Tipos e usos de placas de bétula

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral da espécie
  3. Formulários

O vidoeiro é uma das espécies arbóreas mais comuns, amplamente utilizada na indústria madeireira. Essa popularidade se deve não apenas à impressionante distribuição das espécies biológicas no território da Rússia, mas também às inúmeras propriedades positivas do material obtido. No entanto, as placas de bétula não podem ser consideradas universais, então vamos examinar todas as suas características antes de comprar.

Vantagens e desvantagens

Qualquer vendedor russo que ofereça uma grande variedade de madeira serrada também deve ter tábuas de bétula em seu sortimento. Sua presença obrigatória na tabela de preços se deve à alta demanda por esse material, e a demanda, por sua vez, é ocasionada pela massa de vantagens dessa árvore. Aqui estão os principais.

  • A madeira de bétula tem uma dureza bastante alta, rendendo neste indicador apenas para os líderes reconhecidos - faia e carvalho. Sua superfície não é propensa a deformações, mesmo sob estresse significativo, e certamente é mais confiável do que pinheiros baratos e espécies relacionadas.
  • Birch é lindo não só por fora, mas também por dentro. Esta árvore caracteriza-se por uma acentuada uniformidade de estrutura e uma cor fresca e suculenta, associada ao conforto do lar. Além de suas propriedades práticas, essa madeira é do interesse dos designers e simplesmente como um belo material de acabamento.
  • Ao contrário de muitas outras raças, a bétula fresca se curva bem e tem a capacidade de manter a forma adquirida após a secagem. Em vista disso, é muito ativamente utilizado na fabricação de móveis, pois tal peça não precisa ser cortada ou serrada - ela adquire a forma desejada sem danificar as fibras.
  • Trabalhar com pranchas de bétula é relativamente fácil - eles são bastante maleáveis ​​e são recomendados como um material introdutório para iniciantes. Você também pode processá-los em casa.
  • Com um grande número de vantagens descritas, a bétula não é uma raça cara. - tendo em vista que em nosso país ela cresce em todos os lugares, você pode comprá-la de forma bastante econômica.

Infelizmente, as pranchas de bétula ainda não são perfeitas, porque, de outra forma, seriam simplesmente incontestáveis.... Essa madeira não deve ser usada em uma situação onde algumas de suas desvantagens óbvias possam se tornar especialmente evidentes.

  • Tábuas de bétula secam muito lentamente mas, na primeira oportunidade, eles absorvem a umidade do ar atmosférico. A compressão e expansão constantes levam ao fato de que a madeira se quebra e muito rapidamente - infelizmente, nenhuma impregnação pode resolver este problema. Em vista disso, as placas de bétula não são usadas de forma alguma no exterior - este material é puramente para uso interno.
  • Uma vez que o próprio material cria constantemente alta umidade, não é surpreendente que seja mais propenso a apodrecer do que alguns de seus concorrentes. Se você "adivinhar" usar a bétula em um lugar onde já há problemas de umidade, ela o desapontará imediata e decisivamente.
  • Devido à proporção específica de madeira de bétula para umidade, deve ser secado com a mais estrita aderência à tecnologia. Isso só pode ser fornecido por fabricantes que estão no mercado há muito tempo e têm a reputação de serem responsáveis. É altamente indesejável retirar madeira de um fornecedor desconhecido - tábuas com secagem inadequada estão sujeitas a rachaduras e deformação arbitrária.

Separadamente, é importante notar que a versão mais famosa e cara da madeira acima mencionada é a madeira de bétula da Carélia. Não é à toa que esta variedade é mais cara - em todas as características práticas é melhor do que o look “usual” e, mesmo do ponto de vista estético, está na frente pelo seu tom rosado e textura atípica.

A força da variedade Karelian torna um excelente material de construção.

Visão geral da espécie

Quase todos os tipos conhecidos de madeira serrada que só podem ser úteis dentro de casa são feitos de madeira de bétula seca e aplainada. Ao mesmo tempo, visto que estamos falando de placas, é mais correto classificá-las em com e sem borda.

Aparar

Em termos de poda, as pranchas de bétula assumem o mesmo processo de produção que um material semelhante de qualquer outra espécie de madeira. A principal diferença é observada no processo de secagem, pois, como lembramos, as pranchas de bétula categoricamente não querem dar excesso de umidade. Para atingir um teor de umidade de 12%, que é considerado ideal para um material, você terá que esperar uma semana e meia no máximo; na pior, este período pode facilmente dobrar... Ao mesmo tempo, a madeira de bétula da Carélia ainda está próxima em status às variedades de madeira de elite - móveis e revestimentos de piso da mais alta qualidade são produzidos a partir dela.

Tábuas de todos os tipos de bétula se espalharam devido à recomendação de usá-las como revestimento para pisos aquecidos. Ao mesmo tempo, os artesãos costumam avaliar esse material não como "excelente", mas sim em um sólido quatro e a razão para isso é a tendência à deformação do produto em condições de alta umidade.

Para construir um pavimento com uma tábua de bétula, a madeira deve primeiro ser lixada e depois envernizada. Considera-se que a melhor forma de fixação é pousando em parafusos auto-roscantes, que, por sua vez, são aparafusados ​​em toras de madeira. A vantagem das tábuas de bétula com bordas é que, como piso, ela se encaixa perfeitamente nos estilos de design clássico e moderno.

Não cortada

As tábuas de bétula não cortadas são menos comuns, devido às especificidades do material. O fato é que a madeira serrada não cortada é mais frequentemente usada para revestimento decorativo de paredes e tetos, no entanto, a bétula como tal não pode ser usada para decoração externa ou interna onde há alta umidade. Assim, a bétula é irrelevante em banheiras e saunas - aquelas salas onde o acabamento em tábua é, de fato, típico.

Formulários

Apesar da dureza significativa da madeira de bétula, as placas desta espécie são bastante fáceis de cortar, por isso quase tudo o que pode ser feito em uma carpintaria é feito delas.

Freqüentemente, essa madeira é usada para a produção de vários artesanatos de arte popular, mas apenas na condição de que o produto seja pequeno em tamanho ou consista em muitas peças pequenas - isso reduz a probabilidade de deformação. Por esse motivo, a madeira de bétula muitas vezes se torna a matéria-prima para a montagem dos painéis, mas cada detalhe deve ser cuidadosamente cortado, lixado com cuidado e mantido em óleo quente por várias horas.

Quase todos os móveis domésticos da classe média de custo são produzidos com compensado à base de madeira de bétula, enquanto o material é geralmente diluído com alguma outra madeira para reduzir pelo menos um pouco a tendência de apodrecimento da bétula.

Apesar do âmbito de aplicação, que parece ser relativamente estreito devido à inadmissibilidade do contacto com a humidade, os auscultadores em forma de paredes, gavetas, cómodas e portas, cadeiras e mesas, degraus de escada e mesmo conjuntos de cozinha são constituídos por placas de bétula, o que sugere não tal fragilidade de bétula.

Os móveis de bétula também são muito valorizados, pois a madeira desta árvore, sendo a mais leve de todas as suas "colegas", está perfeitamente adaptada para adotar a sombra de outrem, graças ao qual, através de seus esforços, muitas vezes eles imitam tipos de madeira mais caros e fica muito mais natural do que qualquer aglomerado e MDF.

Além disso, a bétula, de uma forma ou de outra, é usada de forma muito intensiva para a produção de revestimentos para pisos. Pode ser tanto tábuas com bordas clássicas como parquet (incluindo madeira maciça) e até laminado. Apesar das preocupações com este tipo de madeira, muitos especialistas observam: o desempenho de alta qualidade da camada superior permite contar com uma vida útil significativa do produto.

Os resíduos após o corte das pranchas de bétula podem ser usados ​​para a produção de vários outros materiais. O Birch é bastante adequado para a produção de pellets de madeira e celulose, folheados e contraplacados, placas para móveis e briquetes de pirólise. Até mesmo a madeira redonda pode ser usada para produzir estacas, racks de mineração, vários postes de gaiola e carroças para cavalos. Reconhecendo a fragilidade deste tipo de produtos de bétula e estando prontos para substituí-los regularmente, esquis, machados e cabos de faca também podem ser feitos de bétula.

Neste vídeo, você descobrirá os benefícios da madeira de bétula.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário