Quantas placas de 6 metros de comprimento existem em um cubo?
Ao comprar um dos materiais de construção mais populares - as placas - você não pode passar sem saber quantos deles estão contidos em um metro cúbico. Afinal, as placas são medidas em metros cúbicos, e os vendedores costumam indicar o preço para uma determinada unidade de volume. UMA os cálculos para a construção, por exemplo, quanto material é necessário para o revestimento das paredes, a construção de uma casa de banhos ou o conserto de uma cerca, via de regra, são feitos em pedaços.
No artigo, consideraremos como descobrir rapidamente, usando tabelas cúbicas, quantas peças de tábuas com e sem arestas de diferentes tamanhos com um comprimento padrão de 6 m estão contidas em um metro cúbico e como calcular você mesmo os números necessários para madeira de dimensões não padronizadas ou se não houver mesa disponível.
Quantas placas afiadas existem em 1 cubo?
A tábua afiada é um material de madeira, serrado de todos os lados ao longo das faces e arestas, tem seção transversal retangular e arestas retas e uniformes. Graças ao seu formato, ele se encaixa perfeitamente em pilhas com um número mínimo de espaços. É por isso o número de placas com bordas de um determinado tamanho em um cubo é sempre padrão - por exemplo, as placas 25x150x6000 sempre serão 44 unidades e as placas 50x150x6000 sempre serão 22. Assim, para tábuas afiadas de tamanhos padrões populares, não é possível fazer os mesmos cálculos todas as vezes, mas usar tabelas cúbicas prontas, onde são indicados o volume da tábua e o número de suas unidades por metro cúbico (metro cúbico).
Pelas tabelas, é fácil descobrir que está contida a seguinte quantidade de placas com um comprimento padrão de 6 metros por metro cúbico.
20 mm de espessura (vinte):
- 100 mm de largura - 83 peças;
- 120 mm de largura - 69 peças;
- 150 mm de largura - 55 peças;
- 180 mm de largura - 46 peças;
- largura 200 mm - 41 peças;
- largura 250 mm - 33 peças.
25 milímetros de espessura (vinte e cinco):
- 100 mm de largura - 66 peças;
- 120 mm de largura - 55 peças;
- 150 mm de largura - 44 peças;
- 180 mm de largura - 37 peças;
- 200 mm de largura - 33 peças;
- largura 250 mm - 26 peças.
30 mm de espessura (trinta):
- 100 mm de largura - 55 peças;
- 120 mm de largura - 46 peças;
- 150 mm de largura - 37 peças;
- 180 mm de largura - 30 peças;
- largura 200 mm - 27 peças;
- largura 250 mm - 22 peças.
32 mm de espessura (trinta e dois):
- 100 mm de largura - 25 peças;
- 120 mm de largura - 43 peças;
- 150 mm de largura - 34 peças;
- 180 mm de largura - 28 peças;
- largura 200 mm - 26 peças;
- largura 250 mm - 20 peças.
40 mm de espessura (quarenta):
- com um lado de 100 mm - 41 peças;
- com um lado de 120 mm - 34 peças;
- com um lado de 150 mm - 27 peças;
- com um lado de 180 mm - 23 peças;
- com um lado de 200 mm - 20 peças;
- com um lado de 250 mm - 16 peças.
50 milímetros de espessura (cinquenta):
- com um lado de 100 mm - 33 peças;
- com um lado de 120 mm - 27 peças;
- com um lado de 150 mm - 22 peças;
- com um lado de 180 mm - 18 peças;
- com um lado de 200 mm - 16 peças;
- com um lado de 250 mm - 13 peças.
É importante notar que para tipos de material com ranhuras (forro, fortificação, imitação de uma barra, revestimento de piso), que têm saliências e ranhuras para uma junta mais forte, os cálculos são realizados apenas para a largura de trabalho (visível), excluindo as pontas . Portanto, os mesmos cubos são adequados para eles como para placas com bordas.
Número de placas não cortadas
Uma placa não cortada é um material que foi serrado em duas faces opostas, as bordas permanecem sem corte, retendo a casca (minguante), têm uma forma chanfrada ou arredondada. A parte final é trapezoidal... Portanto, tais peças não podem ser colocadas tão firmemente quanto materiais retangulares, respectivamente, o número de materiais não cortados em um cubo será sempre menor do que o dos materiais cortados.
Mas a principal diferença das tábuas afiadas é que seu comprimento e espessura são padronizados, e a largura é individual e depende de qual parte da árvore a parte foi cortada, qual era o diâmetro original do tronco. É por isso os materiais não cortados variam muito em largura. Conseqüentemente, o volume de cada placa no lote é um pouco diferente. Ou seja, o número de unidades por metro cúbico depende desse indicador. Portanto, é mais difícil calcular o número de materiais não cortados em um cubo do que os cortados.
Para descobrir quantas peças de tábuas não cortadas estão contidas em um cubo, eles geralmente calculam o volume médio da tábua do tamanho necessário e, com base neste indicador, cálculos adicionais são feitos. Para que o resultado seja o mais preciso possível, é melhor realizar seus cálculos para cada lote de material. As tabelas cúbicas típicas no caso de uma placa não cortada fornecem um resultado menos preciso. Portanto, eles raramente são compostos.
No entanto, você pode fornecer dados aproximados para os tamanhos mais populares de placas de seis metros. Em um cubo, haverá o seguinte número:
- 25 mm de espessura - 34 (o volume médio de uma parte é 0,029 m3);
- 40 mm de espessura - 20 (o volume médio de uma parte é 0,050 m3);
- 45 mm de espessura - 14 (o volume médio de uma peça é 0,071 m3).
Como calcular?
Os cubos não estão disponíveis para todos os tamanhos de placas com ou sem borda. Portanto, é importante ser capaz de fazer todos os cálculos sozinho. Para descobrir quantas unidades de placas afiadas com as dimensões exigidas estão contidas em um metro cúbico, você precisa fazer cálculos.
- Calcule o volume de uma peça usando a fórmula comprimento * largura * altura. E você também pode usar a tabela GOST 5306-83, que mostra o volume para os principais tamanhos padrão de madeira serrada.
- O cálculo é realizado de acordo com a fórmula 1 m3 / V, onde V é o volume de uma prancha. Os cálculos são feitos em unidades uniformes - metros, e é importante não se esquecer de traduzir todas as dimensões para eles.
- O restante da divisão é descartado, o valor inteiro resultante é o número de peças por metro cúbico.
Por exemplo, para calcular quantas placas afiadas 25 × 150 × 6000 estão em um metro cúbico:
- calcular o volume de uma parte - 0,025 × 0,15 × 6 = 0,0225 m3;
- substitua o valor na fórmula 1 m3 / V - 1 / 0,0225 = 44,444;
- descartando o restante, obtemos que há 44 placas no cubo com dimensões de 25 × 150 × 6000.
Da mesma forma, você pode calcular o número em um cubo de não apenas uma tábua com borda de 6 metros, mas também qualquer madeira com seção retangular ou quadrada e até mesmo bordas - madeira, barras, forro, tábuas afiadas, polidas ou perfiladas de qualquer tamanho (2, 3, 4 metros e outros).
Contar o número de placas não cortadas em um cubo é uma tarefa mais difícil, pois sua característica é uma grande extensão de largura, devido ao qual possuem um volume diferente. Se você simplesmente substituir o volume de uma placa aleatória de um lote na fórmula 1 m3 / V, o resultado será muito impreciso. Portanto, antes de fazer os cálculos, você precisa calcular o volume médio aritmético do tabuleiro na festa. De acordo com GOST, pode ser definido de três maneiras.
O primeiro é peça por peça. O cálculo é realizado em várias etapas.
- As dimensões de cada placa são medidas sem levar em consideração a casca (os dados de medição são arredondados para 10 e valores de até 5 mm não são considerados).
- A largura é medida para cada uma das duas camadas no centro e, em seguida, a média aritmética da largura é calculada. Além disso, se o teor de umidade do material for superior a 20%, a GOST recomenda fazer ajustes para redução da largura. Para fazer isso, você precisa multiplicar a largura média de uma parte das espécies de coníferas por um fator de 0,96, das decíduas - por um fator de 0,95.
- O volume de cada parte é calculado usando a fórmula comprimento * largura média * altura.
- Calcule o volume médio aritmético da placa no lote.
Este é o método mais preciso, mas também o mais demorado. É usado para pequenos lotes de material.
A segunda maneira é seletiva. É semelhante à peça, apenas as dimensões não são medidas para todas as pranchas, mas seletivamente de um determinado número do lote. A quantidade de material a ser retirada para a amostra é determinada de acordo com GOST 13-24-86. Por exemplo, para um lote onde todos os materiais são do mesmo comprimento, a amostra deve ser de pelo menos 3% e pelo menos 60 unidades.
O terceiro método é em lote.
- Meça as dimensões da embalagem (pacote), que contém um lote de um determinado número de placas.
- Calcule o volume da embalagem pela fórmula comprimento * largura * altura.
- Para cálculos precisos, é imprescindível levar em consideração que, devido às bordas chanfradas, as placas não podem ser colocadas de forma justa e existem lacunas entre elas. Para recalcular o volume medido (dobrado) do pacote no volume de um cubo denso, você precisa aplicar os fatores de correção fornecidos em GOST 13-24-86.
- Para descobrir o volume de uma placa, você precisa dividir o volume resultante pelo número de placas no lote.
Após o volume ser determinado pelo método da peça, amostra ou lote, ele é substituído na fórmula 1 m3 / V e o número de unidades de material em 1 m3 é calculado.
Por exemplo, se o volume médio da placa for 0,029 kg / m3, então, substituindo sua fórmula, teremos 34,483. Descartamos o restante e descobrimos que existem 34 dessas placas em um metro cúbico.
O comentário foi enviado com sucesso.