Tudo sobre tábuas de caibro
As placas do telhado que suportam a cobertura do telhado são chamadas de caibros. Depende deles quanto tempo vai durar a cobertura, bem como da segurança da vida na casa. Para que as vigas sejam de alta qualidade, é importante escolher o material certo e fazer todos os cálculos.
Requisitos primários
Tábuas afiadas com seções diferentes são preferíveis para vigas. A opção mais comumente usada é 50x150 ou 50x200 mm. Você não deve levar uma viga retangular ou quadrada, pois é muito pesada e ao mesmo tempo não fornece a resistência necessária.
Via de regra, no telhado, as vigas são instaladas na borda para maior confiabilidade. É melhor escolher madeira macia para sistemas de treliça. Isso porque a resina não permite a formação de podridões. Além disso, as placas de coníferas são leves e acessíveis. A maioria das serrarias oferece uma grande variedade desse material.
É importante que a madeira não esteja úmida. Na verdade, quando seca, a geometria da placa e da madeira muda, o que acaba estragando todo o telhado. É desejável que o teor de água na madeira não exceda 18%.
E você também deve prestar atenção ao fato de que as tábuas não devem ter nós ou pontos podres que possam reduzir a resistência. As vigas são fortemente influenciadas pelo vento, neve e telhados, portanto, há muitos pontos a serem considerados. Por exemplo, as rachaduras devem estar ausentes.
Quanto às cortinas, apenas as pequenas são permitidas. Tábuas para vigas devem ser tratadas com agentes anti-sépticos contra o apodrecimento, retardadores de fogo para proteção contra fogo e agentes para repelir várias pragas. Isso é necessário para que o sistema funcione o máximo possível.
Tipos de material
Para uma estrutura de viga, é importante selecionar as tábuas de forma que sejam fortes, mas ao mesmo tempo seu peso não seja muito grande. Além disso, para a cobertura de edifícios de vários andares ou edifícios industriais, vigas de metal ou concreto armado serão a melhor solução. Para edifícios comuns, a madeira é suficiente. Via de regra, na prática, costuma-se usar vários tipos de materiais para as vigas.
-
As toras são tiradas muito raramente, com mais freqüência eles fazem cabines de toras. Essa opção é pesada. Além disso, você precisa de um profissional que saiba trabalhar com eles, em especial, com cortes complexos nos locais de fixadores.
- As vigas para vigas podem ser usadas regulares ou coladas. É possível fazer um sistema a partir dele, que se distingue pela alta resistência e durabilidade. No entanto, o custo desse material é alto.
- A prancha tem um custo aceitável, portanto, costuma ser escolhida para vigas. É importante que sua espessura seja de pelo menos 4 centímetros. Dentre as diferenças positivas, vale destacar a leveza, a facilidade de instalação e uma boa margem de segurança.
Dimensões (editar)
Os parâmetros das tábuas de caibro podem variar muito. Afinal, esse parâmetro é influenciado por vários fatores. Entre eles estão as dimensões da estrutura, a área do telhado, a opção de projeto do sistema, as cargas esperadas do vento e outras influências externas. Os especialistas recomendam escolher um tamanho mínimo de seção de 50x100 ou 50x150 milímetros. Ao criar vãos grandes, o tamanho deve ser 150x150 milímetros e, melhor ainda, 250x100 milímetros. Se se espera que as dimensões do edifício sejam significativas, então vale a pena usar placas com tamanho mínimo de 200x50 mm, ou mesmo 200 por 200 mm.
Para obter as dimensões ideais das vigas, alguns cálculos devem ser feitos. Nesse caso, é importante saber a carga que pode afetar o telhado. Com base nisso, será possível determinar a seção transversal, bem como outros parâmetros do sistema de vigas.
Existem normas especiais, mas indicam os dados sem levar em conta as características climáticas de uma determinada região. Portanto, é melhor realizar os cálculos você mesmo.
Um dos parâmetros mais importantes é a espessura da viga. Na verdade, a força da estrutura futura depende disso. É desejável que a espessura da placa seja de 40-60 milímetros. Além disso, para edifícios pequenos, um desvio do indicador de até 5 mm é permitido. Quanto aos edifícios residenciais, é melhor que prefiram placas com espessura de pelo menos 50 milímetros.
Ao escolher a largura do tabuleiro, deve-se levar em consideração o comprimento do vão, que é coberto pelas vigas. Quanto mais compridas as vigas, mais larga a tábua deve ser. Por exemplo, se as vigas têm 6 metros de comprimento, então as tábuas devem ser tiradas com uma largura de 150 milímetros ou mais. Com um comprimento de perna de mais de 6 metros, as placas de largura são selecionadas a partir de 180 milímetros. Se a perna da viga for muito longa, a extensão é recomendada.
Para calcular a seção transversal das vigas, é necessário determinar a distância adequada entre elas e levar em consideração o comprimento dos elementos. Ao fazer isso, é necessário levar em consideração as cargas constantes da neve e do vento no telhado. O cálculo também incluirá a massa do sistema de vigas, o ângulo de inclinação da rampa, o comprimento do vão sob os pisos. Além disso, você deve levar em consideração a largura da própria estrutura.
Para fazer todos os cálculos de forma correta e rápida, você pode usar programas especiais. Nesse caso, os valores obtidos serão precisos. Quando a seção transversal das vigas for determinada, você pode prosseguir para encontrar seu degrau. Esta definição se refere à distância na qual os elementos serão removidos uns dos outros. Esse parâmetro como degrau é muito importante, pois garante a confiabilidade e a vida útil da cobertura.
Partes do sistema
O sistema de vigas consiste em treliças, que são estruturas planas em forma de triângulo. Eles são expostos ao Mauerlat e, em seguida, presos juntos com vigas. Vários elementos constituintes da fazenda podem ser distinguidos.
- As próprias vigas são chamadas de vigas, nas quais a caixa é fixada e o telhado é colocado. A treliça consiste em duas vigas, que são conectadas de cima em um triângulo. Eles devem ser inclinados no mesmo ângulo da inclinação do telhado.
- O aperto é uma barra transversal que bloqueia as vigas horizontalmente, evitando que se afastem sob as cargas. Muitas vezes pode ser visto em sistemas suspensos.
- A barra transversal é uma viga que no sistema é responsável pela compressão e, na aparência, se assemelha a um aperto. Ele é usado para a fixação de vigas no topo.
- As vigas são conectadas horizontalmente com uma garra para aumentar a estabilidade da treliça. É usado em vigas em camadas.
- O suporte é usado para suporte adicional ao fixar sistemas e é uma viga horizontal.
- A cinta é montada em um ângulo específico e é usada para fornecer melhor estabilidade.
- Os filetes são necessários para alongar as pernas da viga, caso seja necessário fazer saliências.
E também há elementos que não pertencem às treliças, mas fazem parte da estrutura do caibro.
- A passagem em forma de viga é instalada ao longo das rampas.
- O ripado é colocado nas vigas para poder ser montado no telhado. Feito de tábuas e vigas.
- Mauerlat é montado ao longo do perímetro das paredes dos edifícios na forma de tábuas ou vigas. As extremidades inferiores das vigas são fixadas a ele.
- Lezhen se deita ao longo das paredes internas do prédio para montar os racks verticalmente.
Como escolher
Os conselhos devem ser escolhidos apenas entre vendedores confiáveis, que podem fornecer todas as informações de interesse. É importante que os documentos que acompanham certas informações sejam anexados ao material:
- o tipo de madeira de que as tábuas são feitas;
- número padrão;
- a empresa que fez o material;
- parâmetros de madeira serrada;
- teor de umidade da madeira.
De acordo com o tipo de madeira para sistemas de treliça, deve-se dar preferência às coníferas. A melhor opção é o larício, mas você deve levar em consideração seu custo bastante elevado. Pinho, cedro ou abeto são substitutos adequados.
Você não deve escolher madeiras nobres, pois sua madeira não é tão elástica. A única exceção é o carvalho, mas devido ao seu alto custo, é impraticável levá-lo para vigas.
O melhor é dar preferência à floresta, que é colhida no inverno. A qualidade dessa madeira é superior à colhida nos meses de primavera e verão. Para pernas de caibro, uma barra com espessura de 5 centímetros é adequada. Quanto à largura, depende diretamente do desenho das vigas e da carga sobre elas. Na maioria das vezes é de 10-25 cm. Neste caso, o comprimento será padrão - 6 metros. Pode ser aumentado, se necessário.
Para terças, é melhor usar uma viga com espessura de 10 centímetros ou mais. Uma placa de 15 x 15 centímetros é adequada para o Mauerlat. Vale ressaltar que este elemento pode ser montado a partir de várias placas para torná-lo ainda mais resistente. Para peças auxiliares como escoras, escoras, puffs, potras, você pode escolher uma barra de 5x10 centímetros. Você pode usar uma viga como viga, mas o custo de tais elementos aumentará. O torneamento pode ser feito a partir de uma tábua com secção de 2,5x10 cm.
Você pode comprar placas em metros cúbicos, sob encomenda e na forma de uma estrutura acabada. Cada opção tem suas próprias características.
- Uma floresta de metros cúbicos é adequada se você quiser economizar dinheiro. Haverá vários materiais em um grande volume, então vale a pena pegar pelo menos 10% com margem. Nesse caso, é importante aparar as tábuas, se necessário, retirar a casca, tratar com um anti-séptico. Você deve escolher apenas materiais lisos para que não sejam conduzidos.
- As placas planejadas personalizadas custarão um terço a mais, mas correspondem exatamente às dimensões exigidas. Ao mesmo tempo, haverá pouco desperdício. Porém, deve-se ter cuidado para que a madeira não seja danificada e que não haja defeitos nas telas.
- Estruturas dobráveis prontas para uso atraem com a precisão das medidas e facilidade de instalação. Antes de sua fabricação, a empresa envia um medidor que levará em consideração todas as características do projeto e desejos. Como resultado, o comprador receberá um sistema competente e de alta qualidade, mas caro.
O comentário foi enviado com sucesso.