Como atualizar placas antigas e o que pode ser feito com elas?
No mundo de hoje, está na moda não jogar fora as coisas que podem ser reutilizadas, e essa é a abordagem certa. Na verdade, na maioria dos casos, as coisas velhas encontrarão novos usos. Mesmo que se trate de várias pranchas que ficaram por todo o país e ficaram em estado imperfeito durante vários anos, tendo perdido o seu aspecto estético original. Com um pouco de imaginação, você pode inventar toneladas de maneiras de usá-los de uma forma benéfica tanto estética quanto prática.
Como restaurar madeira?
Em alguns casos, as placas velhas, é claro, podem apodrecer completamente, mas a qualidade moderna geralmente sugere que demorou vários anos desde o momento de seu lançamento. Os proprietários questionam-se sobre como utilizar o material envelhecido, normalmente apenas se ainda não houver dúvidas sobre a possibilidade de restaurar o aspecto original do produto, limitando-se a retirar a camada superior.
Na maioria dos casos, lixar a superfície levemente danificada é suficiente para renovar a aparência do produto e torná-lo digno de novo. Esta técnica permite eliminar áreas inchadas, relevos desnecessários, manchas de qualquer origem. Para isso, nem sempre é necessária uma rebarbadora - em muitos casos basta passar uma lixa sobre o produto, com isso ela praticamente não diminui de tamanho, mas ficará como novo.
Pela mesma lógica, aquelas placas que antes eram usadas e até pintadas podem ser reaproveitadas. - basta desmontar com cuidado a estrutura antiga e limpar a madeira de verniz ou tinta.
Isso geralmente é feito com pisos, mesas e cercas velhas - incapazes de cumprir sua função original, as peças de madeira ainda podem ser úteis em outro lugar.
Que tipo de mobília você pode fazer?
A reutilização (ou primária - após armazenamento de longo prazo) das pranchas é relevante tanto para o artesão habilidoso quanto para o iniciante, com a única diferença de que a segunda, talvez, não deva contar com um resultado que possa ser alardeado. Outra coisa é que mesmo um artesão inexperiente é capaz de construir com as próprias mãos móveis simples de madeira para uma garagem ou sua própria oficina.
- O exemplo mais simples é uma estanteonde você pode armazenar ferramentas e materiais de construção restantes. Normalmente, esse tipo de mobiliário é, em princípio, indefinido, de modo que pequenas falhas de design não incomodarão ninguém.
- Pela mesma lógica, você pode fazer uma bancada para uma oficina. - se ninguém come nesta mesa, então o esteticismo final não é fundamental para ele.
- Se as placas inicialmente pareciam boas, ou o mestre conseguiu devolvê-los à sua aparência normal, você pode ir mais longe e fazer móveis mais sérios, dos quais, em princípio, não se envergonhará. Um exemplo comum é um banco para residência de verão, que pode ser instalado ao ar livre, sob uma árvore e em algum lugar em um gazebo para acomodar hóspedes em potencial.
- Pela mesma lógica, você pode construir uma cama de campo. - Pode ser difícil e caro transportar uma versão de loja da cidade, então por que não montar você mesmo os móveis? Deve-se ter em mente que nos dois últimos casos a carga sobre a madeira será muito significativa, o que significa que é necessário escolher cuidadosamente o material, certificando-se de que com certeza irá resistir e durar muito.
- Se você for ainda mais longe, poderá encontrar absolutamente qualquer uso para as placas antigas. - todos os móveis em madeira podem ser realizados.Por exemplo, um balcão de um bar doméstico se tornará uma solução muito brilhante e muito moderna para o problema do uso de material antigo - seu apartamento se tornará dramaticamente o lugar favorito dos hóspedes.
Estabelecendo caminhos de jardim
Outra forma muito comum de utilização de madeira velha é a construção de caminhos de jardim no campo. Provavelmente não há asfalto fora da cidade, e ainda mais dentro da área pessoal, mas isso não é razão para afundar na lama toda vez que você sai para dar um passeio, simplesmente porque choveu recentemente.
A conveniência ao criar tal estrutura é, pelo menos, o fato de que ninguém verá a parte inferior das tábuas - ela ficará voltada para o chão e é improvável que você a vire. Isso significa que mesmo placas imperfeitas podem ser escolhidas para construção, que em muitos casos não requerem processamento especial.
Apesar do fato de que as pessoas irão pisar na árvore assentada, requisitos altíssimos para a resistência das tábuas também não são apresentados, a menos que uma ponte seja feita com elas. - em todos os outros casos, os vãos de madeira terão um suporte confiável na forma de solo.
Na maioria dos casos, é aconselhável não apenas colocar as placas na direção certa, mas primeiro despejar uma camada de escoamento de entulho ou grés porcelânico e só então cobri-la com uma camada de madeira. Esta solução permitirá uma drenagem mais eficiente da água da árvore, para que ela possa resistir por mais tempo à podridão. Ao mesmo tempo, a estrutura da rua envolve necessariamente a impregnação com compostos que protegem tanto da umidade quanto de pragas.
O uso de placas antigas no interior
Hoje existem muitos estilos de direção clássica e "rústica", que literalmente precisam da textura "velha" dos produtos de madeira.
Surgiram especialistas que deliberadamente envelhecem a madeira em cor e textura, e à sua disposição, talvez, haja esse material em sua forma original - e você ainda não sabe onde colocá-lo.
Na realidade itens caseiros dificilmente se encaixam nos estilos barroco e rococó convencionais, mas há muitas idéias sobre como aplicá-los em estilos country e loft, até a montagem de portas de despensa com as antigas tábuas do assoalho.
Acabamento
Uma parede revestida de madeira é um movimento popular no design de interiores moderno e também pode ser caro se não for manipulado com todo o papelão e MDF. Um proprietário habilidoso de pranchas obsoletas pode construir ele mesmo essa estrutura, praticamente sem gastar dinheiro, e o resultado será muito mais brilhante e natural do que qualquer truque de design. Nesse caso, você pode experimentar o local conforme lhe vem à mente - por exemplo, costurando a parede inteira ou decorando apenas parte dela com madeira. O revestimento parcial de madeira muitas vezes é feito na cabeceira da cama, atuando como uma continuação dela, e no balneário, se houver um no quintal, você pode e deve aparar todo o cômodo com madeira!
Em alguns casos, até o piso é feito de tábuas antigas, embora aqui você não possa fazer apenas com tábuas. - um substrato completo é necessário, o que geralmente requer o derramamento de uma mesa de cimento. Teoricamente, você pode fazer um pequeno pódio que será montado em cima do outro andar.
Essa solução com um passo dentro da sala permitirá que você divida o espaço e pode ser considerada uma mudança de design de muito sucesso.
Além do mais, em tamanho, deve ser idealmente ajustado ao tamanho das paredes adjacentes - isso também é útil para a ausência de folga. Se o pódio for feito como um piso independente apenas de madeira, apenas placas confiáveis, ainda fortes e duráveis devem ser usadas para sua montagem.
Prateleiras
A partir de tábuas antigas, que têm uma aparência enfaticamente antiga, é muito fácil e rápido construir uma aparência de estante para várias necessidades domésticas e, sob mãos habilidosas, pode não sair de forma alguma mobília de garagem imperceptível, mas sim um espaço totalmente aberto gabinete de design, digamos, para livros e flores.Mexer com isso, realmente terá que ser minuciosamente - aqui já é desejável usar manchas e métodos de envelhecimento artificial, como a mesma escovagem, mas o resultado se justificará plenamente e o deixará orgulhoso de seu próprio ofício.
O principal charme de montar estantes para o estilo loft é que não há necessidade de encaixar perfeitamente e lamber o móvel acabado - pelo contrário, a diferença na direção do design está no fato de que todo o mobiliário é feito, embora com diligência, mas não muito habilmente. A grosso modo, você não pode ter medo de cometer um erro e fazê-lo de maneira imperfeita - se toda a sala for projetada neste estilo, uma prateleira, mesmo grande, não só não estragará o quadro geral, mas também enfatizará a tendência geral.
Decoração
A criação de artesanato com finalidades decorativas requer uma abordagem criativa completa - aqui você pode dar conselhos individuais ou apresentar idéias, mas não pode haver nenhuma dúvida de uma instrução abrangente. Mas você pode construir com base no número, tamanho e forma dos fragmentos de material que possui.
- Uma das opções típicas para decoração de parede de madeira velha é um painel. Na verdade, será um quadro tridimensional, que, tendo em vista sua criação a partir de meios improvisados, muito provavelmente, não terá um enredo clássico, sendo uma abstração. O que o autor queria dizer fica por sua conta, dobrando os fragmentos individuais em uma ordem diferente e recortando-os para que pareça o que você deseja ver no resultado final. Para a decoração das paredes da sala ou corredor, tal solução será muito útil e, como resultado, pode acabar sendo quase o principal atrativo da residência como um todo. Não queira nada muito complicado - apenas pinte as placas em cores diferentes e embainhe a parede com elas em qualquer ordem.
- Outra opção interessante é a criação de molduras usando a técnica craquelure. Primeiro, você precisa obter uma pintura ou uma reprodução dela e montar uma moldura de placas antigas - você não precisa tentar buscar a forma ideal, porque queremos criar a impressão de antiguidades incrivelmente valiosas, que são sempre um pouco surrado. Em seguida, o produto é pintado com tinta acrílica escura na primeira camada, e de cima é revestido de forma irregular (mas estritamente em uma direção) com cola PVA comum. Em seguida, a cola é seca com secador de cabelos até que se forme uma crosta externa, mas com a preservação de gotas de líquido sob ela, após o que é pintada novamente - já com uma leve tinta de fachada. Depois de secar novamente com um secador de cabelo, a camada superior de tinta rachará muito artisticamente, fazendo com que a imagem pareça muito mais cara e valiosa do que realmente é.
- Você pode combinar beleza com benefícios fazendo um plantador com suas próprias mãos - o uso de madeira neste caso complementará completamente o conceito "verde" de decoração para casa. Para este propósito, absolutamente qualquer textura de madeira é adequada - desde perfeitamente lisa até áspera enfatizada e não tratada, e o único requisito para o material é que seja forte e confiável o suficiente para suportar o peso do vaso e não tenha medo da umidade.
Como processar o material?
Qualquer madeira tem seu próprio prazo de validade e vida útil, e só pode ser estendido com o recurso a um processamento especial de artesanato. Isso é especialmente verdadeiro em uma situação em que você está usando material que já está em uso ou que ficou ocioso por um longo tempo, mesmo em condições ideais de armazenamento.
Em qualquer caso, impregnações e tintas, selecionadas de acordo com as condições de operação potenciais, serão muito úteis.
Tingir madeira nas últimas décadas não é muito relevante - quem quer cores vivas provavelmente vai gostar mais de plástico, mas a madeira é perfeitamente natural em sua tonalidade. Por este motivo, a tinta hidrorrepelente é utilizada relativamente raramente e quase sempre - apenas em situações em que o produto será instalado no exterior, regularmente exposto aos efeitos negativos das condições climatéricas.Em todas as outras situações, é mais sensato cobrir a madeira com um verniz transparente - protegendo-a da umidade e de pragas, a camada transmissora de luz ajudará a apreciar o conforto natural do material. Se quiser que a cor da madeira seja um pouco mais profunda e escura, o material pode ser impregnado com tinta para madeira antes do envernizamento.
Como a árvore é um habitat potencial para várias pragas, vale a pena impregná-la separadamente com anti-sépticos. - eles afastarão vários insetos e impedirão o crescimento de bactérias. Na produção de móveis para a casa, especialmente quando instalado em locais com maior risco de incêndio, a impregnação do material com retardadores de fogo, substâncias especiais que impedem a combustão, também será uma medida muito prudente. Observe que todas as impregnações são aplicadas sobre uma superfície de madeira limpa e uma camada de verniz ou tinta é aplicada por último, após a impregnação.
Uma forma simples e rápida de fazer uma mesa a partir de tábuas antigas com as próprias mãos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.