Tudo sobre tomadas de vidro

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?

A operação com vidro requer sempre a máxima atenção e o máximo cuidado, especialmente se for uma área grande. Isso complica muito o trabalho e a necessidade de transportar e elevar o painel a uma altura. Em caso de manuseio descuidado, não se excluem lesões ao trabalhador, portanto, o uso de um macaco de vidro proporciona o desempenho necessário e também minimiza o risco de lesões e destruição da superfície do vidro. Vamos falar sobre o que é este dispositivo, o que é e como usar o equipamento corretamente em nosso artigo.

Peculiaridades

A tomada de vidro é projetada para agarrar e segurar produtos com superfícies uniformes e lisas por um longo tempo. Embora é um dispositivo muito útil que é amplamente exigido em uma ampla variedade de indústrias, nem todos os usuários sabem o que é uma tomada de vidro e qual é sua estrutura.

Deve-se notar que a ferramenta em si é caracterizada por excepcional resistência ao desgaste e durabilidade... Os macacos de vidro com corpo de plástico e alumínio são muito difundidos - tais produtos são capazes de manter sua aparência e desempenho por muito tempo, mesmo em áreas com altos níveis de umidade. Na verdade, tal dispositivo funciona por analogia com ventosas poderosas - elas se prendem à superfície do vidro e, portanto, o mantêm em um estado elevado.

Os macacos de vidro podem ser produzidos em diferentes versões, cada um dos quais é projetado para um determinado peso, dependendo do que o dispositivo pode ter uma ou mais ventosas em forma de copo. O dispositivo possui uma alça de plástico para fácil transporte. Por favor, note que levantar um macaco com a mão pode ser difícil e até perigoso - muitas vezes o vidro fica danificado. Para evitar que isso aconteça, o design fornece pinças especiais que pressionam suavemente as ventosas. Assim, quando são abaixados, as tigelas são fixadas com segurança à superfície.

Alguns usuários temem que a alça se solte e o vidro caia enquanto o carregam. Para minimizar essas situações, é melhor usar conectores duplos ou triplos. Nesse caso, mesmo que uma das ventosas se afaste, o resto funcionará como uma rede de segurança.

A única condição para a movimentação segura do painel com macaco é que o vidro esteja limpo e seco. Caso contrário, o dispositivo simplesmente não será consertado.

Você pode mover não apenas painéis de vidro, mas também alguns outros materiais com uma superfície lisa, como pedra artificial, madeira compensada, ladrilhos, bem como alguns outros materiais de construção. Muitas vezes acontece a seguinte situação: o piso é forrado com uma camada impermeabilizante e é extremamente indesejável movê-lo. Ao mesmo tempo, os elementos do futuro pavimento em mosaico encaixados uns nos outros são fixados por cima. Claro, você pode numerá-los e movê-los para outra sala, a fim de posteriormente untá-los um por um e colocá-los de volta. No entanto, será muito mais fácil usar uma tomada de vidro - com a sua ajuda, levante os fragmentos do chão, espalhe com um composto fixador e volte imediatamente ao seu lugar, sem perturbar o conjunto da instalação.

O conector de vidro pode ser usado ao transportar móveis, se não houver nada onde se agarrar. O dispositivo é capaz de levantar pesadas bancadas de grés porcelânico.Além disso, o acessório pode ser usado para elevar materiais a uma altura.

Visualizações

Dependendo do nível de complexidade do trabalho executado e das dimensões do vidro, uma variedade de tipos de tomadas de vidro podem ser usados. Manual projetado para o transporte de folhas de vidro, tem um peso relativamente baixo na faixa de 2 a 25 kg. As instalações manuais com bomba de vácuo permitem a transferência de folhas de vidro com peso de 40-80 kg. Macacos de vidro mecanizado São principalmente utilizados como complemento de gruas e destinam-se a trabalhar com placas de vidro com peso até 500 kg. Esses dispositivos são amplamente solicitados para vidros de fachada.

Apesar de todas as diferenças existentes nas características de design dos diferentes tipos de conectores de vidro, todos eles se baseiam no mesmo princípio de operação. No plano funcional, uma zona com pressão reduzida é formada artificialmente.

Como resultado, os elementos de preensão da instalação são pressionados firmemente contra a superfície lisa do vidro, proporcionando assim as forças necessárias para sua fixação e retenção confiáveis.

Como escolher?

A escolha do modelo ideal de uma tomada de vidro depende diretamente de vários parâmetros importantes.

Material do dispositivo

O mecanismo pode ser de plástico ou alumínio. Ao escolher um modelo específico, atenção especial deve ser dada não apenas ao material, mas também ao formato da caixa. Certifique-se de pegar o elemento e certifique-se de sua ergonomia boa e bem pensada. Há uma opinião de que uma caixa de metal é mais pesada do que uma de plástico - isso está longe de ser o caso, especialmente se o alumínio for usado para sua fabricação. Hoje em dia, você pode encontrar caixas de plástico bastante confiáveis, que são muito convenientes de se trabalhar. Outra vantagem indiscutível é a presença de almofadas de borracha no cabo.

Além disso, a qualidade das peças de plástico não é necessariamente inferior às de metal, embora a um preço, é claro, sejam os produtos de metal que serão muito mais caros.

Número de ventosas

Quanto mais houver, maior será a capacidade de carga total. Deve-se notar que em um ambiente profissional, os macacos únicos com uma única ventosa quase nunca são usados ​​- em uma ferramenta confiável deveriam haver pelo menos dois deles, e melhor ainda se houver o mesmo número de alças. Este design permite que você levante facilmente um painel de vidro com peso de até um centavo. Na maioria das vezes, os artesãos compram um macaco de vidro com três ventosas dispostas em forma de triângulo. Com a ajuda desse design, não é apenas conveniente mover os óculos gerais, mas também pode girá-los facilmente para um lado, se necessário.

Se você planeja mover placas com peso de até 150 kg, então é melhor confiar essa matéria a um macaco de vidro com quatro ventosas. As mesmas estruturas permitem transportar o vidro a uma grande altura, no entanto, neste caso, é muito importante certificar-se de que o próprio macaco possui uma capacidade suficiente. É melhor escolher um modelo que tenha a capacidade de carga necessária - somente neste caso é possível garantir um nível suficiente de confiabilidade e segurança do movimento do vidro. As características de design da caixa podem ser refletidas no custo total do produto.

Alguns dispositivos modernos têm pequenas dobradiças que estreitam a distância entre as ventosas individuais ou as colocam em uma posição atípica. Essa solução é necessária se for necessário mover a estrutura de vidro escalonada.

Preste atenção à data de fabricação da tomada de vidro. Claro que, para a esmagadora maioria dos mecanismos, isso não desempenha um papel especial, portanto, em lojas online e em sites de anúncios, você ainda pode encontrar alguns modelos enlatados do pregador pneumático IP-4402, que foi fabricado na década de 90 . século passado.No que diz respeito aos macacos, isso pode não ter o melhor efeito sobre o estado técnico das ventosas - nunca se sabe em que condições a borracha foi armazenada e como isso afetou suas características de fixação.

Concluindo, daremos algumas recomendações que facilitarão muito o uso do jack. Ao recorrer ao uso de tal ferramenta, certifique-se de manter uma toalha de algodão macio à mão - será conveniente para ela limpar a superfície de vidro dos materiais a serem transferidos para garantir uma boa adesão. A propósito, ela também pode limpar as próprias ventosas de vez em quando. Periodicamente, as ventosas precisam ser trocadas - é aconselhável fazer isso a cada 2-3 anos, você sempre pode encontrar um kit de reparo em qualquer mercado de construção.

Esteja ciente de que as ventosas podem falhar muito mais cedo - isso acontece se você acidentalmente arranhar sua superfície interna... No entanto, vidraceiros experientes sabem muito bem como os diafragmas podem ser reparados de forma rápida e econômica. Para fazer isso, você deve sempre manter um pote de cola de cianoacrilato na fazenda, por exemplo, Cosmophen. Tratando a superfície interna da borracha com esse composto, você não só poderá continuar a usar a ferramenta sem problemas, mas também expandirá significativamente a funcionalidade de sua tomada de vidro. Após esse tratamento, ele será capaz de agarrar até mesmo superfícies onduladas e irregulares.

O conector de vidro duplo é mostrado no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário