Características das pranchas de convés de lariço e tecnologia de sua instalação
As pranchas de deck feitas de lariço 28 × 140 × 3000 mm e outros tamanhos são populares para a instalação de pisos, decks, coberturas de terraço ou varanda. Os tipos de material permitem que você escolha a opção certa mesmo com um orçamento pequeno, enquanto esta madeira é uma das melhores em termos de resistência e durabilidade. Qualquer mestre pode facilmente fazer a instalação e fixação da placa do deck nas toras com parafusos auto-roscantes.
O que é isso?
A prancha de deck de lariço é um tipo de madeira que possui bordas arredondadas.... Ao contrário das molduras com bordas clássicas, é mais espesso, pois deve suportar cargas operacionais significativas. A escolha do lariço para produção também não é acidental. O tabuleiro feito com ele tem altos indicadores de dureza e densidade, é praticamente impermeável, portanto é utilizado na construção naval, onde essas propriedades da madeira são especialmente valiosas. Na maioria das vezes, o larício siberiano é usado para a fabricação de madeira serrada, que praticamente não é inferior em suas propriedades ao carvalho.
As pranchas do convés são frequentemente confundidas com o convés, mas não devem ser feitas. A principal diferença está na forma como a superfície é tratada. Com uma prancha de deck, é sempre lisa, com bordas levemente arredondadas. O terraço tem uma ondulação que evita que os pés escorreguem, mas dificulta a limpeza da superfície.
As características distintivas das pranchas de deck de lariço incluem:
- densidade da madeira 590-1000 kg / m3;
- umidade não superior a 10-12%;
- segurança ambiental do material;
- resistência ao empenamento;
- proteção contra fungos e mofo;
- força aumentada;
- funcionalidade;
- estética;
- longa vida útil;
- funcionalidade;
- facilidade de instalação.
O tabuleiro do deck feito de lariço pode facilmente suportar as cargas operacionais mais intensas. Sua superfície se presta bem ao processamento mecânico, pintura, tonificação.
O material é adequado para uso ao ar livre, não se deteriora devido a temperaturas extremas ou chuvas fortes.
Variedades
A tábua lisa de lariço é classificada por graus, o que permite dividir o material de acordo com a sua finalidade e a presença de defeitos visíveis. Existem 4 categorias no total. Vale a pena considerar as características de cada variedade com mais detalhes.
UMA
Esta categoria inclui madeira de alta qualidade, ligeiramente defeituoso... Por 1 rm. m não deve ter mais de 2 nós até 5 mm de diâmetro. São permitidos 1-2 bolsos de resina. Na superfície podem haver microfissuras não passantes, assim como cavacos de até 1 mm. Não deve haver mais de 1 peça por 2,5 m.
V
A prancha de deck de lariço mais popular pertence a esta variedade. É caracterizado por uma combinação de custo acessível e características de desempenho razoavelmente altas. Qualquer número de nós cativos e bolsas contendo resina não é considerado um defeito. Rachaduras sem fratura podem estar presentes na quantidade de 1-2 peças para cada 2500 mm.
COM
Material de baixa qualidade, não se distingue por altas propriedades estéticas... Isso se deve ao fato de que para sua confecção é utilizada a camada superficial de madeira sob a casca. A superfície requer tratamento protetor obrigatório com compostos especiais. Só então o material pode ser usado para criar decks.As pranchas de deck de grau C são ásperas e podem ter áreas ásperas.
Extra
Às vezes também ocorre com a designação "Premium". Esta variedade pertence à elite, exclui a presença de quaisquer defeitos. Não são permitidas violações na densidade e homogeneidade da estrutura. Não há vestígios de lascas, resina ou danos mecânicos na superfície de tal placa de deck. Para a fabricação de madeira serrada, utiliza-se a parte traseira do tronco, a menos suscetível a um fenômeno como o nodoso.
Algumas transições da paleta de cores são permitidas, mas a tonalidade em si deve corresponder às espécies de madeira.
Dimensões (editar)
Existe uma grande variedade de tamanhos padrão de pranchas de deck de lariço. As espessuras típicas variam de 25 a 45 mm. As larguras padrão começam em 90 mm e podem atingir 140-160 mm. O comprimento também é variado, de 2 a 6 m.
Mais procurado ao colocar pisos, terraços opções para placas de deck com indicadores de 28x140x3000 mm, bem como 28x120x3000 mm. Para convés de navios e terraços ao ar livre, passarelas e berços use placas mais fortes. O tamanho padrão 34x145x4000 mm é popular aqui. Em revestimento decorativo tanto a espessura quanto a largura dos produtos são importantes. As opções 35x140 mm, 28x160 mm são adequadas para uso onde a estética vem à tona, também é melhor não economizar na classe.
Formulários
O uso de pranchas de deck é exigido em muitas áreas. Em primeiro lugar, é usado na construção naval, iatismo, para criar pisos em áreas abertas de navios. Na verdade, daí o nome do tabuleiro - deck. Além disso, as propriedades excepcionais do material tornam-no uma excelente escolha para outras áreas da atividade humana.
- Na decoração de banhos e saunas. O larício é adequado para salas de vapor e salas não associadas a mudanças repentinas de umidade e temperatura.
- Na concepção do espaço à volta da piscina exterior... Aqui, o tabuleiro do convés é colocado com uma folga substancial para o escoamento de água. O material não escorrega, resiste bem ao contato com a umidade.
- Em paisagismo... Passarelas, pontes, galpões e pérgulas no jardim podem ser feitas de pranchas de convés.
- Na decoração da zona costeira. Cais, píeres e corredores feitos de lariço não apodrecem, servem por muito tempo e têm uma aparência atraente. São fáceis de construir, as estruturas são confiáveis e podem suportar cargas significativas.
- Em construção. Extensões da casa na forma de varandas e terraços, gazebos autônomos podem ser criados com material natural de alta qualidade. Uma placa de deck também é adequada para a criação de escadas. Nesse caso, pegue a espessura máxima para criar degraus, a estrutura básica pode ser mais leve.
- Na decoração de varandas e galerias. Aqui, o lariço atua como revestimento de uma base de concreto ou tijolo, acrescenta conforto, ajuda a tornar o acabamento mais natural e estético.
A régua de deck é um excelente exemplo de um material versátil que funciona igualmente bem em pisos, paredes e em combinação com vários tipos de paisagem e arquitetura.
Pode ser tingido e pintado, e submetido a outros métodos de acabamento decorativo.
Como instalar?
A instalação das tábuas do deck de lariço é feita tanto pelo método direto em parafusos auto-roscantes quanto com o auxílio de fixadores ocultos, como travas. É perfeitamente possível realizar esta tarefa com as próprias mãos, mas, dadas as dimensões da madeira serrada, é melhor obter ajudantes... Isso torna muito mais fácil mover e consertar as placas. Todo o processo de instalação pode ser dividido em várias etapas, seguindo a sequência em que você pode obter bons resultados.
Aclimatização
Começa 48 horas antes do início da edição. O deckboard é transferido para o local onde será colocado para que adquira a umidade adequada.Essa abordagem evita empenar a madeira depois de consertá-la. Se for executado um corte preliminar, os pontos de corte são tratados com compostos de proteção à base de cera.
Preparação da base
As pranchas de convés podem ser montadas em vários tipos de bases.
- Mesa de concreto... Neste caso, a base é despejada com antecedência, com a configuração de balizas. Esta opção é geralmente usada no interior de edifícios ou estruturas residenciais, em banhos, bem como ao redor de piscinas.
- Pilhas de parafuso. Eles são instalados por meio de uma broca especial, adicionalmente concretada para o endurecimento. Tal fundação é facilmente nivelada em altura, o processo de montagem leva um mínimo de tempo. A base é adequada para a construção de uma varanda ou terraço.
- Estacas cravadas... Essa base é usada sob cargas significativas. Os suportes possuem cavidades internas, que são preenchidas com concreto para o máximo reforço.
Ao usar uma fundação por estaca, o local requer preparação adicional. A camada superficial de solo é removida dela e, em seguida, a área é coberta com uma mistura de areia e cascalho.
Colocação de toras e tábuas
Os troncos também devem ser feitos de lariço, como as próprias tábuas, que serão utilizadas na construção do piso. Previamente, é recomendável cobri-los com um anti-séptico - uma impregnação que protege contra mofo e bolor. Um acabamento a óleo protegerá a madeira da umidade. A instalação é realizada levando em consideração as recomendações de especialistas - isso permitirá que você obtenha um resultado ideal.
- O primeiro tronco é fixado a uma distância de 10-20 mm da parede. É considerado fundamental.
- As demais toras são fixadas a uma distância de 25-40 cm. Ao instalar as placas na diagonal, recomenda-se manter um alcance próximo ao mínimo.
- As toras de suporte extremo estão localizadas nas extremidades das placas.
- Os vazios entre as partes do quadro não são preenchidos. Para evitar que a água fique estagnada no interior, um canal de ramificação é formado.
- A fixação às travas do tabuleiro do convés é feita de ponta a ponta, com uma folga de 3-6 mm. A primeira e a última régua devem ser fixadas com parafusos auto-roscantes. O resto pode ser instalado de forma oculta, usando grampos ou fechos semelhantes.
O piso acabado é tratado com compostos de proteção e decorativos... A estrutura montada pode ser utilizada imediatamente após a secagem da impregnação. Na utilização de parafusos auto-roscantes, pregos, os locais de sua instalação podem ser fechados com a ajuda de revestimentos decorativos especiais.
Para obter informações sobre como uma placa de deck lariço é montada, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.