Recursos e uso de placa de 1 grau
A qualidade e praticidade de construção ou acabamento dependem diretamente do tipo de madeira utilizada. As matérias-primas naturais na forma de uma placa são usadas em todos os lugares para fins industriais e domésticos. O grau determina as qualidades físicas da madeira serrada. As placas de alta qualidade são fabricadas levando em consideração todos os requisitos tecnológicos.
Especificações
As informações sobre as variedades de placas de coníferas contêm GOST 8486–86. É lá que todas as características são explicadas. Na norma, você pode encontrar informações sobre as imperfeições naturais admissíveis da madeira serrada. Todas as características e bordas da 1ª série são indicadas. Essa madeira pode ser usada para a maioria das estruturas de construção do tipo permanente e temporário. Placas de coníferas com dimensões de 30x150x6000 mm são produzidas como padrão, mas o fabricante pode cortar qualquer tamanho necessário para o cliente. A principal característica do material de primeira classe é a completa ausência de defeitos visíveis. A placa deve estar seca (nível de umidade - não mais que 22%).
Você pode determinar o grau da madeira após o diagnóstico visual. Qualquer tipo de podridão e a presença de nós doentios tornam a prancha inadequada para a aplicação prescrita para o grau. Mesmo pequenos traços de tais imperfeições sinalizam que a madeira é de um grau inferior. A placa aplainada processada a seco será de alta qualidade se você cumprir os requisitos da GOST ao montar madeira e processar madeira serrada.
Claro, nada é perfeito na natureza. As falhas de madeira também podem estar em uma placa de 1 grau, mas apenas em certa quantidade. Além disso, até mesmo as localizações dos defeitos e sua porcentagem da área total do cartão foram estabelecidas. Vamos considerar esses defeitos.
- Nós intergrown saudáveis. Pode haver 3 deles na face e na borda. O tamanho não deve exceder 25% da largura. Se a borda ultrapassar 40 mm, então 2 nós podem ser localizados ali, que ocuparão não mais que a metade do espaço.
- Nós saudáveis que não cresceram totalmente ou parcialmente. A camada e a borda podem ter 2 desses defeitos cada, cujo tamanho é inferior a 20% da largura dessas partes da placa. Se a borda for de até 40 mm, pode haver um nó desse tipo (apenas um). É importante que o defeito ocupe no máximo 33% da largura.
- Tabaco e nós podres. Sua presença em madeira de 1 grau é inaceitável.
- Rachaduras (possivelmente com saída para a parte final). A costura e a orla podem ser cobertas por tal defeito. Se as fissuras forem profundas, podem ocupar não mais do que 16,7% do comprimento, se a profundidade das fissuras for pequena - 25%. Através de fissuras na face (menos de 15 cm de comprimento) são permitidas. Uma das extremidades pode ter uma rachadura inferior a 25% da largura. No entanto, tais defeitos decorrentes da secagem inadequada da madeira não são permitidos.
- A inclinação da fibra de madeira. Essa falha é inaceitável.
- Lista. Este é o nome dos locais de espessamento dos crescimentos de idade de um lado. O defeito não deve ultrapassar 10% da área da face.
- Bolso de resina. Pode haver 2 desses defeitos no lado ruim. Neste caso, o comprimento do bolso não deve ultrapassar 10 cm.
- Core (possivelmente duplo). A desvantagem pode estar presente apenas se a espessura da placa for de 40 mm ou mais.
- Profecia. Este é o nome do local da ferida crescida na madeira. Ele só pode ser localizado na parte de trás. O tamanho não deve exceder 10% da largura e 5% do comprimento.
- Câncer. A madeira apresenta feridas na parte superior do tronco.Eles estão infectados com bactérias ou fungos parasitas. Em uma placa de grau 1, esses defeitos são inaceitáveis.
- O bisel foi cortado. Tal defeito pode estar presente, então em quantidades limitadas. O chanfro não deve exceder 5% da perpendicular da extremidade final.
Em uma prancha de primeiro grau, não é permitida a presença de listras ou manchas no núcleo do cogumelo. A cor do bolor e do fungo do alburno indica a má qualidade da madeira. Se o material foi danificado por insetos ou larvas, não pode ser considerado de primeira classe.
Além disso, a presença de danos mecânicos, defeitos como resultado de processamento impróprio e a presença de peças estranhas é inaceitável.
Diminuição permitida
Ao serrar madeira, pode aparecer um defeito na lateral. O derramamento pode persistir na placa. Basicamente, é apenas um pedaço da tora que permanece na madeira acabada. Na face e bordas pode haver desvanecimento em até 5 mm de cada parte.
O comprimento não deve exceder 20% do comprimento total da peça final.
Qual é a diferença da segunda série?
A qualidade da madeira divide-se em 5 tipos. Muitas vezes, a primeira série é confundida com a segunda, uma vez que diferem ligeiramente entre si. No primeiro caso, uma rachadura rasa pode ocupar cerca de 25% do comprimento da placa, no segundo - até 30%. O fungo e o azul de uma placa de qualidade cobrem não mais do que 10% da área total. Se falamos de madeira serrada de segundo grau, o defeito pode chegar a 20%.
Uma prancha de segunda classe pode ter os mesmos defeitos de uma prancha de primeira classe. Somente aqui a presença de bolsas de alcatrão, nós de tabaco é permitida. A diferença exata depende da espécie de madeira. A tábua não cortada é permitida na segunda série. Regras que permitem distinguir madeira serrada sem medidas especiais:
- a presença de um nó caído, podridão, o núcleo é visível - grau 2;
- crescimentos cíclicos (anéis anuais) são claramente visíveis - 1º grau.
Area de aplicação
A prancha afiada de primeiro grau é prática, considerada universal. Ele pode ser usado para absolutamente qualquer finalidade em que a madeira seja necessária. Depende muito do tipo de madeira. Na produção de móveis de gabinete, as placas são especialmente populares porque têm boa resistência e boas propriedades decorativas. A madeira serrada pode ser usada para a fabricação de torneamento e moldura na construção de edifícios. Especialmente frequentemente, a prancha de primeiro grau é usada na construção de garagens, galpões, banhos e saunas. Madeira com esta qualidade permite resolver todas as tarefas da indústria da construção. A placa é adequada para telhados e pisos - tanto como camada áspera quanto decorativa. A madeira é adequada para revestir a fachada e as instalações de um edifício. Ao escolher pranchas com pontas e ranhuras, você pode fazer lindas telas com instalação imperceptível.
No interior, o material também é útil para a construção de divisórias interiores, zoneamento. Alguns tipos de madeira podem ser usados em ambientes com alta umidade. Cercas e cercas de madeira são confiáveis, duráveis e altamente decorativas. As placas permitem que você construa uma estrutura temporária ou permanente. Além disso, em seu quintal com tal madeira, você pode equipar não apenas uma bela cerca, mas também um mirante, um terraço e qualquer outra área de lazer. Em alguns casos, no entanto, você terá que usar agentes de proteção adicionais para impregnar a madeira. A prancha de 1º grau não tem seguro contra danos durante o armazenamento. Se houver o risco de as condições serem escolhidas incorretamente, você deve recusar a compra.
Esse material perde muito em qualidade e só pode ser utilizado na construção de formas. Porém, para este propósito, você pode aceitar pranchas de um grau inferior a um preço inferior.
O comentário foi enviado com sucesso.