Tudo sobre macacos de parafuso

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. O que eles são?
  3. Avaliação do modelo
  4. Critérios de escolha
  5. Como usar?

Um macaco de rosca é uma das principais ferramentas que até mesmo um motorista novato deve ter no kit. Com a ajuda de um macaco, você pode trocar uma roda com rapidez e eficiência, elevar facilmente o carro para manutenção posterior. A ferramenta é compacta e não particularmente pesada, o que reduz o custo. Existem muitos modelos no mercado hoje, cada motorista poderá escolher o que mais lhe convém, ou você pode montar o exemplar necessário com suas próprias mãos.

Dispositivo e princípio de operação

O macaco de rosca é um elevador de carros projetado principalmente para carros de passageiros. É compacto, estável e possui vários recursos:

  • o projeto prevê um plano que, ao ser levantado, torna a carga estável e reduz o risco de acidentes durante os reparos;
  • o macaco pode durar muito mais do que o período mínimo, sujeito ao nível de cargas recomendado;
  • a ferramenta é resistente a influências ambientais adversas.

O projeto do macaco é simples, seu objetivo principal é levantar e fixar a carga em uma posição a uma altura estritamente definida. A ferramenta funciona com base nas leis elementares da física, o torque cria um movimento translacional que permite levantar e fixar a carga. As principais peças do projeto são: porca, parafuso e caixa de engrenagens.

Importante! A ferramenta deve ser lubrificada regularmente e a condição do mecanismo deve ser monitorada. Isso é especialmente verdadeiro para modelos com uma porca e caixa de engrenagens. Se a carga for excedida ou se não houver lubrificação, o macaco irá quebrar rapidamente.

Existe também um macaco hidráulico com características próprias: é mais confiável devido à presença de um freio mecânico no projeto... A caixa de engrenagens transmite torque para a porca, levantando assim. E no momento certo, quando o nível de altura máximo é alcançado, o mecanismo de freio é acionado e a posição do carro é fixada.

Também surgiu no mercado um macaco manual modernizado, cujo desenho prevê a presença de roletes de levantamento especiais. Isso torna a estrutura mais confiável, pois a força de atrito é reduzida. Como resultado, a ferramenta dura muito mais tempo e com mais eficiência do que suas contrapartes.

O que eles são?

Existem vários tipos de macacos de rosca com engrenagem helicoidal, mas a principal tarefa de cada ferramenta permanece a mesma - levantar e fixar a carga em uma determinada posição durante o reparo. A presença de um parafuso ajuda a levantar o carro sem dispositivos adicionais na forma de cordas ou correntes.

Na maioria das vezes, nas condições das estradas russas, um macaco de alavanca vertical é usado. O peso do veículo pode ser de até uma tonelada.

As alavancas e um parafuso são os principais no design. O ângulo entre as alavancas é alterado usando uma alça especial. Essas ferramentas são pequenas, têm uma pequena altura e um curso de trabalho. A estrutura é rígida, o suporte é amplo. A sua vantagem reside na simplicidade e versatilidade na execução de trabalhos de reparação.

Prateleira

Esse tipo de projeto de curso longo pode ter vários parafusos, o que aumenta a capacidade de levantamento. Além disso, o mecanismo possui corpo rígido e rosca, um parafuso é aparafusado no outro, o que garante uma certa altura de elevação. A única desvantagem de tais estruturas é seu peso e baixa altura de levantamento (com um parafuso).

Telescópico

Tipo de macacos que funcionam devido à presença de um cilindro e de um ponto pivô, que garante a fixação da carga em uma determinada posição. Às vezes, em tais modelos, um mecanismo espaçador é fornecido, o que aumenta o desempenho. No cilindro, um pistão especial ocupa um lugar chave, que fornece uma conexão com o resto do mecanismo. Se o projeto for hidráulico, a presença de uma bomba com líquido também é fornecida. A diferença no nível de líquido é o que confere eficiência ao trabalho.

Nesse caso, o pistão desempenha a função de bombear por meio de válvulas. Um deles está localizado próximo ao cilindro e evita que o óleo entre nas peças-chave do mecanismo. A posição do líquido no reservatório é mantida sob pressão. A pressão ao baixar a carga diminui uniformemente e o fluido de trabalho retorna ao reservatório durante a operação.

Cabo

O mito de que os macacos são usados ​​apenas para trocar as rodas há muito deixou de ser analisado. Na estrada, a ferramenta é usada justamente para isso, mas está longe de ser o seu único propósito. Tudo depende do tipo de ferramenta e dos recursos de design.

O conector do cabo é projetado para elevar tambores. É usado como um dispositivo de compensação no processo de rebobinagem e colocação de cabos. Usando-o, é muito mais fácil rebobinar ou rebobinar o cabo completamente.

O eixo do macaco é enfiado no orifício central do tambor e é fixado entre as buchas e os cones. A estrutura recebe adicionalmente proteção em forma de caixilhos e, somente a partir disso, é a vez de trabalhar o mecanismo de levantamento. O levantamento nos modelos convencionais pode ser realizado em até 100 mm. O projeto dos conectores de cabo pode ser parafuso, alavanca ou hidráulico. Tudo depende de que tipo de ferramenta o usuário precisa para trabalhar.

Industrial

Os macacos industriais são dispositivos de elevação de uma classe completamente diferente, projetados para a manutenção profissional de uma ampla variedade de veículos. Seus desenhos podem ser com catraca ou parafusos, mas o principal que os diferencia são suas altas características técnicas.

Por exemplo, os macacos mecânicos de tipo industrial têm uma capacidade de elevação de mais de 20 toneladas. E o desempenho dos modelos hidráulicos da mesma linha pode chegar a até 200 toneladas. Tudo isso combinado com resistência e altura de elevação fixa. É claro que esta opção não é adequada para uma oficina em casa.

Mas são os macacos industriais que são usados ​​em muitos centros de serviços para garantir o trabalho dos mais diversos perfis.

Com acionamento elétrico

Apesar do nome, esses conectores são perfeitamente capazes de funcionar de forma autônoma, não precisam estar constantemente conectados à tomada. O sistema elétrico de bordo também servirá, o macaco funcionará mesmo se o motor estiver fora de serviço. O algoritmo de trabalho é bastante simples:

  • o dispositivo se conecta à rede;
  • a altura necessária é criada usando o controle remoto;
  • o macaco levanta a carga sozinho.

O custo de tal dispositivo será ligeiramente superior ao de outros modelos. Outras características permanecem as mesmas, mas atenção especial deve ser dada à estabilidade, pois isso afeta o equilíbrio da carga.

De outros

Se falamos de outros tipos de ferramentas, então um mini jack de plástico é mais adequado para a autoprodução, esta é a opção que é concluída hoje para a maioria dos carros de fabricação russa. Normalmente, esses dispositivos são classificados como jaques de rack e têm um design de parafuso rosqueado simples. Existem dois parafusos no design. É com a ajuda deles que o carro é levantado e a carga é fixada com segurança. A facilidade de uso de tal projeto é individual para cada um, muitos motoristas acham mais fácil e mais habituado recorrer ao uso de modelos hidráulicos. Mas o modelo mecânico é mais fácil de transportar.

Avaliação do modelo

Ao comprar um macaco para um carro, você deve considerar não apenas os melhores modelos e avaliações, mas também os principais parâmetros. No mercado moderno, existem exemplares com capacidade de carga de 2 a 3 toneladas e até 16 a 20 toneladas. Modelos mais poderosos também têm uma taxa mais alta. Por exemplo, você pode comprar um macaco com capacidade de levantamento de 50 a 100 toneladas, inclusive. Essas ferramentas têm uma gama de utilizações mais restrita, mas são mais resistentes a influências externas negativas ao longo de toda a sua vida útil.

Os conectores diferentes têm um design diferente, o conector rosqueado será diferente de acordo com a rosca nos nós principais e no projeto do conector rômbico haverá várias alavancas conectadas por dobradiças. As dobradiças são fixadas a um suporte ou plataforma que serve de base para todo o mecanismo. Exteriormente, tudo isso lembra muito um losango, daí o nome do instrumento.

Além das características principais, deve-se atentar para a marca e dimensões da ferramenta. Entre os modelos conhecidos com capacidade de carga mínima, consideraremos uma série de produtos.

  • "Zubr 43040-1" - adequado para carga monofônica. A altura de elevação é de 383 milímetros, o que é suficiente para a maioria dos carros de passeio.
  • STVOL SDR2370 já levanta 2 toneladas, mas a altura máxima é 13 cm menor que a do modelo anterior.Os carros de pequeno porte da classe média podem facilmente obter serviço com esta ferramenta.
  • Inforce T10202 também tem uma capacidade de elevação de 2 toneladas, mas a altura de elevação é de 395 mm.

A gama de modelos é extremamente ampla, mas estes são apenas alguns exemplos de preços acessíveis.

Critérios de escolha

Dependendo dos objetivos pretendidos, os critérios de escolha de macacos para carros também mudam. Um usuário novato precisa decidir imediatamente se uma tomada manual ou elétrica é necessária para o trabalho. Em ambos os casos, são levados em consideração o peso do veículo e o nível de carga que o dispositivo deve suportar durante a operação.

Importante! A precisão do cálculo do macaco para um reboque ou um carro como um todo determina o nível de potência esperado, o curso de trabalho e a altura máxima à qual a carga precisará ser içada. Depende muito do tipo de construção do macaco. Por exemplo, ao usar o sistema hidráulico, a potência do motor e o nível de carga na alavanca do macaco são levados em consideração.

Além disso, há uma série de características básicas às quais você deve prestar atenção ao comprar um macaco.

  1. Capacidade de carga - um parâmetro que é levado em consideração dependendo da marca do carro do usuário. Para uso universal, neste caso, a regra é "quanto mais, melhor".
  2. Levantamento de peso - semelhante ao primeiro caso. Mas aqui é importante levar em consideração as características de design do carro, já que sua parte inferior pode ser equipada com ranhuras e células.

O macaco eletromecânico, que combina as vantagens de vários modelos, é especialmente popular no mercado. Às vezes, essa ferramenta ou sua contraparte mecânica simples vem com a máquina. Ao comprar, atenção especial deve ser dada à documentação, indicadores de potência e peso. Isso ajudará você a selecionar a ferramenta de levantamento certa.

Como usar?

Como fazer "jack" corretamente é uma das primeiras perguntas que os motoristas novatos invariavelmente fazem. Problemas com a roda podem ultrapassar a todos nos momentos mais inesperados, por isso vale a pena descobrir o algoritmo das principais ações com antecedência.

O macaco é uma ferramenta não apenas para levantar uma casa de toras, mas também para trocar completamente as rodas. Porém, antes de substituí-los, é necessário descarregar o carro, caso contrário, isso pode causar excesso de peso e danos à ferramenta. A máquina deve ser parada em uma superfície nivelada e as rodas devem estar bloqueadas. Ao reparar as rodas dianteiras, as rodas traseiras devem ser travadas e vice-versa.

Instale o conector com cuidado. Normalmente os locais de "conexão" são marcados com um carimbo, por isso é difícil cometer um erro aqui. As almofadas laterais são removidas antes disso. É possível trabalhar com o macaco apenas na posição estritamente vertical em relação ao fulcro. A máquina deve ser levantada uniformemente, sem solavancos desnecessários. Em seguida, bloqueie e certifique-se de que o veículo está firmemente no lugar.

Em seguida, resta apenas substituir a roda e baixar o carro na ordem inversa. Se você seguir as instruções, mesmo o usuário mais inexperiente poderá lidar com isso.

Basta levar em conta que, dependendo das características individuais dos modelos de máquina, o esquema de trabalho com macaco é um pouco diferente.

Para uma visão geral do macaco ZUBR 43040-2, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário