Como fazer um sprinkler DIY?

Contente
  1. Pulverizador caseiro feito de tubos de polipropileno
  2. Usamos uma garrafa de plástico
  3. O que mais você pode fazer um aspersor?
  4. Ferramentas e materiais
  5. Montagem

O uso de pulverizadores de água e aspersores em áreas suburbanas é uma oportunidade para manter a integridade do solo e organizar o crescimento ativo das plantas. Os sprinklers são muito procurados pelos residentes de verão e jardineiros. Esses sistemas são frequentemente usados ​​para regar pequenos jardins, campos; aspersores mais potentes são instalados em empresas agrícolas.

Nem sempre é possível comprar um sprinkler. Se necessário, o sistema de pulverização de água pode ser feito manualmente.

Pulverizador caseiro feito de tubos de polipropileno

Uma das opções comuns para um sprinkler caseiro é montar um sistema com tubos de plástico ou polipropileno. Para criar um sprinkler confiável, você precisará de tubos de grande área. Especificações:

  • comprimento - até 40 cm;
  • diâmetro - até 5 cm.

Você também precisará de uma braçadeira e um bastão de alumínio, em uma das extremidades do qual é fixado um plugue. A sequência de ações é a seguinte:

  • é necessário fazer dois orifícios no tubo, onde posteriormente ficará o pau (devem ser feitos orifícios no centro para que os tubos possam ser engatados de forma fiável);
  • então você deve instalar um pau nos furos e fixar a estrutura com uma braçadeira;
  • a terceira etapa envolve fazer cortes no tubo de alumínio.

Para testar o desempenho do aspersor, vale a pena levar uma mangueira até o aspersor caseiro, de onde sairá a água. Se o líquido espirrar pelos entalhes, a montagem está correta. Em seguida, você pode começar a regar as batatas e outras culturas no local.

Usamos uma garrafa de plástico

A segunda opção é montar um sprinkler com uma garrafa de plástico e um furador. O procedimento é bastante simples e não requer conhecimentos e habilidades especiais. Para obter um sprinkler, é necessário fazer furos no orifício com um furador e conectar com segurança a mangueira ao pescoço do produto. Neste ponto, o braço pulverizador estacionário está pronto.

O que mais você pode fazer um aspersor?

A terceira opção é a mais difícil. Neste caso, falaremos da instalação de um sistema de irrigação por gotejamento e do cálculo do consumo de água necessário para a irrigação de todo o território. Antes de começar a montar o sistema, você deve desenhar uma planta da área a ser irrigada.

Além disso, usando fórmulas especiais, você precisa calcular a quantidade de água necessária para a irrigação por gotejamento por dia. Só então você pode começar a fazer desenhos para a distribuição uniforme de tubos ou fitas entre canteiros, canteiros e outras plantações.

Ferramentas e materiais

Em primeiro lugar, vale a pena obter uma furadeira elétrica ou uma chave de fenda. Você também precisará de:

  • tubos de plástico com diâmetro de 32 mm;
  • gesso;
  • válvula com união;
  • borracha ou junta de silicone;
  • broca com diâmetro de 14 mm.

Além disso, o sprinkler pode ser montado com tubos de polipropileno com diâmetro de até 25 mm. Neste caso, você precisará de uma broca de 10 mm. Ao escolher uma furadeira, você deve prestar atenção ao material com o qual o dispositivo é capaz de trabalhar.

É melhor dar preferência às brocas para madeira. Assim, será possível evitar sair da broca do centro do futuro furo.

Montagem

A instalação de um sistema de irrigação por gotejamento é realizada em várias etapas.

  1. Primeiro, tubos de polipropileno ou plástico são levados para o tanque onde a água é armazenada.O recipiente é pré-verificado quanto à estanqueidade, assim como as juntas entre os tubos. Neste caso, tanto um barril de metal padrão e um eurocubo ou um poço inteiro podem atuar como um reservatório.
  2. Em seguida, o recipiente é montado em um suporte para garantir a gravidade da água. A altura do suporte deve estar entre 1 e 15 metros para evitar o aumento de pressão na tubulação. Se o local tiver um declive acentuado, é mais lucrativo instalar uma bomba que regulará o sistema de irrigação e fornecerá água às tubulações em tempo hábil. Caso contrário, a altura do estande pode não ser suficiente para organizar a irrigação de toda a área.
  3. A terceira etapa é a preparação de tubos de polipropileno ou plástico. Para montar a tubulação, é necessário cortar seções de tubo com as dimensões necessárias. O comprimento do segmento deve corresponder à distância entre os leitos. Neste caso, uma torneira de filtro de plástico deve ser instalada nas extremidades do tubo cortado.
  4. A quarta etapa é criar orifícios através dos quais a água espirrará. Em uma banda de sprinklers industriais padrão, os orifícios são feitos em incrementos de 200-300 mm. Nesse caso, o degrau em si deve ser um múltiplo de 50 mm.

A última etapa é conectar as seções para formar uma rede de dutos. Neste caso, o segmento inicial deve ser conectado por uma extremidade ao reservatório, de onde sairá o líquido para irrigação. Recomenda-se usar graxa de grafite ou sabonete líquido ao colocar a fita na torneira.

A vantagem desse método é que não há necessidade de grampos ou outros grampos. Isso se explica pelo fato de que, graças ao suporte, praticamente não haverá pressão no sistema. Quando a porca de controle é apertada, será possível ligar a rega e irrigar uma cabana de verão, um jardim ou uma horta. Se desejar, você também pode fazer uma estrutura rotativa equipando a tubulação com racks e outros elementos.

Desvantagens deste método.

  • A necessidade de controlar o volume de água no tanque. Se desejado, isso pode ser evitado instalando um sistema de flutuação eletrônica no tanque. No entanto, esta opção é adequada ao usar uma bomba.
  • Obstrução regular de bocais - orifícios em correias ou tubos. O problema só pode ser resolvido com a descarga de todo o sistema. Além disso, em algumas situações, será necessário substituir os filtros em várias seções do pipeline.

O resto do sistema não tem desvantagens, mas muitas pessoas raramente recorrem a esse método de montagem do sprinkler. A maioria das pessoas prefere montar a pistola de pulverização a partir de uma garrafa ou tubo de plástico sem construir um sistema.

É digno de nota que uma vez que o esquema montado sempre será relevante, e pode ser usado se for necessário organizar um sistema de irrigação em uma nova área. Uma abordagem competente para a seleção de um aspersor, a busca de ferramentas, materiais e a posterior montagem do sistema de irrigação ajudarão a preservar a fertilidade do local.

Para informações sobre como fazer um aspersor de uma garrafa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário