Tudo sobre o assentamento de placas sólidas
O piso de madeira maciça é um dos acabamentos de piso mais duráveis e esteticamente agradáveis disponíveis. Externamente, uma placa maciça se assemelha ao parquet, mas estruturalmente ainda é diferente disso. Será um revestimento confiável e durável que irá suportar cargas consideráveis e ações externas agressivas.
Variedades de estilo
As diferenças na instalação de uma placa sólida são, em primeiro lugar, a escolha de uma ou outra base. Opções alternativas:
- colocar em uma mesa de concreto;
- base em forma de toras de madeira;
- contraplacado liso como base;
- colocação em madeira natural;
- uso de grampos.
Normalmente, a instalação profissional de placas sólidas está associada ao uso de uma base de cimento-concreto. A fixação ocorre devido a adesivos especiais. São formulações com alto desempenho, que não temem aumentos de temperatura e não são tóxicas.
A colocação sobre madeira compensada requer uma camada de barreira de vapor. Você precisa consertá-lo com misturas de dois componentes. A instalação da tábua nas toras é maravilhosa na medida em que o trabalho é concluído mais rápido, pois não há necessidade de amassar as argamassas de cimento. Uma camada de penofol (ou filme de polietileno comum) é colocada sob as toras como impermeabilizante.
Conhecida e bastante difundida e pelo método de assentamento, denomina-se “prancha flutuante”. Essa tecnologia acelera o fluxo de trabalho usando grampos de alumínio que são instalados em paralelo com juntas de dilatação de silicone para melhorar a colagem das bordas.
Finalmente, a instalação pode consistir em colocar a placa em cima de uma base de madeira. O revestimento antigo precisa ser reforçado caso haja dúvidas sobre sua confiabilidade. Na verdade, em tais casos, um método alternativo é freqüentemente escolhido. Se o revestimento de madeira antigo tiver uma camada de verniz, ela deve ser removida. As tábuas são lixadas para remover irregularidades. Para a fixação das novas réguas de soalho, a fixação é efectuada com parafusos auto-roscantes. Normalmente, são usados fixadores com revestimento anticorrosivo.
Tendo estudado todos os métodos de instalação, você pode escolher o mais adequado para uma situação particular. E se você planeja instalar um sistema de "piso aquecido", precisa pensar em outro revestimento.
Este sistema causará rapidamente danos ao array.
Preparação
Aproximadamente 5-6 dias antes do trabalho de instalação, o conjunto deve ser desembalado - deve ser aclimatado. Para melhor circulação do ar, o produto é colocado em uma estante. É importante que o teor de umidade dos dados não seja superior a 12%, então o material não mudará de forma após a instalação ter sido realizada. Filas de elementos de cobertura são fixadas com grampos ou a placa é colocada sobre cola.
Quais ferramentas precisam ser preparadas:
- quadrado e lápis;
- uma régua de metal e um martelo de madeira;
- chave de fenda e broca;
- máquina pneumática de grampo;
- espátula.
Parafusos auto-roscantes (com propriedades anticorrosivas e galvânicas) são mais frequentemente necessários como fixadores. Esses parafusos não enferrujam, não serão expostos aos efeitos negativos da temperatura e não serão afetados por outros fatores sazonais.
Deve ser dito sobre a marcação de gênero. Cada opção de montagem corresponde ao mesmo layout. Se a placa for colocada em parquet ou diagonalmente, deve ser marcada a partir do centro da sala. Se a placa estiver localizada ao longo da sala, o trabalho de marcação e instalação começa no canto mais distante. Mas você não deve começar do resto dos cantos: uma imagem distorcida é possível.
Acontece que a parede com as janelas não fica paralela à oposta. Neste caso, a marcação e, consequentemente, a instalação começa no canto mais afastado da parede onde existe uma janela. Se a sala tem mais de quatro cantos, sua forma não é retangular, eles começam a marcar a partir da entrada e conduzem perpendicularmente à parede com a entrada. A largura da sala deve ser medida, dividida pela largura do tabuleiro - é assim que o número de linhas completas é calculado.
Outras pequenas dicas para o trabalho preparatório.
- Se for uma base de concreto, deve estar limpa, seca, uniforme e firme. A superfície deve ser despojada. A curvatura permitida da base não será superior a 2 mm por 2 metros quadrados.
- Se a placa estiver com defeito, não há necessidade de fazer um desconto nela. O casamento deve ser substituído. Todo o processo pode acabar dando errado se houver placas abaixo do padrão no lote. Mas você pode mudar a placa apenas antes do início da instalação.
- Se especialistas estão colocando o chão e não mediram o teor de umidade, você deve duvidar de suas qualificações. Um medidor de umidade de concreto e um higrômetro também são úteis para aqueles que colocam uma placa enorme.
Se tudo estiver pronto, é hora de começar.
Como empilhar corretamente?
A tecnologia é diferente em cada caso. Mas a marcação, como já mencionamos, é a mesma para todos.
Em contraplacado
Ao comprar madeira compensada como substrato para uma placa sólida, é melhor se concentrar em folhas com uma espessura de 13-15 mm.
Qual é a aparência do processo de instalação em uma base de madeira compensada:
- o compensado deve ser cortado em pedaços de 0,5 m de largura;
- uma barreira de vapor é colocada no piso de concreto;
- deve ser colocada obedecendo a um ângulo de 45 graus (em relação à base);
- com a dilatação térmica, não é excluída uma ligeira deformação das placas de pavimento, pelo que, durante a instalação, podem ser deixados espaços entre as placas não superiores a 3 mm;
- em seguida, a superfície de madeira compensada é lixada;
- as folhas são colocadas sobre cola ou mástique e, a seguir, fixadas com buchas;
- depois disso, você pode montar a matriz com cola de dois componentes;
- com intervalo de 25-30 cm, a fixação lateral é feita com pinos pneumáticos;
- quando a tampa é colocada, ela deve ser limpa e levemente lixada.
O processo não é muito difícil. Podem surgir problemas se a betonilha estiver suja, a base não estiver seca, as placas de contraplacado se deslocarem. Isso, é claro, está repleto de deformações do piso e em breve terá que ser colocado novamente.
"Via flutuante"
É impossível ir mais longe sem uma base perfeitamente plana, porque toda a instalação é baseada no princípio "ranhura-pente". Este estilo é usado se a umidade na sala estiver acima do normal. O deslocamento das placas inchadas resultará em um piso inchado, cujos elementos podem não se encaixar no lugar. Este projeto não é feito em quartos onde há móveis volumosos e maciços. Quando ela se move, ela pode facilmente arrancar as tábuas do chão. A fechadura vai ficar danificada, você terá que trocar as placas danificadas, ou mesmo todo o revestimento.
Portanto, a melhor base é justamente considerada um piso líquido. Uma vez que será perfeitamente plano, as placas não serão instáveis a priori.
O revestimento vai se encaixar perfeitamente, as vibrações não têm medo dele.
Montamos uma placa maciça de forma "flutuante".
- O concreto deve ser limpo, o enchimento continua a preparar a base. Suas alturas são verificadas pelo nível. Quando a massa estiver seca, a base deve ser aspirada e você pode começar a despejar o líquido no chão. Ele vai endurecer em 3-4 dias (aproximadamente).
- Assim que o piso estiver pronto, ele pode ser demarcado e preparado para o procedimento de instalação. Tendo em conta a forma da divisão, é necessário dispor a disposição a partir do meio ou do canto mais afastado. Assim que uma placa é colocada, outra é fixada nela, deslocada exatamente em 0,5 comprimento.
- As tábuas são inseridas pela lateral da ranhura, por isso não será difícil finalizá-las com um bloco de madeira e um martelo. O piso colocado deve ser pressionado com um joelho, o bloco deve ser aproximado do final, com movimentos delicados, usando um martelo e bloco, a prancha deve ser instalada. Conforme a placa é colocada no lugar, ela se move para a periferia.
- As últimas 3 filas são colocadas após as tábuas da última fila terem sido medidas e cortadas.Então, a última fileira é colocada, então as placas da penúltima fileira são inseridas em 1-2 mm e levantadas em 5-7 cm. Em seguida, as placas da fileira nº 3 são inseridas no chão em 1-2 mm, levantadas de modo que a fechadura das tábuas das filas nº 2 e 3 engate um ou dois milímetros. Em seguida, eles devem ser cuidadosamente pressionados para baixo, a estrutura será fechada.
Este método é escolhido por muitos, uma vez que o tempo e o custo das obras de instalação podem ser reduzidos. E também é feito em salas com pouco tráfego.
Em piso de madeira
Esta opção é usada para trocar pisos de madeira com uma placa, base de compensado ou aglomerado. Após remover a tampa, os atrasos devem ser avaliados. Todas as áreas danificadas são reparadas ou substituídas. Quando as toras estiverem prontas, você precisa estimar a altura. Se a diferença for maior que 5 mm por 2 metros quadrados, você terá que nivelar a superfície. Folhas de compensado ou fibra podem lidar com isso.
O piso de madeira é lixado com uma cinta abrasiva anexada. Quando chega a hora de instalar uma placa sólida, a direção da base anterior é repetida. A impermeabilização é colocada entre o piso antigo e as matrizes. Os princípios da instalação subsequente são os mesmos da instalação em concreto.
Uma matriz com acabamento tipo fábrica não requer processamento adicional. Não precisa ser lixado ou envernizado.
Mas se vários amassados ou defeitos aparecerem na placa, é imperativo aplicar verniz ou saturar a placa com uma cera adequada, composição de óleo.
Em uma mesa sem compensado
A base de concreto ou cimento-areia deve ser perfeitamente plana - esta é a condição básica para a instalação de uma placa sólida. Além disso, é usada uma solução adesiva especial, que não teme as oscilações de temperatura. Para começar, é verificada a resistência do contrapiso e analisada a presença de defeitos visíveis.
Se você estiver usando uma cola seca diluída em água, deve haver mais água no primer. Ao usar adesivos prontos, é adicionado um solvente (o qual está indicado nas instruções). Normalmente, o cálculo é o seguinte: 1 parte de solvente para 10 partes de cola. Em seguida, todo o piso líquido é coberto com terra diluída.
O tempo de cura do solo está indicado na embalagem. Quando tudo estiver completamente seco, é necessário trazer 4 tábuas para dentro da sala, espalhar cola no local onde as tábuas serão colocadas. Em seguida, a cola é aplicada na parte de trás de cada placa. Mas a fechadura ("pente de ranhura") não precisa ser revestida com cola, caso contrário, surgirão problemas com a raspagem do piso.
A cola seca por alguns minutos, depois a placa é colocada no lugar. Por alguns segundos, você precisa pressioná-lo com as mãos e, em seguida, sem mover as mãos, mova-se para as bordas, como se estivesse tentando colar o tabuleiro com mais força. A próxima placa é instalada da mesma maneira. Você não pode pressionar para baixo antes que o pente esteja completamente inserido na ranhura. Quando 4-5 placas são instaladas, elas precisam ser batidas com um martelo de borracha. As últimas filas são colocadas de acordo com o princípio de "piso flutuante", a única nuance é que a cola é usada aqui, mas não ali.
Se uma placa de matriz for comprada em um mercado de construção, você pode jogar pelo seguro e seguir as instruções de um consultor. Até no que diz respeito aos fixadores: ele dirá se os parafusos com pontas quadrilaterais são adequados, orientará na escolha de pinças anticorrosão, etc. Se você tiver dúvidas sobre a escolha do piso (às vezes um dilema é colocar uma placa maciça ou lado a lado), você precisa analisar todas as opções de instalação. Em seguida, calcule a estimativa, entenda se há vontade de fazer você mesmo e faça uma conclusão final.
Para uma aula magistral sobre o assentamento de tábuas de carvalho maciço, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.