Tudo sobre placa colada

Contente
  1. Característica
  2. Tecnologia de manufatura
  3. Tamanhos e tipos de madeira
  4. Que tipo de madeira maciça colada escolher?
  5. Formulários

Atualmente, o cartão colado está se tornando cada vez mais popular na construção. Este material de madeira pode ser produzido a partir de uma grande variedade de espécies de madeira. É fabricado com tecnologia especial. Hoje falaremos sobre as principais características dessas pranchas e como são feitas.

Característica

O cartão colado parece um material que consiste em superfícies de madeira coladas umas às outras, às vezes vigas, por isso é chamado assim. Essa madeira seca é um produto amigo do ambiente, é fácil de manusear mesmo à mão, é particularmente durável e forte.

Essa madeira tem boa resistência ao fogo. São materiais difíceis de queimar.

Essas bases de madeira, via de regra, são tratadas com antissépticos e outras soluções de proteção durante o processo de produção, o que prolonga significativamente sua vida útil.

Além disso, este tipo de pranchas tem um custo relativamente baixo, pelo que será acessível para quase todos os compradores.... Mas, ao mesmo tempo, deve ser lembrado que tal madeira durante a operação de longo prazo pode rachar, deformar-se um pouco. Essas bases também apresentam alguns defeitos naturais que reduzem sua resistência e durabilidade.

Tecnologia de manufatura

A produção do material colado ocorre em várias etapas. Em primeiro lugar, as placas sólidas selecionadas são cortadas em partes separadas e, em seguida, o processamento inicial das placas é executado. As placas preparadas são permitidas em elementos pequenos. Em seguida, a madeira é enviada para as câmaras de secagem.

Como resultado de seu processamento, o teor de umidade do material não deve ser superior a 10-13%.

As peças secas são novamente selecionadas. As barras selecionadas são aparadas, todas as irregularidades, outros defeitos são cuidadosamente removidos da superfície da árvore. Posteriormente, o material é totalmente usinado, o que permite corrigir a geometria dos produtos.

No estágio final da fabricação, as peças processadas são emendadas em largura. O resultado deve ser uma madeira lisa e limpa, pronta para usar.

As placas coladas são enviadas para armazéns... Aí, a mistura adesiva de construção finalmente endurece, os materiais tornam-se tão fortes e resistentes quanto possível. Antes de serem vendidas, as estruturas devem ser acabadas com anti-sépticos especiais e algumas outras impregnações protetoras para madeira.

Tamanhos e tipos de madeira

Essas construções podem ser de vários tipos. As seguintes variedades podem ser distinguidas separadamente.

  • Materiais em pinho e abetos. Essas opções são consideradas as mais acessíveis, toleram perfeitamente níveis elevados de umidade, mudanças de temperatura.

Além disso, essas espécies se distinguem por um conteúdo resinoso especial, que evita que os insetos danifiquem a madeira.

  • Produtos de lariço. Essas madeiras são as mais duráveis.

Eles possuem excelente resistência à água.

As construções de lariço são praticamente à prova de insetos. Mas, ao mesmo tempo, o custo dessas estruturas será muito mais alto em comparação com outros materiais colados.

  • Construções de cedro.As bases do Cedar têm um design externo atraente, um padrão natural incomum e elegante.Essas placas são frequentemente utilizadas no processo de várias obras de acabamento.

Esta espécie de madeira possui importantes propriedades bactericidas.

  • Tábuas de carvalho. Os materiais de carvalho são particularmente duráveis ​​e resistentes. Têm uma estrutura porosa e bonita, de agradável cor amarela ou castanha. Como na versão anterior, as placas de carvalho também são frequentemente utilizadas para decoração. A madeira de cedro é bastante dura, densa e relativamente pesada.

O carvalho é resistente à formação de mofo e bolor, ao aparecimento de insetos nocivos.

Esta árvore é usada para fazer madeira durável.

Placas moldadas coladas estão disponíveis em vários tamanhos... Amostras com valores de 50x200, 50x150x6000, 50x300, 200x50, 50x150 cm são consideradas padrão. A espessura também pode variar, na maioria das vezes produtos são de 25 a 50 mm, variedades mais finas com espessura de 10 mm também são vendidas.

Que tipo de madeira maciça colada escolher?

Antes de comprar tais estruturas de madeira, vale a pena prestar atenção a algumas nuances significativas da escolha.

Portanto, é preciso prestar atenção ao tipo de colagem.

As opções populares são consideradas:

  • Conexão Microthorn. Neste caso, o processo de adaptação será o mais simples possível, pois a lacuna acabará por ficar escondida. Mas com carga de prensa insuficiente, a costura pode ficar muito espessa e muito perceptível.
  • Modelo moldado com conexão suave. Neste caso, durante a fabricação, será formada a costura mais fina e quase imperceptível entre as camadas. Mas essa tecnologia de colagem exige um processamento e ajuste mais cuidadosos das lamelas.
  • Conexão do painel sanduíche... Esta conexão é considerada a opção mais econômica, pois permite a produção do material acabado com quase nenhum desperdício. Mas, ao mesmo tempo, o design externo dessa madeira estragará as pontas.
  • Colagem dupla ao longo da espessura e largura do produto... Esse composto é usado na produção, onde uma placa de trinta milímetros é retirada. Essas peças de trabalho secam mais rapidamente. Com o ajuste adequado, o resultado é a matriz mais durável.

Ao escolher um painel colado, preste atenção à textura da madeira com que é feito.

Lembre-se de que as lamelas não precisam incluir o miolo.

Diferentes opções podem ter todos os tipos de tipos de junção de lamela.

Os modelos com encaixe "placa para móveis" são peças especiais de comprimento curto. No processo de criação, todos os nós e outras irregularidades nos espaços em branco são necessariamente removidos.

Também distingue entre uma placa de mobiliário, que é revestida com lamelas sólidas. Neste caso, o produto é o mesmo da primeira versão, mas ao mesmo tempo será adicionalmente fixado em placas em ambos os lados, cuja espessura é de 5 a 8 milímetros.

Em alguns casos, um conjunto de lamelas de largura arbitrária ou igual é usado. Neste caso, são escolhidos blocos de madeira do tamanho desejado, não devendo haver nem pequenos nós, arranhões e núcleos em sua superfície. Além disso, quanto maior o comprimento de tais produtos, mais difícil será encontrar um material adequado, além disso, o custo de tais estruturas será muito maior.

Por favor, inspecione a superfície do material cuidadosamente antes de comprar. Modelos feitos de madeira de baixa qualidade não servirão por muito tempo, logo a estrutura começará a se deformar e desabar.

Além disso, ao escolher, certifique-se de que todas as camadas são feitas de madeira bem seca. Caso contrário, o produto não será durável e confiável o suficiente.

Não se esqueça de que durante a operação as lamelas irão alterar seus parâmetros. Ao unir uma árvore, apenas uma nova forma é dada a ela, mesmo uma matriz tratada com um verniz protetor mudará suas características... Uma estrutura bem colada pode facilmente resistir a todas as mudanças, mas as dimensões ainda podem variar (principalmente entre as fibras de madeira).

Formulários

Esses tipos de tábuas de madeira são frequentemente usados ​​na fabricação de várias estruturas de móveis, incluindo bancadas, estantes, estantes, armários, cômodas, móveis de cozinha.

Além disso, este material é amplamente utilizado na construção. Pode ser utilizado na formação de revestimentos de paredes, divisórias, painéis de teto, peitoris de janelas.

Em qualquer caso, deve-se lembrar que não é recomendável expor tais materiais de madeira a mudanças bruscas de temperatura e umidade, pois isso pode levar à perda de resistência das juntas entre as camadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário