Tudo sobre placas de fôrma

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Dimensões (editar)
  4. Requerimentos técnicos
  5. Como calcular a quantidade?

A cofragem é uma estrutura especial necessária para lançar os alicerces. É indispensável para a construção de estruturas grandes e pequenas. Para a sua fabricação são utilizados prendedores e placas especiais, feitas de diversos tipos de madeira. Existem requisitos especiais para este tipo de material.

Vamos ver o que podem ser as placas de fôrma, que espessura, comprimento e largura são necessários? Eles usam placas afiadas para vários fins. Dependendo disso, as dimensões da madeira para a cofragem da fundação podem ser diferentes. Como calculá-los corretamente?

Peculiaridades

As placas de fôrma são ativamente usadas para projetar fundações em tiras e monolíticas. Essa madeira é excelente para uma variedade de estruturas, independentemente de seu nível de complexidade. Combina custo acessível e excelente desempenho. Você pode comprar as matérias-primas necessárias em quase todas as lojas de materiais de construção e acabamento. Esse tipo de produto é apresentado em uma rica variedade.

Outra característica é o baixo peso dos painéis de madeira, se comparados aos produtos feitos de metal e outros materiais. Isso simplifica o processo de montagem e posterior desmontagem. O peso máximo de um escudo é de cerca de 60 kg. Com baixo peso, eles podem se orgulhar de confiabilidade e durabilidade suficientes. Além disso, as tábuas são utilizadas para a cofragem de tectos, a fundação das colunas, a colocação do poço, o desenho do meio-fio e da cave. Especialistas da construção civil destacam que a qualidade da fôrma depende diretamente da placa escolhida para ela.

Uma rica variedade de produtos oferece aos compradores liberdade de escolha, no entanto, você precisa ser capaz de escolher a madeira certa.

A cofragem de madeira é mais comum do que as opções de plástico especial ou metal. Essas estruturas são utilizadas tanto para a construção privada como no setor industrial. As placas para a montagem da fôrma devem atender a determinados padrões. Estamos falando de sua espessura, resistência e outras características. Se os painéis de madeira foram feitos de acordo com todas as regras, usando madeira cuidadosamente selecionada e processada, eles podem ser reaproveitados. Para tornar a fundação de concreto uniforme e sem falhas, as placas são processadas. Eles são polidos e aplainados. Também é necessário proteger adequadamente a madeira para que a estrutura seja confiável e forte. O baixo peso permite que você trabalhe sem equipamentos adicionais e um grande número de pessoas.

Só um especialista experiente conhece todos os meandros da instalação de cofragem e pode fabricá-la de forma a suportar a carga do betão e manter a sua integridade. Os profissionais recomendam o uso de placas adquiridas em lojas de hardware confiáveis. O varejo responsável é cuidadoso na escolha dos fornecedores, controlando a qualidade da mercadoria ofertada. Você pode entrar em contato diretamente com o fabricante, especialmente se precisar comprar um grande lote de placas. Isso economizará muito dinheiro. Você também pode comprar painéis de cofragem prontos. Eles vão custar mais do que placas, no entanto, você não precisa perder tempo com a montagem.

Antes de comprar, você precisa se certificar de que as blindagens acabadas são adequadas para o tamanho da base da fundação e correspondem ao nível adequado de qualidade.

Materiais (editar)

No campo da fabricação de placas de fôrma, os fabricantes usam diferentes tipos. As melhores e raras raças geralmente não são utilizadas. Madeira barata é usada. Isso se deve ao fato de que a possibilidade de reaproveitamento das pranchas é limitada - não adianta gastar dinheiro com variedades caras. O tabuleiro utilizado para a cofragem pode ser afiado ou não. É importante considerar esse parâmetro ao escolher e instalar proteções de madeira. O lado da madeira que vai entrar em contato com o concreto deve ser cuidadosamente lixado.

Árvores decíduas raramente são usadas. As marcas modernas optam por espécies de coníferas (abetos, pinheiros ou abetos). A raça é de grande importância, principalmente se a cofragem for utilizada mais de uma vez. Independentemente do tipo de madeira de que as placas foram feitas, elas devem ter certas características. A anotação! Algumas pessoas decidem fazer a cofragem com uma tábua de vedação para poupar dinheiro na compra de madeira serrada. Os especialistas não apóiam essa ideia e acreditam que é melhor comprar uma placa especial.

Dimensões (editar)

A primeira coisa a se observar ao escolher uma placa são as dimensões e a espessura. Você também precisa considerar o comprimento, que depende da trincheira. A madeira serrada deve ter dimensões que, ao instalar os painéis de madeira, sejam ligeiramente mais largas do que os limites da futura fundação. Quanto à espessura, aqui é preciso atentar para a carga que o concreto líquido tem nas paredes da fôrma. Os profissionais recomendam a compra de placas, cuja espessura varia de 25 a 50 milímetros.

Em alguns casos, você pode escolher madeira com uma espessura maior, enquanto placas mais finas do que 25 milímetros são melhores não usar. Caso contrário, a destruição da estrutura é possível. A largura média é de 15 centímetros. Esta é a opção mais comum e é considerada padrão.

Amostras mais amplas também podem ser encontradas na loja e usadas sem restrições.

Requerimentos técnicos

Certos requisitos técnicos são impostos às placas de cofragem sob a fundação. As matérias-primas naturais devem necessariamente ter bordas lisas. Esta é a única maneira de montar uma blindagem durável e de alta qualidade, que não terá rachaduras, fendas, distorções e outras falhas.

Para o assentamento de fundações maciças, recomenda-se o uso de prancha afiada. Este tipo de material é mais confiável do que outras variedades. Para colocar a base de uma cerca ou outras estruturas semelhantes, você pode se limitar a uma tábua sem bordas.

Umidade

A umidade é um indicador importante. Os especialistas recomendam dar preferência a madeira com um teor de umidade de 25% e acima. Este indicador é responsável pelos seguintes fatores.

  • O nível de umidade especificado evita que a madeira fique saturada com leite de cimento. Isso permitirá que o material seja reutilizado.
  • A madeira tem a capacidade de absorver os componentes de aderência do concreto, razão pela qual suas características de resistência são significativamente reduzidas. Se você escolher madeira com o teor de umidade necessário, o concreto não perderá algumas de suas propriedades.

Rigidez e força

A madeira deve ser capaz de suportar a pressão do concreto. Este indicador só aumentará ao usar uma ferramenta vibratória. Força e rigidez são responsáveis ​​por esses parâmetros. Para calcular a carga, os engenheiros usam um fator de 1,2. Nesse caso, a carga na estrutura aumenta em 20%. Deve-se prestar atenção especial às placas com bordas e ao seu grau de dureza.

Se a madeira for muito mole, pode rachar durante o vazamento do concreto. A resistência e a rigidez são responsáveis ​​pela confiabilidade e integridade da estrutura.

Resistência à rachadura

Outra característica necessária. Madeiras macias são suscetíveis a rachaduras, especialmente quando submetidas a tensões. Construtores experientes devem levar este indicador em consideração, razão pela qual bétulas e outras árvores decíduas são ignoradas. Também é necessário levar em consideração essa característica - uma reação neutra ou alcalina. O concreto não reage bem a ambientes ácidos. Afeta negativamente sua habilidade de agarrar. Se o tipo de madeira apresentar alto valor de acidez, não pode ser utilizada para cofragem. Por esse motivo, os especialistas não usam carvalho.

O último requisito para uma madeira adequada é um preço baixo. Para não desperdiçar seu dinheiro, entre em contato apenas com lojas de varejo de confiança. Se possível, inspecione cuidadosamente o material quanto a defeitos. As placas que não são premium não ficarão perfeitas. Apesar disso, não se deve esquecer de atender a determinados requisitos.

Como calcular a quantidade?

O cálculo competente o protegerá de gastos desnecessários. Para não arriscar, você pode contar com os serviços de uma equipe profissional de construção. Eles calculam independentemente a quantidade necessária de materiais. Você também pode fazer um cálculo sozinho. Para isso, é necessário saber a espessura aproximada das placas, bem como a altura e o comprimento da fôrma. Vejamos um exemplo específico. Parâmetros - o comprimento total da fôrma é de 100 metros. Altura - 0,7 metros. Neste caso, recomenda-se a utilização de placas com espessura de 0,04 metros. Usando esses parâmetros, você pode fazer um cálculo de acordo com o esquema a seguir.

A equação é semelhante a esta: 100 * 0,7 * 0,04 = 2,8 m3. Como resultado, o volume necessário de material é obtido. Os especialistas recomendam a compra de matérias-primas em estoque. Se o resultado for 2,8 metros cúbicos, você deve comprar de 3 a 3,5 metros cúbicos de material.

Os profissionais recomendam comprar a quantidade certa de madeira por vez e de um fornecedor para que a madeira seja do mesmo lote.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário