Variedades de placas de faia e sua aplicação
A madeira deste fígado longo decíduo pertence a espécies raras e valiosas. O artigo considerará os tipos de placas de faia e sua aplicação. Apesar do custo ser bastante elevado, os custos são plenamente justificados pela longa vida útil dos produtos feitos com este material durável e atraente.
Peculiaridades
A faia é uma planta caducifólia semelhante a uma árvore, uma das espécies florestais mais comuns na Europa. Alcançando o território da Ucrânia e das terras da Crimeia, também se espalha pela costa do Oceano Atlântico, estendendo-se em extensão até o Golfo da Finlândia.
A faia tem um tronco liso e alto, cuja altura pode atingir 35-40 m. A bela faia é um raro fígado longo, sua duração de crescimento ativo pode ser superior a 400 anos. Esse processo de longa vida é explicado pelo fato de que esta árvore tende a crescer muito lentamente.
Como matéria-prima para a fabricação de madeira serrada, a madeira de faia é colhida com pelo menos 50 anos de idade.
Tábuas feitas de faia têm alto grau de resistência, flexibilidade e longa vida útil. No entanto, a madeira densa não tolera bem a umidade. Por sua estrutura, as fibras dessa rocha decídua apresentam alto grau de higroscopicidade e absorvem literalmente o máximo de umidade do ar atmosférico. A saturação de umidade faz com que o material de madeira comece a se deformar e apodrecer. Dada esta característica da madeira serrada em questão, ela é usada apenas para trabalhos de acabamento interior.
Na aparência, o corte de serra de uma árvore de faia tem uma cor branca com uma tonalidade amarelo-avermelhada.
Sob a influência do oxigênio, a madeira cortada com o tempo muda sua cor para um tom rosa-marrom. Por sua estrutura, a madeira é bastante densa e pesada, e se tal material for submetido a um rápido processo de secagem, começa a rachar e deformar. A madeira de faia bem seca está sujeita a um processo bastante fácil de processamento e posterior polimento dos itens acabados.
Como já foi referido, qualquer produto de faia deve ser utilizado apenas em interiores, uma vez que ao ar livre este material absorve muito rapidamente a humidade e apodrece.
Os principais parâmetros físicos desta madeira são:
- densidade do material - 500-900 kg / m³;
- condutividade térmica - 0,17 W / (m * K);
- resistência à tração - 136 N / mm2;
- grau de resistência à compressão - 60 N / mm2;
- o grau de resistência à flexão é 120 N / mm2.
A tonalidade rosa-amarelada da madeira de faia nas condições de processamento de peças com vapor quente pode mudar sua tonalidade para marrom avermelhado, que parece espetacular e nobre.
A madeira de faia decídua é absolutamente inodora e a resistência do material é muito superior às madeiras nobres como a bétula, a cereja ou a carpa.
Um fígado longo e alto com madeira decorativa pode crescer tanto em terreno montanhoso quanto no cinturão da floresta. O tronco reto e regular dessa árvore em um corte, feito no sentido transversal, tem um belo padrão de anéis anuais, que estão próximos uns dos outros.
Mas se você comparar a faia com o carvalho, então a madeira de faia perde em grande medida em termos de durabilidade e resistência ao apodrecimento.
A madeira de faia absorve bem qualquer tipo de corante, suas tonalidades podem ser alteradas com tecnologia de tingimento, bem como pintura com vernizes.
Visão geral da espécie
A valiosa madeira de faia é cortada para produzir pranchas aplainadas ou não cortadas de alta qualidade. As matérias-primas da faia são utilizadas para fazer folheados, compensados folheados a seco e placas para móveis.
A madeira de faia, dependendo do seu tipo, encontra-se em vários campos de aplicação.
- Bordo afiado - o material em branco original é cuidadosamente rejeitado, seco e necessariamente processado com compostos de proteção de impregnação especiais. Graças a esta impregnação, a madeira mantém o tom da sua cor e torna-se menos susceptível à absorção de humidade. O material orlado é utilizado para o fabrico de elementos de pavimento, as escadas, os painéis de acabamento e os rodapés são feitos deste material, são montados móveis de armários, utilizados como decoração de interiores na forma de painéis de parede. A espessura do material pode ser de 10 a 50 mm.
- Placa não cortada - os blanks das matérias-primas da faia são processados apenas ao longo da parte larga da chapa, enquanto a casca permanece nas laterais. Esse material é um pouco mais barato do que a contraparte com bordas e é usado para revestimento interno de superfícies internas.
- Placa de móveis - na maioria das vezes, é feito com folheados de faia de várias espessuras e ângulos de corte selecionados. A vantagem desse material é seu belo padrão natural, que é utilizado para decoração de interiores ou na confecção de fachadas de móveis.
O uso interno da faia é justificado pela sua resistência natural e altas propriedades estéticas.
Áreas de uso
Apesar do alto custo do material, a madeira de faia possui alta demanda e ampla gama de utilizações. A faia é utilizada para vários fins.
- Para organizar a superfície do piso na sala madeira decorativa é usada como material de acabamento. Para isso, é feito um painel espetacular e caro de parquete, que justifica os custos por ser resistente ao impacto e à abrasão.
- Em instalações residenciais com baixo tráfego, a faia é usada para a fabricação de modelos exclusivos de escadas internas entre andares... Este produto é uma decoração muito original no interior de qualquer casa.
- Quando tratada com vapor quente, a faia tem a capacidade de ser muito flexível... Este efeito é utilizado na fabricação de móveis vintage e instrumentos musicais.
- O folheado de faia fina pode ser tingido artificialmente em vários tons e usado para o fabrico de pinturas decorativas em mosaico. Os resíduos de madeira desta planta lenhosa decídua são usados na indústria química, na produção de álcool metílico, alcatrão ou óleos de creosoto.
- O material de faia é valorizado por suas propriedades decorativas, portanto seu uso também se justifica na fabricação de lembranças para presentes.
A textura densa natural das fibras da madeira de faia permite fazer produtos a partir dela com posterior lixagem, graças à qual se consegue uma superfície perfeitamente lisa e uniforme.
Os produtos de faia para qualquer finalidade devem ser protegidos da umidade.
Para isso, a madeira é impregnada com compostos hidro-repelentes e coberta com uma camada protetora de verniz. para isso, a madeira é impregnada com compostos hidro-repelentes e coberta com uma camada protetora de verniz.
O comentário foi enviado com sucesso.