduras, e o cabo não deve apresentar vestígios de abrasão.
É importante evitar a entrada de água e outros líquidos na ferramenta de trabalho.bem como um plugue, uma tomada e um cabo - isso geralmente causa choques elétricos graves. Ao trabalhar com superfícies de concreto duro em modo de choque, é aconselhável usar fones de ouvido para reduzir a tensão nos órgãos auditivos. Se estiver perfurando substratos com alto grau de poeira perigosa, é aconselhável usar óculos de proteção e respiradores. Ao alargar orifícios grandes, bem como ao trabalhar com acessórios, deve-se utilizar uma alça ergonômica adicional. Ao substituir as brocas, desligue o acesso à corrente elétrica - ou seja, remova o plugue da tomada.
É muito importante seguir todas as regras para o uso seguro da furadeira, pois sua violação pode levar a lesões bastante graves.
Possíveis problemas
Independentemente do produto e da funcionalidade e do fabricante que você adquiriu, alguns problemas de funcionamento podem ocorrer após um certo tempo. Os mais comuns são os seguintes:
- quebra do estator ou da armadura, que leva à falha do motor elétrico;
- alto grau de desgaste das escovas;
- problemas de rolamento;
- quebra do botão de controle de velocidade;
- no botão iniciar, os contatos de trabalho costumam estar oxidados ou queimados;
- o mandril que segura a broca quebra periodicamente - a razão para isso geralmente é o desgaste das mandíbulas.
Se pretende reparar o aparelho elétrico por conta própria, deve primeiro fazer um diagnóstico completo, na maioria dos casos o problema é resolvido simplesmente substituindo a peça por uma nova. Caso não seja possível estabelecer a causa do mau funcionamento, vale a pena entrar em contato com a assistência técnica.
Para obter informações sobre como consertar uma furadeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.