Características da placa de madeira maciça
Tábua de madeira maciça - o que é, porque é melhor do que o parquete: estas questões surgem regularmente entre quem quer diversificar o design de interiores da sua casa ou apartamento. Este material para acabamento do piso requer raspagem periódica, mas justifica plenamente o investimento devido à sua estética, praticidade e durabilidade. Para saber mais sobre as vantagens de uma placa sólida feita de freixo, bambu, nogueira americana e outras espécies, uma visão geral detalhada das opções mais populares ajudará.
O que é isso?
Luxuoso, durável e esteticamente agradável - um piso sólido pode ser considerado um piso praticamente sem falhas. É feito de madeira maciça, possui juntas macho e fêmea para facilitar a instalação, além de cortes de compensação no dorso para evitar deformações. Na fabricação do material não são utilizados adesivos. O cartão de madeira maciça é um produto de uma só peça, envernizado ou oleado na fábrica.
Além de decorar pisos, também pode ser montado em parede, pódio, nicho e outros elementos arquitetônicos no interior.
À venda, um painel de madeira maciça natural é apresentado em várias versões.
-
Radial. É um material sem defeitos visíveis, perfeitamente adaptado e processado. Esses painéis são cortados radialmente, têm a mesma direção das fibras, cor uniforme em toda a área. Uma placa sólida desta classe é a mais durável e resistente ao desgaste.
- Selecione. Esta classe de cartão se distingue por sua rica textura e variedade de padrões. As matérias-primas são cuidadosamente selecionadas na produção e são definidos requisitos de alta qualidade para elas. Este tipo de placa é mais sensível à umidade do que outras, pois precisa manter um clima interno estável. As suas vantagens incluem uma variedade de cores e tonalidades, o que permite criar soluções de design interessantes no interior.
- Naturezas. Esta classe de placa sólida permite a presença de pequenos defeitos como nós, alburno. O material se diferencia por uma única cor, textura original e custo acessível.
- Rústico. A versão mais incomum de uma placa maciça, de estrutura heterogênea. Vários defeitos - diferenças de cor, nós, pequenas fissuras - são considerados a sua principal vantagem, conferindo à madeira um aspecto "vivo". Este material é popular em interiores de estilo country, mas é mais difícil de restaurar do que outros.
Cada tipo de placa de madeira maciça tem suas próprias vantagens óbvias, pelas quais é apreciada pelos designers de interiores. As principais características do material - dimensões, espessura - permanecem padrão para todas as opções.
Do que eles são feitos?
Uma placa sólida consiste em madeira maciça que foi processada em um equipamento de máquina especial. Está disponível sem revestimento ou com verniz pré-aplicado, óleo, totalmente pronto para instalação. As características individuais de um determinado material dependem muito do tipo de madeira usada na produção. Entre os mais populares, existem várias opções.
-
Cinza. Um painel sólido elegante e moderno feito desta espécie de madeira distingue-se por uma ampla gama de tons claros.É resistente à deformação, forte e durável. A madeira de freixo é bastante elástica, não seca, mas é capaz de acumular umidade intensamente, sendo maleável para o apodrecimento e danos causados por insetos.
-
Bambu. Um material muito bonito e leve, de onde se obtém a prancha com uma tonalidade dourada característica. Uma matriz é feita conectando várias tiras. O revestimento exótico é durável, resistente ao inchaço e danos mecânicos.
-
Porca. O belo padrão de grãos desta árvore é complementado pela alta dureza do material derivado dela. A noz americana, encontrada nas casas mais respeitáveis, é especialmente valorizada pelos designers. A tonalidade bege clara de suas fibras parece muito mais brilhante ao envernizar, aplicando óleo.
-
Teca. Uma árvore rara e valiosa, sua subespécie birmanesa é valorizada acima de tudo. Difere no padrão original, textura agradável. Uma placa tão grande é cara, mas parece muito respeitável.
- Wenge. A madeira wengué, que é muito caprichosa no processamento, pode secar se não for devidamente seca. No entanto, uma placa maciça feita dela é muito decorativa, tem resistência e tem uma longa vida útil.
O valor não muito alto tem uma placa sólida feita de bétula, outras espécies de madeira disponíveis. É mais sujeito a rachaduras, abrasão. Ele pode alterar sua geometria sob a influência de alta umidade, bem como ao alterar as condições de temperatura.
Outras espécies de madeira
As opções de placas de madeira natural maciça de outras espécies valiosas não são menos apreciadas. Normalmente, uma base com uma estrutura densa e sólida é usada aqui. O custo de alguns produtos acaba sendo muito alto, mas esses pisos ou painéis de parede servem como painéis há séculos. Vários tipos de madeira são considerados como tendo tais vantagens.
-
Rosewood. Pisos muito bonitos são obtidos a partir deste material. A cor escura do jacarandá, combinada com uma interessante estrutura granulada, confere ao revestimento um efeito decorativo especial. As lamelas são fortes, duráveis e não muito sensíveis à umidade.
- Carvalho. Uma versão cara de uma placa sólida feita de madeira tem uma cor rica e estrutura de fibra densa. O ácido cianídrico contido no material oferece proteção contra o apodrecimento e a formação de fungos. Esse revestimento de piso é muito resistente à umidade, cargas de choque e abrasão.
- Bordo. A sua madeira é muito valorizada pela sua dureza e resistência, possui um tom claro atraente. A placa de bordo sólido não é suscetível a rachaduras, mas é sensível aos níveis de umidade e incha ao contato com a água.
- Larch. Sua madeira é famosa por sua dureza, resistência ao apodrecimento. O maciço do lariço é capaz de manter suas propriedades por séculos sem perda de densidade da fibra.
São os materiais feitos com esses tipos de madeira que são especialmente valorizados. Dependendo da dureza das matérias-primas, a placa de madeira maciça pode ser usada em salas com muito tráfego ou onde o estresse mecânico sobre ela será mínimo.
Em qualquer caso, este material justifica plenamente os recursos investidos nele, e supera quaisquer contrapartes artificiais em sua durabilidade.
Vantagens e desvantagens
As pranchas sólidas têm muitas vantagens que outros revestimentos não têm. Existem várias vantagens óbvias neste material.
-
Amizade ambiental. A placa sólida não contém substâncias quimicamente agressivas e perigosas. É hipoalergênico, adequado para uso em salas de estar, quartos de crianças, quartos.
-
Longa vida útil. O material é produzido com uma tecnologia especial que permite preservar todas as melhores propriedades da madeira natural. A vida útil média de uma placa sólida é de 30-50 anos, mas muitas de suas amostras nos castelos da Europa mantêm suas propriedades por 200-300 anos.
-
Facilidade de recuperação. A considerável espessura da madeira permite dar a oportunidade de raspar o chão em caso de danos na sua superfície.
-
Sensações táteis agradáveis. A madeira natural, ao contrário de suas contrapartes artificiais, é um material quente. É confortável andar sobre ela em qualquer época do ano.
-
Excelentes propriedades de isolamento. As superfícies com acabamento em placas de madeira maciça reduzem a perda de calor e abafam os sons altos.
-
Facilidade de instalação. O assentamento macho e fêmea garante um ajuste perfeito dos elementos sem esforço. O chão não seca durante o uso.
-
Facilidade de manutenção. A superfície do material pode ser limpa com umidade, polida, envernizada ou oleada conforme necessário.
-
Apelo estético. O cartão massivo é uma das opções mais respeitáveis para revestimentos decorativos. Com a sua ajuda, são criadas luxuosas soluções de interior nos estilos clássico e moderno.
As desvantagens incluem a inflamabilidade do material, sua instabilidade a fortes mudanças de temperatura. Tal revestimento requer a formação de um substrato especial, embora não permita que o sistema de "piso quente" seja montado abaixo. O alto custo do material natural também pode assustar quem busca opções para uma reforma na classe econômica.
Comparação com outros revestimentos
Ao contrário do parquet de blocos, uma placa sólida tem dimensões maiores - é muito mais longa e mais larga. Esse material sempre possui um revestimento decorativo e protetor à base de cera, verniz, óleo. O maciço difere do tabuleiro de parquete por uma estrutura homogênea e sólida que não possui camadas. Isso é exatamente madeira, sem inclusões de cola e outros materiais.
Uma placa de engenharia ou supermassiva é mais bem adaptada para uso sob cargas. Não é usado como cobertura. Esta é uma estrutura de engenharia completa com um propósito específico. Comparada com uma tábua de chão, a versão massiva vence quando se trata de usá-la como acabamento. Tem um aspecto mais atraente, já tem um acabamento decorativo e necessita de um nivelamento preliminar da superfície.
Dimensões (editar)
As pranchas de madeira maciça podem variar consideravelmente em tamanho. Uma ampla gama de dimensões permite criar um padrão original de revestimento, para variar os métodos e esquemas de sua aplicação. Os parâmetros padrão são assim:
-
espessura - o indicador mínimo é de 15 mm, os tamanhos mais comuns são de 18 a 22 mm;
-
largura - a tábua mais estreita tem indicadores de 100 mm, a mais larga chega a 200 mm;
-
comprimento - varia de 500 a 3000 mm.
Os parâmetros dimensionais podem variar dependendo da preferência do fabricante. Por exemplo, a largura pode diferir do padrão em 15 mm.
Como cobrir?
A aplicação de agentes decorativos e protetores nas placas de madeira maciça é feita pelo fabricante. Mas ao reparar, restaurar, o revestimento tem que ser renovado. Neste caso, o próprio mestre pode escolher o tipo de cobertura adequado.
-
Verniz. Deve ser curado por UV. Isso irá acelerar a secagem. O verniz é aplicado em camada muito fina, vale a pena escolher variedades transparentes, não tingidas. Esse revestimento é caracterizado pela baixa manutenção - se for danificado, toda a camada terá que ser renovada.
-
Manteiga. Este tipo de impregnação preserva a estrutura natural e aspereza da madeira. Os revestimentos de óleo garantem que a superfície do material não seja penetrada muito profundamente. Eles precisam ser renovados a cada 3-12 meses. Ao mesmo tempo, a superfície se presta bem a reparos locais.
-
Cera de óleo. O tipo mais popular de revestimento decorativo. É uma combinação de parafinas e óleos, semelhante à mástique clássica. O filme formado protege bem a placa maciça de umidade e sujeira, requer renovação periódica e se presta a reparos locais.
Além disso, o material pode ser adicionalmente sujeito a processamento decorativo - lixado, escovado, tonificado. Isso dará até mesmo ao piso antigo uma aparência estética.
Montagem
A tecnologia de colocação de uma placa sólida no chão pressupõe a sua fixação rígida. Em casos raros, o piso é executado em uma mesa - esse revestimento pode ser colocado em um monólito de concreto, mas é melhor fornecer uma camada adicional na forma de placas de madeira compensada. As instruções para trabalhar com o material pressupõem a criação de certas condições.
É necessário respeitar a temperatura e umidade corretas, aguardar até que a betonilha endureça completamente e libere o excesso de umidade.
A instalação de uma placa sólida pode ser feita tanto com cola como sem cola.
-
Kleeva. Para esses fins, eles tomam composições de epóxi-poliuretano. Para o período de secagem, as réguas são fixadas adicionalmente com parafusos para parquete ou pregos. Não use adesivos à base de resinas sintéticas ou dispersão aquosa.
-
Sem cola. Este método é usado ao instalar pisos e revestimentos de paredes. Uma placa maciça não é rigidamente fixada à base, ela mantém sua mobilidade. Nesse caso, é realizado um perfilamento adicional da conexão ou são instalados braquetes, colocados nos cortes na parte de trás das lamelas. Normalmente é assim que as placas de bambu são montadas.
Na hora de escolher um método de fixação, é importante levar em consideração as possíveis necessidades do revestimento para reparos posteriores, a intensidade de seu desgaste. O método de flutuação só é bom para estruturas não tensionadas. Para qualquer tipo de instalação, a primeira linha deve ser recuada da parede a uma distância de cerca de 1 cm.
Como fazer um loop?
Pode ser necessário atualizar uma cobertura de placa sólida se ela estiver danificada, suja ou seca. Nesse caso, o material precisa ser raspado - um tratamento especial que permite livrar facilmente a superfície do acabamento de madeira de arranhões, manchas e outros defeitos. É perfeitamente possível completá-lo com as próprias mãos, seguindo um determinado plano.
-
Preparação. É necessário estocar um ciclo manual e uma máquina especial do tipo fita para trabalhar grandes áreas. Nesta fase, a sala está livre de móveis. Os fixadores no revestimento, se houver, são aprofundados. Você também pode realizar a limpeza úmida preliminar.
-
Eliminação de defeitos. As tiras que saem são fixadas com pregos ou cola, o rangido é "tratado" com a instalação de pinos de madeira, grandes lacunas são preenchidas com pastilhas de cavacos finas. É impossível usar massa - manchas permanecerão no material.
-
Loop. A ferramenta de corte desloca-se ao longo do veio, ao longo da madeira ligeiramente humedecida com a pistola de pulverização. Uma ferramenta bem afiada remove cavacos finos, uma ferramenta romba cria poeira. Na raspagem da máquina, os resíduos são coletados em um saco especial. O trabalho é realizado com lixa nº 16-40, no total, de 1,5 a 5 mm do revestimento é retirado.
Uma placa sólida circular é lixada à mão ou com uma ferramenta elétrica especial. Em seguida, a poeira é removida, um novo revestimento decorativo é aplicado.
Exemplos no interior
Uma placa sólida em uma sala de estar pode parecer bastante áspera, mas designers experientes facilmente a transformam no destaque principal do interior:
-
em uma cozinha-sala de jantar elegante e moderna, um elegante piso de madeira sem brilho desnecessário torna-se um detalhe completo do ambiente;
- uma placa sólida brilhante de pequena largura no quarto confere ao espaço da divisão um aconchego e conforto especiais;
- a madeira clara revestida a óleo, em combinação com o interior de estilo ecológico, tem um aspecto muito natural, realça harmoniosamente o mobiliário.
O comentário foi enviado com sucesso.