Descrição da farinha de madeira e seu uso
A farinha de madeira é um tipo bastante popular de matéria-prima usada em várias esferas da vida humana. Hoje, em nosso artigo, examinaremos mais de perto a descrição desse material e suas características distintivas.
Peculiaridades
De um modo geral, a farinha de madeira é um pó constituído por grânulos dispersos. Este tipo de matéria-prima é produzida em condições técnicas estritamente definidas. e deve estar em conformidade com o padrão GOST. Deve-se notar que a farinha de madeira é produzida por meio de um tipo de processamento mecânico especial.
Para fazer farinha, você pode usar qualquer resíduo de madeira. Na maioria das vezes, esse papel é desempenhado por serragem, aparas ou tocos. É importante saber também que, dependendo das matérias-primas utilizadas, a farinha de madeira difere em qualidade e, por isso, divide-se em várias variedades: a mais alta, a primeira e a segunda.
Além da classificação qualitativa da farinha de madeira, há também uma classificação composicional das matérias-primas. A este respeito, existem três opções - coníferas, caducas e mistas.
Ao mesmo tempo, no decorrer da produção, apenas uma espécie de madeira é muito raramente usada, na maioria das vezes ocorre uma mistura em certas proporções.
Como qualquer outro material, a farinha de madeira tem uma série de suas características únicas:
- Disponibilidade 9 variedades, que diferem significativamente em suas características individuais;
- composição natural, falta de impurezas artificiais e aditivos;
- variedade de cores, que é determinado pelo tipo específico de madeira usado;
- ampla gama de densidadescujos indicadores variam de 100 kg / m³ a 220 kg / m³;
- Alto propriedades higroscópicas (isso significa que a farinha de madeira tem a capacidade de absorver a umidade indesejada e, assim, manter as condições ideais no ambiente);
- matéria-prima não perde suas qualidades durante seu uso;
- propriedade tixotrópica (isto é, a capacidade de reduzir a viscosidade do estresse mecânico e aumentar a viscosidade em repouso);
- alta temperatura de ignição, que é 200 graus Celsius.
Antes de comprar farinha de madeira, você deve estudar e avaliar cuidadosamente suas características listadas.
Requisitos primários
Para que a farinha de madeira seja usada para o fim a que se destina, as matérias-primas devem atender a certos requisitos:
- o tamanho das partículas que compõem o pó de madeira, não deve exceder 1,2 mm;
- na produção é permitido usar apenas materiais naturais, mesmo substâncias como retardadores de fogo ou anti-sépticos são inaceitáveis;
- para a produção de matérias-primas do mais alto grau, você pode usar desperdício de árvores exclusivamente cortadas;
- para farinha premium, é obrigatório procedimento de secagem etc.
Portanto, antes de comprar e usar o material, é fundamental que você certifique-se de que o produto que está comprando atenda a todos os requisitos (por exemplo, você pode exigir certificados de qualidade apropriados). Caso contrário, você deve se recusar a comprá-lo.
Tecnologia de produção
Em primeiro lugar, deve ser dito que o processo de fabricação da farinha de madeira é bastante simples. Além disso, tem baixo custo.No processo de produção, você pode usar equipamentos nacionais e importados (por exemplo, do Japão). De uma forma ou de outra, em essência, a máquina deve ser um triturador (ou moinho, ou moedor) de serragem, aparas ou tocos (ou qualquer outro material do qual seja feita e obtida farinha de madeira).
Em geral, a linha para a produção de farinha de madeira é um ramo bastante promissor da economia do território do nosso estado.
Quanto aos métodos diretos de fabricação e obtenção de matérias-primas, os chamados "Moagem autógena dinâmica", o que é possível devido à influência de fortes correntes de ar. Neste caso, este procedimento deve ser realizado a uma temperatura de ar adequada e de acordo com a composição química exigida para as massas de ar na oficina. Após a fabricação do material, inicia-se a etapa de embalagem e acondicionamento.
Considere um breve guia para fazer farinha de madeira em um ambiente industrial.
- Em primeiro lugar, você precisa escolher a madeira certa. A triagem de resíduos é obrigatória, não é usado material podre, podre ou infectado com pragas ou doenças.
- Em seguida, o processo de esmagamento da árvore ocorre até até ver a textura farinhenta desejada.
- Massa úmida em pó passível de secagem.
Selos
Conforme mencionado acima, existem 9 tipos de farinha de madeira, cujos indicadores e características são regulamentados pelo GOST. Cada uma das marcas tem sua própria designação digital ou carta convencional: 120, 140, 160, 180, 200, 250, T, 560, 1250.
No processo de compra de pó de madeira, é importante prestar atenção também ao código de cores dos rótulos. Com o aumento do número, que é característico da marca, o tamanho das partículas que compõem o pó aumenta.
Fabricantes populares
Para fins industriais (ou quaisquer outros), pode-se usar a farinha de madeira fabricada na Rússia ou o material que veio ao nosso país para importação. Considere vários fabricantes de materiais populares.
- Complexo da Indústria Madeireira tem trabalhado desde 1999. Ao longo da sua existência no mercado, já conseguiu conquistar a confiança dos consumidores. O sortimento inclui não apenas farinha de madeira, mas também um grande número de produtos relacionados.
- Firme "Horizont" é um dos maiores produtores de farinha de madeira. A marca está localizada na cidade de Yoshkar-Ola.
- Marca NOVOMIX - é uma empresa de Novosibirsk que produz materiais de construção inovadores.
Formulários
De um modo geral, a farinha de madeira é aplicada em várias esferas da vida humana... Assim, por exemplo, é usado em adesivos, no jardim, para WPC, para a produção de bens como produtos a granel e moldados, também é adicionado a carbólitos, etc. De um modo geral, existem 2 áreas principais de aplicação de farinha de madeira.
Indústria
A farinha de madeira é frequentemente usada para fazer titânio branco, que é inerentemente um suplemento dietético popular e amplamente utilizado. Além disso, a celulose é produzida a partir de matéria-prima de madeira, que, por sua vez, é utilizada no processo de produção de materiais como: eletrodos de soldagem, placas de gesso para construção, cerâmicas, misturas de acabamento, linóleo, etc.
Fertilizante e ração
Outro uso importante para o pó de madeira é fertilizante de plantas e ração animal. Assim, com a ajuda da farinha de madeira, solos são soltos e solos pesados são fertilizados. Além disso, cogumelos, mudas, etc. podem ser cultivados em matérias-primas.
No que se refere ao aproveitamento do material na alimentação, a este respeito, deve-se destacar que a farinha de madeira é um componente que tem efeito positivo na digestão dos animais.
O comentário foi enviado com sucesso.