Recursos, escolhas e dicas para operar furadeiras sem fio
A chave de fenda sempre será usada na vida cotidiana e em um grande canteiro de obras. Eles diferem não apenas em fabricantes, mas também em características técnicas e custos.
Para escolher uma broca de qualidade, todos os indicadores devem ser levados em consideração.
Característica
Uma furadeira sem fio é uma ferramenta que não funciona da rede elétrica, mas sim da bateria. Com uma bateria, você pode usar o equipamento em qualquer lugar, mesmo onde não haja fonte de alimentação. Essa ferramenta é feita de acordo com GOST. Entre as principais características técnicas:
- potência;
- torque;
- tipo de motor;
- Capacidade de carga;
- diâmetro do mandril;
- Funções adicionais.
Entre os não básicos, mas não menos importantes:
- o tamanho;
- dimensões.
Quanto mais potência e torque, melhor, pois as brocas podem fazer furos mesmo em materiais de alta densidade. Pode ser concreto ou tijolo. Neste caso, é 18 V.
Quanto mais revoluções a broca puder fazer, mais rápido e melhor será o furo do usuário.... Quando o usuário olha a descrição da broca, ele pode ver os seguintes indicadores: 1/4, 3/8 e 1/2. Ao comprar uma broca, isso deve ser levado em consideração no que se refere ao mandril.
O mandril é a parte da broca que o segura. O primeiro tamanho máximo é importante porque determina qual diâmetro a broca pode ser usada.
Vale lembrar que se você instalar brocas de diâmetro maior com o tamanho de mandril mínimo permitido, você pode quebrar a broca.
O tamanho e o tipo da bateria desempenham um papel especial. O tipo Ni-Cad, apesar de sua curta vida útil, é superior às baterias de lítio e Ni-MHque não funcionam bem em climas frios e drenam rapidamente.
Quanto maior a capacidade da bateria, mais tempo ela pode funcionar sem carga adicional.. Os mais progressivos são considerados 4 A * h, mas o custo desse equipamento é muito maior.
Também é importante considerar o tipo de motor, pois o motor brushless garante 20% a mais de potência. A maioria das brocas modernas é vendida hoje com áreas de trabalho iluminadas. Em alguns casos, é realmente necessário, pois permite trabalhar em ambientes escuros ou mal iluminados.
Visualizações
Brocas para 18 volts podem ser classificadas de maneiras diferentes, por exemplo, em dois grandes grupos: profissionais e domésticos. Ou faça por tamanho: grande, médio, pequeno e mini brocas. Mas falando do ponto de vista da linguagem profissional, eles podem ser divididos pelo tipo de bateria.
De acordo com o tipo de bateria, existem quatro tipos principais de brocas no mercado hoje, em cujo desenho existe uma bateria:
- íon de lítio;
- hidreto metálico de níquel;
- polímero de lítio;
- níquel-cádmio.
Cada tipo tem suas próprias diferenças. Por exemplo, O íon de lítio custa mais caro ao comprador do que outros, mas é aqui que terminam suas desvantagens. A bateria pode manter a carga por um longo tempo, fica rapidamente saturada de energia e não perde capacidade com o tempo. É exatamente isso que se instala nas brocas profissionais.
O hidreto metálico de níquel tem os mesmos benefícios, mas é mais ecológico, portanto, os fabricantes preferem cada vez mais usá-los em conjuntos para furadeiras sem fio.
O polímero de lítio é uma solução moderna, mas ainda não está totalmente desenvolvido, portanto, possui uma vida útil curta.e.A maioria dos fabricantes afirma que essa barreira será superada em breve.
Relativo baterias de níquel-cádmio, são amadas por uma vida útil de cinco anosque é superior a todas as outras opções. Mas eles têm uma desvantagem significativa - eles não podem segurar a carga por muito tempo e se descarregam, o que não agrada o usuário de forma alguma.
Avaliação do modelo
Dentre a grande quantidade de brocas, existem as melhores que merecem mais a atenção do usuário do que outras, pois se diferenciam não só pelas excelentes características técnicas, mas também pela confiabilidade.
Bosch DDS181-02
Como profissionais e quem está acostumado a fazer o trabalho doméstico por conta própria. Este modelo é compacto, equipado com bateria de 18 volts, e oferece a tração necessária ao trabalhar em superfícies de alta densidade.
A furadeira sem fio pode ser usada por várias horas sem afetar o desempenho. É permitido o uso de brocas pesadas em seu projeto.
Tempo de recarga de apenas 30 minutos, o case é feito de plástico à prova de choque, então os componentes principais estão bem protegidos por dentro. A estanqueidade garante uma boa proteção do motor contra sujeira e umidade. A broca funciona de forma estável, mesmo sob temperaturas extremas.
DeWalt DC970K-2
Outro modelo, não menos popular entre os profissionais. É um best-seller com mais de 1.500 avaliações de clientes satisfeitos. Esta broca pode fazer muito mais do que se poderia imaginar, a julgar por suas dimensões. O potente motor é protegido por um design compacto que permite que você use a ferramenta por muitos anos sem quebras.
DeWalt DC970K-2 é ideal para furar em metal, madeira e plástico, é uma ferramenta ideal para montar várias estruturas. Apesar de seu pequeno tamanho, esta broca é perfeita para uso profissional.
Cabo Porter 20v
Equipado com uma alça emborrachada e o mandril é instalado sem folga, o que permite que você segure firmemente a ferramenta de perfuração durante a operação. Trabalhar com tal broca é caracterizado pela alta precisão. O número máximo de revoluções chega a 1800 por minuto. Mas não é tudo, a broca tem um tamanho compacto e pode realizar a tarefa, mesmo em locais de difícil acesso.
Makita BHP454
Furadeira de alta velocidade. Possui 2 velocidades, design bem pensado, cabo ergonômico. O usuário pode mover-se rapidamente de uma velocidade para outra e alterar as configurações. Há uma luz de fundo embutida.
Os usuários se apaixonaram por esta ferramenta por seu tamanho compacto, cartão de memória embutido que lembra as configurações e funções usadas.
O tempo de carregamento é de 30 minutos.
Artesão C3
Tem a capacidade de alterar o modo de velocidade. Difere na capacidade de girar a broca no sentido horário e anti-horário. Equipado com uma alça de borracha macia, para que a broca seja confortável de segurar durante o trabalho. O usuário adorou o modelo por seu peso leve e carregamento rápido.
DeWalt DCD970KL
Possui várias configurações de velocidade para tornar seu trabalho mais eficiente. O modelo possui 3 modos de punção e 3 velocidades.
A construção da broca é uma combinação de dois materiais: plástico e metal. A iluminação de alta qualidade permite que você trabalhe em lugares de difícil acesso, mas devido à alta potência, a bateria esgota-se rapidamente.
Furadeira Metabo Cordless
Possui proteção contra sobrecarga e cartucho removível. O design possui uma bateria recarregável com capacidade de 2 A * h, por isso é melhor usar o aparelho no dia a dia, pode não ser adequado para grandes tarefas.
O fabricante forneceu uma função de carga refrigerada a ar, que ajuda a reduzir a temperatura da bateria, o que a faz durar mais tempo.
Vale a pena considerar que a funcionalidade da furadeira não é muito grande.
Bosch PS32-02
Equipado com motor sem escovas, significa 20% a mais de potência. Como fonte de alimentação 2 A * h, bateria recarregável.Existem 20 configurações de embreagem, bem como uma caixa de câmbio de 2 velocidades que ajuda o usuário a obter o nível de torque certo para trabalhos difíceis.
DeWalt DCD791D2
Possui, como o modelo anterior, um motor brushless que ajuda a broca a penetrar na superfície com rapidez e precisão. O projeto tem 2 velocidades, e se necessário, você pode usar a lâmpada instalada para iluminar o ambiente.
Entre muitos modelos, este continua sendo o mais acessível, ao mesmo tempo que demonstra uma qualidade decente.
O conjunto inclui duas baterias recarregáveis.
DeWalt DCD991P2
Mostra 3 velocidades, que também são possíveis graças ao motor brushless. Você pode usar essa ferramenta para resolver os problemas mais complexos. A luz de fundo ajuda você a ver bem a superfície de trabalho. Ela tem um desligamento automático após vinte minutos.
Como escolher?
Ao comprar uma furadeira, você deve prestar atenção não apenas às funções adicionais, mas também ao tipo de bateria, ao número de rotações e ao tempo de carregamento. É bom quando uma indicação é fornecida pelo fabricante no projeto do instrumento, o que permite estimar a quantidade de energia restante..
O número de velocidades e o alto torque são especialmente importantes na escolha de uma broca para uso profissional em trabalhos de concreto e alvenaria.
No que diz respeito ao mandril, é claro, o mandril sem chave ajuda a economizar tempo na troca de ferramentas. É verdade que esse equipamento custa mais, mas esse preço se justifica plenamente com o tempo.
Alguns modelos são equipados com um gancho especial, graças ao qual você pode pendurar a ferramenta no cinto e liberar as mãos por um tempo. Se deve levar isso em consideração ou não, o comprador decide por si mesmo.
Quanto ao motor, é melhor adquirir uma unidade com motor brushless.que é projetado para reduzir o atrito e o arrasto. Sua vantagem é maior velocidade e maior potência.
Dicas operacionais
Os especialistas aconselham sobre o funcionamento das chaves de fenda:
- a não observância das instruções ditadas pelo fabricante leva à diminuição da vida útil do equipamento;
- se você não quer que a bateria falhe e perca sua capacidade, então não pode armazená-la com produtos de metal, confundir os pólos e mantê-la carregada mais do que deveria;
- se você usar o equipamento errado, você pode quebrar o motor sobrecarregando-o;
- você pode começar a trabalhar com uma broca somente depois que ela estiver na superfície.
Para obter informações sobre como escolher uma furadeira sem fio, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.