Descrição da laje e seu uso

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como é feito um croaker?
  3. Visão geral da espécie
  4. Áreas de uso
  5. Reciclagem e descarte

Ao serrar toras, como regra, corvina... Na verdade, é uma placa com um lado convexo. Este tipo de madeira é um dos mais baratos... No entanto, apesar disso, tem uma aplicação bastante ampla em vários setores. Existem diferentes tipos dessa madeira serrada que podem ser usados ​​na construção, na fabricação de móveis, para aparas de madeira, como combustível e assim por diante.

O que é isso?

As toras são serradas de forma que, quando as bordas são removidas, uma laje é formada. Geralmente tem um lado plano de um lado, como uma tábua normal, mas o outro lado pode ser irregular ou até descascado. No decorrer do processo de processamento da madeira, muitos resíduos são obtidos, que às vezes inclui a corvina. Na verdade, essa madeira pode ser usada com grande benefício.

Claro, na maioria das vezes, a placa é usada como material de aquecimento. No entanto, é mais valioso e adequado para processamento, a fim de criar coisas e materiais úteis a partir dele.

A madeira serrada tem uma aparência diferente, com base no tipo de processamento e na qualidade das matérias-primas originais. O custo varia muito dependendo do tipo.

Por exemplo, a opção mais barata são as pranchas com o lado externo em forma de semicírculo com casca.

Esse material é frequentemente chamado "atrasado", e pode ser encontrado na serraria sem classificação, barato e em quantidades significativas. É claro que, em grandes empresas, as placas são embaladas em comprimento e espessura, o que aumenta um pouco seu preço. Os tipos mais caros são painéis de parede e casa de bloco. Eles são obtidos como resultado de um processamento cuidadoso, de acordo com determinados requisitos. Vale ressaltar que esses tipos de madeira são dotados de ranhuras e buchas para facilitar a coleta.

O croaker é especialmente bom onde você pode economizar dinheiro com segurança. Por exemplo, durante a construção, você pode fazer um telhado ou paredes de salas de serviço a partir dele.

Além disso, este material é adequado para revestimento e até criação de móveis. Além disso, essas placas podem ter uma aparência atraente e, ao mesmo tempo, não ser inferiores em qualidade e resistência às normais. A proporção de madeira total mostra como o volume de madeira está relacionado ao volume de materiais de madeira triturados obtidos a partir dela. Para a laje, o valor médio desse coeficiente é de 0,43-0,48.

Como é feito um croaker?

As placas de laje são obtidas quando, no processamento de uma tora, uma camada de certa espessura é cortada de sua lateral. Nesses trabalhos, apenas a espessura do material obtido é importante, e as placas resultantes com uma face convexa são desperdiçadas. No entanto, o complexo processo de serragem pode ser mais lucrativo usando tudo, inclusive as sobras. Claro, para usar o obapol, você deve pré-processá-lo.

Na maioria das vezes, os troncos das árvores são serrados em máquinas especiais, que possuem 4 lâminas de serra cada.

O controle de software permite que você configure a unidade para que ela corte simultaneamente uma tora de todos os lados. Neste caso, você pode definir os valores necessários de espessura e comprimento para os quais deseja cortar.

Se a plaina puder cortar simultaneamente uma tora apenas de dois lados opostos, então tudo será um pouco mais complicado aqui, pois após o processamento será necessário girar a peça de trabalho ao longo do eixo para continuar separando a laje. As máquinas de serrar estão à venda não apenas para oficinas industriais, mas também para residências.

O mais barato é a placa com a menor espessura e largura, porque tais placas não podem ser processadas em uma serraria. Para opções mais maciças, uma composição anti-séptica é aplicada na casca para que a madeira não se deteriore e, em seguida, corte nas peças necessárias.

Pedaços texturizados e intocados de obapol podem ser esculpidos no forro. É importante aqui que seja inicialmente de alta qualidade.

Você também pode obter uma casa de bloco dessas placas. Neste caso, é necessário garantir que não mais do que 3-4 ramos grandes estejam localizados em um metro quadrado de madeira. Também importante é a capacidade de fazer ranhuras e pinos de conexão. Neste caso, o obapol pode se transformar em uma casa de toras de madeira completa, apenas mais barato e mais fácil. Além disso, a partir disso, suas propriedades, tanto mecânicas quanto físicas, não ficarão piores.

Visão geral da espécie

A laje serrada difere de várias maneiras, incluindo tamanho, forma, tipo de madeira e condição. O tamanho real deve ser medido com a casca incluída. Este parâmetro é usado ao calcular o tamanho do lote.

Se a placa for planejada para ser usada para fins específicos, o tamanho da madeira deve ser considerado sem levar em conta a casca.

Nesse caso, você pode tirar a média de todas as placas ou o mínimo que corresponde à menor. A forma das sobras, via de regra, corresponde à forma da tora, fazendo parte dela. É por isso que a corvina é bastante diversa.

Muitas vezes, é dividido nos seguintes tipos:

  • suave;
  • com extensão;
  • desigual.

As placas de laje lisas têm a mesma largura e espessura. É importante saber que as tolerâncias para esta categoria são definidas de forma independente pelos fabricantes ou vendedores.

No tipo expansível, largura com espessura pode mudar suavemente de borda fina para borda espessa. Nesse caso, você deve medir os valores do lado fino da placa.

O tipo de laje irregular inclui todas as placas, cujo comprimento varia de forma não linear. Ele também contém todo o material que não é adequado para os dois primeiros tipos.

Dependendo da madeira da qual é feita, a laje pode diferir em resistência ao dobrar e apertar, resistência ao apodrecimento e outros danos, resistência à alta umidade. Além disso, a cor da madeira e sua textura podem variar. Normalmente, os resíduos em serrarias são classificados de acordo com as árvores de onde vieram ou, pelo menos, indicam a porcentagem de espécies de madeira usadas.

Dependendo desse indicador, fica claro o que pode ser feito de uma laje. Por exemplo, bétula, pinho, abeto, álamo são adequados como material de construção auxiliar. O tipo de carvalho, assim como o tipo de lariço, é considerado mais valioso. Eles podem ser usados ​​para vários trabalhos de acabamento.

Os principais tipos, em que se subdivide o obapol, são madeira e comércio. Com base no tipo ao qual ele pertence, você pode determinar claramente para onde esse material irá.

Woody

Este tipo difere em espessura até 3,5 centímetros. Essa placa cortada só é adequada para lenha. Também é processado em cavacos de combustível, celulose, placas, carvão com uma fração fina. Na produção de móveis como um todo, esse tipo de laje não é utilizado. No entanto, ele pode ser usado para fazer componentes, bem como placas de fibras de madeira e aparas.

A placa de madeira é um material muito rentável para a produção de aparas de madeira. Afinal, dele se obtêm aparas da mesma qualidade que da madeira comercial.

Isso é muito benéfico para as indústrias que lidam com o processamento de madeira - o custo dessas sobras é 4 vezes menor do que uma placa comercial. Certos tipos de madeira, por exemplo, tília, pinho, bétula, amieiro, são especialmente valorizados como combustível tanto para casas particulares como para caldeiras.

O negócio

Este tipo é uma laje com superfícies tratadas. Na maioria das vezes, o comprimento das tábuas é de 2 metros, e a largura varia de 0,8 a 1 metro, mas pode ser diferente dependendo do diâmetro da árvore. Neste caso, a espessura começa a partir de 3,5 cm e mais.

A utilização de resíduos comerciais é muito ampla, indo desde a construção de cofragens e outros produtos brutos, terminando em parquetes, vedações, materiais para telhados.

Pedaços ou pedaços queimados podem ser usados ​​para criar peças simples de móveis e vários utensílios de madeira. Também este tipo é excelente como material de revestimento para vários edifícios... O uso competente e racional de tal laje pode reduzir significativamente os custos de reparos e construção sem perda de qualidade.

Áreas de uso

A casa de bloco é muito utilizada no interior.... Por um lado, essa opção se parece com um tabuleiro normal e, por outro, como uma casa de toras bem cuidada. Existe uma ranhura no perfil de um lado e uma ranhura macho e fêmea do outro para uma montagem rápida. Como resultado, você pode obter uma bela alvenaria de toras. Na maioria das vezes, uma casa de bloco é feita de madeira de coníferas ou decíduas.

Na maioria das vezes, a casa de blocos de tília é usada dentro de casa, devido ao seu calor e maciez.

Para o acabamento das partes externas das edificações, é preferível utilizar forro de abeto. Esta opção também é adequada para uma variedade de estruturas e como um elemento de decoração na paisagem ou cercas.

A cofragem, o aperto do telhado e outras estruturas de construção são mais frequentemente feitas de obapol... Este tipo de placa é freqüentemente usado na indústria de mineração para fortalecer o trabalho em minas ou montanhas. As melhores fortificações são obtidas de cedro, larício, abetos, pinheiros e abetos. Além disso, o material deve estar livre de nós podres.

A madeira residual é benéfica para uso em cercas e cercas em casas particulares.

Para obter uma boa vedação, basta instalar apoios, preenchê-los nas ripas entre eles e montar as placas de laje com ou sem casca verticalmente sobre elas.

Para aumentar a vida útil do material, ele pode ser impregnado com um anti-séptico e, a seguir, coberto com uma camada de verniz ou mancha.

Para determinar os limites de um terreno com plantas individuais, você pode colocar uma cerca baixa de laje. Além disso, pode ser facilmente cavado no solo cobrindo o fundo da placa com uma camada de material de telhado ou feltro de telhado.

Para pequenas construções, a laje pode ser usada como cofragem. Além disso, após esse uso, ainda pode ser usado para aquecer um fogão, lareira ou caldeira. Lajes fazem bem estruturas de suporte de telhado... Ao mesmo tempo, a capacidade de carga é semelhante em propriedades às estruturas pré-fabricadas. Em residências, os resíduos de madeira podem ser usados ​​para fazer paletes... As paletes resultantes são fáceis de usar para armazenar materiais de construção, bem como barris ou latas salgadas.

Se você remover a casca do material, poderá fazer bons móveis rústicos, incluindo bancos, mesas, mesinhas de cabeceira, uma base para uma cama, um balanço.

Para proteger a madeira, pode ser envernizada. A corvina também é indispensável ao revestir dosséis e mandris. Além disso, pode ser utilizado tanto por dentro como por fora. Você também pode fazer um telhado com ele.

Os designers recomendam o uso de uma laje ao criar móveis em estilo loft. Por exemplo, uma mesa de carvalho ou lariço ficará muito impressionante.

É importante que a madeira tenha um perfil uniforme, sem casca e envernizada.

Se houver nós muito grandes, eles podem ser cortados e as irregularidades e lacunas podem ser preenchidas com epóxi e pó fluorescente. O resultado final é uma grande mesa luminosa que vai adornar qualquer sala de jantar ou sala de estar.

Para se aproximar da natureza, você pode usar resíduos de madeira como material de acabamento de paredes e tetos. Além disso, as tábuas descascadas são adequadas para decoração de paredes dentro de banheiras ou sauna.Além disso, escolhendo árvores coníferas, você também pode trazer um agradável aroma de resina para o ambiente.

Vários artesanatos podem ser feitos de pedaços curtos de laje. Por exemplo, um cabide de parede com ganchos para roupas. Os artesãos usam espécies valiosas de madeira para criar uma variedade de souvenirs.

Reciclagem e descarte

Pode ser problemático para as empresas de processamento de madeira processar e descartar placas. Afinal, além de ocupar espaço, é foco de diversas pragas florestais. Além disso, grandes montanhas de resíduos aumentam o risco de incêndio. Claro, a maneira mais fácil de lidar com resíduos desnecessários é por incineração, mas isso não é razoável do ponto de vista econômico. É mais lucrativo vendê-lo como material de aquecimento.

Também existe uma opção para o processamento de resíduos em chips de alta qualidade, a partir dos quais você pode fazer folhas de OSB, fibra ou aglomerado.

Isso requer equipamento especial. Deve-se ter em mente que existem poucos dispositivos desse tipo no mercado interno, mas em muitas regiões de produção eles se dedicam à criação de máquinas caseiras para a fabricação de aparas de madeira. Nesse processo, o mais difícil é retirar a casca de forma rápida e eficiente para que os cavacos fiquem o mais limpos possível.

A produtividade das fábricas de processamento de madeira também pode ser aumentada com a fabricação de briquetes e pellets para a fornalha. No entanto, aqui também é importante que o conteúdo da casca seja o mais baixo possível. Isso se deve ao fato de que uma grande quantidade de areia e outras partículas não combustíveis se acumulam na fibra. Portanto, no beneficiamento de placas, um ponto importante é a presença de equipamentos de descasque.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário