Tudo sobre tábuas de tília
Linden pertence a árvores decíduas, cujo gênero é de pelo menos 45 espécies. A área de distribuição da tília é a zona temperada localizada no hemisfério norte. Esta espécie de árvore é mais comum em Tataria, Bashkiria e no território da Chuvashia, bem como na zona de estepe florestal na parte europeia da Rússia.
Peculiaridades
Pela sua estrutura, a tília é uma árvore alta, podendo atingir 30 m de altura. Sua coroa é grossa e lembra um grande ovo na forma da estrutura. A madeira desta árvore é valorizada por sua leveza e uniformidade. Para fins técnicos, a tília é colhida quando atinge a idade de pelo menos 80 anos.
A madeira tília pertence ao tipo vascular não nucleado e disperso. O cerne do tronco desta árvore tem as mesmas propriedades e cor da madeira situada na periferia, o que permite classificar a tília como do tipo alburno. Na aparência, a madeira de tília tem uma cor esbranquiçada com um tom rosado, na estrutura esse material é macio.
A expressividade da textura amadeirada na tília é mal expressa. Se você olhar a seção transversal do tronco, verá que os anéis de crescimento estão mal definidos. Do centro do tronco para os lados estão finos os chamados raios centrais, que, quando cortados longitudinalmente, parecem listras com um tom mais escuro. Tília no processo de processamento revela um índice de brilho bastante alto da madeira, que está no mesmo nível de intensidade de brilho do material de bétula, mas ao mesmo tempo é inferior às coníferas.
Como os vasos condutores de umidade na madeira são pequenos e numerosos, o painel de tília tem um alto grau de densidade igual em todo o seu comprimento.
Características principais
As principais vantagens da madeira de tília são a facilidade de processamento, a capacidade de manter a forma, absorver os componentes da coloração e também não rachar quando seca. Quando aquecida, a placa de tília exala um aroma sutil de mel, por isso essa madeira é tradicionalmente usada para decoração de interiores de sauna ou banho. Os fitoncidas de tília têm um efeito benéfico no sistema respiratório humano e o material mantém essa propriedade mesmo após décadas. Indicadores físicos de madeira de tília:
- densidade do material - 490 kg / m³;
- gravidade específica média - 0,55 g / cm 3;
- resistência da madeira seca à compressão na direção da cota - 40 MPa;
- resistência à flexão - 70 MPa;
- grau de encolhimento - 16% do volume total.
A madeira tília tem uma alta capacidade de reter umidade, portanto o teor de umidade de peças acabadas de serrar pode chegar a 100%. Este material tem a capacidade de dobrar bem na direção desejada e também possui alta resistência ao desgaste. A placa de tília é valorizada por sua capacidade de reter calor e não atrair roedores. O material tem suas vantagens e desvantagens. As propriedades positivas dos espaços em branco são as seguintes:
- a madeira se presta bem ao processamento, sem formar lascas, lascar e rachar;
- devido à textura mal expressa do padrão de madeira, as superfícies tratadas parecem lisas e uniformes;
- na aparência, o tabuleiro parece um material valioso com uma tonalidade rosa leitosa nobre;
- a peça bruta é muito flexível ao entalhar ou dobrar, mas após a secagem, o produto adquire um alto grau de resistência;
- o material não sofre decomposição, pois após a secagem não absorve umidade;
- tons claros de madeira não mudam de tonalidade com o tempo;
- o material é facilmente polido, portanto, é utilizado não só para fins de construção, mas também no artesanato popular.
Quanto às deficiências, a única desvantagem da madeira de tília é sua maciez. Em alguns casos, isso complica o processo de marcenaria.
Visão geral da espécie
A demanda por produtos de tília sempre se mantém em um nível elevado. As tábuas são usadas para fins de construção, forro - para decoração de interiores, e os artesãos populares trabalham com bastão na fabricação de lembranças e utensílios domésticos. Serrar peças em bruto de várias maneiras permite produzir diferentes tipos de madeira serrada.
- Resina... Este termo significa uma placa seca aplainada equipada com uma conexão macho e fêmea. A cor do forro é bege com ligeiro tom rosado, pelo que este material é considerado uma das melhores opções para decoração decorativa de interiores de espaços. Na maioria das vezes, o forro é usado para revestimento de paredes em salas de vapor, banheiras ou saunas. O material é resistente ao apodrecimento e ao mofo. A instalação do forro é feita sobre uma caixa previamente preparada em forma de moldura. Este material de madeira é um excelente isolante térmico, fácil de limpar, mantém as suas qualidades estéticas e é resistente à sujidade.
O forro tem dimensões padrão. A espessura dessa madeira é de 16 a 20 mm, a largura do painel de 15 a 20 cm e o comprimento varia de 3 a 6 m. Dependendo do nível de qualidade, o forro é subdividido em graus. O grau A é considerado o mais caro e de melhor qualidade. O grau B é a opção de nível médio em termos de relação preço-desempenho, enquanto o grau C é a opção de menor grau e econômica.
- Forro Euro... Ao contrário das variedades usuais de forro doméstico, esta madeira serrada é feita apenas com matérias-primas de alta qualidade. Os especialistas observam que o elemento de conexão macho e fêmea do forro europeu é feito de maneira mais precisa e confiável. Todo forro Euro deve passar por um procedimento denominado secagem forçada, dessa forma, o produto acabado apresenta padrões de qualidade aprimorados e apresenta alto custo.
- Placa afiada. Tal madeira serrada deve ser entendida como uma peça que é processada ao longo das 4 arestas e não possui casca nas laterais. A seção retangular da placa afiada varia de 8X16 a 100X250 mm. A espessura das placas pode atingir de 2 a 10 cm. O principal requisito para uma placa com bordas é manter formas claras e geometricamente corretas. Freqüentemente, a tábua afiada é usada como uma tábua regimental ao organizar uma sauna a vapor. A forma da placa depende do método de corte da folha da tília. A madeira serrada de maior qualidade é o corte radial, efectuado rigorosamente ao longo do miolo do tronco, o que garante o menor efeito de humidade na madeira.
Com a serragem semirradial, o cartão já perde qualidade e pertence à categoria de preço médio, e com a serragem tangencial obtêm-se os blanks mais baratos, sujeitos a inchaço e encolhimento.
- Placa não cortada... Este tipo de madeira é dividida em uma tábua semi-afiada, quando após serrar em uma das faces da peça permanece uma camada de casca, assim como uma versão totalmente não cortada, quando a casca fica nas 2 faces laterais da tábua. A espessura da madeira serrada não cortada pode ser de 25 a 50 mm, e o comprimento de 3 a 6 M. Este tipo de material de tília é utilizado apenas para trabalhos grosseiros, uma vez que a aparência dos produtos não é apresentável. O custo da placa é pequeno, mas a qualidade é boa.
A madeira tília madeira mostra perfeitamente suas qualidades em condições de altas temperaturas e alta umidade, sem alterar suas propriedades.Casas de toras ou banheiras são feitas de tília redonda, e o forro é frequentemente usado para decoração de interiores em casas de tijolo.
Aplicativo
A madeira tília tem um aroma requintado e muito agradável, quando processada a sua estrutura macia e ligeiramente viscosa não cria dificuldades não só para serrar, mas também para talhar. Os produtos de tília acabados têm uma aparência esteticamente agradável e sempre parecem sólidos. Linden é usado para a construção ou arranjo interior de instalações: para cozinhas, banheiros, saunas. Esta árvore é indispensável na montagem de uma sala de vapor. Placas lisas de tília são utilizadas para estantes, também são utilizadas para fazer o teto, embainhar as paredes e fazer um dossel.
A árvore de folha caduca - tília - há muito é apreciada na Rússia não apenas por construtores, mas também por artesãos populares... Vários artesanatos, esculturas, utensílios de cozinha, instrumentos musicais, móveis eram feitos de madeira ou casca de árvore e, posteriormente, pranchas de desenho de tília para trabalhos de desenho. Os fósforos, lápis, equipamento para sinetes ou carimbos são feitos de material de tília. Até os resíduos de madeira serrada são aproveitados: na queima da madeira, obtém-se carvão, que serve de enchimento para filtros de água. A qualidade da filtração do carvão de cal é superior aos análogos obtidos de outros tipos de madeira.
O comentário foi enviado com sucesso.