Macacos de construção: características e regras de seleção
Qualquer construção moderna em fase de ereção de estruturas monolíticas requer a utilização de todos os tipos de dispositivos que possam facilitar o trabalho e contribuir para um aumento do nível geral da fundição realizada e, consequentemente, de todo o objeto. Entre os principais elementos da fôrma que se utilizam na construção monolítica, é necessário destacar os postes de apoio ou, como também são chamados, macacos, cujo valor é difícil de sobrestimar.... É sobre eles que será discutido em nosso material.
Especificações
O macaco de construção é usado durante a instalação da cofragem de laje monolítica. É composto por vários elementos estruturais:
- suportes - superior ou inferior;
- nozes;
- retentor;
- unvilka.
Parte inferior tal cremalheira, via de regra, é estática e não se move, termina com um suporte, cujas dimensões são suficientes para garantir a máxima estabilidade da estrutura. Parte do topo, pelo contrário, é retráctil, está também equipado com um suporte que interage com os detalhes do sistema de cofragem, por exemplo, com uma viga em I.
Seção extensível do rack é considerado o elemento básico com o qual você pode ajustar toda a estrutura em altura. O tubo interno possui orifícios tecnológicos, é inserido neles retentor. Devido às características de design desta unidade, o produto é ajustado em altura.
A carga final em tal rack depende diretamente de seu tamanho, métodos de fixação e também de seu diâmetro.
Com movimento total do tubo interno a altura máxima do rack é de 5 m. Para o preenchimento dos tetos colocados em altura, é utilizada uma estante telescópica e reforçada com um tripé - também permite uma centralização de alta qualidade de toda a estrutura. Em geral, a instalação de um macaco para cofragem de construção não é um processo técnico particularmente difícil.
Basta preparar a plataforma, colocar um tripé sobre ela, ajustar corretamente, alinhar seus suportes e fixá-la no suporte por meio de um mecanismo especial, após o qual a altura é ajustada.
Visualizações
Para realizar o içamento da carga durante a execução das obras de construção e instalação e reparo e acabamento, além das próprias talhas, são utilizados macacos. Eles são especialmente relevantes nos casos em que uma altura de elevação baixa é tecnologicamente necessária. Na prática de construção, eles usam macaco de parafuso, cremalheira e pinhão, bem como tipos hidráulicos ou pneumáticos... Esses equipamentos são utilizados no transporte vertical de mercadorias ou na retenção de itens, estruturas e até edifícios de grande porte durante as operações tecnológicas e de construção.
O mais primitivo macaco de parafuso inclui um corpo com fios trapezoidais ou retangulares. Na parte superior dela há uma cabeça, que é responsável por manter o solo levantado. A roda dentada fixa a cabeça, o parafuso coberto pela pinça é acionado pela alça e a lingueta dupla face fixada no eixo. Nesta posição da lingueta, uma mola fixada ao cabo é fixada.
Todos os macacos de parafuso são reguláveis e com sistema de travagem automática, pelo que o seu ângulo de levantamento, via de regra, não excede 5 graus. A capacidade de levantamento de macacos de construção típicos varia de 15 a 20 toneladas, enquanto a altura de levantamento é de 0,25-0,35 m. Em estruturas onde uma engrenagem adicional para a rotação do parafuso é fornecida, a capacidade de levantamento pode ser de 50 toneladas.
Tomadas de rack são necessários para o levantamento de cargas pesando até 6 toneladas. Uma cremalheira de dentes com uma cabeça de carga giratória e um pé para o levantamento de cargas baixas se move no corpo. Esta cremalheira movimenta-se na carcaça com o auxílio de uma cremalheira, e que, por sua vez, recebe rotação da alça por meio de um ou dois pares de engrenagens. Para manter a carga em posição elevada, uma catraca com lingueta é fixada no eixo do manípulo.
Instalações Hidráulicas têm capacidade de elevação de até 200 toneladas, são indispensáveis para a instalação de equipamentos pesados de construção e produção, bem como estruturas metálicas. Neste caso, a altura de elevação chega a 0,15-0,2 M. O pistão neles se move no cilindro funcional sob a ação do fluido hidráulico, durante seu movimento da câmara para o cilindro sob a ação do pistão e da bomba de engrenagens. A elevação do pistão é controlada através da válvula de carretel do distribuidor ou algum outro dispositivo; para abaixar o pistão, um canal é fornecido que conecta o cilindro de trabalho à câmara.
Ao levantar cargas pesando vários milhares de toneladas, geralmente vários desses macacos são conectados ao mesmo tempo em uma bateria comum, alimentando-os de uma bomba comum. Nos últimos anos, macacos hidráulicos com este projeto especial têm sido amplamente usados para reforço de tensionamento durante a fabricação de produtos de concreto reforçado com tensão.
Instalações pneumáticas são uma simbiose de um compressor, bem como um recipiente elástico de membrana, no qual o ar comprimido é fornecido. Tais instalações são muito procuradas em operações de emergência e resgate, são utilizadas na desmontagem de entulhos, em acidentes de trânsito e em outras emergências.
Compromisso
O uso de macaco na construção de edifícios monolíticos é explicado pela ação de cargas multidirecionais. Este mecanismo é indispensável em quase todos os sistemas de cofragem utilizados para o preenchimento de estruturas horizontais, verticais e volumétricas. A função básica do macaco, neste caso, é garantir a máxima estabilidade de toda a estrutura. Além disso, pode ser utilizado para alinhamento, fixação e separação do sistema de fôrma durante o vazamento das lajes. Apenas em estruturas horizontais toda a funcionalidade dos macacos de construção é revelada ao máximo.
Regras de seleção
Ao escolher qualquer macaco de construção, em primeiro lugar, os seguintes fatores são importantes:
- altura mínima de coleta,
- altura máxima de levantamento,
- capacidade de carga do dispositivo.
Um parâmetro como altura mínima de coleta, mostra a altura de trabalho inicial. Quanto mais baixo for este parâmetro, mais versátil será o próprio macaco, o que significa que pode ser usado para uma ampla gama de projetos de construção.
Altura máxima de levantamento também é considerado um dos parâmetros mais importantes que você precisa prestar atenção ao comprar um macaco de construção. Para a maioria dos dispositivos, este parâmetro está na faixa de 30 a 50 cm, o que, via de regra, é suficiente para criar condições de acesso a uma determinada superfície de construção e movê-la até o nível do andaime.
Existem mecanismos de elevação que podem elevar uma carga em 1 m, em regra, são bastante grandes e raramente são utilizados.
No próximo vídeo, você aprenderá como escolher o conector certo.
O comentário foi enviado com sucesso.