Tudo sobre tábuas de pinho

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como é diferente de outros materiais?
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Formulários

A madeira serrada de coníferas é quase sempre muito popular no mercado de construção. Entre as placas mais baratas da classe correspondente obtidas a partir deste grupo de matérias-primas vegetais, considera-se o pinho. Ao mesmo tempo, eles se distinguem por sua durabilidade e respeito ao meio ambiente, por isso é muito lucrativo comprá-los.

Peculiaridades

O pinheiro em si é uma enorme árvore que atinge os 30-40 m de altura, o seu tronco é muito plano, no local da derrubada a madeira é pintada de amarelo ou amarelo-avermelhado. Devido a esta cor, os produtos desta árvore são especialmente populares.

A madeira também possui um agradável aroma de coníferas.

O painel de pinho tem outras vantagens:

  • preço aceitável;
  • bom nível de isolamento térmico;
  • facilidade de processamento;
  • força - em alto nível;
  • textura bonita e pronunciada;
  • segurança para a saúde humana.

Mas a madeira de pinho também tem desvantagens. Em primeiro lugar, é a capacidade de se inflamar espontaneamente sob certas condições. O fato é que o pinho contém muitas resinas, que em altas temperaturas começam a ser liberadas muito ativamente. E isso, como você sabe, pode levar ao fogo. No entanto, essa lacuna pode ser corrigida rapidamente tratando madeira de pinho com retardadores de fogo especiais chamados retardadores de fogo.

Outra desvantagem que não pode ser ignorada é uma camada muito grande de alburno (parte solta da madeira). Ao serrar, muitas vezes esta camada permanece nas toras e tábuas, o que contribui para o aparecimento de vários defeitos desagradáveis.

Como é diferente de outros materiais?

Distinguir pinho de cedro ou abeto não é tão difícil.

Sua principal diferença é o grão da madeira listrada. Além disso, existem muito menos nós no pinheiro.

Os anéis de crescimento são perfeitamente visíveis nos locais de incisão, mas os raios do núcleo são praticamente invisíveis. E também o pinho é muito macio, por isso é fácil de manusear. A árvore praticamente não quebra quando seca.

As tábuas de carvalho são bastante difíceis de cortar, pois têm uma estrutura muito forte. Esta circunstância também distingue o pinho macio da madeira dura.

A madeira do abeto tem uma densidade baixa, além disso, não é tão forte quanto o pinheiro. A casca da árvore é amarelo claro e suas agulhas são grossas e pequenas. As agulhas de pinheiro são muito maiores e mais compridas. Além disso, o abeto produz menos resina do que o pinheiro.

A madeira de bétula difere da madeira de pinho: é branca com uma tonalidade avermelhada ou amarela. Os anéis anuais quase não são visíveis. O vidoeiro é usado em uma ampla variedade de indústrias, por exemplo, na fabricação de móveis, compensados ​​ou folheados.

Aspen se distingue por sua alta resistência e elasticidade. Por isso é considerado o melhor material para a confecção de vigas. Outra característica distintiva do álamo tremedor é sua brancura. Por este motivo, as placas são frequentemente utilizadas para decorar tectos. E também esta árvore não emite resinas, o que permite utilizá-la para a construção de saunas ou banhos.

Visualizações

As placas de pinho podem ser de vários tipos, dependendo do processamento de suas bordas.

  • Edged. É uma tábua com bordas serradas perpendicularmente à face. Essas placas são feitas em uma serra circular ou fresadora. As placas afiadas podem ser secas, com um teor de umidade de menos de 22%, ou úmidas, com um teor de umidade de mais de 22%.
  • Placa não cortada. Esta madeira tem bordas parcialmente serradas ou totalmente intactas.A tábua do marceneiro não cortada difere da tábua comum não cortada por passar por uma secagem tecnológica. Portanto, o material de carpintaria é de qualidade superior.
  • Placa afiada unilateral. Tem uma borda serrada perpendicularmente à face.

Além disso, as placas diferem umas das outras no grau de processamento.

As tábuas fatiadas têm bordas lisas (lixadas à máquina). Os não planejados não recebem nenhum processamento adicional.

As placas de pinho são divididas em várias variedades.

  • Grau extra. Na maioria das vezes, essas placas são feitas para exportação de pinho canadense. Eles acabam sendo quase perfeitos, sem nós secos ou podres. Quanto às fissuras, não devem ultrapassar 11% da área total. As placas de qualidade premium não apresentam sinais de infecções fúngicas. Muitas vezes, o forro sem costura é feito de tais placas.
  • 1 ° ano. Aqui, são permitidos 10% de nós saudáveis ​​e até 25% de pequenas fissuras de fundo de toda a área. Além disso, é possível a presença de pontos sonoros. Eles não podem ocupar mais de 10% da área total. Não deve haver vestígios de podridão e doença.
  • 2 º grau. Essa madeira serrada difere das variedades anteriores por um preço mais baixo. As placas podem ter leves manchas azuladas. Além disso, nós minguantes e podres são permitidos.
  • 3ª série. Qualquer parte desse tipo de madeira pode ter um buraco de minhoca. O número de nós podres é permitido 2 vezes mais do que o das pranchas de 2ª série. As rachaduras podem ser não apenas surdas, mas também completamente.
  • 4 ª série. Essas placas podem ser adquiridas com baixo custo. No entanto, o número de defeitos é bastante grande aqui. A superfície da madeira serrada pode ser afetada pela podridão, mas a área total afetada não deve exceder 10%. As placas podem ter uma grande área minguante.

Dimensões (editar)

O GOST 24454-80 define que a placa com borda de pinho pode ter os seguintes parâmetros:

  • largura: 75, 100, 150, 200, 250 ou 275 mm;
  • a espessura de uma placa fina deve ser de 16, 19 ou 22 mm, em média - 25, 32 ou 40 mm, e uma grossa - 44, 55 ou 75 mm;
  • o comprimento da prancha pode variar de 1 a 6 metros.

As tábuas de pinho podem ter 6,4 a 14 cm de largura, 2,1 a 4 cm de espessura e 2 a 6 m de comprimento. Quanto ao forro, sua espessura está na faixa de 10-20 mm, a largura está na faixa de 95-140 mm e o comprimento é de 1,2 a 5,7 m. A prancha mais popular é de 200x20 mm.

Formulários

A tábua de pinho é muito macia e fácil de trabalhar. Por isso, é utilizado nos mais diversos ramos de atividade. Por exemplo, as escadas são feitas com ele, os telhados são cobertos, os móveis são feitos.

  • Fachadas. Na maioria das vezes, para o acabamento de fachadas, são utilizadas placas, aplainadas dos quatro lados, que são chamadas de placas de fachada. Eles são de alta qualidade e bela aparência.

As tábuas de pinho resistentes são adequadas para casas localizadas em climas úmidos.

  • Piso. As tábuas de pinho são mais utilizadas para fazer pisos em salas de estar ou quartos, uma vez que esses cômodos geralmente não apresentam grandes quedas de temperatura e alta umidade.

Com operação adequada, essas madeiras podem servir por muito tempo.

Além disso, o assentamento dos pisos é bastante simples, pois as tábuas têm um espigão e uma ranhura em ambos os lados, de forma que se encaixam muito bem umas nas outras.

  • Mobiliário. Na maioria das vezes, os painéis de pinho são usados ​​na indústria de móveis. Primeiro, todos os espaços em branco são submetidos a um processo de desresinificação e, em seguida, são tratados com anti-sépticos especiais. Isso permite que você aplique mais tinta ou verniz no produto.

Móveis de pinho parecem muito elegantes e bonitos, então podem se encaixar em qualquer interior da sala.

  • Feixe e placa. Hoje, o material de construção mais apreciado é a madeira de pinho. Os fabricantes estão tentando processar a madeira com meios especiais que possam aumentar a vida útil, além de protegê-la do aparecimento de apodrecimento.

Vigas ou pranchas de pinho podem formar uma maravilhosa casa de campo. Mesmo uma pessoa sem habilidades especiais pode construí-lo.

  • Janelas e portas. Estruturas de janelas e portas em pinho são caracterizadas por características de alto desempenho. Eles acabaram sendo bastante leves, portanto, trabalhar com eles é conveniente e simples. A estrutura porosa de madeira permite criar trocas de ar entre a rua e a divisão interior. Tanto as portas quanto as janelas podem ter formatos diferentes.

Como a textura do pinho é muito macia, os especialistas não recomendam o uso de tábuas dele para fazer portas e janelas na varanda.

Resumindo, podemos dizer que as tábuas de pinho são um excelente material de construção que pode ser usado de várias maneiras. Se feito corretamente, eles servirão aos seus proprietários por um longo tempo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário