Tudo sobre sprinklers para jardim (sprinklers)

Contente
  1. Características e propósito
  2. Sprinklers retráteis
  3. Dispositivos não retráteis
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Como escolher?

Os proprietários de chalés de verão e casas particulares sabem que a rega manual é uma tarefa bastante trabalhosa. Hoje em dia existe a oportunidade de simplificar e automatizar significativamente este processo, para isso basta adquirir um aspersor especial para regar o local. Tal instalação mantém condições confortáveis ​​para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Vamos nos deter nas características dos diferentes tipos de sprinklers.

Características e propósito

Nos dias quentes de verão, aumenta a necessidade de instalar sprinklers em lotes de residências e chalés de verão. Isso se deve ao fato de que em climas quentes, as águas subterrâneas não podem saturar a terra com umidade em quantidades suficientes. Os aspersores fornecem à grama a umidade e os nutrientes necessários para as raízes.

O princípio de operação de qualquer sistema de sprinklers é fornecer água de uma fonte para uma área irrigada. A umidade é fornecida sob pressão, o que garante parâmetros de fluxo de água ideais. Nos modelos mais simples, é usado o fluxo de gravidade de um tanque, poço ou abastecimento geral de água. Se essa pressão for pequena, uma bomba é introduzida no sistema.

Os tubos são desenhados em todo o campo de acordo com o esquema: um central e lateral ramificando-se a partir dele. Se o território for grande, então a barra central segue ao longo de todo o perímetro do local, e outras adicionais vão dele para o centro. A extremidade aberta do tubo central é fixada com uma fonte de umidade, uma válvula é colocada entre eles. Assim, você pode ajustar os parâmetros básicos do abastecimento de água.

Pode ser usado em uma ampla variedade de paisagens, incluindo encostas e áreas irregulares onde a irrigação manual não é possível.

As vantagens dos sprinklers são inegáveis:

  • uma ampla seleção de saídas e tipos de bicos permite definir a taxa ideal de abastecimento de água, levando em consideração os parâmetros de absorção de umidade da água pelo solo;

  • criação de um microclima confortável para as plantas, contribuindo para o seu crescimento e, consequentemente, para o aumento da produtividade;

  • uniformidade da redistribuição da irrigação;

  • uso econômico de recursos hídricos;

  • a capacidade de definir restrições sobre a quantidade de irrigação;

  • a capacidade de fornecer suplementos nutricionais às plantas, dissolvidos em água;

  • ajuste de pressão (por exemplo, na fase de germinação da semente, serão necessários pequenos volumes de água, na fase de formação do fruto deve-se aumentar a quantidade de umidade);

  • longo prazo de uso - a maioria dos fabricantes estabelece um período de garantia para seus produtos de 10 anos ou mais.

No entanto, havia algumas desvantagens:

  • alto custo de equipamentos e instalação;

  • a necessidade de custos adicionais para a condução da energia elétrica nos casos em que a pressão automática não seja suficiente para uma irrigação eficaz;

  • grande perda de água devido à evaporação da umidade da superfície dos leitos;

  • manter alta umidade - como resultado, suscetibilidade a infecções fúngicas;

  • com umedecimento excessivo com água da torneira, o risco de queimaduras com solução salina aumenta;

  • lavagem de fungicidas e inseticidas das partes verdes da planta.

Além disso, o equipamento é altamente suscetível ao entupimento de fluidos, por isso os fabricantes recomendam o uso de água filtrada. A substituição prematura de filtros geralmente leva à quebra da unidade.

Os sprinklers têm uma ampla gama de aplicações:

  • em frutas e vegetais que são resistentes a doenças não infecciosas que ocorrem quando a água atinge as folhas (esta configuração é adequada para vegetais que requerem irrigação contínua);

  • para regular o microclima - a irrigação por gotejamento serve para resfriar as plantas em climas quentes e protegê-las em caso de queda de temperatura;

  • nos jardins, as plantas são usadas individualmente para cada árvore individual.

A alta eficiência dos aspersores foi comprovada para mudas cultivadas em estufas e estufas.

Os aspersores podem ser usados ​​na maioria dos tipos de solo. O principal é que a taxa de irrigação é inferior aos parâmetros de filtração do solo - isso evitará o encharcamento do solo. Os aspersores funcionam melhor em substratos arenosos, mas este tipo de irrigação não é adequado para desertos marrom-acinzentados e margas densas com tendência à formação de crostas. Se outros métodos de irrigação não estiverem disponíveis em tais áreas, então os menores bicos difusores devem ser usados.

Sprinklers retráteis

Os aspersores pull-out são geralmente instalados como parte da irrigação automatizada. Nesse caso, o abastecimento é feito por meio de abastecimento de água estacionário. Acima do solo, essa estrutura é quase invisível, uma vez que está localizada logo abaixo do nível do substrato. Este dispositivo desloca-se à superfície apenas na fase de abastecimento de água e, após a conclusão da obra, volta a esconder-se no solo.

Rotativo

As unidades rotativas incluem uma base estática e uma cabeça rotativa e são semelhantes em aparência aos ventiladores. O dispositivo principal realiza o movimento e o fornecimento de fluido às lâminas. No momento em que a água está sob pressão, as gotas são pulverizadas em círculo. Este método de irrigação é freqüentemente usado na manutenção de estádios.

Dependendo da capacidade de ajustar os parâmetros de inclinação, os aspersores rotativos são ajustáveis ​​e não ajustáveis. Os dispositivos do primeiro tipo permitem que você mesmo configure o local de irrigação. Este último irriga toda a área circundante em um círculo.

Em forma de leque

Esses modelos são mais conhecidos como modelos estáticos. Eles permitem que você irrigue a área em um raio de 5 a 6 m. Modelos serrilhados são muito demandados em áreas de difícil relevo, pois o uso de instalações rotativas nesses casos não dá o resultado desejado.

Dispositivos não retráteis

Estes são pulverizadores rotativos circulares. Ao regar o jardim, o riacho descreve um círculo completo de 360 ​​graus.

Pulso

Esta é uma instalação setorial, respectivamente, a água é fornecida em pequenas porções. A principal vantagem desses modelos é a faixa de irrigação, que pode chegar a 10-15 m. Neste caso, a umidificação é realizada de maneira uniforme, pois a faixa de alimentação das gotas muda durante o funcionamento da instalação. As vantagens do modelo incluem imunidade à sujeira e facilidade de manutenção.

Os aspersores de impulso são necessários na irrigação de plantações altas - neste caso, a unidade principal é colocada em um tripé.

Oscilante

As instalações pendulares são indispensáveis ​​quando é necessário irrigar uma área quadrangular. O design deste pulverizador é uma barra com orifícios, alguns modelos permitem a sua rotação em torno do seu eixo. Dependendo dos parâmetros específicos do modelo, o raio de irrigação varia entre 6-20 m. O dispositivo pode ser instalado em um tripé ou no solo.

Circular

Esses modelos fornecem uma gama de danos dentro de 3-10 m. Este é um dispositivo confiável que executa a irrigação uniforme.

Mangueiras de sprinkler

Um dos modelos mais orçamentários. A distância de irrigação é de 2,5 m. A maioria dos usuários observa que esses sprinklers manuais são extremamente fáceis de instalar e usar.

Avaliação das melhores modelos

Karcher CS 90

Esse aspersor irriga em um raio de até 9 m.O modelo está equipado com um acessório de bico adicional, com a sua ajuda pode irrigar as áreas mais estreitas. O aparelho é compacto, portanto ocupa muito pouco espaço no local.

Gardena 2079-32

O sprinkler é ideal para áreas quadradas e retangulares. A instalação fornece um regulador que permite usar os recursos hídricos da forma mais econômica possível, cada usuário pode definir de forma independente a quantidade de líquido de irrigação. Este aspersor irriga em um raio de até 15 m.

O dispositivo é fácil de instalar e usar. Mesmo operadores sem nenhum conhecimento especializado podem trabalhar com ele. Para começar, basta conectar a linha de alimentação e girar o regulador de desligamento.

Gardena 2062-20

Este equipamento permite irrigar uma área de até 300 metros quadrados. m. O kit do pulverizador vem com um suporte, graças ao qual a estrutura é facilmente fixada na superfície do solo. O dispositivo demonstra características de desempenho extremamente altas. O dispositivo move-se rapidamente, mas não emite nenhum ruído e, devido à estrutura robusta, o sprinkler tem um longo período de uso. A confiabilidade do projeto exclui completamente vazamentos de água, portanto, durante a irrigação do local, o usuário não precisa lidar com poças.

Além disso, o modelo tem um visual estiloso, graças ao qual o produto se encaixa harmoniosamente em qualquer projeto paisagístico.

Gardena 1973-20

A instalação é indispensável para áreas retangulares. É possível ajustar o setor de irrigação alterando os parâmetros da pressão do jato. O equipamento é feito na cor laranja.

Fiskars 1023658

Equipamento prático e eficiente do tipo pulso. Difere em um processo acelerado de irrigação e pulverização de umidade. Permite irrigar um terreno de até 500 m². m. O peso da instalação é de apenas 520 g, portanto o equipamento é fácil de usar e pode ser movido se necessário. É possível definir a pressão do jato.

Raco 4260-55

Sprinkler ideal para áreas compactas. É um dispositivo confiável, cujo corpo é feito de plástico resistente a impactos, o aspersor distribui o líquido uniformemente. As características de alta irrigação são mantidas mesmo em casos onde a pressão da água é fraca.

Hozelock plus

O projeto prevê 8 bocais, devido aos quais é possível irrigar uniformemente uma área de vários formatos e tamanhos. O modelo é indispensável para o cuidado do gramado, o aparelho pode ser preso a um pino pontiagudo. Mesmo os jardineiros novatos podem lidar com esse tipo de trabalho.

O aspersor é feito de plástico de alta qualidade, é resistente a todos os tipos de solos e tem um preço acessível.

"Beetle 3148"

Um modelo de fabricante nacional a um preço acessível. Um modo de irrigação é fornecido. Difere na facilidade de instalação e uso. É caracterizado pela resistência às influências externas, podendo funcionar em condições de forte pressão da água. Fornece alcance de irrigação de até 5 m.

Como escolher?

Ao escolher um dispositivo de irrigação, você precisa prestar atenção a uma série de características.

Visualizar

Os sprinklers pop-up podem ser facilmente escondidos no gramado. Eles estão conectados ao sistema de irrigação automática, mas ao mesmo tempo têm um pequeno raio de ação de 3 a 7 m. Os modelos fixos são mais móveis, são usados ​​apenas nos períodos de seca. Eles fornecem irrigação em longas distâncias.

tipo de instalação

Deve ser dada preferência a produtos com plataformas especiais. Eles fornecem estabilidade estrutural máxima. Os aspersores de pico são uma boa solução para áreas pequenas.

Comprimento de arremesso

Tudo aqui depende muito da área do local - quanto maior, mais longo deve ser o jato. Os modelos com ajuste suave se tornarão uma solução universal.

Características de design

Existem muitos modelos no mercado que permitem transformar um fluxo contínuo de água em chuva artificial. Nos produtos de impulso, o líquido é fornecido em porções a um bico girando em círculo - neste caso, a distância do jato pode ser alterada automaticamente, obtendo-se um umedecimento uniforme de toda a área. Tais modelos distinguem-se pela despretensão à qualidade da água utilizada e um elevado alcance de rega, são óptimos para regar relvados redondos.

Para regar terrenos retangulares, é preferível dar preferência às instalações oscilantes. Os aspersores de pivô geralmente têm uma plataforma estática e um cabeçote móvel. Um número diferente de bicos pode ser conectado a eles. As vantagens de tais estruturas incluem confiabilidade e uniformidade de irrigação.

Método de montagem

Instalar um pulverizador em um gramado é muito diferente de instalar um aspersor em um canteiro de jardim. Para organizar a irrigação do local o mais rápido possível, são utilizadas plataformas - elas dão estabilidade aos produtos em áreas planas e em ligeira inclinação.

Nem sempre há espaço suficiente no espaçamento entre linhas para instalar o sprinkler, portanto, nos espaços limitados do jardim, pernas pontiagudas ou tripés serão uma solução mais eficaz. Normalmente, o terreno nessas áreas é macio, então não há problemas com a instalação e remoção do sprinkler.

Para regar a relva, a melhor solução serão os modelos sobre rodas. Essas instalações podem ser movidas puxando ligeiramente a mangueira.

O equipamento adicional e o design dependem diretamente da preferência pessoal. O mesmo vale para materiais de manufatura. No entanto, os especialistas recomendam dar preferência aos sprinklers de plástico ABS: trata-se de um material durável que demonstra excepcional resistência a influências externas adversas (como umidade elevada e temperaturas extremas).

Examinamos os principais tipos de instalações de sprinklers, conhecendo suas vantagens e desvantagens. Esperamos que nossas dicas ajudem você a encontrar um sistema de irrigação eficaz para o seu jardim.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário