Tudo sobre placas decorativas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Descrição das espécies
  3. Opções de design
  4. Como as placas são usadas?

O design moderno oferece uma ampla gama de materiais decorativos para decoração de interiores. Sua lista é atualizada todos os anos. Ao mesmo tempo, os materiais naturais não dão lugar aos sintéticos. Esta regra também se aplica à madeira. Este acabamento nunca foi considerado uma relíquia do passado. Ele se encaixa harmoniosamente em qualquer interior moderno, complementando-o com naturalidade, respeito ao meio ambiente e simplicidade.

Peculiaridades

As tábuas decorativas são feitas de vários tipos de madeira. Eles diferem uns dos outros na dureza, cor, padrão e textura da superfície, o que permite expandir as possibilidades de design. As rochas duras são mais resistentes a fatores adversos, ao passo que se diferenciam pelo alto custo e vice-versa.

Dependendo da qualidade do material feito, existem vários tipos de placas com marcações padrão de A a C. Esta classificação é baseada na textura do cartão, na precisão e integridade do processamento, na presença de defeitos e nós.

A textura do cartão tem um efeito perceptível no resultado final. Os materiais com uma textura pequena e mal desenhada cabem harmoniosamente em qualquer estilo. Um padrão áspero e fortemente pronunciado, a presença de escurecimento de nós, ao contrário, pode estragá-lo.

Os interiores modernos não toleram madeira de má qualidade. Ao mesmo tempo, a criação de estilos antigos e tradicionais é impossível sem a presença de materiais com pequenos defeitos (fissuras, lascas, irregularidades). Neste caso, a placa ideal irá se destacar e prejudicar a imagem geral do interior. Mas não exagere: no futuro, tais defeitos podem arruinar o acabamento e, além disso, nem sempre será possível escondê-los.

É levando em consideração todos os fatores listados acima que se forma o custo dos materiais. Em média, dependendo da raça e variedade, pode variar de US $ 5 a US $ 30 por m². Não persiga os preços baixos e selecione a madeira de acordo com as características da divisão. Por exemplo, o lariço e o carvalho podem suportar muita umidade e grandes mudanças de temperatura, mas, ao mesmo tempo, não faz sentido decorar toda a casa com eles.

Descrição das espécies

Hoje o mercado de madeira serrada é bastante diversificado, por isso é fácil encontrar produtos com os parâmetros necessários para construção ou reforma. Eles podem ser usados ​​para decoração de interiores e exteriores. No primeiro caso, é utilizada uma placa interna, no segundo, uma frontal.

De acordo com o grau de processamento, os seguintes tipos de placas de acabamento são diferenciados.

Não cortada

Essas placas são feitas por cortes longitudinais de toras. Suas bordas são irregulares, cobertas por casca. Os cortes são mal processados, o que torna o material textura grosseira e de baixo custo.

Essas placas brutas devem ser usadas em interiores temáticos, por exemplo, para decorar uma casa na floresta, uma extensão, um celeiro, uma garagem. Devido às bordas irregulares durante o acabamento, eles são fixados com uma sobreposição. Isso aumenta o consumo de materiais, ao mesmo tempo que dá ao interior uma aparência incomum de um pavilhão de caça.

Aparado

Esta é a madeira mais comum. As placas são feitas nos tamanhos estabelecidos pelos padrões GOST. O processo tecnológico consiste em 3 etapas - corte da tora, aplainamento e trituração de todas as faces - cada uma das quais controlada por operários e equipamentos. O resultado é uma placa bem planejada que pode ser usada para diversos fins.

Na construção privada, são usados ​​5 tipos de tábuas esculpidas: forro, imitação de barra, casa de bloco, tábua e tábua de parquete.

  • A madeira mais acessível é considerada o forro. É popular desde o século XX. Embora hoje a ripa não surpreenda ninguém, as pessoas continuam a usá-la no interior devido ao seu custo agradável. O forro é pequeno em tamanho, especialmente pequeno em largura. É leve, o que facilita o transporte e a construção. O material fica preso no torneamento ponta a ponta, às vezes pode apresentar ranhuras. Após a instalação, o forro é revestido com verniz ou tintas, e antes é tratado com soluções especiais que evitam o apodrecimento e a ignição do material.
  • A imitação de uma barra ou de uma viga elevada é uma excelente alternativa para a ripa. O material tem uma largura maior e cantos mais lisos, por isso parece esteticamente agradável. Nas laterais, a imitação possui pontas e ranhuras, o que facilita a instalação e aumenta a confiabilidade da estrutura. O resto das propriedades da madeira, bem como as características de fixação, são quase idênticas às do forro.
  • A casa de bloco difere dos materiais anteriores em sua forma: um dos lados é arredondado. Isso se deve ao fato de que no corte das toras, as partes retangulares centrais vão para a produção de tábuas afiadas e, após o processamento, obtém-se uma casa de bloco das partes semicirculares restantes. Ele transforma visivelmente a aparência da sala: há uma sensação de que a casa é feita de uma moldura natural.
  • Planken é um análogo do forro, difere apenas na ausência de pontas e ranhuras, bem como no comprimento curto... As bordas longitudinais do material são freqüentemente cortadas em ângulo, então um paralelogramo é obtido na seção. Este recurso facilita um pouco o processo de instalação. Planken é feito de espécies de madeira resistentes à umidade (lariço, pinheiro). É apropriado instalá-lo em ambientes com alta umidade do ar: banhos, saunas, banhos. Durante a instalação, é necessário deixar pequenos espaços entre as réguas, uma vez que, ao ser aquecida, a madeira dilata-se parcialmente.
  • A última opção é o tabuleiro de parquete. Na maioria das vezes é usado para assentar o chão, mas também pode ser usado como decoração em uma seção limitada da parede. Visualmente, o parquete expande significativamente o espaço quando instalado na horizontal, e quando instalado na vertical, aumenta a altura das paredes.

Madeira de qualidade será cara para o construtor. Esses custos podem ser reduzidos usando suas contrapartes sintéticas, por exemplo, placas de poliuretano. Claro, aqui está apenas o nome deles, porque as placas verdadeiras são feitas apenas de madeira.

As placas de poliuretano apresentam várias vantagens em relação às placas de madeira. O plástico de que são feitos tem uma pequena massa e não difere na aparência das placas de madeira pintadas. Os materiais de poliuretano não estão sujeitos a processos de decomposição. São não inflamáveis, o que os torna um material não apenas barato e prático, mas também seguro.

Opções de design

As estruturas de madeira são versáteis, pois combinam bem com qualquer interior. Este é um material natural que vai decorar os espaços do apartamento e da casa. A tábua de madeira combina bem com gesso e pedra, alvenaria e, às vezes, até papel de parede.

Vários tipos de madeira são usados ​​em muitos estilos modernos e tendências ecológicas. Eles se encaixam bem no interior mais minimalista, suavizam a gama fria de alta tecnologia e complementam perfeitamente as paredes de tijolo e as estruturas metálicas do loft. E o design de interiores étnicos e retro não pode prescindir da madeira.

A cor dos materiais é o principal parâmetro que afeta sua percepção. É preferível envernizar as placas para manter o seu aspecto natural. Se for usada tinta, escolha tons pastel: branco, bege, creme. Desta forma, você manterá o ambiente calmo e sereno que a madeira cria. Se as paredes da sala forem inicialmente brancas, pode-se usar madeira escura além delas.Esse interior se tornará rico e interessante.

Para revestir o quarto das crianças, gazebo ou varanda, você pode usar pranchas multicoloridas. Atenção: as cores devem ser discretas e combinadas, para que a estrutura não forre os olhos e a madeira mantenha todas as suas qualidades estéticas.

Como as placas são usadas?

No interior da casa, as tábuas decorativas devem ser utilizadas de forma limitada.

Se o interior da casa for totalmente aparado com madeira, visualmente parecerá chato.

Faça a bainha na dosagem: decore as paredes individuais ou partes delas com uma tábua, faça um piso de madeira ou instale tábuas no teto. Esta decoração fará com que sua casa se sinta fresca e não o forçará a jogar todo o seu dinheiro fora da carteira.

A madeira pode ser revestida na área de cabeceira, na parede atrás da TV ou em pinturas. As placas de parede são colocadas verticalmente e horizontalmente, e as bordas são fechadas com ripas. Pode ser montado na caixa, se toda a parede for decorada, ou diretamente em uma superfície plana.

Em geral, o piso de madeira apresenta boas características de desempenho. Mas eles não importam se as placas são usadas apenas para fins decorativos. Materiais corretamente selecionados, seu tamanho e cor tornam incomum até mesmo o interior mais opaco.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário