Tudo sobre placas afiadas

Contente
  1. O que é isso?
  2. Normas e padrões
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Como escolher?
  6. Formulários

Vários materiais de construção de madeira são freqüentemente usados ​​na construção. Tábua afiada tem grande demanda. Pode ser feito de uma grande variedade de espécies de madeira. Essas placas permitem que você construa estruturas fortes, confiáveis ​​e duráveis. Hoje vamos falar sobre quais recursos esses produtos têm e quais são os tipos deles.

O que é isso?

A tábua afiada parece madeira normal. Além disso, não apresenta minguante, ou seja, não há casca nas bordas dos produtos. Pelo padrão estabelecido, um pequeno declínio ainda é aceitável. Este material de construção deve ter o formato transversal correto, semelhante a um retângulo.

Todas as arestas nas laterais são aparadas. Acontece que não apenas as partes inferior e superior são processadas, mas também as laterais. As principais características das tábuas afiadas são a umidade, o tipo e o tipo da madeira mais utilizada.

Antes de processar essa madeira, valores dimensionais específicos devem ser definidos. Na maioria das vezes, uma placa afiada é usada na fabricação de várias estruturas de móveis, para a decoração externa e interna de instalações, a construção de cercas e armações.

Uma tábua afiada é feita ao serrar uma tora sólida de vários lados ao mesmo tempo. Os espaços em branco resultantes devem ser secos até um determinado nível de umidade. Esta madeira tem uma longa vida útil.

Esses materiais de construção são fáceis de montar, transportar e armazenar. Esses produtos sempre podem ser encontrados em grandes quantidades e a um preço acessível, pois são muito procurados.

Normas e padrões

Uma placa com bordas de alta qualidade deve estar em total conformidade com todos os padrões estaduais estabelecidos. Informações básicas podem ser encontradas em GOST 8486-86. Lá, incluindo os tamanhos permitidos, são indicados.

GOST 18288-87 também deve ser destacado, que contém uma lista de termos técnicos usados ​​na indústria de serraria, bem como definições específicas de madeira serrada. GOST 24454-80 determina a proporção de defeitos e desvios permitidos, dependendo da variedade e tamanhos.

A superfície larga da madeira serrada é chamada nos GOSTs de camada, a parte lateral estreita é a borda e a extremidade é formada por um corte de serra na tora original.

Além disso, as empresas envolvidas no processamento e produção de tábuas cortadas devem obter um certificado de conformidade especial, que atestará a qualidade da madeira serrada.

Visualizações

Hoje, existem muitas variedades de placas com bordas. Cada um deles tem suas próprias marcações. Então, eles podem diferir uns dos outros dependendo do grau de umidade.

Seco

Se o teor de umidade for inferior a 12%, significa que as placas estão secas. Eles são mais leves do que outras variedades. Esses materiais são completamente secos durante o processamento. Na maioria das vezes, é realizado em câmaras de secagem especiais.

A madeira morta não será afetada por vários organismos. Molde e bolor não podem aparecer em sua superfície. As placas secas têm resistência e dureza máximas. E também praticamente não sofrem deformação.

Essa placa seca com um conteúdo mínimo de umidade não escurecerá com o tempo. Os produtos podem ser de dois tipos: aplainados e não aplainados.No primeiro caso, a tora é primeiro cortada, enquanto se faz uma simples tábua com bordas. Em seguida, as matérias-primas de alta qualidade são selecionadas para processamento futuro. Para isso, a casca é retirada e ajustada no tamanho desejado.

Depois disso, é realizada a secagem completa e o aplainamento de todas as suas bordas de uma só vez. A superfície da madeira deve ser perfeitamente plana e lisa. O tempo de secagem dependerá diretamente do tipo de madeira e do perfil. Geralmente dura de vários dias a 3 semanas.

Como resultado deste processamento, são obtidas placas planas do mesmo tamanho. Este tipo de madeira serrada é considerada de altíssima qualidade, é caracterizada pela ausência de encolhimento, vários defeitos.

A variedade não aplainada geralmente é feita de variedades de madeira de baixo custo. As espécies mais comumente usadas são as coníferas, incluindo abetos e pinheiros. Esses materiais são mais baratos do que a versão anterior.

No processo de beneficiamento, a seção lateral com a casca é removida, mas ao mesmo tempo o resto da superfície é rugosa.

Cru

Essas placas passam apenas por secagem natural, não são enviadas para câmaras especiais de secagem. Seu teor de umidade pode flutuar, mas não pode exceder 22%. As variedades crus são maiores do que as variedades secas.

Esta madeira é usada principalmente para trabalhos externos. Quando devidamente processado, não deve haver vestígios de podridão e atividade vital de vários parasitas e insetos, grandes rachaduras e nós em sua superfície.

As variedades crus podem ser usadas na construção de um pedestal ou no assentamento de pisos ásperos. Eles são capazes de resistir a pressões significativas de concreto, os produtos praticamente não se deformam sob esforços mecânicos.

Antisséptico

Estas pranchas afiadas têm um tratamento especial. Uma composição anti-séptica é aplicada à sua superfície. Ele permite que você proteja o material de processos de decomposição, insetos e parasitas. Ao mesmo tempo, a impregnação com antissépticos ocorre exclusivamente em escala de produção de acordo com as normas e padrões estabelecidos.

A madeira anti-séptica tem uma tonalidade avermelhada. Após esse processamento, eles se tornam muito mais resistentes e duráveis. Essas impregnações são usadas apenas em placas secas. Caso contrário, a substância simplesmente não pode saturar a madeira.

Existem vários tipos de anti-sépticos que são usados ​​para o processamento de madeira: à base de óleo, à base de água, à base de solvente orgânico. A primeira opção é considerada a mais preferível, pois possui o mais alto nível de proteção do material.

Materiais (editar)

As tábuas afiadas podem ser feitas de vários tipos de madeira. Vamos considerar cada opção separadamente.

Coníferas

Os modelos feitos de madeira de coníferas são considerados bastante confiáveis ​​e de alta qualidade. Na maioria das vezes, eles são feitos de pinho e abetos. Essas placas são semelhantes em aparência e propriedades básicas.

O pinho tem um núcleo ligeiramente rosado, mas com o tempo vai adquirindo uma cor marrom. Essa madeira tem uma densidade média, é considerada muito durável, resistente ao apodrecimento. Esta base é fácil de manusear e cortar.

O abeto é ligeiramente inferior ao pinho em termos de dureza, resistência e densidade. Distingue-se por fibras bastante longas, de cor branca. Esta raça não tem armas nucleares. Essa madeira para a fabricação de madeira serrada é processada um pouco mais difícil, pois tem um grande número de pequenos nós.

Além do mais, lariço também é freqüentemente usado. Esta raça, quando seca, praticamente não sofre processos de decomposição, resiste aos efeitos negativos da umidade. A base consiste em quase 70% do núcleo.

É a parte central que contém a maior parte das substâncias úteis, que dão à árvore maior resistência e durabilidade.

O abeto também pode ser usado para criar placas com bordas. Esta madeira não tem núcleo. Externamente, é muito semelhante ao abeto. A base possui anéis de crescimento que serão visíveis em todas as fatias.

O abeto tem uma cor bastante escura, tem grandes nós, que se colocam em espirais, podemos ver nós mais pequenos entre eles. Essa madeira tem propriedades físicas e mecânicas reduzidas em comparação com o abeto.

Às vezes, as placas de cedro também são feitas. Esta madeira macia é macia e leve. É fácil de ver e processar. O cedro se distingue por sua maior resistência à decomposição, um bom nível de resistência.

O miolo do cedro tem uma cor amarelo-rosa, emite massas resinosas. A árvore é considerada densa e durável, materiais de construção confiáveis ​​e duráveis ​​são formados a partir dela.

Sólido

Este grupo inclui madeira serrada de bordo. A tábua afiada feita de madeira de bordo é caracterizada pela textura mais atraente em tons de rosa ou amarelo. Os produtos feitos com essa árvore prendem facilmente vários fechos, incluindo pregos.

A base de bordo é bastante pesada e dura. Possui densidade e resistência significativas. A madeira seca é extremamente resistente aos processos de decomposição, umidade e radiação ultravioleta.

Essa árvore se presta bem ao corte e até mesmo ao processamento mais profundo. E também, se necessário, você pode facilmente cobri-lo com tinta, verniz, polonês. Na maioria das vezes, essa placa é usada para criar uma variedade de produtos de móveis.

As cinzas também devem ser incluídas neste grupo. A raça dura pertence à família das oliveiras. A madeira distingue-se pela sua elevada elasticidade e resistência. A estrutura da cinza é brilhante e variada. A madeira praticamente não absorve umidade, mas com muita água pode mudar de volume.

A madeira de freixo durante o tratamento térmico terá uma condutividade térmica média. Ela pode ser adequada para a formação de pisos quentes. Freqüentemente, essas placas são usadas para criar móveis exclusivos.

O carvalho também é uma madeira dura. Possui máxima durabilidade e confiabilidade. E também a base se distingue por um indicador de maior rigidez. Produtos feitos de carvalho podem durar o máximo possível.

Os blanks de carvalho são difíceis de cortar e processar. Eles carregam um peso significativo. Esta árvore tem uma estrutura bonita e interessante. O carvalho do pântano, que está na água há muito tempo, tem propriedades decorativas especiais.

Aspen também pertence a espécies decíduas. É branco com uma leve tonalidade verde ou azul. Esta árvore é caracterizada por classificação direta, maciez e peso relativamente baixo.

Aspen pode permanecer na água por muito tempo e, ao mesmo tempo, não perderá suas propriedades básicas e não inchará. Quando seco, o material não racha. A madeira é fácil de pintar e processar.

Sua superfície é de cor escura.

A faia também deve ser atribuída a raças duras. Tem uma cor creme pálida. A madeira de faia tem um leve brilho natural. Distingue-se pelo seu alto peso, rigidez e considerável densidade.

A faia é particularmente resistente à flexão. Durante o processo de produção, tais placas são frequentemente tratadas com impregnações especiais, o que aumenta significativamente sua durabilidade. Esta base de madeira pode ser perfeita para a fabricação de móveis de luxo, bem como para decoração de interiores.

Caduca

Linden pertence a este grupo. Essa árvore é macia, tem uma densidade média. Os produtos Linden são de peso médio. Sua cor é branca, às vezes com uma leve tonalidade rosada.

Linden tem um brilho claro característico. Possui uma estrutura uniforme e uniforme, praticamente sem grandes veios na superfície. Essa madeira seca o mais rápido possível durante o processo de secagem e se torna muito mais densa.

O álamo também pode ser usado para fazer placas com bordas. Durante o processamento, pode aparecer um leve pêlo na superfície. O material se presta bem à coloração e colagem durante o processo de fabricação.

O choupo não pode se orgulhar de alta resistência e resistência ao desgaste. Além disso, muitas vezes passa por processos de apodrecimento. Mas, ao mesmo tempo, insetos e roedores quase nunca o infectam devido ao excesso de amargor. Uma prancha feita com esta raça tem um custo relativamente baixo.

A madeira manchada tem qualidades decorativas especiais;

O vidoeiro é considerado uma espécie mole, muitas vezes sujeito a processos de decomposição. Para que as placas de bétula durem mais, elas costumam ser tratadas com meios especiais durante a fabricação.

A madeira de bétula é fácil de pintar, é fácil de pintar. Esta base é utilizada principalmente na produção de pequenos objetos decorativos, estatuetas, caixões.

As tábuas de teca podem durar o máximo possível. Eles são altamente resistentes à deterioração e ao mofo. Esta madeira é fácil de processar e secar.

Apresenta encolhimento mínimo.

Dimensões (editar)

As tábuas afiadas feitas de diferentes tipos de madeira podem ser de diferentes tamanhos. Os modelos mais comuns são madeira serrada com valores de 15x150x6000 milímetros. E também existem amostras de 50x150 mm. Os produtos de 50 a 150 são adequados para uma ampla variedade de trabalhos de construção.

O comprimento, que é estabelecido pela norma estadual, pode ser de 2, 3 ou 6 metros. Mas, se necessário, você pode pegar produtos com comprimento de 4 metros. A largura atinge 100, 150, 160 mm. Amostras largas podem atingir 200 milímetros. A espessura é geralmente de 40, 50 mm. Modelos finos também estão disponíveis com espessuras de 25 mm, 32 mm.

Como escolher?

Antes de comprar uma placa com borda de madeira, você deve prestar atenção especial a algumas características importantes. Portanto, certifique-se de olhar para as espécies de madeira com as quais a madeira é feita. Lembre-se, o tipo de madeira afeta não só a aparência do produto, mas também o nível de resistência, qualidade e durabilidade. Afinal, cada variedade individual tem suas propriedades e características próprias.

E você também deve levar em conta para quais propósitos o material será usado. Assim, para a fabricação de estruturas de móveis, deve-se dar preferência ao lariço. Abeto, base de carvalho, pinho podem ser adequados para trabalhos de construção.

É importante inspecionar o material quanto a vários defeitos, incluindo rachaduras, lascas, nós e podridão. Nesse caso, os produtos devem ser divididos em dois tipos principais.

  • Primeira série. Nesse caso, a madeira não terá minguado, outras irregularidades e defeitos em sua superfície. É esta variedade que deve ser utilizada na criação de móveis, artigos de decoração.

  • Segunda série. Na produção dessa madeira, um certo número de nós é permitido, bem como minguado. Essas amostras devem ser usadas durante as obras.

Vale a pena considerar os valores dimensionais das placas. Nesse caso, tudo dependerá das finalidades específicas de uso.

Um lugar importante na hora de escolher é o tipo de madeira em termos de umidade, você pode determinar o nível de umidade pelo peso dos produtos.

Certifique-se de olhar para o corte do material. Pode ser de vários tipos.

  • Tangencial. Nesse caso, a linha de corte não passará pelo núcleo. Via de regra, esses modelos têm baixo custo, têm uma textura rica e bonita, mas ao mesmo tempo são menos duráveis.

  • Radial. A linha de corte passará pela seção central. As placas deste tipo têm uma textura uniforme, são bastante resistentes e duráveis, mas o seu custo é relativamente elevado.

  • Semi-radial. Neste caso, o corte é formado em um ângulo de 45 graus. Amostras semirradiais podem sofrer várias deformações e também não podem se orgulhar de alta resistência.

A aparência dos produtos e sua resistência a diversos fatores ambientais dependerão do tipo de corte. E também a cor da madeira serrada depende do processamento primário.

Formulários

A placa afiada pode ser usada em uma variedade de áreas. Freqüentemente, esse material é usado para criar pisos. Neste caso, é melhor tomar modelos não aplainados apenas para a formação de um piso áspero.

Freqüentemente, uma placa afiada também é adquirida para criar uma estrutura para um telhado, fachada, varandas e terraços. Os produtos de primeira linha são utilizados na fabricação de móveis, revestimentos de paredes, portas, janelas e aberturas, corrimãos de escadas e itens decorativos.

O material recortado também pode ser usado na construção de casas, banheiros, escadas. Neste caso, os produtos podem ser empilhados tanto vertical quanto horizontalmente.

Se você comprar uma placa para decoração de exteriores, deve escolher um material natural que tenha uma bela textura natural. Nesse caso, deve-se dar preferência a bases secas.

Uma prancha seca se adapta bem a vários tratamentos. As paredes com acabamento dessa madeira serrada proporcionam um bom isolamento térmico, além de decorar o interior da sala.

Placas afiadas serão a melhor opção para a produção de divisórias, tetos, assentamentos de fundação. Eles também são adequados para reparos individuais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário