Quantas peças de placas não cortadas existem em 1 cubo?
O cálculo do número de peças de tábuas não cortadas em um metro cúbico de madeira é necessário para o cálculo dos custos e da quantidade de materiais de construção para acabamento e reconstrução de um edifício. O número de peças de madeira não cortada também será necessário para selecionar a largura de corte final das mesmas placas.
O que afeta o volume?
Antes de iniciar o cálculo, preste atenção aos seguintes fatores.
- Umidade da madeira - em comparação com ele, o seco é ligeiramente comprimido devido ao afastamento de parte significativa da água do volume. Um exemplo do dia-a-dia é o inchaço das portas e janelas de madeira de um balneário: o caixilho, que abriu ontem à vontade, hoje depois de usar a banheira (devido à alta umidade) gruda e se move com dificuldade.
- Diâmetro dos troncos a serem cortados: com flutuações significativas neste valor, uma tábua não cortada durante o corte lateral resultará em uma quantidade significativa de desperdício.
O peso de um metro cúbico de tábua não cortada é um fator secundário mais importante para a empresa fornecedora do que para o consumidor: uma grande tonelagem exigirá mais máquinas e custos mais elevados com o combustível. O peso depende do tipo de madeira, do teor de umidade das peças secas, do tamanho da placa.
A madeira seca em excesso pode rachar - é recomendável vender o material de madeira no máximo um ano a partir do dia em que as árvores foram cortadas.
Quantas placas não cortadas diferentes existem em um cubo?
Antes da contagem real, o tabuleiro sem bordas não deve ser empilhado aleatoriamente. Mesmo quando as peças de trabalho ficam planas nas laterais e não são paralelas umas às outras - elas não são adjacentes, mas podem ser localizadas perpendicularmente, as lacunas de ar na pilha são minimizadas. A taxa de limitação de espaço aéreo em uma placa sem bordas não deve exceder 9%. Se ultrapassasse esse nível, os espaços em branco não eram muito semelhantes. Tendo encontrado essa discrepância, o gerente ou o gerente do armazém instruirá os carregadores a verificarem a pilha. Isso removerá os espaços em branco que diferem do limite de tolerância de tamanho. A questão é que os clientes pagam pela madeira, não pelo ar.
Tendo uma quantidade limitada de espaço dado para a pilha - por exemplo, as mesmas placas de 1 m3 e 6 metros não devem diferir em largura média. Por exemplo, é impossível colocar cópias de 4 e 6 m de comprimento em uma pilha de espaços em branco - bem como 20-30 e 40-50 cm de largura, bem como 2,5 e 3 cm de espessura. Este último é retirado do tabela de denominações disponível no catálogo do armazém ou uma base de registro onde o material não cortado é comprado.
Como exemplo - peças não cortadas com dimensões 30x150x6000 e 50x150x6000. Eles são freqüentemente encontrados nos catálogos da maioria dos pátios madeireiros. Um cálculo simples usando uma fórmula simplificada, sem ter que medir novamente cada peça em uma pilha, tem a seguinte aparência:
- é lógico supor que a tolerância de largura é 145-155 mm em ambos os casos. o volume da placa é 0,027 e 0,045 m3, respectivamente;
- o número de espaços em branco inteiros por cubo - 22 e 37 peças inteiras;
- colocando-os em pilhas - por metro cúbico - obtemos, levando em consideração o espaço aéreo não coberto pela madeira, 20 e 33 pcs. no pior caso (levando em consideração as correções de 9% para o ar).
Aqui é recomendado compactar seu arranjo em 21 e 34 placas - esta é a tarefa para carregadores (ou uma empilhadeira) trabalhando neste armazém de toras.
Como calcular a capacidade cúbica?
Antes de começar a contar, saiba o seguinte:
- ao serrar um tronco em tiras de tábuas não cortadas, de acordo com as estatísticas, até um quinto da madeira é usado para serragem e aparar;
- a compra é realizada levando-se em consideração esses 20%;
- recebendo um metro cúbico de tábua afiada, a quantidade de tábua não afiada é trazida para 1,2 m3 por volume.
Os seguintes GOSTs são levados em consideração:
- 13-24-86 - regulamenta os métodos de cálculo do volume da tira de madeira não cortada;
- 65-64-84 - medições de madeira serrada (e outras características de seu equilíbrio na produção).
Tábua não cortada é um elemento obtido serrando madeira de um tronco recém-cortado em duas das três dimensões. Essas duas dimensões são camada (corte em comprimento) e seção (em espessura). Nesse caso, a largura permanece arbitrária.
A espessura é calculada pela barra de acordo com os padrões do GOST acima mencionado. Para medições com um paquímetro, o 166º GOST se aplica, para medições com uma régua - 427º. As medições de espessura são realizadas a não mais de 15 cm do corte transversal. O comprimento é calculado com uma precisão de um centímetro - usando fitas métricas extralongas (a partir de 6 m) ou usando grampos e um telêmetro a laser de alta precisão.
Para medir a largura das tábuas não cortadas, em cada uma delas, são consideradas preliminarmente as maiores e menores larguras naturais, cujos valores foram formados no momento em que a árvore foi cortada (e seu tronco foi retirado dos galhos ) Adicione os dois valores e divida a soma resultante pela metade (obtenha a média aritmética).
Se as faces laterais se afastaram visivelmente do paralelo (a árvore cresceu torta), a mesma distância na camada é usada sem levar em conta o declínio.
Apesar da aparente simplicidade, de acordo com GOST 13-24-26, uma amostra do número de peças de papelão afiado por metro cúbico é usada, levando em consideração o conteúdo de umidade e o tipo de madeira sendo processada. Para tanto, são adotados fatores de correção iguais a 0,96 para coníferas e 0,95 para espécies decíduas. O teor de umidade da madeira é de pelo menos 20% (por peso da árvore). Madeira completamente seca, a quantidade de umidade na qual não excede 1/5 em peso, não leva em consideração essas alterações. O número aproximado de espaços em branco não recortados por metro cúbico pode ser calculado sem medições exatas de cada um deles (o que levaria muito tempo).
Por exemplo, tendo as dimensões de uma pilha de 2 * 2 * 3 m, na qual existe um painel de pinho, seco a 12%, com uma espessura de 2,5 cm, o cliente calcula o volume da pilha igual a 7,92 m3. Com um spread na largura da prancha de 10-15 cm, obtemos um número total (aproximado) de blanks igual a 844 pranchas não cortadas. O número de produtos por metro cúbico é aproximadamente igual a 106 peças. Os números resultantes são arredondados para a unidade mais próxima - para baixo. O valor variável da largura não deve diferir em mais de 10 cm. Isso não significa que nas extremidades a largura da peça não cortada divirja, por exemplo, de 20 a 35 cm.
Para o efeito, tendo em conta as características estruturais de uma árvore real viva, demasiado alta, por exemplo, os pinheiros que atingiram 12 m, são serrados longitudinalmente ao meio. O tronco é medido e cortado em dois blocos de 6 metros: posteriormente, o carregador pode carregar mais rápido (e a serraria é mais fácil de processar) seções mais curtas dos troncos. Uma variante é possível quando 12 m do mesmo pinho são serrados em 3 seções de 4 metros. É mais difícil cortar um pinheiro coberto de vegetação de 24 metros - ele é dividido em segmentos semelhantes e então serrados no sentido do comprimento. Isso é necessário para que o processo de fabricação de placas não cortadas se encaixe nas mesmas tolerâncias de larguras variáveis de placas não cortadas formadas durante o processamento da madeira.
Troncos que receberam diferenças significativas de diâmetro - mais de 10 cm a cada 4 ou 6 m, são rejeitados e usados para a fabricação de outros blanks que não uma placa, por exemplo, cubos, paus ou paralelepípedos. Ou vão para a trituradora - digamos, para fazer lascas de pinheiro. Aspen, que tem uma diferença significativa na largura específica dos fragmentos do tronco, é transportada, por exemplo, para uma fábrica de fósforos.
Conclusão
Determinar o número de pranchas em um metro cúbico de madeira não cortada é uma tarefa que o próprio cliente pode resolver. O gerente da empresa verificará e, se necessário, corrigirá esses valores para uma execução rápida do pedido.
Para obter informações sobre como calcular a capacidade cúbica de uma pilha de placas não cortadas, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.