Como uma placa com bordas difere de uma placa sem bordas?
As pranchas incluem material de madeira serrada de maneira uniforme e paralela. Sua espessura é aproximadamente várias vezes menor do que a largura da seção transversal. No entanto, uma placa artificial é um cartão cortado em tiras, prensado a partir de aparas e cola. Eles estão substituindo a madeira natural devido ao seu relativo baixo custo.
O que é isso?
O tronco de uma árvore, do qual os ramos foram removidos exatamente, sem protuberâncias de nós, é cortado (serrado) em tiras. As linhas de corte (serragem) devem ser paralelas entre si. Se tiverem tendência a convergir, então essa placa não é mais considerada completa e, na serraria, eles monitoram cuidadosamente se a espessura das placas serradas é a mesma em todos os lugares. As pranchas são produzidas em uma serraria capaz de processar vários troncos ao mesmo tempo, por exemplo, pinho ou lariço. A espessura ideal é definida na serraria de acordo com os requisitos do cliente. Primeiro, é produzida uma tábua não cortada - tiras de um tronco de árvore serrado, com a mesma espessura. Mas a largura da tábua não cortada é inconsistente devido ao desnível do tronco, não retirada da camada de cortiça, da casca primária e do líber, que formam uma camada comum de casca. A casca é removida com relativa facilidade. Mesmo que seja removida, na maioria das vezes as irregularidades da madeira repetem as irregularidades da superfície da casca. Essa placa ainda é considerada sem bordas.
A tábua afiada é obtida na mesma serraria ou utilizando equipamento adicional: serra recíproca ou circular, serra de vaivém. A ferramenta é escolhida em função da espessura da tábua: uma peça de trabalho de até 2 cm é facilmente adaptável a uma serra sabre e um quebra-cabeças de até 10 cm - usa-se uma esmerilhadeira com discos de corte para madeira ou uma serra elétrica. Para garantir o paralelismo do corte das laterais da futura tábua afiada, guias adicionais são fornecidas na serraria ou outra ferramenta que mantém a uniformidade do curso, um medidor de nível a laser horizontal e vertical e outras ferramentas e dispositivos que garantem a uniformidade do corte. Como resultado, placas com bordas não aplainadas são formadas. A plaina elétrica que passa por eles fornece placas com bordas aplainadas.
O lixamento adicional transforma placas com bordas aplainadas em placas lixadas. E fazer ranhuras, cortar uma parte da madeira - para a formação de espinhos - com o auxílio de máquinas automatizadas, por exemplo, uma fresa em funcionamento, transformam uma tábua aplainada ou polida com arestas em uma ranhurada. Esta última é a madeira mais cara.
As principais diferenças
Existem muitas semelhanças na placa orlada - além da camada principal de madeira, o núcleo também é usado para ambas. A camada central do antigo tronco da árvore tem uma resistência ainda maior do que as camadas de madeira, por isso não é jogada para fora das tábuas resultantes. Mas a diferença entre as placas não cortadas e as bordas é a seguinte.
- Bordas laterais irregulares. A diferença na largura não é crítica - pequenas lacunas na estrutura de suporte são insignificantes para o consumidor. Aqui, a qualidade geral - estabilidade, margem de peso sob cargas estáticas e dinâmicas - não será afetada significativamente.
- Grau - com ou sem casca (cortiça). Tábuas com casca removida (sem casca) são ligeiramente diferentes do custo de produtos em que toda a casca não foi removida à força.
- A faixa de acabamento é mais fácil de armazenar, empilhar e cortar em comprimentos iguais (por exemplo, 6 metros corridos). É mais bem ventilado - é mais fácil colocar espaçadores idênticos nas laterais, por exemplo, a partir de uma mesma tábua não cortada, paletes desmontados (paletes), etc., o que garante uma melhor secagem. Quando dobrado de costas para trás, a placa afiada ocupa menos espaço. O mesmo armazém, hangar, pode acomodar mais metros cúbicos de madeira afiada.
- Menos suscetibilidade a insetos-praga, como lenhadores e algumas espécies de formigas. Essas, por sua vez, preferem se esconder nas dobras e fendas da casca, bem como nas fissuras formadas durante a secagem natural da madeira durante uma longa (um ano ou mais) de secagem. Madeira não cortada é suscetível a deterioração maior e muito mais rápida de insetos, mofo e bolor.
Como resultado, o cliente determinará imediatamente qual benefício no caso será dado pela árvore com bordas.
Qual é a melhor escolha?
A tábua afiada é usada para o acabamento: painéis de parede de madeira natural, janelas e portas de madeira, móveis (em particular, a estrutura de suporte de uma mesa, cadeira, sofá, armário, etc.). Placa com borda aplainada ranhurada é usada para pavimentação. Uma barra (uma tábua com seção quadrada) de tamanhos menores, proporcionais à espessura do material serrado original, é feita de uma tábua com bordas simples. Unedged - um substituto mais barato para a construção de contrapisos e tetos. Em particular, troncos baixos ou vigas são construídos a partir dele - quando a altura do edifício é fortemente limitada e o uso de uma viga quadrada (ou tronco redondo) é difícil, ou um ou outro ficou indisponível, mas é preciso continuar a construção: os prazos para a conclusão das obras até ao início do frio são prementes ...
Pranchas de madeira de grau mais baixo - com tábuas alternadas com bordas e sem bordas, ou apenas tábuas sem bordas - são revestidas em casas de verão e prédios em chalés de verão. A produção de casas de contêiner transportadas, projetadas para um quadrado de 10-20 metros quadrados, se destaca - os produtos não bordados são usados como revestimento do piso, paredes e teto em tal estrutura. Esses edifícios são projetados apenas para uma vida sazonal, o que significa que não precisam de grande isolamento. Madeira de baixa qualidade (com casca) não cortada é usada, por exemplo, para a construção de galpões, gazebos, garagens não capitais, banheiros rurais, chuveiros de verão e banheiras. Madeira espessa (de alguns centímetros) não cortada é usada como o material de construção principal (de suporte de carga) para casas de madeira. A recusa de processamento adicional permite ao fabricante (e clientes) economizar significativamente na aquisição e venda de madeira para construção, para reduzir custos (orçamento inicialmente alocado) para a construção de vários objetos.
Cortar madeira polida do mais alto grau é um elemento de decoração. Envernizar ou pintar uma madeira perfeitamente plana acentuará a beleza e integridade da estrutura ou estrutura. Esta solução é a preferida pelos minimalistas que valorizam a simplicidade e a alta qualidade nas próximas décadas.
O comentário foi enviado com sucesso.