Características das placas impregnadas
A madeira natural é muito procurada na indústria da construção. Este material tem muitas qualidades positivas e uma série de vantagens. Graças à tecnologia moderna, existem muitas maneiras de tratar a madeira para melhorar seu desempenho. A impregnação é um dos processos importantes para que o futuro produto adquira as qualidades exigidas. Essa madeira é usada para vários fins, sobre os quais você poderá aprender mais posteriormente.
O que é isso?
A impregnação é o processo de impregnar a madeira com compostos especiais que protegem o material de mofo, apodrecimento e diversos insetos. Este método permite estender a vida útil do produto das placas, que permanecerão apresentáveis por muitos anos. Apesar de a madeira poder ser bem seca, não se pode ter a certeza de que não há nenhum fungo nocivo no interior.
Portanto, podemos afirmar com segurança que a impregnação é um método especial de tratamento, por meio do qual todos os resíduos que afetam negativamente a estrutura da árvore são destruídos. Graças a este processo, é possível estender a vida útil da madeira para terraço até 60 anos.
No entanto, deve-se observar que o procedimento não protege contra danos mecânicos.
Muitos fabricantes de móveis usam tintas e vernizes projetados para preservar a aparência da estrutura. No entanto, essa camada desgasta com o tempo, por isso precisa ser atualizada. Já a impregnação atinge uma profundidade maior da estrutura do material, portanto, o grau de proteção é aprimorado várias vezes. As principais vantagens do procedimento incluem o fato de durante o mesmo serem utilizadas formulações seguras que não agridem a saúde dos seres vivos e do meio ambiente.
Durante a operação, a madeira não emite toxinas, o que também é uma grande vantagem. A placa impregnada é oferecida a um preço acessível, ao contrário de outros análogos feitos de compósito ou lariço.
Ressalta-se que após um processo de impregnação, o material não precisa ser reimpregnado, o processamento é suficiente para toda a vida útil do produto.
Métodos de impregnação
Os impregnados são divididos em vários tipos, cada um com suas características próprias. As impregnações de proteção contra intempéries fortalecem a madeira e melhoram sua resistência às mudanças climáticas sazonais, às condições climáticas, à luz ultravioleta e ao aquecimento prolongado. Muitas formulações anti-sépticas são projetadas para suprimir a microflora parasitária. Eles contêm biocidas que impedem o crescimento de bactérias e fungos. Essas formulações são adequadas para o tratamento de vigas de piso, placas de revestimento e terças.
Existem no mercado retardadores de fogo cuja principal característica é a resistência ao fogo. A madeira é facilmente inflamável, portanto, essa substância deve ser usada para proteção contra o fogo - ela reduzirá os riscos e, muitas vezes, eliminará completamente a possibilidade de inflamabilidade. Muitos fabricantes usam formulações de combinação que estão em alta demanda. Eles são capazes de penetrar profundamente na estrutura de madeira, criando uma película hidrofóbica protetora, para que o material não tenha medo de alta umidade. Existem duas opções de impregnação.
Profundo
Este método é o mais procurado, pois graças a ele a madeira é processada por quase todas as faces. No entanto, a impregnação profunda também pode ser realizada de diferentes maneiras. O mergulho pode ser feito mesmo em casa sem nenhum conhecimento ou experiência especial. Para fazer isso, você precisará de um recipiente com o medicamento. A madeira penetra rapidamente na composição, o grau de impregnação depende diretamente do tempo durante o qual a prancha permanece no tanque. Se a impregnação profunda for necessária, uma semana será suficiente para obter o resultado desejado.
O segundo método é a impregnação por pressão. Este procedimento requer equipamento especial. A composição vai penetrar profunda e rapidamente na madeira, portanto, um teor de umidade de 30% da madeira serrada é permitido. A impregnação por difusão também é bastante eficaz, mas não é usada com tanta frequência quanto as opções anteriores. A principal tarefa é despejar a mistura de areia e preparação na proporção correta, cobrir as pilhas e depois embrulhar a madeira em papel alumínio. Esta impregnação dura cerca de 10 dias.
Deve-se notar que este método requer investimentos sérios em produtos acabados e leva muito tempo.
Superfície
Essa impregnação é a mais simples, mas não tão eficaz quanto a impregnação profunda. Apesar disso, o método é usado com bastante frequência se o produto precisar ser coberto com uma camada protetora apenas na parte superior. Para isso, rolos ou pincéis são usados para pintar madeira assentada horizontalmente. A profundidade máxima de impregnação com a solução chega a 5 mm e, para obter o melhor efeito, recomenda-se realizar o procedimento várias vezes.
Se as placas tiverem muitas rebarbas, e a superfície não for processada, por isso é áspera, a impregnação deve ser esfregada, pois o manchamento será difícil. Cotonetes apertados são mergulhados em uma solução que é esfregada na madeira. Em alguns casos, um spray pode ser usado - este método é adequado para cobrir fachadas e pisos. A penetração será rasa, mas pode funcionar em áreas de difícil acesso.
Variedades
As coníferas impregnadas são muito procuradas, mas o pinheiro, o abeto e outros tipos de madeira podem ser impregnados. Na maioria das vezes, são as coníferas que são utilizadas, uma vez que muitas vezes são utilizadas na construção de saunas e banhos, bem como vários produtos de mobiliário que podem ser expostos à umidade e às intempéries. As placas de larício têm a propriedade de resistir ao processo de decomposição, porém, se for necessário para realçar as características naturais, pode-se fazer impregnação. Além disso, parte da madeira pode ficar desprotegida, por isso é melhor realizar o procedimento de impregnação, que prolongará a vida útil do material.
A madeira de lariço costuma ser usada para cercas, e você também pode fazer um deck ou prancha para colocar sob o deck do telhado. É um material maciço sem relevos com bordas arredondadas. O produto ficará exposto a temperaturas extremas, geadas e intempéries, por isso precisa ser processado para prolongar sua vida útil. Quanto ao tamanho da placa, tudo depende do escopo de sua aplicação, além disso, os fabricantes costumam oferecer diferentes opções, por exemplo, 50x200x6000, 20x95x6000 e 50x150x6000 mm.
Formulários
A madeira impregnada com um anti-séptico é amplamente utilizada não só na vida cotidiana, mas também na indústria. Por exemplo, postes de madeira são instalados como estruturas de suporte para linhas de energia. Graças à composição, é garantida uma longa vida útil, além disso, os postes estão protegidos de pragas biológicas. Os materiais impregnados são freqüentemente usados na produção de travessas. Para aumentar a eficiência da impregnação, as peças são picadas e impregnadas em autoclave.
Na última década, a indústria de construção em madeira se tornou muito popular, o que levou a um aumento da demanda por madeira impregnada. Cercas são erguidas dessa madeira, terraços são construídos, cais e gazebos são erguidos, parques infantis são equipados. E também este material é ideal para revestimento interno e externo de instalações.
Quando se trata de decks, destina-se à colocação de pavimentos em espaços abertos, como varandas. A prancha aguenta cargas pesadas, pelo que é adequada como pavimento em estaleiros e garagens. O material é freqüentemente usado para fazer belos móveis de jardim.
Assim, é seguro afirmar que a madeira impregnada é muito procurada em diversos ramos devido às suas características de desempenho e qualidade.
Além disso, no mercado você encontra materiais de todos os tamanhos e espessuras, escolhendo o que mais se adapta às suas necessidades pessoais.
Você pode pintar?
Após a aplicação da impregnação, a madeira pode adquirir uma tonalidade verde espessa, que lembra uma cor de pântano, e na área dos nós uma tonalidade azulada. Algumas semanas após o procedimento, a luz ultravioleta começará a atuar sobre o material, de forma que a intensidade cairá um pouco, e a cor verde adquirirá um agradável tom amarelado. Muitas pessoas se perguntam se essas consequências podem ser evitadas com manchas. A resposta será sim, mas as proporções devem estar corretas para obter a cor desejada.
Durante a preparação da composição de impregnação, a cor pode ser adicionada, então o material ficará marrom. Quanto ao impacto no desempenho, não serão comprometidos, além disso, a madeira ficará muito mais cara e luxuosa.
Mas deve ser entendido que os raios do sol e as mudanças atmosféricas têm um efeito, então a cor acabará mudando para um tom cinza. Para evitar esse incômodo, os especialistas recomendam proteger a madeira impregnada com uma camada de esmalte e óleos que tenham efeito de filtro UV.
Não se apresse em pintar o produto impregnado, você pode esperar que queime ao sol, pois a cor verde logo se transformará em um lindo tom de mel que você pode gostar. Para trabalhar com tábuas de deck verdes e marrons, é preferível utilizar óleos protetores especiais, aos quais é adicionado um corante. Como você pode ver, as propriedades da madeira podem ser melhoradas às vezes até em casa, se o material for impregnado com um composto especial.
O comentário foi enviado com sucesso.