Tudo sobre a lixa
Atualmente, uma grande quantidade de madeira serrada é usada em vários canteiros de obras. Existem muitas variedades dessas estruturas de madeira, sendo a opção mais popular as pranchas lixadas. Eles são frequentemente usados para decoração de interiores e exteriores de instalações. Hoje vamos falar sobre as características mais significativas desses materiais de madeira e de quais espécies eles podem ser feitos.
Peculiaridades
As tábuas lixadas passam por um processamento completo obrigatório em equipamentos especiais. Essa madeira pode ser afiada e aplainada. A primeira opção também é dividida em dois tipos de hotéis: modelos com uma redução acentuada e contundente. Na primeira amostra, uma das arestas é a parte lateral de uma tora maciça. A segunda borda ficará completamente plana.
No segundo tipo, uma das bordas não é o lado serrado de uma tora inteira, a segunda também será plana. Essas variedades raramente são utilizadas para organizar a decoração de interiores, uma vez que só são lixadas parcialmente e outros tipos de tratamentos. Às vezes, um tipo especial de corte limpo é distinguido. Para esses produtos de madeira, todos os lados serão cortados e processados uniformemente. São estas placas as mais utilizadas para o fabrico de estruturas de móveis, bem como para a formação de decoração de interiores de instalações.
A madeira aplainada é feita de forma que uma superfície lisa e lixada seja o mais lisa e completamente seca possível. Se compararmos essas pranchas com a versão anterior, nota-se que têm um aspecto muito mais estético. As variedades aplainadas são perfeitas para a criação de vários detalhes decorativos, bem como para a produção de móveis.
Uma tábua lixada a seco deve passar por um tratamento adicional com impregnações protetoras especiais, que evitam a formação de apodrecimento e mofo. Além disso, esses compostos protegerão a madeira de roedores e insetos nocivos.
Materiais (editar)
As tábuas lixadas podem ser feitas de uma grande variedade de tipos de madeira, mas as mais comuns são as opções feitas a partir dos seguintes tipos.
- Larch. Essa madeira tem um alto nível de resistência, de modo que as estruturas feitas com ela podem durar o máximo possível. Além disso, esta raça tem um índice de dureza aumentado e pode facilmente suportar cargas bastante pesadas. Esta espécie emite uma grande quantidade de substâncias resinosas, que permitem proteger o larício de insetos, roedores, bem como de todo o tipo de danos mecânicos. Esta raça é fácil de secar e manusear, praticamente sem irregularidades e até mesmo com os menores nós em sua superfície. Mas, ao mesmo tempo, deve-se lembrar que as placas lixadas feitas dessa madeira têm um custo bastante elevado. Estas madeiras distinguem-se por um belo aspecto especial, cores claras e agradáveis e uma estrutura suave, portanto, são frequentemente estas tábuas que são utilizadas para criar peças de mobiliário ou para decorar a decoração de interiores de quartos.
- Carvalho. Esta raça pode se orgulhar de máxima resistência a vários danos mecânicos e cargas pesadas. Os materiais de carvalho são bastante fortes, duráveis e confiáveis. Essa árvore pode ser facilmente seca em um equipamento de câmara especial. Produtos de carvalho podem facilmente tolerar umidade excessiva.Mesmo depois de muito tempo, será quase impossível ver riscos, rachaduras e deformações nas placas de carvalho.
- Pinho. Essa madeira é forte, durável e resistente e, ao mesmo tempo, tem um preço relativamente baixo. As variedades de pinheiros podem ter uma variedade de cores naturais interessantes. Eles se distinguem por uma estrutura natural incomum, razão pela qual são freqüentemente usados na criação de designs decorativos. O pinho se presta facilmente até mesmo ao processamento mais profundo e completo, não requer grandes custos.
Deve-se notar que as placas de pinho ajudarão a fornecer um bom isolamento acústico e térmico dentro da sala.
- Bétula. As placas de bétula lixadas suportam facilmente cargas de peso, alta umidade, choque, danos mecânicos e, ao mesmo tempo, são a opção mais econômica. O Birch se presta bem à secagem em câmara e processamento em equipamentos especiais. Esta espécie de madeira pode orgulhar-se de uma cor uniforme e bonita, sendo este o material mais frequentemente utilizado para criar vários itens decorativos.
- Aspen. Esta raça tem uma densidade bastante alta, mas em comparação com outros tipos, ainda é muito menos forte e durável. Além disso, os produtos aspen não apresentam boa resistência a choques mecânicos e alta umidade. Eles absorvem água, incham, após o que fortes deformações aparecem na superfície. Mas os espaços em branco de tal árvore podem ser facilmente cortados, secos em uma câmara e processados.
- Bordo. Esta raça é considerada forte e resistente a cargas mecânicas e de choque, bem como à alta umidade. O bordo tem um belo aspecto e uma cor clara e agradável, por isso é mais utilizado para criar decoração, decoração de interiores e para a confecção de móveis.
- Cedro. As pranchas feitas com esta madeira rara são de valor considerável. Essa madeira apresenta excelente resistência a choques e tensões mecânicas, à umidade excessiva, embora o índice de resistência do cedro seja relativamente baixo, de modo que essas placas raramente são utilizadas na construção de estruturas de edifícios duráveis.
- Spruce. Esta espécie de árvore conífera é particularmente durável. Os produtos feitos com eles podem servir por muitos anos sem avarias. O abeto emite grande quantidade de resina, protege a madeira das influências externas adversas. As pranchas de abeto têm textura macia e bela cor natural, enquanto em comparação com outros tipos de madeira de cedro, têm um custo bastante baixo.
- Abeto. Para a fabricação de placas de construção, raramente se utiliza o abeto, pois não apresenta resistência e durabilidade suficientes. Mas, ao mesmo tempo, os produtos desta raça se distinguem por um belo design externo. Na maioria das vezes, a madeira colada é feita dessa madeira para aumentar significativamente sua resistência.
Além disso, as placas lixadas podem ser classificadas em várias categorias diferentes, dependendo do tipo de madeira da qual são feitas. Amostras de 1ª e 2ª qualidade passam pelo mais profundo e completo processamento, secagem e impregnação. São considerados uma excelente opção para trabalhos de acabamento. Os produtos afiados de 3, 4, 5 graus são mais frequentemente adquiridos para a construção de chalés econômicos de verão, uma vez que mesmo na forma processada não podem se orgulhar de um alto nível de qualidade, pode haver muitas falhas em sua superfície.
Dimensões (editar)
Hoje, são produzidos diversos tipos de placas lixadas, dependendo do tamanho. Os modelos mais comuns são com dimensões 200x20x3000, 20x100x3000, 100x20x3000, 150x20x3000, 50x200x6000. Estas amostras podem ser utilizadas tanto para decoração interior como exterior de instalações.
Também existem modelos com outros tamanhos fora do padrão.As dimensões devem ser levadas em consideração antes de comprar tal madeira.
Formulários
As placas lixadas são amplamente utilizadas em várias áreas da construção. Freqüentemente, eles são comprados para decorar revestimentos de pisos. Esse material deve ser processado o mais profundamente possível durante o processo de produção. Esta madeira serrada deve ser feita de base de madeira Classe I. Via de regra, as opções de coníferas são escolhidas.
Além do mais, modelos feitos com os tipos de madeira mais duráveis são usados para criar revestimentos de parede duráveis. As paredes feitas de madeira serrada tratada têm excelentes parâmetros de isolamento térmico e acústico. Eles serão capazes de durar o maior tempo possível.
As tábuas lixadas podem ser utilizadas na construção de várias estruturas de edifícios, incluindo edifícios residenciais, bem como na criação de pequenas dependências em chalés de verão, escadas, cercas, bases de telhados. Os painéis feitos de tipos de madeira mais decorativos (álamo, bordo, bétula) são usados principalmente para a fabricação de móveis de design e produtos decorativos para interiores. Às vezes com a ajuda deles decoram o interior dos quartos, fazem pequenas divisórias.
Tábuas lixadas também são uma boa opção para fazer móveis de jardim, gazebos. Mas, ao mesmo tempo, é necessário usar apenas os produtos de madeira que, durante a fabricação, passaram pelo mais cuidadoso processamento e impregnação com compostos protetores, pois a madeira serrada colocada ao ar livre pode quebrar rapidamente ou simplesmente perder seu aspecto atraente. Às vezes, terraços inteiros são construídos a partir deles.
Modelos feitos de madeira de primeira qualidade podem ser usados para criar estruturas confiáveis de portas e janelas. Na formação de contêineres e estruturas provisórias de utilidades leves, tais placas raramente são adquiridas, pois para isso é melhor comprar opções comuns sem cobertura, que têm um custo muito menor.
O comentário foi enviado com sucesso.