Tudo o que você precisa saber sobre placas para móveis
Vários tipos de madeira são usados para a fabricação de móveis. O custo dos móveis comprados depende disso. A escolha da espécie de madeira determina a duração da operação dos produtos de madeira, incluindo tábuas.
Descrição e propósito
Todos os materiais utilizados na fabricação de móveis têm requisitos rígidos, tendo sua qualidade e segurança para o meio ambiente e a saúde humana cuidadosamente monitoradas. As placas para móveis têm muitas vantagens, em primeiro lugar, este tipo de material deve ser de alta qualidade. Por exemplo, para gabinetes, são usados materiais que têm um determinado teor de umidade e dimensões.
Barras, a partir das quais, entre outras coisas, são feitas placas de móveis, na maioria das vezes têm uma forma retangular e muito menos frequentemente - uma forma quadrada. No decorrer de sua produção, as barras são coladas em um único todo, o que confere ao produto maior resistência e rigidez.
Esse material tolera perfeitamente os efeitos adversos do meio ambiente.
O tamanho das placas de mobiliário produzidas é determinado pelos padrões aceitos, mas o cliente pode solicitar uma estrutura de painéis feita de placas com as propriedades e dimensões que deseja.... As propriedades e a qualidade do produto fabricado são influenciadas pelo nível do equipamento de produção. Quanto mais modernas forem as máquinas instaladas nas oficinas, maior será o nível de seus produtos. E isso significa que a escolha do fabricante da placa não é de última instância.
As placas para móveis se comparam favoravelmente com outros produtos da indústria de madeira que vão para a produção de móveis. Este material possui apenas suas características inerentes.
- Nas placas, as barras coladas são dispostas em uma determinada ordem, e isso determina a resistência do material e a duração do mobiliário feito de tal placa. A largura do material varia de acordo com a sua finalidade e varia de 1 a 6 cm, consequentemente, o custo de um mobiliário feito de placas coladas acaba sendo menor do que as contrapartidas de uma placa sólida.
- As coníferas são usadas com mais frequência para a produção, em alguns casos, bétula e carvalho. Mas, neste caso, o custo das placas aumenta várias vezes ao mesmo tempo - os materiais feitos de madeira são mais caros e mais difíceis de montar. A face externa neste caso tem um aspecto mais atraente, graças ao tratamento cuidadoso e à aplicação de várias camadas de verniz. O resultado é uma placa para móveis fosca, com a qual são feitos produtos muito bonitos. Móveis feitos com esses materiais são resistentes à sujeira e, se a sujeira entrar em contato com a superfície, ela pode ser facilmente removida.
- O material é protegido de forma confiável contra deformação. Mudanças em sua estrutura, sob a influência de fatores desfavoráveis, praticamente não ocorrem.
Uma placa padrão tem 20 a 60 cm de largura e 60 a 270 cm de comprimento. Esses tamanhos atendem integralmente as necessidades de produção de móveis, tanto públicos quanto privados.
Com uma tecnologia devidamente desenvolvida, praticamente não há desperdício do produto após o corte.
Certos tipos de produtos são utilizados para a produção de vários tipos de móveis.
- Os materiais de bétula são usados com mais frequência na produção de móveis de jardim.
- As placas para móveis de pinho são consideradas universais e são utilizadas para a produção de uma grande variedade de móveis. Eles se sentem bem em ambientes fechados e ao ar livre.
- O abeto é um tipo de material devido ao grande número de nós.Ao mesmo tempo, é fácil de processar e tem baixo peso, o que permite criar móveis leves e bonitos na utilização desses produtos.
- As tábuas de carvalho são as mais duráveis, as dificuldades com o seu processamento surgem no momento em que é necessário, por exemplo, fazer um furo nas mesmas.
Visão geral da espécie
Madeira seca bem processada é usada para a produção de placas para móveis. Existem vários critérios pelos quais é realizada a classificação das placas para móveis por tipo. Além dos tipos de madeira, a divisão também é utilizada pelo tipo de acabamento:
- folheados;
- laminado.
Graduação - por turma:
- "C" - a placa de mobília de nível mais baixo, tem muitos defeitos diferentes;
- "B" - um tipo com pequenos defeitos;
- "A" - áreas diferentes podem diferir ligeiramente na estrutura e cor da madeira.
- 0 - a opção da mais alta qualidade (não há nenhum defeito, as juntas estão cuidadosamente escondidas).
Para a produção de móveis caros e luxuosos, você precisará de placas do tipo "extra".
Por conveniência, as placas de madeira são, em alguns casos, divididas por cores. Por exemplo, o painel de móveis branco é feito de pinho e bordo. A madeira lacada está sempre em alta na produção de pisos. Normalmente, são tomadas pranchas largas, que têm uma superfície brilhante. Os pavimentos montados a partir de placas de mobiliário são duráveis, mas muito exigentes, pois sem uma manutenção cuidada perderão rapidamente a sua apresentação.
Ao escolher, você deve prestar atenção.
- Em que classe o produto pertence.
- Como a conexão foi criada. Se isso aconteceu com a cola, a qualidade das juntas deve ser avaliada.
- Ao custo. Este parâmetro é importante, mas não deve ser determinante. Móveis de qualidade são feitos de faia, carvalho, bétula. Se o preço do material for baixo, então provavelmente estamos falando de pinho. As mais populares são as pranchas pertencentes à categoria de preço médio. Eles são feitos de bordo, cereja e amieiro.
- Para uniformidade. A aparência de um produto feito de materiais heterogêneos sempre será pouco atraente. Essas placas de móveis são de segunda categoria.
- Para o propósito dos produtos que estão planejados para serem usados. Se for preciso fazer um peitoril, uma porta, pega-se um material mais simples. Opções caras de materiais, por exemplo, faia, são produzidas somente sob encomenda e em pequenos lotes.
Recursos de armazenamento
Existem vários parâmetros aos quais você precisa prestar atenção durante o armazenamento.
- Umidade. Não deve ser alto ou, pelo contrário, baixo. O indicador ideal para este material está na faixa de 30-60 por cento.
- Com longos períodos de armazenamento, a superfície é tratada com vernizes e tintas, pois é difícil prever a que efeito o material será exposto durante uma longa estada em armazéns.
- As placas não devem ser armazenadas em salas não aquecidas e úmidas. Durante a estação, a árvore ficará saturada de umidade, como resultado, sua condição se deteriorará significativamente.
- Não coloque outros materiais pesados sobre os produtos, pois a pressão constante pode causar deformação.
Como usar corretamente?
Quase todos os móveis podem ser feitos com esse tipo de material. Ao criar móveis e outros produtos, as placas podem ser feitas primeiro, que são fixadas e, se necessário, processadas.
Recentemente, vários métodos de união têm sido usados, tanto com o uso de tipos padrão de fixadores quanto com adesivos. Com o método mecânico de ligação das barras, eles recorrem ao uso de parafusos auto-roscantes. Se forem aparafusados, seu diâmetro deve ser de pelo menos 10% da largura do produto. Quando aparafusado na extremidade - não menos do que 5% da largura da placa. É inadmissível o uso de pregos no processo produtivo, pois danificam as placas dos móveis.
Na criação de móveis, deve-se levar em consideração as peculiaridades das placas, a saber, que cargas aumentadas devem passar ao longo das fibras durante a operação.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário retirar as placas com defeitos e deformações visíveis para não prejudicar a qualidade dos móveis produzidos.
O comentário foi enviado com sucesso.