Placa de umidade natural
Qualquer especialista com experiência em madeira está familiarizado com o conceito "Umidade natural". Este é um parâmetro importante responsável pelas características de desempenho do material natural e pela qualidade do trabalho final. Um profissional deve saber qual a porcentagem de umidade de uma determinada variedade.
A madeira é um material amplamente utilizado na construção e decoração de interiores. É altamente sensível a mudanças de temperatura e umidade. Ao trabalhar com matérias-primas naturais, é imprescindível levar em consideração todas as suas características.
Características distintivas
Depois de examinar os catálogos em lojas de materiais de construção, você pode encontrar produtos etiquetados como EB (umidade natural). Muitas pessoas confundem este conceito com o indicador do teor de umidade da madeira recém-serrada.
As placas de umidade natural são uma categoria de produto separada que denota "madeira bruta" ou madeira cuja porcentagem de umidade é superior a 22.
As matérias-primas naturais recentemente colhidas não entram no mercado. Seu teor de umidade é alto e varia de 80 a 95%. Essas placas podem se deteriorar facilmente durante o transporte ou armazenamento. São suscetíveis a fungos, mofo e também adquirem uma cor cinza-azulada. Este efeito foi chamado de azul.
Para dar à madeira certas propriedades, procede-se à secagem. Via de regra, é realizado em condições naturais, utilizando correntes de ar.
A abreviatura EB é usada ativamente hoje em dia.
Indica que a madeira possui uma umidade uniforme, formada em condições naturais, sob a influência da pressão atmosférica por um longo tempo.
Somente neste caso, o indicador de umidade será considerado uma vantagem, não uma desvantagem.
Os fabricantes modernos usam os padrões GOST. Para tipos de madeira de coníferas, GOST 8486-86 é usado. Este padrão especifica que a madeira deve conter no máximo 22% de umidade. Este é o limite máximo aceitável para umidade natural. Esse material pode ser usado com segurança na indústria da construção.
A madeira "bruta" é considerada o quarto grau de madeira em termos de qualidade. Este é o último tipo muito mais barato do que a madeira seca. A diferença de custo é de cerca de 50%. Aliás, com o mesmo teor de umidade natural, a madeira pode ter peso, densidade e outras características diferentes. Dependem das características da variedade e das condições em que a árvore cresceu.
Influência das estações
As leituras de umidade dependem de certos fatores.
Os especialistas identificaram três principais:
- clima;
- das Alterações Climáticas;
- temporada.
Este último tem um impacto significativo, pois o nível de umidade muda com a mudança das estações.
Temperatura do ar, umidade, calor, vento - tudo isso e muito mais afeta a preservação da umidade dentro das fibras.
As espécies de árvores mais suscetíveis são pereira, kempas e faia. Mudanças externas os afetam tanto quanto possível. As seguintes espécies são consideradas as mais estáveis - bambu, merbau, carvalho, bem como outras variedades que se orgulham de dureza e alta resistência.
A maioria dos especialistas com experiência no trabalho com madeira recomenda o uso de material colhido no inverno na construção. Essas placas contêm menos umidade em comparação com a madeira colhida na estação quente.
Estudos foram realizados para confirmar que a árvore de "inverno" melhorou o desempenho.
Sob a influência de baixas temperaturas, os processos internos dentro do tronco são significativamente retardados. No momento em que a árvore "adormece", inicia-se a produção do anticongelante natural.
Esta é uma substância especial semelhante ao amido.... Impede a evaporação da umidade. A madeira colhida no inverno tolera melhor a secagem. Após esse processamento, a superfície permanece o mais lisa possível, a quantidade de rebarbas diminui. Além disso, o material está menos sujeito a deformações.
Como determinar o grau de umidade?
Para determinar com precisão o teor de umidade da madeira, você pode escolher um dos métodos disponíveis. Os profissionais recomendam a compra de um medidor elétrico de umidade.
Este é um dispositivo especial que pode ser usado em um ambiente doméstico para obter os resultados mais confiáveis. O princípio de funcionamento do equipamento é baseado na condutividade da madeira e suas variações.
Os artesãos experientes não podem prescindir deste dispositivo quando trabalham com madeira serrada. Para uso e armazenamento convenientes, você pode comprar uma unidade compacta que cabe no seu bolso. Este equipamento é acessível e fácil de encontrar em qualquer loja de materiais de construção.
Profissionais com vasta experiência são capazes de determinar se uma árvore está seca ou molhada na frente deles por meio de inspeção. A densidade e o conteúdo de umidade são indicados por sinais especiais.
As coníferas têm o maior teor de umidade natural. Esses tipos encontraram ampla aplicação no campo da construção, decoração e fabricação de móveis.
Porcentagem EB:
- fir - a taxa mais alta, de 90 a 92%;
- abeto - o segundo tipo com uma alta porcentagem de teor de umidade de 90%;
- depois, existem várias variedades de pinheiros, seu índice EB é de 88 a 92%;
- o larício é a última árvore da lista, com taxas que variam de 80 a 82%.
Variedades moles decíduas:
- o salgueiro encabeça a lista - 85%;
- seguido por amieiro e álamo, cujo valor varia de 80 a 82%;
- linden tem uma média de 60%;
A última categoria são variedades difíceis:
- variedades de bétulas têm uma porcentagem diferente de umidade - de 68 a 78%;
- olmo - de 75 a 78%;
- o próximo da lista é a faia - 65%;
- umidade natural da carpa - 60%;
- carvalho fecha a lista com um indicador de 50%.
Para designar EB são usados interesse... Este indicador pode ser confundido com outras características. Por exemplo, o peso específico da madeira é indicado em kg por m3. O indicador de teor de umidade natural pode ser diferente para madeira de 1 grau e opções de orçamento. Além disso, este número irá variar para placas aplainadas, com e sem bordas.
Essa marcação é encontrada em áreas onde são utilizadas matérias-primas da floresta (toras, tábuas, vigas, etc.).
Onde é usado?
Uma barra marcada com EB é usada ativamente em vários campos. Em termos de confiabilidade, durabilidade e outras características, essa madeira não é inferior à madeira seca. Além disso, é mais barato.
Este tipo de matéria-prima tem sua aplicação nas seguintes áreas.
- Material auxiliar disponível na construção de estradas. As vigas também são uma adição maravilhosa aos materiais básicos de construção em construções residenciais ou industriais.
- A viga pode ser usada para a construção de toldos e várias estruturas sazonais.
- Esta madeira é usada para fazer blanks para madeira perfilada. Para isso, a madeira passa por uma série de tratamentos, incluindo secagem, detecção de defeitos e outros processos.
As opiniões dos profissionais quanto à conveniência do uso de uma barra de umidade natural são divergentes.... Alguns observam qualidades positivas, como preço acessível e desempenho ideal. Com o advento desse tipo de material, muitos têm a oportunidade de construir por conta própria uma casa econômica em um bar.
Outros especialistas apontam desvantagens.Entre eles, a necessidade de uso de isolamentos adicionais, gastos com revestimento, além do aumento do tempo de construção.
Você também precisa levar em consideração que esse tipo de material encolhe. Grandes rachaduras aparecem e a forma de alguns elementos de madeira muda.
A placa EB é adequada para pavimentar ou construir uma casa de madeira. Para isso, as matérias-primas naturais devem ter outras características necessárias (densidade, resistência ao desgaste, etc.). Somente neste caso a estrutura será suficientemente confiável e suportará a carga necessária.
Como é que é seco?
O processo de colheita da madeira inclui necessariamente a secagem. Pode ser realizado em ambientes internos com equipamentos especiais ou ao ar livre.... Os especialistas desenvolveram muitos métodos de secagem, cada um visando um resultado específico.
A maioria dos fabricantes modernos usa câmaras especiais para processamento de madeira ou organizam a secagem em condições atmosféricas.
Elementos de aquecimento especiais ou compostos hidrofóbicos também são usados. Nessas condições, a matéria-prima seca da maneira mais segura e eficiente possível.
A secagem do material natural é necessária para proteger a matéria-prima da decomposição. Também é necessário para manter a forma e o tamanho da madeira serrada. Este tipo de processamento melhora a qualidade do acabamento e a resistência das juntas adesivas é significativamente aumentada.
A árvore seca, o que diminui seu peso. A perda de umidade leva a uma ligeira mudança no tamanho. O comprimento é reduzido de 5 para 7%. A altura e a largura da matéria-prima também são aparadas.
O principal objetivo da secagem é uniformizar a umidade. Tal, o que se tornaria após um determinado período de tempo, sujeito a condições específicas.
Se o material não for seco artificialmente, isso acontecerá naturalmente.
Durante o processo de secagem, a água evapora da madeira primeiro das camadas superiores. Após o processo chega-se às fibras mais profundas. A maior parte do líquido está concentrada dentro do barril.
O comentário foi enviado com sucesso.