Tudo sobre pranchas aplainadas
As tábuas cortadas diferem das tábuas com bordas simples porque são processadas de todos os lados por aplainamento e posterior lixamento. Hoje, esse tipo de madeira é considerada a mais procurada, pois pode ser utilizada em qualquer fase da obra. Vamos conhecer mais detalhadamente a descrição das características operacionais das pranchas aplainadas.
O que é isso?
O mercado da construção moderna se distingue pela grande variedade de madeira serrada apresentada. Em que cada variedade é caracterizada por seus parâmetros operacionais, dimensões e custo.
No processo de beneficiamento, a árvore é serrada em tábuas separadas, algumas delas ficam com as bordas, e a outra é seca em câmara de aquecimento, onde passa cerca de 3 semanas. Em seguida, as peças passam por um processamento, durante o qual sua geometria é nivelada, elimina quaisquer rebarbas e irregularidades. As tecnologias modernas de marcenaria são automatizadas, não danificam a madeira, portanto, a qualidade excepcionalmente alta das placas se alia a um custo democrático.
A madeira fatiada tem uma série de vantagens inegáveis:
- devido à secagem artificial, o teor de umidade do material acabado é de 8-14%, o que aumenta sua dureza e a duração da operação;
- resistência à radiação UV e água;
- aumento da força e densidade;
- geometria perfeita de fatias;
- Superfície lisa;
- falta de empenamento, deformação e rachaduras;
- aparência decorativa, textura natural;
- aroma amadeirado claro.
Como eles fazem isso?
Você pode fazer uma placa aplainada tanto em casa quanto na fábrica. No primeiro caso, costumam recorrer ao processamento manual com avião ou avião elétrico. A qualidade final da madeira serrada dependerá diretamente do profissionalismo do especialista e de sua experiência no trabalho com madeira. É muito importante que a pressão na ferramenta de trabalho seja a mesma durante todo o processamento. Caso contrário, a placa ficará irregular, com listras perceptíveis e flutuações de altura. Na fábrica, são utilizados equipamentos eletromecânicos para a produção de pranchas - uma plaina, bem como uma aplainadora ou um medidor de espessura. Essas próprias instalações regulam a largura e a espessura do corte, e mecanismos especiais garantem a uniformidade e a limpeza do corte.
Em casa, existem situações em que é necessário processar uma placa pintada. Nesse caso, primeiro é necessário remover a tinta - isso pode ser feito com lavagens químicas especiais. Lembre-se de que você só pode trabalhar com eles usando equipamento de proteção especial. Um bom efeito é obtido aquecendo a placa com um secador de cabelo de construção, após o que o revestimento é facilmente limpo com um cinzel ou malha de metal.
Alguns artesãos usam um avião - este método não pode ser considerado bem-sucedido, uma vez que a densidade dos componentes de verniz e tinta difere da madeira. Como resultado, as facas ficam entupidas e cegas, geralmente após esse trabalho elas precisam ser trocadas.
Como eles diferem das placas não planejadas?
A principal diferença entre madeira aplainada e contraparte afiada se resume a uma série de diferenças.
- Os espaços em branco aparados estão secos ou úmidos. Não faz muito tempo, outro tipo de madeira serrada apareceu nas lojas - uma tábua molhada impregnada com medicamentos antimicrobianos.
- Os materiais aplainados são secos em um ambiente industrial, portanto, seu teor de umidade é muito mais baixo.
- As bordas podem apresentar irregularidades e rebarbas. Fatiado - passa por torneamento, que cria um corte perfeito, remove qualquer aspereza.
Como resultado do aplainamento, a madeira torna-se absolutamente lisa. Esses espaços em branco são ideais para pintura e envernizamento sem ação mecânica prévia. Ao mesmo tempo, o custo de uma prancha aplainada não é muito superior ao de uma prancha afiada, isso se deve à total automação de todos os processos de produção.
Visão geral da espécie
De acordo com o grau de umidade
O mais popular no segmento de construção é considerado o papelão seco, acondicionado em câmaras de secagem especializadas sob a influência do calor criado artificialmente. Tal processamento permite que o material no futuro transfira facilmente os contatos com a umidade e não apodreça durante a operação.
O preço de uma placa seca será mais alto do que uma úmida, pois o processo de secagem aumenta significativamente o custo de tempo e energia.
Pelo tipo de corte
De acordo com o princípio da serração, as placas aplainadas podem ser tangenciais ou radiais. A segunda técnica produz madeira mais durável. No entanto, o primeiro método permite que você obtenha uma aparência mais texturizada e bonita e, portanto, é mais procurado.
Nos últimos anos, as placas com chanfro anti-incêndio têm se difundido. Essa madeira tem uma extremidade chanfrada - esta solução aumenta o tempo de ignição da estrutura em caso de exposição ao fogo aberto, e elas parecem muito mais agradáveis esteticamente. As placas laminadas com uma borda arredondada não são menos populares. Essas placas são procuradas como platibandas e outros elementos decorativos de decoração de interiores.
Por grau
Para a produção de madeira aplainada, utilizam-se de pinho, faia, carvalho, entre outros tipos de madeira mais exóticos - sândalo e ébano, além de cedro. Dependendo do nível de qualidade dos produtos acabados, as placas são atribuídas a um ou outro grau: O terceiro grau é o material de qualidade mais baixa. Essas placas são usadas para realizar trabalhos pesados.
Nas peças de segundo grau, podem estar presentes vestígios da atividade vital de insetos e nós caídos, em pequenas quantidades. O primeiro grau pode conter uma quantidade mínima de rachaduras e lascas.
O mais alto grau é adequado para o acabamento de pisos e paredes e para a criação de móveis.
Dimensões e peso
Normalmente, o comprimento da placa aplainada não é superior a 6.000 mm. Isso se deve ao fato de que na produção de chapas aplainadas, muitas vezes, há um alto percentual de rejeição de matéria-prima. Além disso, o comprimento de 6 metros é conveniente para o transporte de madeira serrada. As capacidades técnicas dos camiões, via de regra, estão limitadas a um comprimento de 10-12 me, se forem transportados materiais mais longos, podem congelar. Nos contêineres ferroviários, essa madeira é compacta e não vai além.
A seção de blanks aplainados geralmente corresponde aos parâmetros de 15 e 45 mm., Nas lojas existem modelos com dimensões de 20x100, 45x95, 40x150, 150x50, 100x10 e 50x200 mm. No entanto, após a secagem na câmara, a seção pode perder até 5 mm de fibra de cada lado, então na prática você pode ver placas mais finas com parâmetros 45 por 195, 35 por 145, 35 por 150 e também 45 por 90 mm . As pranchas mais vendidas são 150x50x6000 e 45x145x6000 mm.
Nuances de escolha
Ao comprar uma prancha aplainada, em primeiro lugar, é necessário decidir o tipo de madeira. Para a construção de estruturas de fechamento e telhados, você pode usar espécies de orçamento - carvalho ou lariço. Para revestir pisos e paredes de um edifício residencial ou de banho, é preferível dar preferência ao cedro. Uma atenção especial deve ser dada aos parâmetros de umidade - não deve exceder 10-14% para o revestimento interno das instalações e 18% para o exterior. A madeira úmida pode ser distinguida por seu cheiro; ela tem um cheiro pungente de madeira. Alguns vendedores afirmam que 20% de umidade é suficiente para a operação de madeira serrada, e isso realmente está de acordo com os GOSTs.Mas, como mostra a prática, o uso de peças de trabalho com um teor de umidade superior a 18% sempre aumenta a probabilidade de decomposição após um curto período de tempo. O percentual de umidade está necessariamente indicado no manual de instruções da placa, se não houver indicação disso, é motivo para recusa de compra.
Preste atenção especial ao custo dos produtos. Um preço excessivamente subvalorizado indica que o material está fora de estoque ou não foi processado adequadamente. Não pode haver nenhum vazio visível a olho nu nas placas - isso é um sinal de infestação de inseto. Você pode calcular os vazios pelo som, batendo levemente na madeira - o som será monótono. Madeira aplainada de alta qualidade deve excluir completamente a presença de nós, tais peças em bruto devem ser rejeitadas imediatamente. Não deve haver manchas, escurecimento, rachaduras na superfície, a geometria deve ser extremamente correta.
Se você colocar várias tábuas umas sobre as outras, elas devem ficar em uma pilha uniforme, sem lacunas visíveis. Este é um sinal revelador de que o material foi cortado reto.
Áreas de uso
O cartão fatiado encontrou ampla aplicação na fabricação e construção. É usado para:
- execução de estruturas de fechamento de madeira;
- revestimento de varandas, terraços, telhados e fachadas;
- acabamento de vigas e imitações de barra para tectos;
- acabamento de casas de campo, chuveiros de verão, gazebos e anexos;
- instalação de piso acabado em instalações residenciais e industriais;
- fabricação de estantes, mesas de cabeceira, bancos e outros tipos de móveis.
As tábuas cortadas são frequentemente utilizadas como materiais adicionais, devido aos quais os elementos estruturais são alinhados. Apesar de o mercado moderno estar repleto de análogos artificiais da madeira, a maioria dos consumidores prefere o material natural. A madeira foi e continua sendo o material mais ecológico e, portanto, seguro.
O comentário foi enviado com sucesso.