Tabuleiro de amieiro

Contente
  1. Propriedades
  2. Visualizações
  3. Aplicativo
  4. Como escolher?

O tabuleiro de amieiro é um material durável com propriedades físicas e mecânicas únicas. É utilizado não só em obras de construção e acabamento, mas também na fabricação de móveis, instrumentos musicais e diversos artigos de interior. Você deve saber quais propriedades ele possui, onde é usado e quais tipos são oferecidos pelos fabricantes modernos.

Propriedades

Amieiro é um gênero que inclui mais de 20 espécies de arbustos e árvores da família das bétulas, que são encontradas principalmente na zona temperada do Hemisfério Norte. Na construção, carpintaria, mobiliário e outras estruturas de madeira, apenas 2 tipos deste género são comuns: amieiro preto e amieiro cinzento.

A madeira de amieiro é caracterizada pelas seguintes propriedades únicas que a distinguem de outras espécies:

  • estrutura fibrosa macia e viscosa;
  • resistência à deformação e fissuração;
  • resistência à umidade;
  • resistência a altas temperaturas;
  • facilidade de esmerilhar, serrar, cortar;
  • facilidade de tratamento de superfície: polimento, coloração, envernizamento;
  • peso relativamente leve.

Uma característica curiosa da madeira de amieiro é a sua capacidade de aumentar a sua resistência quando é mantida muito tempo debaixo de água (da mesma forma que é característica da madeira de carvalho).

É digno de nota que o amieiro é mais suscetível a apodrecer quando exposto ao ar. Em uma extensão ainda maior, a vulnerabilidade da madeira de amieiro ao apodrecimento se manifesta com o contato direto e prolongado com o solo em condições ao ar livre.

Visualizações

Os fabricantes modernos de materiais de construção e acabamento oferecem aos consumidores vários tipos básicos de placas de amieiro, que variam em tamanho, densidade e método de processamento.

  • Quadro de amieiro afiado - madeira serrada por serragem longitudinal de toras seguida de corte das bordas cobertas com casca. Este tipo de madeira serrada é utilizada tanto na decoração externa como interna de edifícios residenciais e não residenciais, sendo também utilizada na fabricação de pisos, tetos, paredes e tetos. Se a borda for serrada apenas em um lado, essa placa é chamada de borda unilateral.
  • Placa não cortada, ao contrário do corte, tem bordas total ou parcialmente não cortadas. Este material também é feito por serragem longitudinal de toras de amieiro sem posterior usinagem das bordas.
  • Tábua de amieiro seca - uma das madeiras serradas mais caras vendidas após o tratamento térmico da câmara. Esse material não está sujeito a deformações, é simétrico em todos os lados e tem as dimensões geométricas corretas.
  • Tábua aplainada de amieiro - madeira serrada, em que uma face (frente ou verso) ou ambas são processadas em equipamento especial (máquina). Uma placa com uma face processada é chamada de aplainada de um lado, com duas faces processadas - aplainada de dupla face.

Aplicativo

Na produção industrial, o cartão de amieiro é utilizado para a fabricação de compensado, folheado, aglomerado, papel. Na construção privada, é utilizado principalmente para o acabamento de salas de vapor e lavagens de banhos e saunas, bem como quaisquer outras salas com elevada humidade do ar. Além disso, as tábuas de amieiro são freqüentemente usadas no arranjo de pequenas estruturas subaquáticas e de superfície (pontes de pesca, cais), cabanas de toras de poço e tubulações de água simples.

Este material também é usado para enobrecer as fontes naturais: nascentes, riachos.

Como escolher?

Uma prancha de amieiro de qualidade tem uma atraente cor dourada avermelhada ou marrom dourada. As pranchas de amieiro preto tratadas termicamente geralmente têm uma cor de café suave.

Uma placa de amieiro devidamente processada tem bordas geometricamente regulares, regulares e simétricas. A espessura da extremidade e das laterais das placas de alta qualidade é a mesma.

Se a superfície das camadas for decorada com um padrão de anéis anuais, certifique-se de que os últimos não se projetem além das bordas do tabuleiro. Os anéis de crescimento que se estendem além das bordas da placa são uma causa comum de quebra prematura e deformação do material. A superfície de uma placa de amieiro devidamente tratada deve estar livre de rebarbas, poços e outros defeitos. Outro sinal de um material de qualidade é sua cor uniforme.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário