Tudo sobre decks WPC
Os felizes proprietários de casas particulares sabem que por trás da grande metragem, da liberdade e do conforto de viver ao ar livre, existe um trabalho constante para manter todo o território em ordem, incluindo o local. Hoje, cada vez com mais frequência, os proprietários de casas de campo decidem arranjar um terraço - esta parte da casa é usada ativamente não só no verão. Mas a madeira na rua parece ser um material com o qual haverá muitos aborrecimentos. E então o olhar do dono da casa se volta para um deck especial feito de compósito polimérico de madeira.
O que é isso?
O deck é um material projetado para pisos externos. Esse deck é usado no terraço, aberto e coberto, daí o nome. A prancha também é utilizada na concepção de piscinas, em gazebos e noutros edifícios e estruturas existentes no território de uma casa privada.
As condições de operação da placa obviamente não são as mais confortáveis: vento, precipitação, mau tempo, o impacto de vários biofatores apresentados requisitos estritos para as características da placa. O material forte, durável e resistente também deve ter uma aparência atraente.
A propósito, outro nome para deck é deck (se você traduzir exatamente - piso de deck). Portanto, se alguém chama o material de deck board, não há confusão, todos esses nomes são válidos.
Existem ranhuras longitudinais na superfície frontal de tal placa - é fácil adivinhar que são feitas para o fluxo de água. Essas ranhuras permitem que o piso seja menos escorregadio quando chove. Obviamente, isso é muito importante no deck, mas as mesmas propriedades são necessárias para o piso, que pode ser inundado com chuva, coberto de neve na estação, etc. Mas nem sempre há sulcos no deck - agora isso não é um exigência estrita para o conselho. No entanto, muitos proprietários preferem levar apenas esse material: mesmo externamente, está associado ao design de um terraço aconchegante.
Como são feitas as tábuas de decks WPC?
O deck original consistia em madeira pura. Usamos tipos de madeira muito densos, sempre com forte conteúdo resinoso. E eles, é claro, não crescem em todos os lugares. Comprar matérias-primas exóticas seria um negócio deliberadamente desastroso (pelo menos em grande escala), de modo que os produtores domésticos precisavam de uma alternativa. O larício apresentou boas propriedades em termos de qualidade e vida útil. E o deck é feito ativamente dessa madeira, mas há uma desvantagem - a cor cinza que adquire com o tempo.
A próxima solução foi usar madeira que havia passado por um tratamento térmico especial. A madeira era mantida a uma temperatura de cerca de 150 graus, com o que a densidade do material aumentava, e a madeira absorvia muito menos água. E se você processá-lo corretamente, ele também resistiu ao fungo sem qualquer reclamação. Mas o preço do produto não era acessível para todos.
Em seguida, o pedido formado por si mesmo - você precisa de um material artificial confiável. Externamente, deve ser semelhante a uma árvore, mas suas propriedades devem ser superiores às de um produto natural. Foi assim que apareceu o composto de polímero de madeira. A composição de tais produtos inclui uma mistura de polímero e fibras de madeira, e corantes também são adicionados à produção. A extrusão em equipamentos especiais forma placas a partir dessa mistura.
O comprador moderno é exigente com relação a várias estruturas de PVC, plástico e polímero. Mas os decks de plástico não são uma tentativa de substituir o eco-material por plástico barato e "tirar o comprador pela carteira".
Deve-se observar que uma placa de deck WPC de alta qualidade não é barata. Esta opção é um compromisso: o material natural combina-se favoravelmente com o artificial, pelo que se forma um pavimento pronto a servir durante muito tempo, não deteriora as propriedades exteriores e cumpre integralmente os requisitos dos pavimentos exteriores.
Vantagens e desvantagens
Ninguém discute que a madeira verdadeira é um material que quase não reconhece a concorrência. E embora também tenha propriedades negativas, é um material natural, bonito por si só, criando uma textura única. Mas no mesmo terraço, uma prancha natural teria que ser cuidada tanto que sobraria cada vez menos tempo para admirá-la. Não há necessidade de falar sobre a praticidade de um piso tão amigo do ambiente.
É só imaginar: todos os anos, o piso de madeira do terraço precisa ser renovado. Pelo menos encharcá-lo com óleo é uma manutenção mínima. Óleo de boa qualidade não é barato e o tempo também precisa ser levado em consideração. Há realmente muitos problemas. Com a umidade, a madeira natural incha e, ao sol aberto, pode secar muito rapidamente. Ou seja, como resultado, um piso tão natural e bonito pode ter o problema da sua constante "corcunda".
O que a placa de deck WPC oferece?
- Visualmente, o revestimento não é satisfatório... E depois de anos, ele mantém sua aparência original. Ordenadamente, concisamente, estritamente.
- Durabilidade - também é uma das promessas dos fabricantes. A vida útil mínima da placa é de 10 anos. Na verdade, pode durar 20 ou mais. Claro, tais garantias são fornecidas apenas por produtos certificados.
- Não tem medo de dificuldades operacionais. Ele irá suportar temperaturas quase polares (até -50) e o calor africano (até +50).
- A aparência do tabuleiro não muda por muito tempo. Pode desaparecer um pouco com o tempo, mas essas alterações são mínimas. O desbotamento do deck depende da quantidade de madeira em sua composição. É simples: quanto mais fibras naturais houver, mais natural será o seu aspecto, mas também mais rápido será o desbotamento.
- O deck praticamente não absorve água. Ou seja, você não vai esperar surpresas desagradáveis como o inchaço.
- Material não muda a geometria, não "sai", não "salta".
- Não tem medo de decadência e ataque de fungos.
- Certos tipos de placas têm uma opção atraente para restaurar sua aparência. A tábua de veludo cotelê pode ser reabilitada rapidamente com uma escova ou lixa com as próprias mãos.
- Cuidado mínimo. Por isso, o deck é especialmente apreciado. Não requer limpeza intensiva. A menos que uma vez por ano, você pode organizar uma limpeza geral e reservar algumas horas para o piso do terraço.
Um ponto importante! Se for escolhido um deck leve, é o mesmo que com outro revestimento de piso - restarão vestígios de sapatos sujos, bebidas derramadas, etc. Tudo isso é fácil de limpar, mas geralmente os proprietários de casas de campo preferem um menos sujo placa de terraço escuro.
Os pontos positivos são muitos, e o crítico no comprador sempre pergunta ativamente: “E os pontos negativos?”. Eles são, é claro. Quão sério é sempre subjetivo.
Contras do deck WPC.
- Expansão térmica significativa. Ou seja, podem surgir problemas durante a instalação (mas não necessariamente). Existem tais tipos de WPC onde esta propriedade negativa do material não é sentida de forma alguma. Mas muitas vezes é necessário selecionar uma montagem especial - podem ser placas-grampos de montagem.
- Você pode molhar, você não pode se afogar. Se uma forte chuva de verão cair sobre o convés, nada de ruim acontecerá. Mas se você fizer uma boa poça no deck, ele “não vai gostar”. E aqui tudo é decidido mesmo durante o processo de instalação: é necessário colocá-lo corretamente, para que a água deslize da superfície com mais rapidez. Se o piso não for sólido, não há problema, logo a água irá embora. Se o assentamento for sólido, é necessário orientar a direção das ranhuras para que seja mais fácil o escoamento da água.Ou seja, organizar o declive mais próximo da borda da quadra é uma medida razoável para o deck.
WPC contém pelo menos 50% de madeira natural. E mesmo todos os 70%... Ou seja, é simplesmente incorreto comparar o deck com uma pedra ou ladrilho em termos de resistência. Claro, se você deixar cair um objeto muito pesado na placa, isso pode causar sua deformação. Se a placa for oca, é possível que a parede superior se quebre. Mas normalmente o comprador está pronto para essas nuances e entende que um piso de madeira (mesmo que seja apenas pela metade) é incomparável com um de pedra.
Variedades
Nesta seção, falaremos sobre o que uma placa de deck pode ser em termos de suas características técnicas (ou seja, um deck feito de WPC).
Pelo método de revestimento
Às vezes, o piso é sólido, sem costura e às vezes vem com lacunas. O sólido é distinguido por uma lingueta e ranhura (a analogia com uma placa macho e fêmea é óbvia). E o tabuleiro se encaixa quase sem lacunas - eles são tão insignificantes que você não pode contá-los. O revestimento, entretanto, permite que a umidade passe, apenas a umidade sairá lentamente. Quando está chovendo muito, pode haver poças no chão. Este é um sinal de menos. E a vantagem é que os pequenos detritos não entopem nas rachaduras do piso. E de salto em tal piso é mais fácil andar.
Uma placa composta com um deck não contínuo é colocada com uma lacuna visível. A umidade definitivamente não permanecerá nas poças, ela passará rapidamente pelas fendas sob o piso. A questão da expansão térmica é imediatamente removida. Porém, o que era uma vantagem no caso da primeira opção se tornará uma desvantagem - fazer festas no terraço, usar sapatos de salto alto e dançar não é muito confortável. Mas se não houver tais objetivos, então está tudo bem.
Além disso, as placas são divididas:
- encorpado - existe um compósito sólido, não existem vazios, o que é excelente para locais que requerem um aumento de carga;
- oco - a opção de menor resistência, mas para propriedades particulares é bastante adequada, pois o corpulento é escolhido para locais de alto tráfego, ou seja, cafés, cais, etc.
Uma placa incompleta também é chamada de placa de favo de mel. Seu perfil pode ser privado ou aberto. No primeiro caso, a estrutura contém duas superfícies horizontais, entre as quais existem jumpers. No segundo, existe apenas uma superfície horizontal, abaixo existem apenas terminações de aresta. Esse tipo será mais barato, mas só pode ser usado em áreas de baixo tráfego.
Por tipos de superfícies
O comprador também está interessado na textura do cartão.
A escolha é apresentada a seguir.
- Deck com ranhuras, ranhuras... Ou então - "veludo cotelê" (este tipo de placas é mais conhecido por este nome). O bom da prancha é que ela não escorrega, quase não gasta. Só que é um pouco mais difícil de tirar, porque o entulho fica nas ranhuras, tem que tirar.
Mas se a fazenda tiver um "Körcher", não haverá problemas com a limpeza.
- Deck em madeira de imitação. Esta opção é mais escorregadia, a abrasão a ameaça mais rapidamente. E ao mesmo tempo custa mais. Mas é mais fácil de limpar - basta andar no chão com uma vassoura e está tudo limpo.
É considerada uma opção muito rentável para quem está habituado a sair descalço no terraço, principalmente se não estiver situado em frente à entrada principal (com muito movimento), mas sim atrás da casa. Costumam andar de chinelos e descalços, por isso esse tipo de prancha lisa é preferível.
Vale a pena falar um pouco mais sobre os grooves. Eles podem ser escovados e lixados. Os últimos são mais lisos, mas os escovados são deliberadamente feitos um pouco ásperos. Mas ambos os tipos de superfícies são passíveis de restauração. Uma placa escovada pode ser restaurada com lixa e uma placa polida pode ser restaurada com uma escova de metal. Não tenha medo de que, após a trituração, a cor desapareça: o material é colorido a granel.
Mas é impossível restaurar uma tábua com imitação de madeira, assim como é impossível restaurar, por exemplo, plástico, piso de plástico. O relevo apagado não pode ser devolvido.
Dimensões (editar)
A placa de composto de polímero não possui um tamanho padronizado. Ou seja, é impossível encontrar uma tabela de padrões. Tudo depende da decisão do fabricante. Eles olham principalmente para a espessura e largura.Por exemplo, uma solicitação comum para um deck oco é: espessura 19-25 mm, largura 13-16 mm. Mas os parâmetros podem ir até 32 mm de espessura e 26 cm de largura. É importante ver quais serão as partições. Se eles forem mais finos do que 3-4 mm, esta não é a opção mais confiável.
Não importa a largura e a espessura da placa, ela se encaixará da maneira padrão - em toras (ou seja, barras quadradas ou retangulares). Quanto mais fina a placa, mais próximas ficam as toras - caso contrário, o revestimento pode entortar. O tamanho ideal da placa em termos de espessura será de 25 mm (+/- 1 mm). Esta espessura é suficiente para o revestimento de uma casa de campo.
A largura tem a vantagem de fixação: quanto mais larga a placa, menos fixação é necessária.
Fabricantes populares
Provavelmente, apenas as pessoas que estão muito envolvidas no negócio de reparos e construção conhecem a classificação das marcas dos fabricantes na Rússia e no exterior. Na verdade, não há muitos nomes para ouvir.
Os melhores fabricantes incluem:
- Waldeck;
- PolyWood;
- Darvolex;
- Terradek;
- Werzalit;
- MasterDeck.
A reputação de um fabricante é melhor do que qualquer anúncio. Você deve olhar atentamente, em primeiro lugar, para as marcas que têm sites ou conduzem ativamente redes sociais.
É mais cómodo escolher, (pelo menos preliminar) pode ser feito a partir de casa: veja todas as opções, pergunte o preço num ambiente calmo e sem pressa.
Nuances de escolha
E se o comprador já está no mercado de construção (ou está indo para a diretoria), e na hora de comprar só pode contar com a ajuda de um consultor? Eu gostaria, é claro, de entender pessoalmente a qualidade do conselho. Existem alguns truques que podem ajudá-lo a evitar escolhas erradas.
Então, ao que você deve prestar atenção.
- Estrutura a bordo... Você precisa escolher aquele que externamente não levanta dúvidas sobre a homogeneidade. Se houver áreas com superfícies diferentes no tabuleiro, isso já é uma campainha de alarme.
- Jumpers... Eles devem ter a mesma espessura e não deve haver queixas sobre a nitidez das bordas.
- A ondulação é excluída. Para fazer isso, você precisa visualizar não apenas as faces frontal e inferior, mas também as laterais.
- Igualdade de chanfros e ranhuras... Uma distância, uma profundidade - se a simetria for quebrada, é hora de passar para outro tabuleiro de deck composto.
- Migalhas e pacotes no corte da serra - não. Este produto não é da melhor qualidade. Pode ser vendido com desconto, mas se o preço não for reduzido fica a menos do vendedor.
Obviamente, o comprador não poderá tentar quebrar os produtos expostos. Mas, se este for um bom mercado de construção, existem amostras que você pode tocar, examinar em detalhes e até mesmo tentar fazer uma pausa. Porque uma boa prancha de deck, se você tentar quebrá-la, não entortará. O fato de que vai rachar, começar a desmoronar e não há necessidade de falar!
Existe mais um truque: você precisa pedir ao consultor para mostrar todas as cores do quadro. Se o fabricante for legal, a variedade definitivamente incluirá um deck leve. Um deck leve é a garantia do uso de madeira de boa qualidade. Se o fabricante propõe cobrir o terraço, varanda, rua com apenas um piso de cor escura, muito provavelmente, a madeira normal foi substituída por casca de árvore.
Ou seja, você pode escolher um bom deck usando a análise da paleta de cores. A mudança é inesperada, mas está funcionando.
Métodos de instalação
Na maioria das vezes, a placa é colocada em logs - já mencionamos isso acima. Mas também há uma segunda opção, é chamada de "base de concreto". É verdade que nem todas as tábuas ficarão no concreto. E a plataforma para tal fundação deve ser perfeitamente plana.
Quanto às travas, são de madeira, feitas de WPC (como o próprio deck) e feitas de um tubo perfilado. As toras de madeira são tratadas com um anti-séptico, impregnado com todos os compostos que não causem conflito entre a árvore e o solo.
Se, no entanto, for decidido colocar a tábua em concreto, pode ser de duas opções: azulejo ou betonilha. E o tabuleiro também pode ser colocado em estacas usando uma cinta. Se você tiver que lidar com uma base irregular, precisará expor as defasagens com juntas. Os de borracha são mais adequados, embora alguns artesãos cortem o isolamento de vidro e seus análogos em quadrados.
Se você perguntar a um artesão experiente o que é melhor para montar o deck, ele dirá - pegue o mesmo WPC. Ou seja, combinar semelhante com semelhante. E isso é lógico. Em tais defasagens, há uma ranhura especial para fixadores.
Esse sistema é normalmente oferecido no mercado de construção. Mas se você usar fixadores de outros fabricantes para essas defasagens, pode não haver contato.
Após a colocação da placa do convés, é necessário fechar as laterais da plataforma resultante. Você pode usar tiras de forro com a largura necessária, um canto feito de composto de polímero de madeira. Preste atenção na espessura do canto: não pode ser fino. Mas se o vendedor oferecer um canto de alumínio coberto para combinar com a placa, esta é a melhor opção - desta forma não haverá abrasão rápida do material.
E se o terraço for adjacente à casa, a opção de um pedestal WPC não está excluída. E esta junta com tal rodapé também é uma boa escolha: é barata, as cores são diferentes.
Visão geral da revisão
Uma escolha moderna sem análises de comentários é uma raridade. O vendedor precisa vender e não expressa certos pontos. E em fóruns especializados, sites, recursos para reparos e construção, você pode encontrar avaliações de usuários reais.
Ao examinar vários desses sites, você pode reunir os comentários e observações encontrados com mais frequência.
- As placas compostas são muito diferentes em termos de preço, composição e qualidade.... Portanto, não há consenso sobre se deve ou não comprar. Quem economizou dinheiro, comprou um produto não certificado ou não da mais alta qualidade, escreverá críticas negativas. Mas esta é apenas uma experiência pessoal de usar um produto perdedor a priori.
- Para varandas, terraços, gazebos, as placas compostas são competitivas com os produtos de lariço. Muitos observam que duvidaram na hora de comprar se a prancha sobreviveria ao inverno, mas ela resistiu a mais de uma estação, e o vento, ao contrário de muitos contadores de histórias, não arrancou os fechos "pela raiz".
- O mercado de ofertas ainda não é grande o suficiente. Sim, e esse deck começou a ser usado há relativamente pouco tempo. Ao lado de fabricantes de qualidade, surgem empresas menores que simplesmente descartam resíduos da indústria de marcenaria, investindo em decks. E não é a melhor opção. Isso não é motivo para abandonar o conselho, você só precisa olhar os produtos que você tem que comprar.
- Alguns proprietários estão confusos com o fato de o deck WPC não ter um desempenho particularmente melhor do que a placa de lariço. Mas essas são categorias de produtos realmente próximas e não pode haver uma grande diferença. Melhor é apenas uma prancha de deck feita de espécies de árvores exóticas, cujo preço é alto demais para muitos compradores.
A escolha é responsável, você precisa ser realista e "desligar" o ceticismo excessivo ao mesmo tempo. Não existe um piso perfeito, e o que fica próximo é muito caro.
O comentário foi enviado com sucesso.