Tipos de pranchas e regras para sua seleção
As pranchas são comumente usadas para revestimento de paredes, pisos, sarrafos, telhados, bem como para a construção de cercas. No entanto, nem todos os tipos de placas são igualmente adequados para arranjar um telhado e para marcenaria. Portanto, é muito importante saber quais são as principais características dessas madeiras serradas, em que se diferenciam e como determinar sua qualidade.
O que é isso?
As pessoas usam a madeira para construção e acabamento desde os tempos antigos. Hoje, com o aparecimento no mercado de uma vasta gama de materiais de construção modernos, a madeira mantém uma posição de liderança. Essa demanda se deve à durabilidade dos produtos, bem como à segurança ambiental dos produtos de madeira. Os produtos de madeira natural mais vendidos são as tábuas. Eles são insubstituíveis na execução de trabalhos principais e auxiliares. As tábuas são necessárias para o acabamento e acabamento áspero, para a construção das estruturas e instalação do torneamento.
Os GOSTs existentes definem uma placa como madeira serrada, cuja espessura não excede 100 mm, enquanto a largura do produto não pode ser mais de 2 vezes a espessura da peça de trabalho.
Como eles fazem isso?
As placas são obtidas a partir de toras durante o processo de serração. Existem várias técnicas básicas.
- Serragem cambalhota. Neste caso, a tora é serrada com uma serra de fita, menos freqüentemente uma máquina multi-serra ou uma serraria é usada. O resultado são duas ou mais placas não cortadas com a espessura necessária.
- Corte de serra com barra. O trabalho é realizado em equipamentos semelhantes. Nesse caso, a madeira é serrada em tábuas não cortadas e com bordas, ou seja, aquelas que podem entrar na face da barra com a borda.
- Feito de material sem cortes. Nessa técnica, o corte de aresta é realizado em serras circulares, bem como em equipamentos de serra simples ou multi-serra. Esse processamento torna possível obter madeira cortada a partir de madeira não cortada.
- Serrar com fresagem - o trabalho é executado em uma unidade de fresagem e serração. Desta forma, você pode obter uma peça de trabalho com arestas de alta qualidade em uma passagem.
Visualizações
As placas podem ser sólidas ou emendadas. As primeiras são cortadas de uma só peça de madeira, as últimas, por meio de fresamento quadrilátero, são feitas de segmentos curtos. Em termos de resistência, são significativamente superiores aos sólidos, são desprovidos de tensões internas e não conduzem devido ao encolhimento.
Dependendo do corte das bordas
Existem três tipos de tábuas em função do grau de serragem das arestas.
- Não cortada - madeira cujas bordas não são serradas. Na verdade, eles são um fragmento de um log. Esses materiais são comumente usados para revestimento de telhados, pisos e revestimentos. Eles podem ser usados para construir um celeiro, uma casa de banhos e outras dependências, e materiais semelhantes são ideais para construir uma cerca.
- Tábuas afiadas com diminuição (semi-afiadas) - nessa madeira, uma das bordas é totalmente um fragmento lateral da tora, e a segunda borda é plana.
Esses materiais são usados da mesma forma que os materiais não cortados.
- Tábuas afiadas - produtos em que ambos os lados são cortados exatamente. Esses blanks são mais procurados na indústria de construção e móveis, pois são usados em uma variedade de áreas, desde a criação de móveis até a construção de diversos objetos.
Dependendo do corte da placa externa
As placas também são classificadas em diversas variedades, levando em consideração a aparência do exterior:
- obapol - em tal placa, a face interna é totalmente propileno, e a externa é apenas parcialmente ou não é;
- obapol jubarte - material em que o corte da face externa não ultrapassa a metade do comprimento total;
- obapol do calçadão - uma prancha em que a quantidade de corte na face externa excede a metade do comprimento total;
- laje - corte unilateral, a parte superior do verso parece ligeiramente arredondada;
- uma laje é uma laje em que a quantidade de corte na superfície externa é mais da metade do comprimento total.
Dependendo da localização no log
Dependendo da localização dentro da tora original, todas as placas podem ser centrais, laterais ou centrais. Os núcleos diferem em densidade e tonalidade, quando secam muitas vezes esfarelam-se, por isso costumam ter notas baixas. A madeira de fragmentos laterais pode ter defeitos - isso se deve ao fato de que essas áreas estão frequentemente expostas à penetração de insetos caruncho.
Os materiais de construção da mais alta qualidade são obtidos nas áreas centrais de colheita.
Dependendo do processamento de aplainamento
Existe outra classificação das pranchas, que é influenciada pelo tipo de aplainamento:
- aplainada ou dobrada - madeira aplainada, em que ambas as bordas ou uma das camadas são aplainadas;
- aplainada unilateral - uma peça de trabalho que foi aplainada em apenas um lado;
- dupla face aplainada - uma placa aplainada em ambos os lados;
- não aplainado - material bruto, não processado, usado em trabalho bruto.
As placas regimentais são um tipo separado de tais placas. Eles são lisos e têm bordas arredondadas, são populares para revestir banhos.
Variedades
Dependendo da qualidade, todas as placas são divididas em graus. Para madeira de coníferas, existem 5 variedades, a madeira serrada de madeira dura pode ter apenas 3 variedades. O grau é determinado pelo número total de defeitos e imperfeições na madeira serrada. Quanto maior for o grau, melhor será a qualidade do produto.
- Placas seletivas - esses materiais também são chamados de materiais comerciais. Nesse caso, alguns pequenos defeitos são permitidos, os quais estão sujeitos a uma regulamentação rígida. Defeitos graves, como podridão, marcas de mofo e rachaduras no anel, não são permitidos.
- Primeira série - podem diferir em termos de padrões para árvores coníferas e decíduas. Nesse caso, brotos, azul e marrom não são permitidos ou são padronizados por GOSTs. São possíveis pequenas fissuras na superfície.
- Segunda série - alguns pequenos defeitos são permitidos aqui, a maioria deles sujeitos a padronização.
- Terceira série - nessas placas você pode ver manchas, bem como pequenas lesões fúngicas.
- 4ª e 5ª séries a madeira é encontrada exclusivamente em materiais coníferos - essas são placas abaixo do padrão. A maioria desses defeitos não pode ser normalizada.
Dica: na hora de escolher madeira serrada, não confie na indicação da classe declarada pelo fabricante.
O fato é que mesmo a madeira serrada selecionada pode apresentar pequenas fissuras. Quando secos, eles podem entrar e destruir a estrutura da madeira. É por isso que cada placa em um lote precisa ser inspecionada visualmente. Atenção especial também deve ser dada à presença de mofo e podridão - eles freqüentemente aparecem na superfície durante o transporte e armazenamento da madeira.
Dimensões (editar)
Para madeira serrada de espécies de madeira de coníferas, as seguintes dimensões são definidas:
- espessura - 16, 19, 22, 25, 32, 40, 44, 50, 60, 75 mm;
- largura - 75, 100, 125, 150, 175, 200, 225, 250, 275 mm;
- comprimento - na faixa de 1 a 6,5 m com degrau de 0,25 m, para a produção de recipientes de embalagem - de 0,5 m com degrau de 0,1 m.
Para madeira de lei, outros padrões são fornecidos.
Espessura - 19, 22, 25, 32, 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90 mm.
Largura:
- para materiais com arestas - 60, 70, 80, 90, 100, 110, 130, 150, 180, 200 mm;
- para arestas não cortadas e unilaterais - 50 mm e mais com um passo de 10 mm.
Comprimento:
- para madeira nobre - de 0,5 a 6,5 m em incrementos de 0,1 m;
- para madeira macia - de 0,5 a 2,0 m em incrementos de 0,1 m e de 2,0 a 6,5 m em incrementos de 0,25 m.
Nuances de escolha
Para escolher a placa certa, em primeiro lugar, você precisa prestar atenção à sua aparência, e também exigir do vendedor os certificados de conformidade. É necessário designar com antecedência as funções que são colocadas à frente do material de construção. Por exemplo, para revestimento interno de alojamentos, devem ser usados produtos com bordas. Madeira não cortada impregnada com soluções anti-sépticas é adequada para instalação em fachada. É extremamente importante determinar com antecedência o tamanho e a forma da peça de trabalho.
Se você não tem experiência com madeira serrada e não consegue decidir por si mesmo, é melhor consultar antes de ir à loja o responsável pela obra principal - ele poderá dizer exatamente quais pranchas você precisa e o que aguçar Atenção. Você não deve escolher os produtos mais baratos. A madeira é um material de construção bastante caro, mas ao mesmo tempo de elevada qualidade. Se você pretende construir uma casa confiável, esteja preparado para despesas significativas.
Um dos principais fatores na escolha de uma placa é a umidade. O fator crítico neste caso é a área de utilização do material. Uma coisa é se você vai construir uma cerca, e outra é um prédio residencial, que deve ser à prova de vento. Consequentemente, durante a construção, é importante minimizar o risco de rachaduras, especialmente onde serão montadas estruturas de portas e janelas. É importante entender como essas lacunas aparecem se todas as partes principais forem precisamente ajustadas durante a construção.
A razão é que a madeira é uma madeira viva, portanto, mesmo na estrutura acabada, as mudanças nas formas ocorrem constantemente, tornam-se uma consequência do encolhimento do material de construção. Quanto mais alto o nível de umidade da madeira usada, mais imprevisível será o encolhimento. Qualquer planta está impregnada de vasos, através dos quais os componentes minerais, dissolvidos na água, partem das raízes para os ramos e placas foliares. Se a tábua for feita de madeira serrada recentemente cortada e for imediatamente colocada à venda, o nível de umidade nela será natural.
Se as peças de trabalho foram secas em um ambiente industrial, essas placas são chamadas de secas.
Em placas com teor de umidade natural, geralmente ultrapassa 22%. A sua utilização na construção e decoração envolve alguns riscos, uma vez que o encolhimento ocorre à medida que secam. Nesse caso, é preferível dar preferência à madeira obtida com madeira colhida na estação fria. Nas geadas, o fluxo de seiva nos troncos fica suspenso, pois o nível de umidade natural da árvore diminui muitas vezes. Portanto, a madeira de inverno contém muito menos umidade do que a que é colhida em outras épocas do ano.
Madeira seca é considerada como sendo o teor de umidade não superior a 22%. Neste caso, o método de secagem pode ser em câmara ou natural. Natural é realizado em empreendimentos especiais, bem como diretamente em canteiros de obras. Ao mesmo tempo, as placas são empilhadas e espaços de ar são deixados entre as fileiras individuais - isso contribui para a livre circulação de ar. De cima, essa pilha é coberta com uma película ou outro material à prova d'água para protegê-la da chuva e da neve. A secagem em câmara é realizada em um forno especial, o que permite reduzir o grau de umidade para 10-12%. No entanto, este método requer um consumo de energia impressionante e, consequentemente, o produto final é bastante caro.
O uso dessas placas não é economicamente viável na instalação de esquadrias em áreas abertas - neste caso, a madeira começa a absorver água do ar.
Outro fator importante que deve ser enfocado é a aquisição de árvores "vivas" resistentes à umidade (a chamada "floresta verde") ou madeira morta. É fácil adivinhar que a "floresta verde" é obtida ao serrar árvores vivas. Plantas mortas, geralmente danificadas por pragas, tornam-se material para madeira morta. O teor de umidade da madeira morta é menor, mas a qualidade dessas placas também é baixa. Freqüentemente, eles são afetados por larvas de insetos, a podridão é freqüentemente encontrada neles. A madeira morta pode ser distinguida pela sua cor acinzentada, a massa de produtos dessas áreas de extração é muito menor.
Para a fabricação de pranchas, utilizam-se tipos de madeira de coníferas e decíduas, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Portanto, a efedrina contém resinas com substâncias anti-sépticas. Isso evita o aparecimento de fungos e mofo na superfície da madeira serrada. É por isso que a madeira de coníferas é geralmente usada para a construção de estruturas usadas em um ambiente úmido.
O material mais acessível é o pinho - tolera bem a alta umidade, é particularmente denso e durável. A madeira de abeto é um pouco menos durável, mas em termos de resistência à água é igual à do pinheiro. Em comparação com o pinho e o abeto, o cedro é mais durável e resistente à decomposição. Mas no território do nosso país, cresce com pouca freqüência e, portanto, é muito caro. O larício é muito superior à grande maioria das coníferas em força, mas não é tão resistente à ação da microflora patogênica.
As madeiras nobres são mais difíceis de tolerar o contato com a umidade, são mais frequentemente usadas para revestimento e outros trabalhos internos ou em locais onde o contato com a umidade é mínimo, por exemplo, ao colocar vigas sob o telhado. Em termos de parâmetros de resistência, carvalho, freixo, bétula, faia, bordo, acácia e teca são significativamente superiores à maioria das coníferas. As madeiras exóticas são especialmente apreciadas - distinguem-se pela sua cor invulgar e bela textura.
Áreas de uso
As placas são comumente usadas em trabalhos de construção.
- Estruturas de quadro. A construção de casas de madeira hoje se tornou onipresente. Suas principais vantagens são a rapidez e facilidade de instalação dessas estruturas. Ao construir os suportes de estrutura, você não pode prescindir de placas. Nesta área é utilizado qualquer tipo de madeira - seca ou em bruto, recortada ou aplainada, tudo depende do tempo de construção previsto e do orçamento. Se tiver tempo, você pode comprar pranchas de umidade natural e secá-las você mesmo no canteiro de obras.
Normalmente, para a construção de caixilhos, utiliza-se madeira serrada com uma largura de 120-200 mm e uma espessura de 40-50 mm.
- Piso. Troncos, pisos ásperos, bem como pisos de acabamento são feitos a partir das tábuas. Lags desempenham as funções de um suporte básico, portanto, placas com uma espessura de pelo menos 50-60 mm são normalmente tomadas para eles. Como o piso fica exposto à umidade, é preferível dar preferência à madeira de coníferas. Esses produtos são certamente tratados com impregnações anti-sépticas para protegê-los da deterioração. Para o contrapiso, a aparência das placas de construção é irrelevante - neste caso, você pode comprar materiais com bordas comuns ou uma placa de piso perfilada fina com uma espessura de 30-35 mm. Ao instalar estruturas de piso que estão experimentando maior estresse mecânico, deve-se dar preferência a opções espessas.
- Cobertura. As placas são indispensáveis ao instalar o sistema de vigas. Normalmente, para a fabricação direta de caibros, assim como de jumpers, utilizam-se pranchas com espessura de 50 mm. Outro elemento fundamental da cobertura é o ripado, toda a estrutura é apoiada sobre ela. A placa do teto pode ser sólida ou esparsa, a espessura da peça, neste caso, é de 25-35 mm.
- Cofragem. As tábuas são utilizadas na forma de fôrma ao lançar uma fundação de concreto. O material com arestas é mais adequado para esse tipo de trabalho.
- Outros edifícios. Há demanda por placas para a construção de gazebos, banheiros, casas de campo e anexos. O material é bastante difundido na fabricação de móveis, bem como em outras obras em que a textura do material é de fundamental importância. É melhor dar preferência a placas lisas secas, as não aplainadas devem ser aparadas primeiro. Ao comprar material, neste caso, você deve focar nas possibilidades do orçamento. A solução mais barata seria uma placa afiada com umidade natural de abetos e pinheiros - você mesmo pode secar essas peças. Os modelos aplainados a seco são mais caros, mas a qualidade do revestimento será muito superior.
Uma placa ranhurada dobrada será uma solução universal - pode ser usada para todos os tipos de carpintaria e trabalhos de construção e reparação.
O comentário foi enviado com sucesso.