Tudo sobre placas 40x150x6000: tipos e número de peças em um cubo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Áreas de uso
  4. Quantas peças existem em 1 cubo?

A madeira serrada natural é um elemento necessário para a construção ou renovação. As tábuas de madeira podem ser aplainadas ou afiadas, cada tipo tem suas próprias características... A madeira pode ser feita de diferentes tipos de árvores - isso determina seu escopo. Na maioria das vezes, o pinho ou o abeto são usados ​​para o trabalho, a partir do qual a tábua com bordas é feita. E para a produção de tábuas aplainadas, utiliza-se cedro, lariço, sândalo e outras espécies valiosas de madeira.

Entre as madeiras, uma placa com dimensões de 40x150x6000 mm, que tem um amplo espectro de aplicações, tem uma demanda especial.

Peculiaridades

Para se obter uma tábua de 40x150x6000 mm, numa empresa de marcenaria, a madeira é submetida a um tratamento especial em 4 faces, de onde se obtêm as chamadas tábuas afiadas. Hoje, essas indústrias produzem madeira serrada em grandes quantidades, mas apenas tábuas com arestas de alta qualidade são enviadas para um estágio de processamento posterior, como resultado da tábua com arestas se transforma em aplainada, e madeira serrada com arestas de baixo grau é usada para construção áspera trabalhar.

O peso da madeira serrada depende diretamente do tamanho, do teor de umidade e da densidade da madeira. Por exemplo, uma tábua de 40x150x6000 mm de umidade natural de pinho pesa 18,8 kg, e a madeira serrada de carvalho com as mesmas dimensões já pesa 26 kg.

Para determinar o peso da madeira serrada, existe um único método padrão: a densidade da madeira é multiplicada pelo volume da placa.

A madeira industrial é subdividida de acordo com os critérios de qualidade em 1 e 2 graus... Essa classificação é regulamentada pelo padrão estadual - GOST 8486-86, que permite desvios nas dimensões de não mais do que 2-3 mm em madeira serrada com umidade natural. De acordo com os padrões, um enfraquecimento é permitido ao longo de todo o comprimento de um material de madeira, mas pode ser localizado apenas em um lado da placa. De acordo com o GOST, a largura de tal redução é permitida em tamanhos que não excedam 1/3 da largura da placa. Além disso, o material pode ter rachaduras do tipo borda ou do tipo camada, mas não mais do que 1/3 da largura da placa. A presença de fissuras passantes também é permitida, mas seu tamanho não deve exceder 300 mm.

De acordo com os padrões GOST, a madeira serrada pode ter rachaduras formadas durante o processo de secagem, especialmente esta desvantagem é expressa em vigas com um grande tamanho de seção transversal... Quanto à ondulação ou presença de rasgos, são permitidos no material em proporções determinadas de acordo com GOST, em relação ao tamanho da madeira serrada. Áreas podres de nós podem estar presentes em qualquer pedaço de material dentro de um comprimento de 1 m, localizado em cada lado da madeira serrada, mas não mais do que 1 dessas áreas e uma área não mais do que ¼ da espessura ou largura de o quadro.

Para madeira serrada de 1 ou 2 graus, com seu teor de umidade natural, a presença de madeira azul ou a presença de áreas mofadas é permitida, mas a profundidade de penetração do molde não deve exceder 15% de toda a área da placa. O aparecimento de bolor e manchas azuladas na madeira deve-se ao teor de humidade natural da madeira mas, apesar disso, a madeira serrada não perde as suas propriedades de qualidade, pode suportar todas as cargas admissíveis e é totalmente adequada para utilização.

Quanto às cargas, então uma placa com dimensões de 40x150x6000 mm, localizada na posição vertical e fixada ao longo dos planos de deflexões, pode suportar em média 400 a 500 kg, esses indicadores dependem do tipo de madeira serrada e do tipo de madeira usada como peça bruta. Por exemplo, a carga em madeira de carvalho será significativamente maior do que em pranchas de coníferas.

Pelo método de fixação, os materiais de madeira com dimensões de 40x150x6000 mm não diferem de outros produtos - sua instalação envolve o uso de parafusos, pregos, cavilhas e outros fixadores de hardware. Além disso, essa madeira pode ser unida com adesivos, que são utilizados na indústria moveleira.

Visão geral da espécie

Como espaços em branco para a produção de tábuas afiadas ou aplainadas medindo 40x150 mm, cujo comprimento é de 6.000 mm, a madeira seca de árvores coníferas baratas é mais frequentemente usada - pode ser abetos, pinheiros, mas muitas vezes lariços caros, cedros e sândalo também são usado. O cartão lixado pode ser usado na produção de móveis, e produtos não-aplainados ou não-aplainados são usados ​​como madeira de construção. A madeira serrada afiada e aplainada tem não apenas suas vantagens, mas também desvantagens. A partir do conhecimento das diferenças entre esses tipos de produtos, você pode escolher o certo para um determinado tipo de trabalho.

Aparar

A tecnologia para fabricação de placas afiadas é a seguinte: quando a peça chega, o log é cortado em produtos com parâmetros dimensionais especificados. As bordas de tal placa geralmente têm uma textura irregular e a superfície das laterais da placa é áspera. Nessa etapa do processamento, a placa possui umidade natural, portanto o material passa por um processo de secagem, que muitas vezes leva a rachaduras ou deformações.

A madeira serrada que sofreu deformação durante o processo de secagem natural pode ser utilizada nos seguintes casos:

  • para arranjar um telhado ou uma ripa de base preliminar durante a instalação de materiais de acabamento;
  • para criar pisos;
  • como um material de embalagem para proteger mercadorias durante o transporte de longa distância.

As placas afiadas têm certas vantagens:

  • a madeira é um material ecologicamente correto e totalmente natural;
  • o custo da placa é baixo;
  • o uso do material não implica preparação adicional e não requer nenhum equipamento especial.

No caso em que o painel afiado é feito de tipos caros de madeira e tem uma classe de alta qualidade, então seu uso é possível na produção de móveis na fabricação de móveis domésticos ou de escritório, portas e produtos de acabamento.

Aplainado

Ao processar os blanks em forma de tora, ele é aparado e, em seguida, o material é enviado para as próximas etapas: retirada da área da casca, dando forma aos produtos no tamanho desejado, lixando todas as superfícies e secando. Essas placas são chamadas de placas planas, pois todas as suas superfícies apresentam uma estrutura lisa e uniforme.

Uma etapa importante na produção de pranchas aplainadas é a sua secagem, cuja duração pode ir de 1 a 3 semanas, que depende diretamente da secção da peça e do tipo de madeira. Quando a tábua está completamente seca, é novamente submetida ao processo de lixagem para finalmente eliminar as irregularidades existentes.

As vantagens de uma placa planejada são:

  • aderência exata aos parâmetros dimensionais e geometria do produto;
  • alto grau de suavidade das superfícies de trabalho da placa;
  • a placa acabada após o processo de secagem não está sujeita a encolhimento, empenamento e rachaduras.

A madeira serrada é muito utilizada para acabamento de pavimentos, acabamento de paredes, tectos, bem como no fabrico de produtos de mobiliário, nos casos em que se exige madeira de elevado nível de qualidade.

Na execução dos trabalhos de acabamento, as chapas aplainadas podem ser submetidas a uma etapa adicional de beneficiamento, aplicando composições ou misturas de vernizes em sua superfície lisa e lisa que protegem a madeira da umidade, mofo ou raios ultravioleta.

Áreas de uso

A madeira serrada com dimensões de 150 por 40 mm e um comprimento de 6.000 mm é invariavelmente muito procurada por construtores e fabricantes de móveis, embora seja mais frequentemente usada em trabalhos de acabamento e na disposição do telhado. Freqüentemente, o tabuleiro é usado para criar paredes em fossos, protegendo suas superfícies de desmoronamento e destruição. Além disso, a madeira serrada é utilizada para pavimentação, montagem de andaimes ou como matéria-prima para acabamento de revestimentos.

Usualmente, placas com dimensões de 40x150x6000 mm tendem a dobrar bemportanto, essa madeira pode ser utilizada para a fabricação de parquete ou móveis. Por ser uma prancha resistente à umidade e lisa e lisa quando aplainada, o material pode ser utilizado para a montagem de escadas de madeira.

Quantas peças existem em 1 cubo?

Muitas vezes, antes de usar madeira serrada de 6 metros 150x40 mm, é necessário calcular a quantidade de material que contém um volume igual a 1 metro cúbico. O cálculo neste caso é simples e é executado da seguinte forma.

  1. Dimensões da placa necessárias converter para centímetros, neste caso teremos o tamanho da madeira serrada na forma de 0,04x0,15x6 cm.
  2. Se multiplicarmos todos os 3 parâmetros do tamanho da placa, isso é Multiplique 0,04 por 0,15 e multiplique por 6, obtemos um volume de 0,036 m³.
  3. Para descobrir quantas pranchas estão contidas em 1 m³, você precisa dividir 1 por 0,036, como resultado, obtemos a figura 27,8, o que significa a quantidade de madeira em pedaços.

Para não perder tempo fazendo esse tipo de cálculo, existe uma tabela especial, chamada de metro cúbico, que contém todos os dados necessários: a área coberta pela madeira serrada, bem como a quantidade de tábuas em 1 m³... Assim, para madeira serrada medindo 40x150x6000 mm, a área de cobertura será de 24,3 metros quadrados.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário