Tudo sobre tábuas secas

Contente
  1. O que é e como é feito?
  2. Como distinguir de pranchas molhadas?
  3. Visão geral da espécie
  4. Dimensões e peso
  5. Áreas de uso

Tábuas - um tipo de madeira serrada, em que a largura (face) é maior que a espessura (borda) pelo menos duas vezes. As placas podem ser de diferentes larguras, comprimentos e espessuras. Além disso, eles podem ser feitos de diferentes seções da tora, o que afeta significativamente a qualidade do processamento da borda e da face. Nelas é permitida a presença de casca se forem feitas da parte externa da tora. O grau de processamento é refletido no custo da madeira serrada. A qualidade das placas também é determinada pelo grau de secagem das placas. Este artigo se concentrará nas chamadas pranchas secas.

O que é e como é feito?

Tábuas secas - madeira serrada com um teor de umidade de no máximo 12% de acordo com os padrões GOST. Este resultado só pode ser alcançado com uma câmara de secagem especial. É assim que os fabricantes preparam o cartão de exportação.

A secagem natural em um depósito coberto e ventilado permite reduzir o teor de umidade das placas para pelo menos 22%. É importante considerar a estação do ano.

Normalmente, na estação fria, o teor de umidade natural da madeira é maior. A madeira serrada naturalmente seca é semelhante em qualidade à madeira seca em câmara, embora seu custo seja visivelmente mais baixo.

Tábua seca - madeira serrada pronta para uso. Não é afetado por todos os tipos de objetos biológicos, como fungos, mofo, insetos. Pode ser tratada com compostos anti-sépticos com grande efeito, pois a madeira seca absorve soluções aquosas com muito mais intensidade. Ao contrário da madeira molhada, a madeira seca tem valores mais altos de resistência e dureza, embora muitas vezes tenha um peso significativamente menor. Entre outras coisas, uma placa seca não está sujeita a empenamentos e outras deformações.

Como distinguir de pranchas molhadas?

Existem várias maneiras de distinguir madeira serrada seca de úmida.

Em primeiro lugar, isso é feito comparando a massa. Uma tábua crua do mesmo tamanho da mesma espécie de madeira é consideravelmente mais pesada. Para determinar com maior precisão o teor de umidade da madeira serrada, foi desenvolvida uma tabela, segundo a qual é possível comparar o teor de umidade admissível com base na gravidade específica (densidade) de 1 metro cúbico.

Resultados mais precisos podem ser obtidos pesando um pedaço de cartão com uma seção de 3 cm por 2 cm e um comprimento de 0,5 m em uma escala precisa.

Registrado o resultado obtido, a mesma amostra é seca por 6 horas em secador à temperatura de 100 ° C. Após a pesagem, a amostra é novamente seca por 2 horas, e assim sucessivamente, até que desapareça a diferença dos indicadores (erro admissível de 0,1 g). Assim, você pode ver o quão longe a madeira está de uma secagem perfeita.

Uma ajuda inestimável pode ser fornecida por um dispositivo elétrico moderno - um medidor de umidade, que reduz a operação para determinar o teor de umidade das placas para 1-2 minutos.

Trabalhadores de serraria experientes podem determinar com bastante precisão a adequação da madeira serrada por meio de sinais externos. Se houver umidade durante o corte, isso significa que o material está alagado e precisa ser seco. Madeira seca é difícil de serrar; pedaços podem voar dela.

Lascas elásticas também indicam secagem insuficiente dos materiais.

Em meados do século 20, a adequação das placas era determinada usando um lápis químico. A linha que ele desenhou na madeira seca permaneceu preta e na madeira úmida tornou-se azul ou roxo. Alguns artesãos podiam determinar a qualidade da secagem de ouvido, batendo na peça de trabalho com a coronha de um machado ou outro pedaço de madeira. Na verdade, a madeira crua parece monótona, seca - sonora e melódica.

Visão geral da espécie

Tábua como madeira serrada difere não só no grau de secagem, mas também em outras características.

É claro que as placas nas melhores condições, inclusive as destinadas à exportação, possuem uma série de características. É claro que a secagem desse material deve ser da mais alta qualidade, mas, além disso, a aparência da madeira serrada também é importante.

A combinação de qualidades dá o direito de atribuir o maior grau "Extra" a tal material.

Esta é definitivamente uma prancha sem nós, aplainada e com bordas que não tem defeitos visíveis. Pequenas rachaduras cegas são aceitáveis.

O maior volume de exportação são as placas de coníferas (pinus e abetos).

O grau "A" também se distingue pela alta qualidade de processamento, mas a presença de nós leves e bolsas de resina é aceitável nele. Pode ser utilizado em todos os tipos de construção.

Os materiais das classes "Extra" e "A" da serra circular são utilizados para o fabrico de placas perfiladas utilizadas em trabalhos de acabamento.

O grau B é adequado para muitos tipos de trabalhos de carpintaria e construção. Seu custo é um pouco menor, pois não existem apenas nós ou rachaduras, mas também vestígios de atividade dos insetos. O grau "C" é usado para a fabricação de contêineres, cercas temporárias de construção, algumas estruturas ocultas, por exemplo, revestimento de telhado. Nesse caso, a presença de trincas e nós é considerada a norma.

Além das variedades listadas de placas afiadas, existem materiais não cortados, cujas bordas representam a superfície bruta da tora. Dependendo do ângulo em que a superfície é chanfrada, as tábuas de madeira serradas com diminuição acentuada e diminuição brusca são diferenciadas. O menor custo é o chamado obapol - madeira serrada, cuja face é cortada apenas de um lado. Se do outro lado está a superfície de uma tora, é chamado de laje, mas se parte da superfície é cortada, é um calçadão.

Dimensões e peso

Na maioria das vezes, o comprimento da madeira seccional é de 6 m, devido às características tecnológicas do equipamento da serração e às condições de transporte. A largura e a espessura são padronizadas, mas podem variar amplamente. Os padrões desenvolvidos permitem otimizar não só o transporte, mas também o armazenamento da madeira serrada.

A relação entre os principais tamanhos e volumes das placas afiadas é apresentada na tabela.

Tamanho, comprimento 6.000 mm

Volume de 1 peça (m³)

Número de placas em 1 m³ (pcs.)

25x100

0,015

66,6

25x130

0,019

51,2

25x150

0,022

44,4

25x200

0,030

33,3

40x100

0,024

41,6

40x150

0,036

27,7

40x200

0,048

20,8

50x100

0,030

33,3

50x150

0,045

22,2

50x200

0,060

16,6

Assim, por exemplo, placas padrão marcadas 150x50x6000 em um metro cúbico 22.2. Uma dessas placas ocupará 0,045 metros cúbicos.

Existem também outros tamanhos. Assim, o comprimento pode ser reduzido à metade, ou seja, até 3 metros. E também existe uma gama alargada de tamanhos de placas afiadas, que se diferenciam das principais por 5 cm, por exemplo: 45x95.

O peso das placas, conforme já observado, depende do grau de secagem e das condições de armazenamento e é calculado pela fórmula: M = VxP, onde

M - massa em kg, V - volume em M³, P - densidade, levando em consideração rocha, umidade e outros fatores.

Madeira mais densa geralmente pesa mais. Assim, a maior densidade entre as árvores do cinturão florestal norte é a madeira de freixo e maçã, o valor médio é a madeira de carvalho, lariço e bétula, a menor densidade é a madeira serrada de choupo, tília, pinheiro e abeto.

Via de regra, a parte inferior do tronco é mais densa, enquanto a madeira das copas é mais clara.

Áreas de uso

Você pode usar uma tábua seca artificialmente ou naturalmente para qualquer trabalho.

As placas do tipo "Extra" podem ser utilizadas com igual sucesso na construção de estruturas, na sua decoração e até na construção naval.

Os materiais de grau A podem ser usados ​​com sucesso para a construção de estruturas - da moldura ao acabamento.

As pranchas de grau "B" e "C" podem ser utilizadas para pavimentação ou torneamento. Galpões e outras dependências podem ser feitas a partir dele.

Mesmo a madeira serrada fora do padrão é amplamente utilizada tanto na construção quanto no arranjo de residências e propriedades privadas.

As tábuas de madeira nobre são amplamente utilizadas em marcenaria: móveis, artesanato e muito mais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário