Tudo sobre faixas de tabuleiro
Além dos canteiros e árvores frutíferas, caminhos e calçadas são necessários na casa de verão. Os jardineiros os usam para ir para a casa, para a estufa, para o balneário e entre as camas de que você precisa para, de alguma forma, fazer o seu caminho. Normalmente eles não recebem muita atenção - os caminhos são simplesmente feitos com material de cobertura ou atropelam o solo. Mas você pode construir caminhos de madeira perfeitos na rua com suas próprias mãos - serão cortes redondos ou uma tábua, não importa. É barato e muito bonito.
Peculiaridades
Quanto às características da madeira como material, todos as conhecem. A madeira é agradável ao tato, dá para andar sem sapatos sobre as tábuas lixadas e envernizadas. Além disso, a árvore é amiga do ambiente, bonita e, se devidamente seca e devidamente processada, mantém por muito tempo o seu aspecto atraente. Um parâmetro como o preço também não deve ser esquecido.
Você pode construir esteiras com tábuas afiadas de alta qualidade ou pode usar os materiais disponíveis, como cortes de serra e blocos de madeira.
Em ambos os casos, o caminho terá um aspecto atractivo e original, complementando a paisagem campestre com uma textura amadeirada única. É esse material ideal para iniciantes - um caminho feito de madeira não requer uma base especial, equipamentos adicionais, ferramentas complexas e habilidades especiais não são necessários para sua construção. Portanto, mesmo um iniciante pode traçar de forma independente um caminho de cortes ou colocar tábuas, fixando-as nas toras.
É impossível ignorar as desvantagens da madeira. Cada detalhe da pista futura precisa ser tratado com dois ou mais compostos: um anti-séptico - de podridão e fungos, tinta, verniz ou óleo secante - como uma camada protetora. Mas mesmo isso não garante a preservação a longo prazo de uma aparência atraente, especialmente se algumas partes da madeira estiverem em contato direto com o solo. Você precisa se lembrar disso e estar sempre pronto para substituir a parte danificada da pista.
Projeto
Você pode equipar caminhos no jardim de diferentes maneiras:
- O deck pode ser usado para construir um piso em toras; devido ao seu design, será ligeiramente elevado acima do solo. Se uma placa de deck for usada, ela não deve entrar em contato com o solo - mesmo por dentro.
É por isso que qualquer piso deste tipo é colocado em algum nível acima do solo.
- Um caminho de jardim de três ou quatro tábuas é uma boa solução, especialmente se for decorado com cascalho ou pedra britada nas laterais.
- Cortes redondos, dispostos por um caminho, parecem bons.
Não é necessário fazer o caminho direito - pode-se dar a forma de um zigue-zague, uma curva sinuosa, um semicírculo (dependendo da paisagem do jardim).
Claro, não se pode ignorar o alívio na cabana de verão. Se você não der importância a isso durante o desenvolvimento do projeto das pistas, então elas podem sair completamente fora do planejado e não servir por muito tempo.
É altamente desencorajado equipar passagens nas árvores onde a irrigação é realizada, bem como onde a água escorre após a irrigação ou precipitação e onde permanece por algum tempo.
Como um local raro tem um relevo impecavelmente plano, sem colinas e depressões, esses lugares existem em quase todas as casas de veraneio.
Além disso, as dimensões dos trilhos, principalmente sua largura, devem ser calculadas levando-se em consideração as dimensões do local.
Não é necessário colocar um "prospecto" no padrão de seiscentos metros quadrados - um caminho comum com uma largura de 0,4-0,45 m é o suficiente. Isso é o suficiente para uma pessoa passar.Se o terreno for grande, com gazebos, piscina, área de lazer, é melhor deixar os caminhos mais largos, colocando belos lancis nas margens.
Materiais e ferramentas necessários
Para construir um caminho de madeira em uma casa de verão, você precisará preparar vários materiais.
- Na verdade, tábuas de madeira (você pode usar versões com e sem bordas). A espessura de cada um deve ser de 25 a 50 mm, é melhor que sejam de lariço. Dependendo do modelo, em vez de tábuas, você pode fazer cortes redondos de uma árvore ou bloco de madeira.
- Feixe - a base da pista será feita a partir dele. O tamanho da madeira é 50 x 150 mm. Se a tábua for colocada diretamente no chão, nenhuma madeira será necessária.
- Rolo de material de cobertura. Você pode passar sem ele se o caminho estiver no chão.
- Role o geotêxtil.
- Corda ou recortes de corda para formar caminhos.
- Areia, cascalho, brita.
Antes de começar a construção do piso, toda madeira deve ser impregnada com uma composição anti-séptica de podridão e fungos. Após a secagem, um revestimento adicional é aplicado às placas. Para isso, óleo de linhaça, tinta sobre madeira, verniz são adequados.
Tecnologia de manufatura
Antes de iniciar qualquer trabalho, você precisa decidir onde a pista será localizada. Além disso, sua largura, forma e rota ao longo da qual ele passará são calculados. Depois disso, o esboço do caminho futuro é marcado. A marcação é feita da seguinte forma: os pinos são inseridos em ambos os lados da estrutura proposta. A largura da pista deve permanecer inalterada, não é difícil controlar isso - basta usar uma fita métrica.
Se o caminho for reto, então basta cravar nas estacas a uma distância de dois ou três metros, mas se tiver uma forma geométrica complexa, será necessário colocar cada nova estaca onde a direção muda.
Em seguida, uma corda é puxada ao longo de cada lado da trilha. Assim que o contorno for delineado, todo o espaço que será ocupado pelo caminho deve ser cuidadosamente limpo: de folhas, detritos, plantas, etc.
O lançamento da fundação é o primeiro trabalho no arranjo dos caminhos. Essa, é claro, não é a base necessária para uma casa ou um mirante, mas o caminho deve se agarrar a alguma coisa. Para a fundação, você precisará de uma trincheira, que é cavada ao longo de toda a extensão do futuro caminho. Sua profundidade é de cerca de 0,2 m, não mais.
Para que as ervas daninhas não rompam as tábuas, uma camada de geotêxtil é colocada no fundo da trincheira.
Um travesseiro de pedra ou cascalho é colocado em cima. A espessura da almofada é de cerca de 0,1 m.
Para a versão mais primitiva de uma calçada de madeira, basta afogar as tábuas em uma almofada de entulho ou cascalho. No entanto, é melhor fazer uma opção um pouco mais difícil (mas muito mais durável) elevando o caminho acima do solo. É para isso que servem as barras. Eles são colocados na direção do movimento no processo de adormecer no travesseiro. Para tornar o caminho ainda mais forte, você pode colocar barras no centro da trincheira.
Pode-se colocar não barras, mas toras longitudinais, fixando-as entre si com uma barra transversal com passo de 0,5 m.
Em seguida, fixe a placa com pregos. A distância entre as barras deve ser de cerca de 5 mm, então a chuva e a umidade serão drenadas sem obstáculos e a deformação não afetará as placas.
Para traçar um caminho a partir de cortes redondos de madeira ou fortificações, você precisará dos próprios blocos de madeira e de uma certa quantidade de areia.
Você pode escolher cortes com o mesmo diâmetro ou, pelo contrário, torná-los marcadamente diferentes.
Cada barra, antes de ser utilizada no layout da pista, deve ser descascada da casca e tratada com um anti-séptico. Se possível, cubra a parte inferior de cada corte da serra com mástique de betume. Os topos dos cortes podem ser revestidos com verniz, tinta ou sulfato de cobre. No último caso, a árvore parecerá envelhecida artificialmente. Assim que todas as camadas do revestimento estiverem secas, você pode começar a traçar a pista.
A base é disposta da mesma forma que para o calçadão. Geotêxteis, polietileno ou filme impermeável são colocados na vala escavada.Em seguida, há uma volta de duas camadas de drenagem, após as quais uma almofada de brita fina ou cascalho é derramada. O travesseiro deve ser 4 cm mais estreito do que o calçadão, e o travesseiro deve ser calcado com cuidado.
Se o caminho for com meio-fio, ele deve ser instalado quando a primeira camada de drenagem for preenchida.
O meio-fio pode ser feito com restos de tora cortada ao meio, chapa de ferro, pedras, etc.
Após o assentamento da segunda camada de drenagem (para isso é necessária areia), o caminho é efetivamente formado a partir dos cortes. A areia deve ser bem derramada com água, em seguida, definir os cortes na sequência desejada e afogá-los firmemente em uma camada de areia. Os vazios entre os cortes também são preenchidos com areia e bem compactados.
Uma das opções para colocar uma trilha de placas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.