Tudo sobre pranchas de cortiça

Tudo sobre pranchas de cortiça
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Dimensões (editar)
  4. Opções de design
  5. Áreas de uso
  6. Segredos de instalação

Os painéis de cortiça têm diferentes finalidades, revestem o chão, revestem as paredes, os tectos. Existe um tipo de quadro de escritório que é pendurado como um quadro informativo, todos os tipos de invisíveis de papelaria, cravos, grampos de cabelo segurando folhas de papel com informações podem facilmente entrar na cortiça. No artigo, vamos dizer-lhe de onde vem esta rolha milagrosa, como é invulgar, que propriedades tem, onde e como é utilizada.

Peculiaridades

Cortiça - um material único, provavelmente todos deveriam vê-lo como um objeto para rolhas de garrafas de vinho. Hoje, na construção, as tábuas de cortiça são utilizadas para o revestimento de casas e apartamentos. Este material é de origem natural, é extraído dos sobreiros que crescem em África, Portugal, em alguns países da Ásia. A casca é retirada de uma árvore com pelo menos 25 anos, que entra em produção.

A planta em si não sofre, não é a casca viva que se tira dela, mas aquela que secou e começou a descamar espontaneamente. Levará até 10 anos para um carvalho se recuperar totalmente, então ele se tornará novamente um doador de casca. O material retirado do carvalho fica seis meses sem uso, durante este período ocorrem alguns processos nele.

A cobrança, esticada no tempo, afeta o custo final do produto.

A peculiaridade da cortiça reside nas suas propriedades bioquímicas. Essencialmente, o córtex é composto de grandes células cobertas por uma membrana. Cada célula contém ácidos orgânicos, como lignina e suberina, bem como substâncias gasosas, como oxigênio e nitrogênio. Com a presença de gás na composição, o material é leve, poroso e ao mesmo tempo durável. A cortiça tem muitas vantagens, incluindo as seguintes características.

  • Isolamento térmico. A placa de cortiça fina retém o calor melhor do que uma parede de tijolo sanduíche.
  • Insonorização. O material protege perfeitamente contra ruídos externos.
  • Segurança. Um produto natural ecológico não causa alergias e é totalmente atóxico.
  • Antiestático. A cortiça não atrai o pó, por isso não cria problemas de limpeza.
  • Sensações táteis. Ao toque - um material quente, macio, elástico, agradável de andar descalço.
  • Facilidade de instalação. Você mesmo pode cobrir o chão e as paredes com uma placa de cortiça, mas se não está confiante em suas próprias habilidades, é melhor confiar em um profissional, já que o material não é barato.
  • Esconde falhas. Para instalar as placas de acabamento, as paredes não precisam de estar perfeitamente preparadas, a camada de cortiça esconde facilmente as pequenas imperfeições superficiais.
  • Resistência ao fogo. Apesar de a cortiça ser feita com casca de árvore, praticamente não queima.
  • Decoratividade. O acabamento em cortiça no interior parece muito atraente.

Infelizmente, o material contém alguns inconvenientes, eles são os seguintes.

  • A cortiça é inferior em resistência ao parquet.
  • Reage às mudanças de temperatura por expansão e contração.
  • Com algum esforço, ele pode ser danificado.
  • O material é relativamente caro.

Visão geral da espécie

Na produção, os produtos são produzidos a partir da casca inteira e seus restos, transformados em migalhas. Depois de passar por tratamento térmico e prensagem, a cortiça se transforma em diferentes tipos de materiais. Os seguintes produtos podem ser encontrados no mercado de construção.

Folheado sólido

Remover a casca de um carvalho é um trabalho árduo, nem sempre é possível descascar camadas inteiras, mas são muito apreciadas, o resto do material obtido pelos fragmentos é utilizado para processamento e prensagem. O folheado de uma só peça para painéis, placas e outros materiais de acabamento é feito de grandes camadas cuidadosamente removidas.

Aglomerado

O processo de remoção de toda uma camada de casca é acompanhado por lascas, derrubadas por pequenas frações, lascas. Eles são coletados e transformados em migalhas. O material obtido desta forma é utilizado para o fabrico de pranchas de cortiça, rolos, placas, tem um custo orçamental e prevalece no mercado da construção.

Combinado

Durante a produção de painéis de folheado sólido, permanecem fragmentos, que são combinados com pequenos cavacos. Tudo isso é prensado e o material obtido na forma de placas homogêneas com inserções de grandes pedaços de cortiça. O custo do produto é superior ao aglomerado, mas inferior ao folheado sólido. Uma base de cola é frequentemente aplicada a placas combinadas, nas quais uma camada decorativa frontal de diferentes texturas é plantada.

  • Folha de carvalho com camada protetora de vinil transparente... Essa placa torna-se mais forte do que a cortiça comum e sua resistência ao desgaste aumenta.
  • Folheado feito de outras espécies de madeira, geralmente espécies exóticas caras são usadas. Eles são protegidos com um revestimento de vinil.
  • Envernizamento... O folheado é colado às placas de cortiça combinadas, as quais são recobertas com três camadas de verniz, obtendo-se um belo brilho decorativo.

Dimensões (editar)

Primeiro, vamos falar sobre tábuas de cortiça. Eles representam um "bolo" de várias camadas, cada camada com seus próprios parâmetros. Todas as camadas juntas definem a espessura geral do material. É pequeno, mas faz um excelente trabalho com seu isolamento térmico e funções de absorção de som. As camadas são organizadas em ordem.

  • Folheado facial natural - 0,8-0,5 mm.
  • A camada de cortiça prensada é de 2-6 mm.
  • HDF com fechadura - 6,8 mm.

A espessura total da placa pode variar. Em locais de visitas frequentes, é preferível escolher um material mais durável, com várias camadas de cortiça prensada.

As dimensões do produto em largura e comprimento variam dependendo do fabricante. Quanto às placas de cortiça de demonstração, as suas dimensões não são fornecidas pelos GOSTs e a variedade de tamanhos deve-se a diferentes finalidades.

Os quadros de avisos na loja, para informações no escritório e na carteira do aluno acima da mesa podem ter parâmetros diferentes. Uma vasta gama de produtos de cortiça está à venda - desde pequenos, 45x60 cm de tamanho, aos grandes - 1800-2000 cm. Na maioria das vezes, existem modelos com dimensões de 60x80 cm, 60x90 cm, 100x50 cm, 90x120 cm, 100x150 cm .

Opções de design

A cortiça está organicamente integrada no interior. Suas cores naturais e superfície incomum combinam com muitos designs. Existem produtos à venda com uma camada decorativa superior, que se distingue pela variedade de texturas e padrões. A cor do filme pode ter todos os tons de preto e branco, bem como uma paleta de cores. Sugerimos que se familiarize com uma seleção de fotografias que refletem a beleza de interiores decorados com material de sobreiro.

  • As paredes do quarto em estilo ecológico são cobertas com acabamento em chocolate quente, que lembra casca de carvalho.
  • A cozinha é totalmente em cortiça. Até a decoração é representada por um recipiente transparente com tampas de garrafa.
  • Nos quartos das crianças, são utilizadas técnicas artísticas de decoração de paredes com recurso a revestimentos naturais.
  • Com a ajuda da cortiça, você pode criar belos interiores com zoneamento.
  • Espectacular pavimento em cortiça com acabamento decorativo a cores.

Áreas de uso

Tábuas de cortiça, como placas, painéis, rolos, são usadas para decorar ambientes. É instalado em paredes, pisos e tetos. Mas existe um quadro para outro propósito - administrativo, informativo, que serve para demonstrar notas, notas, fotografias, anúncios e outras informações.Não se pode desenhar num produto de cortiça, para isso existe um modelo de marcador, a cortiça não se destina a autocolantes, para eles são produzidos tabuleiros com superfície lisa. Vamos nos deter em produtos que resolvem problemas diferentes.

Para paredes

As paredes, decoradas com cortiça, parecem esteticamente agradáveis, fora do padrão, podem ser utilizadas para eco- e etno-designs, steampunk, country styles. É bom decorar o quarto das crianças com essa prancha, ficará quente e seguro neles, já que o material é atóxico, com boa energia natural.

Pelas propriedades insonorizadas da cortiça, as salas com direção de home theaters, salões de dança, karaokê e gravações sonoras são decoradas com produtos derivados. Este acabamento ajuda a evitar reclamações de vizinhos sobre ruído excessivo.

Ao contrário dos rolos, as pranchas de cortiça são utilizadas em banheiras, piscinas e saunas. Ele retém o calor, tolera bem a umidade, não apodrece, não coleta mofo e bolor.

O revestimento mural apresenta uma vasta gama de tonalidades - desde a cor areia clara ao chocolate, o que permite escolher o material para os designs mais exigentes. Muitas vezes, as placas prensadas porosas são decoradas com folheados de diferentes tipos de árvores, ampliando assim a escolha do revestimento necessário para um determinado interior. Sugerimos que você se familiarize com alguns designs fora do padrão usando um plugue de parede.

  • Às vezes, em câmaras frigoríficas, a cortiça é usada em todas as paredes interiores da casa.
  • Fragmentos embutidos de material decorativo, bem como painéis deles, ficam bem no interior.
  • Dois guarda-roupas com paredes de cortiça tornam-se uma cabeceira aconchegante.

Para chão

O piso, em contraste com as paredes, está exposto a cargas ativas. Para ele, opta-se por placas de cortiça com maior espessura. A confiança do usuário é dada pelo material coberto com uma camada protetora de verniz ou vinil transparente. Esse tipo de piso não está sujeito à abrasão e tem desempenho de longo prazo.

Um tipo relativamente barato de revestimento de piso contém MDF como base, a camada intermediária é lascas de cortiça prensada e a camada superior é folheado de carvalho ou qualquer outra madeira. O material mais caro pode ser considerado laje maciça medindo 6x6 m.

Ao contrário das migalhas, não têm compostos químicos, são um material sólido natural. Um piso com esse tipo de revestimento parece monolítico e caro.

Todos os três tipos de revestimento são usados ​​sob uma base de papelão com travas - sólido, aglomerado e combinado... Laca ou cera são usadas como camada protetora.

Exemplos de interiores com revestimentos de cortiça irão ajudá-lo a apreciar a beleza quente e aconchegante do piso.

  • O verniz inteiriço que cobre toda a superfície do piso assemelha-se a uma casca de árvore.
  • O keycap com revestimento decorativo distingue-se pela sua cor e estrutura invulgares.
  • A cor da areia do belo piso folheado é a base para o design de interiores.

De outros

Pode decorar o interior não só com paredes de carvalho, mas também com parede de demonstração ou quadro de mesa. Apesar da sua máxima simplicidade, postais, fotografias e outros objetos localizados na superfície podem servir de decoração. Além das funções decorativas, também tem uma finalidade prática. Um cronograma de aulas, lembretes, notas, receitas, ditos favoritos e muitas outras informações úteis são anexados ao quadro com a ajuda de alfinetes, agulhas, alfinetes.

A própria placa pode ter uma aparência diferente. A opção mais simples é uma tela retangular sem moldura.... Quanto mais grosso for, mais furos de botão ele será capaz de suportar.

Muitas vezes, a superfície da cortiça é envolvida por uma moldura de madeira, plástico ou metal. Tábuas encaracoladas em forma de gato, ouriço, nuvem também são produzidas.

A cortiça tem capacidade de recuperação, mais de 90% da superfície após a perfuração assume a forma anterior. Assim, pode ser usado por muitos anos, tudo depende da intensidade.O peso leve do produto permite fixá-lo mesmo em divisórias finas. Sugerimos o uso de exemplos para se familiarizar com a variedade de modelos de demonstração.

  • Pessoas criativas com boa imaginação não precisam comprar uma prancha padrão, mas sim fazer por si mesmas. Para fazer isso, você precisa coletar as tampas dos frascos e colocá-los em uma base sólida verticalmente, horizontalmente ou em qualquer padrão. Resta apenas colocar a obra em uma moldura, e o produto original está pronto.
  • Para um quarto de criança, o quadro de informações pode ser complementado com uma prateleira estreita ou pinos de papelaria, que também podem armazenar notas e notas.
  • Para as crianças mais novas, é melhor comprar uma placa com tema ondulado representando vários objetos ou animais. O produto fica bem na forma de um gato fofo e rechonchudo.

Segredos de instalação

Neste capítulo, oferecemos duas master classes: primeiro diremos como você pode montar uma placa de escritório sozinho e, em seguida, falaremos sobre a instalação do piso.

Construir um quadro de avisos

Eles fazem uma placa de demonstração por conta própria por vários motivos: alguém gosta de fazer tudo com as próprias mãos, quer fazer um produto figurado de acordo com seu próprio esboço ou precisa de um modelo que corresponda ao design geral. Para fazer a placa retangular mais simples de uma loja de ferragens, você deve comprar um painel de cortiça com o parâmetro desejado, no mínimo 12 mm de espessura. Se você não conseguir encontrar um tamanho adequado, pode comprar dois painéis finos e conectá-los usando cola especial adquirida na mesma loja.

Se as dimensões não corresponderem um pouco, você pode encurtá-las usando uma faca de construção. Para tornar a estrutura removível e capaz de mudar a sua localização, a cortiça é colada a uma base, por exemplo, contraplacado ou qualquer polímero artificial adequado. O produto acabado pode ser decorado com uma moldura montada em uma baguete.

O quadro, que precisa ser estilizado para o interior, pode ser coberto com um tecido que em aparência coincide com os tecidos da sala.... Para que os botões não puxem os fios da tela, o tecido é escolhido com uma trama rara. No verso da placa, duas alças aéreas são montadas na parte superior da baguete. Sua localização deve ser invisível na parte frontal do produto. Antes de pendurar a placa na parede, você deve fazer as marcações e preparar os fechos.

Instalando um piso de cortiça

Para montar o painel de cortiça é necessário preparar a superfície, para fazer uma betonilha perfeitamente plana. A cola deve ser escolhida especificamente para o chão. O mais forte na fixação é a composição à base de borracha de policloropreno. Mas tem um cheiro forte, vai ter que trabalhar em um respirador, em uma área bem ventilada. Além da cola, um verniz destinado a uma superfície de cortiça é adquirido com antecedência ("qualquer" não funcionará). As placas de cortiça não podem ser instaladas imediatamente após a entrega, devem ser abertas e deixadas por 1-3 dias (as instruções que acompanham indicam o tempo de adaptação).

Enquanto o material está sendo adaptado, ele é classificado. Devido à sensibilidade do produto natural, pode apresentar algumas falhas. Placas completamente inteiras são postas de lado, elas serão a maioria. Em seguida, duas estacas são formadas: as lajes com danos leves vão para uma e as lajes com defeitos perceptíveis na outra. Desde o primeiro assentamento, as tábuas são montadas em locais onde são menos perceptíveis - embaixo dos móveis, próximo ao pedestal.

O material da segunda colocação será utilizado para o corte, será necessário onde houver necessidade de fragmentos de azulejos.

A montagem da placa de cortiça ocorre pela seguinte ordem.

  • A sala deve ser dividida ao meio no sentido do comprimento e a instalação deve começar a partir desta linha. A instalação dos ladrilhos é feita com deslocamento das costuras (escalonadas). O passo de deslocamento é ½ ou 1/3 da placa, não é alterado durante todo o trabalho de assentamento. Depois de experimentar os ladrilhos, a cola é aplicada na betonilha.
  • A superfície posterior do material de cortiça é colada com rolo a base de veludo e deixada meia hora ou pelo tempo especificado nas instruções, cada composição pode ter a sua.Ao trabalhar com cola, deve-se tentar não deixar cair na superfície frontal do material e, caso isso aconteça, remova-a imediatamente com um solvente especial.
  • Em seguida, a placa é colada ao chão e rolada sobre ela com um rolo de borracha para melhorar a adesão. A instalação deve ocorrer de acordo com as marcações feitas de acordo com o diagrama. Você pode corrigi-lo com cola nova, não será mais possível desmontá-lo.
  • Deve ser deixado um espaço de 5 mm entre a parede e a cortiça à medida que o material se expande com as flutuações de temperatura. Na última linha, os ladrilhos podem precisar ser encurtados. É necessário cortar com uma faca de construção afiada, colocando uma superfície dura sob o material.
  • Depois de instalar a tampa de cortiça em uma das metades da sala, proceda à instalação da segunda metade.
  • Ao final do trabalho, toda a superfície do piso deve ser enrolada com rolo de borracha.
  • Após a secagem da cola, a superfície do piso é limpa de poeira e eventuais detritos, preparando-a para o envernizamento.
  • Toda a superfície é coberta com verniz 3-4 vezes. Cada camada deve secar completamente antes da próxima camada ser aplicada.
  • Depois que o piso estiver completamente seco, proceda à instalação do rodapé. É melhor comprar imediatamente produtos envernizados para não os envernizar você mesmo.

O que quer que você escolha como acabamento em cortiça - piso, paredes ou teto, o quarto se tornará aconchegante e adquirirá um charme especial... Mas deve ser lembrado que o material tem quase tantas desvantagens quanto vantagens. Portanto, você deve pesar os prós e os contras antes de prosseguir com o reparo.

Para a instalação de pavimento em cortiça, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário