Tudo sobre placas anti-sépticas
As placas anti-sépticas são materiais afiados que passam por um processamento especial.
Peculiaridades
A aplicação de uma substância anti-séptica na madeira torna a madeira protegida contra a formação de mofo, processos de apodrecimento e os efeitos nocivos dos insetos. As pranchas são impregnadas com anti-séptico exclusivamente nas condições de produção de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos pela legislação.
Ao entrar em contato com uma solução especial, a madeira adquire uma tonalidade avermelhada especial. Após essa operação, a madeira torna-se resistente à destruição por pelo menos 30 anos devido à formação de uma proteção de três níveis sobre ela.
Não faz sentido tratar placas com umidade acima de 30% com uma solução anti-séptica, pois não saturará a madeira. A madeira serrada deve estar seca, seu teor de umidade deve ser inferior a 30%.
Existem vários tipos de anti-sépticos: à base de água, à base de óleo, à base de solvente orgânico. As soluções de óleo são as mais preferidas, pois não saem com o tempo, têm um alto nível de proteção e não requerem renovação periódica. No entanto, a lei prevê o contrário.
Requisitos regulamentares
Os requisitos regulamentares para o processamento industrial de madeira serrada com um anti-séptico são prescritos no texto do GOST 10950-2013.
Este documento diz que para o tratamento anti-séptico da madeira serrada, é necessário usar soluções aquosas de um anti-séptico. No entanto, o processamento mecânico (aplainamento, serragem, etc.) é sempre executado antes do processamento químico.
Este documento descreve os períodos de tratamento anti-séptico. Suas diferenças são devidas à classe de uma determinada zona climática em que o tratamento anti-séptico é realizado.
E também a qualidade do agente anti-séptico é controlada pelo cálculo do coeficiente de sua retenção na madeira serrada. A retenção da substância protetora na superfície aplainada deve ser de pelo menos 120 gramas por metro, não aplainada - pelo menos 200 g / m.
Este regulamento também estabelece uma forma de determinar se a madeira foi tratada com uma solução anti-séptica ou não.
Um indicador especial para este teste é a laca de zircão e alizarina. Quando esta substância é aplicada a um material anti-séptico, o ponto de contato torna-se amarelo ácido por vários minutos.
Se a madeira não for processada, uma mancha vermelha aparece temporariamente no ponto de contato com a laca de zircão-alizarina.
Para a preparação de soluções anti-sépticas, é necessário utilizar exclusivamente água de rio ou de torneira que não esteja contaminada com impurezas químicas e resíduos industriais das empresas.
A concentração da substância protetora é monitorada por densidade com densímetro e regulada de acordo com os padrões estabelecidos.
Dimensões (editar)
As dimensões padrão para placas anti-sépticas em uma serraria são as mesmas que para madeira serrada não tratada.
Na maioria das vezes, você pode encontrar uma placa com dimensões de 50x100x6000 mm.
Ao mesmo tempo, pode ser cortado em pedaços necessários com antecedência antes do processamento, se o cliente assim desejar.
Aplicativo
Ao longo da história da humanidade, a madeira continua sendo um dos materiais mais importantes na construção. É amigo do ambiente, não faz mal à saúde e tem um aspecto esteticamente agradável. Além disso, pode ter qualquer forma. mas a utilização de madeira não tratada no exterior é extremamente difícil devido à sua resistência quase nula às intempéries e aos danos biológicos. Então, a madeira anti-séptica virá em seu socorro.
As placas tratadas com uma solução anti-séptica são usadas onde o contato com a umidade é inevitável.
- O telhado é de madeira. Este material é perfeito para trenós, vigas e engradados. O mofo não se forma nas placas anti-sépticas, o que destrói toda a estrutura.
- Estrutura de contato com o solo. Tábuas impregnadas com anti-séptico são usadas para criar vigas de piso e tornear o contrapiso de uma casa na frente da fundação ou do porão. Eles também podem ser usados para criar cenas ao ar livre, para cobrir pisos em um mirante baixo, casa de banhos e outras estruturas semelhantes.
- Portas de entrada e caixilharia externa. Esses elementos do edifício, é claro, estão expostos aos efeitos destrutivos da precipitação natural. É por isso que as pranchas anti-sépticas são uma ótima opção para evitar que o mofo e a aparência se deteriorem. Além disso, o uso de materiais anti-sépticos é uma excelente solução para proteção contra vários insetos que podem entrar nas janelas.
Além do corte de madeira, também existem vigas processadas que podem ser utilizadas como material para estruturas externas, como gazebos ou banheiras.
Um anti-séptico eliminará a necessidade de gastos com tratamentos anuais adicionais com verniz ou tinta.
Ao trabalhar com este material, vale lembrar os cuidados de segurança:
- ao trabalhar com madeira impregnada com anti-séptico, deve-se usar respirador, óculos e luvas;
- após o trabalho, é necessário lavar bem as mãos e a pele exposta com sabão;
- as estacas não devem ser queimadas - resíduos tóxicos são gerados durante a queima.
O comentário foi enviado com sucesso.