O que é tes e como é usado?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como o teste é feito?
  3. Visão geral da espécie
  4. Aplicativo

As características pelas quais o tipo de material de construção é selecionado para uma determinada obra, em primeiro lugar, são indicadores como o cumprimento dos padrões estéticos, bem como o nível de resistência. Hoje, Tes está ganhando popularidade novamente na arquitetura de madeira devido à sua alta qualidade e confiabilidade.

O que é isso?

Quando surge a questão de como realizar a instalação, combinando simultaneamente a beleza externa do revestimento e seu funcionamento durável, os construtores recorrem a materiais como tes. Quem já está familiarizado com ele certamente notará o grande número de vantagens em usá-lo. O que é e por que uma tábua cortada tem menos desvantagens do que outros produtos de madeira para construção?

Para começar, Tes - finas toras serradas longitudinalmente de madeira maciça, que são pranchas. É utilizado onde é necessário construir casas, edifícios de utilidade, vem ao resgate na construção de edifícios fora da cidade, também é utilizado na área da construção de carruagens e na construção de navios.

O comprimento das pranchas chega a seis metros e meio, a espessura, dependendo da finalidade, é de dois a dois centímetros e meio. Largura - cerca de dez cm.

As pranchas são aparadas durante o processo de fabricação, por isso costumam ser usadas para fins de beleza em revestimentos externos, é assim que a prancha afiada difere do bloco. Plakhs não cortam suavemente e as bordas são deixadas, as tábuas são destinadas a estruturas ásperas: cercas, armações de telhado e outras estruturas de suporte. A espessura dessa madeira é de 4-5 cm, a largura é de 1,2 a 3 m. O comprimento é de 3-6 m.

Ao contrário da madeira maciça, a madeira é um produto semiacabado, ou seja, já foi processada com uma ferramenta especial. A qualidade do acabamento é importante porque evita fragilidade e outros efeitos negativos.

Tes tem um número impressionante de benefícios.

  • São impostos requisitos básicos a um material de construção em produção para que possa desempenhar as funções requeridas e apresentar as suas melhores propriedades, nomeadamente: resistência a vários factores destrutivos (precipitação natural e outros fenómenos, bem como tensões mecânicas), boa condutividade térmica, isolamento do ruído quando usado como uma partição ou revestimento. Como as tábuas são feitas de madeira de coníferas de excepcional dureza (como madeira de lariço, pinho), elas servem por muito tempo em várias estruturas construídas a partir delas.
  • Os teos naturais amigos do ambiente apaixonaram-se pelo seu aspecto invulgar, pela possibilidade de o utilizar em várias áreas na construção e pela sua facilidade de operação.
  • Na verdade, para os que buscam soluções originais na disposição do interior e no design de edifícios, tes é um verdadeiro achado. Afinal, agora há algo para embelezar as paredes por dentro e a fachada por fora. Os telhados de mosaico são um telhado confiável que não vaza ou desmorona, é resistente a vibrações e até choques. As estruturas decoradas com madeira podem ser distinguidas favoravelmente contra o fundo de edifícios de concreto perfurados. As estruturas de toras irão agradar aos conhecedores da antiguidade tradicional.
  • A condutividade térmica do material de construção desempenha um papel igualmente importante na construção de edifícios. Para manter uma temperatura interna constante, esse valor deve ser alto o suficiente. As tábuas são boas porque na estação fria não deixam passar o frio e, quando esquenta, não permitem que os raios escaldantes aqueçam o ar no interior das paredes.
  • Muitas pessoas sabem que tipo de desconforto o ruído excessivo causa quando as gotas de chuva batem nas placas de ferro do telhado. Mas durante o mau tempo, Tes bloqueia com sucesso os sons dos elementos furiosos. O alto isolamento de ruído também permite que os sons sejam abafados em diferentes partes dos edifícios, para que não se espalhem por toda a área.
  • Entre outras coisas, embora a madeira serrada deva ser feita com especial precisão no processamento, a sua utilização e trabalho com ela distingue-se pela facilidade de execução das obras de construção, desde que haja um conhecimento inicial das regras de instalação. As tesouras são fáceis de instalar e são especialmente fabricadas para garantir uma operação conveniente e confiável. Isso é conseguido graças às dimensões das placas.

O uso de tal material significa o uso eficaz da madeira natural como um revestimento econômico, durável e resistente ao desgaste.

Para que o material sirva por muito tempo, é importante lembrar suas características e aplicá-lo corretamente, realizar seus cuidados.

  • Deve-se ter em mente que existe o perigo de incêndio de lenha se as regras de incêndio não forem seguidas. Portanto, não faça fogueiras perto de estruturas de madeira. As chaminés devem ser instaladas estritamente de acordo com as regras estabelecidas. Faz sentido tratar as placas com compostos que tenham retardadores de chama que protegem contra a ignição nos componentes.
  • Microrganismos nocivos têm um efeito destrutivo na madeira, eles podem violar a integridade do material. Principalmente para que o embarque não sofra com esses fatores biológicos, pode-se tratá-lo com um anti-séptico. O efeito de muitas substâncias é suficiente por longos 3-4 anos após a aplicação, portanto, este procedimento não requer a realização frequente, mas é necessário em um determinado momento.
  • A árvore é caracterizada pela deformação, o que é importante considerar ao trabalhar com ela. Tos encolhe, contrai e se expande. Essas mudanças se devem à influência de fatores externos, como umidade e temperatura. É por isso que os fechos devem ser flexíveis.

Como o teste é feito?

Tes são feitos com tecnologia de serragem. Atualmente, melhorou-se tanto que se tornou possível obter facilmente pranchas lisas, fazendo-as com as próprias mãos ou comprando-as nas lojas. O princípio de fabricação é que a tora seja serrada em folhas planas. Uma máquina é usada para este propósito.

Dependendo do tipo de placa necessária, as bordas podem ou não ser lixadas. No caso de fazer uma prancha com orlas, as orlas devem ser uniformes, então obtém-se o paralelepípedo de que necessitamos.

Uma aparência não cortada pode ser feita cortando a árvore, mas se você não remover completamente a casca e o bastão.

A base a partir da qual é feita a tábua é um tronco, e a largura longitudinal da tesa depende do tamanho do seu diâmetro, cujo padrão é 10 ou 11 cm.

É melhor escolher madeira dura, pois mesmo com uma espessura pequena, a mesma resistência à fratura é mantida como tábuas de madeira grossas de madeira mais macia.

O pinheiro e o lariço siberiano são da mais alta qualidade. No pinho, tintas, revestimentos e outros compostos aderem bem, evitando fungos e deformações negativas. Tes é leve e densa em estrutura. O lariço com alto teor de resina é semelhante em força ao carvalho e é um tipo raro de madeira que não queima tanto quanto as outras.

Se a árvore for dividida em duas e cortada, a proteção contra empenamento durante o trabalho é garantida. Esta técnica é caracterizada por um padrão texturizado reproduzível, que é aplicado durante a fabricação do mosaico.

Galhos e a imagem de uma árvore, montanhas ou corpos d'água são representados pelo trabalho preciso de máquinas-ferramentas.

A estrutura fibrosa pode permanecer intacta se o tronco for cortado em camadas. E para que a árvore não apodreça, a influência negativa de fatores ambientais, ao final da fabricação as pranchas são tratadas com cera ou óleo.

É dada especial atenção à qualidade das ferramentas que processam a madeira a partir da qual o futuro telhado ou fachada é criado. A qualidade de toda a estrutura é diretamente determinada por quão conscienciosamente seus elementos constituintes são feitos.

No processo de confecção de uma tábua talhada, não use equipamentos que partam o material ou deixem nós. A lisura aumenta a densidade, não permite que o pavimento descaia.

Se forem encontrados defeitos na placa, eles devem ser removidos para interromper o processo de deformação. Lascas e outras irregularidades são alisadas com uma faca, selada com um inserto homogêneo. É melhor cobrir as fissuras com tinta. Esta é outra vantagem deste material - a capacidade de reparar avarias, e também deve ser substituído.

Outro fator igualmente significativo é o teor de umidade da madeira. Para criar madeira serrada de alta qualidade, apenas madeira seca é usada (nível de umidade não superior a 15%).

As placas molhadas e úmidas irão rachar mais tarde. As tábuas secas não se deformam desta forma, a madeira pode ser pintada e mais fácil de instalar.

O processamento de estruturas é realizado apenas em base seca.

A história da produção do material começou na antiguidade. Como era o processo de fabricação nos tempos antigos? As toras foram divididas com cunhas e, em seguida, as peças foram processadas com machados para que a tora ficasse lisa. As vantagens do material de construção já eram apreciadas naquela época, porém a grande complexidade era um empecilho. Isso não é surpreendente, pois não havia ferramentas especiais e o trabalho manual demorava muito e nem sempre trazia um resultado melhor do que as máquinas modernas.

Visão geral da espécie

Existem vários tipos de placas, características de uso em obras. Em primeiro lugar, os tês são divididos em gumes e não gumes.

Aparado

É fácil distingui-lo: a borda afiada tem uma seção transversal retangular, as bordas desta placa são sempre cuidadosamente cortadas perpendicularmente às faces, existem poucos defeitos. Existe uma opção quando as tes são cortadas apenas de um lado. É feito de madeira, como abetos, pinheiros. A madeira serrada é muito popular e é escolhida com mais frequência, em contraste com a madeira não cortada.

Isto se deve ao fato de ser serrado mais adequado para uso como deck (piso e outros revestimentos), é popular para uso na construção de telhados.

A decoração e a decoração dos locais são feitas com esboços recortados. Assim, esta opção é ideal para uma construção requintada. O material, feito diretamente da própria madeira maciça, é muito durável e resistente a fungos.

Existe uma grande variedade de placas com bordas - existem diferentes tamanhos de seção transversal, permitindo que você escolha um material de construção que é exatamente adequado para a construção em que será usado. A proporção padrão é a seguinte: a espessura dupla é menor que a largura. Por exemplo, as pranchas 25x150x4m e 25x100x6m são comuns.

Não cortada

Esse material de construção de madeira é produzido com declínio e também encontrou seu lugar para resolver vários problemas, incluindo a construção de cabanas temporárias. As bordas não foram serradas ou não foram totalmente serradas. O corte pode ser radial e combinado.

Distingue-se pelo preço baixo e se utilizar corretamente os seus imóveis, então a sua aquisição será uma decisão verdadeiramente lucrativa.

A madeira tem as mesmas propriedades de resistência que a tripa afiada. O tipo sem corte é usado em trabalho bruto. Adequado para cofragem, também oferece andaimes confiáveis ​​em canteiros de obras.

Os construtores compram essa peça e depois a processam de forma independente com uma ferramenta, obtendo assim uma placa com bordas por um preço mais baixo. Esta é uma marcenaria não cortada, que é um dos dois tipos existentes. Outra madeira não cortada é chamada madeira cerca.

Os materiais diferem no conteúdo de umidade, forma e número de defeitos.

Portanto, a placa da cerca é classicamente molhada, a deformação é linear. Marceneiro - formato seco e uniforme, com menos nós e outras irregularidades na superfície.

Na determinação das dimensões, os parâmetros devem ser considerados para ambas as camadas com metade da diminuição em cada lado: por exemplo, existem placas não cortadas 25x6m, 50x6m.

Aplicativo

Entre outras características importantes da madeira serrada com umidade natural, destaca-se a respirabilidade. Esta propriedade extremamente útil não permite a formação de uma grande quantidade de condensação; com uma abordagem correta para a construção, não haverá problemas de apodrecimento.

Em prédios revestidos de pranchas, há sempre um microclima confortável - no inverno, nesses quartos eles não congelam, no verão não têm medo de entupimento.

As estruturas de madeira servirão por muitos anos nas condições mais adversas, não serão sacudidas por ventos e chuvas. Além disso, esse material está difundido em todos os lugares e ao alcance de todos, o que torna possível sua utilização na construção privada e não só.

Os trabalhos nos quais as placas podem ser utilizadas são variados. A ravina com bordas é a mais estável e estável em estrutura, é freqüentemente usada na construção de móveis, telhados de construção, construção de cercas. Você pode colocar o chão com uma pá; escadas de madeira são feitas com ela.

Como o material é leve, é fácil de instalar. Os telhados de mosaico são feitos de maneiras diferentes: colocar o mosaico em duas camadas e instalá-lo em uma (por exemplo, em uma "fuga"). Um telhado de camada dupla está mais bem protegido de vazamentos, porque o tabuleiro é empilhado de forma contínua em um padrão quadriculado, e a água não pode entrar na junção das placas individuais. O assentamento pode ser longitudinal e transversal, a criação de ranhuras contribui para o rolar da água, e várias bandejas e cornijas servirão de decoração do telhado.

Uma vista não cortada é utilizada como base para o tabuleiro recortado, que já é utilizado para o próprio revestimento, ou para outro material para a fachada.

Assim, na construção grosseira do piso, para reforçar as estruturas - em geral, na construção, onde a aparência não é importante, utiliza-se madeira não cortada. Pode ser uma cerca, um celeiro e outras dependências.

Qualquer forma, onde quer que o mosaico seja usado, é melhor dar preferência aos materiais processados ​​da mais alta qualidade; os desníveis nas placas podem se tornar obstáculos significativos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário