Reparação de macacos rolantes

Contente
  1. Possíveis avarias e suas causas
  2. Ferramentas necessárias
  3. Como consertar um macaco?
  4. Recomendações

Os macacos giratórios são caracterizados pela facilidade de uso, capacidade de carga impressionante, levantamento e operação suaves. Ideal para utilização como elevadores de automóveis tanto em postos de abastecimento especializados como em garagens pessoais. Além disso, muitos proprietários de automóveis conseguem fazer esses assistentes por conta própria, a fim de aproveitar todas as suas vantagens por menos dinheiro. Hoje vamos considerar os prováveis ​​defeitos de macacos hidráulicos do tipo rolo e descobrir como corrigi-los com nossas próprias mãos.

Possíveis avarias e suas causas

Os macacos hidráulicos raramente perdem totalmente a funcionalidade, principalmente o problema está nas válvulas, falta de fluido de trabalho (óleo) ou contaminação. No entanto, qualquer dispositivo em estágio de operação é capaz de falhar.

Antes de prosseguir diretamente para as questões do trabalho de reparo, você deve determinar as avarias prováveis ​​e os fatores que podem provocá-las.

Portanto, entre os mais comuns, os seguintes problemas de funcionamento:

  • perda absoluta de funcionalidade do dispositivo, que se expressa no fato de que não é possível elevar ou abaixar o pistão principal (haste de trabalho);
  • trabalho impróprio (geralmente uma pequena cunha) no processo de levantamento;
  • espontâneo abaixar o dispositivo sob a carga;
  • jack gotejamento - escoamento parcial ou total do fluido de trabalho (óleo).

Ferramentas necessárias

Para consertar o macaco, você precisará de certas ferramentas e materiais:

  • chaves inglesas;
  • tanque para recebimento do óleo drenado;
  • líquido especializado para descarga (querosene ou gasolina são permitidos);
  • fluido de trabalho - óleo.

Antes do trabalho de reparo, você pode comprar um kit de reparo para um macaco hidráulico deslizante com antecedência. Normalmente, isso inclui vedações de pistão e êmbolo.

Como consertar um macaco?

Claro, você mesmo pode consertar o macaco hidráulico. Somente para isso você precisará adquirir um kit de reparo ou peças separadas, com base no que exatamente quebrou. Como regra, várias juntas ficam inutilizáveis, como resultado do que o fluido de trabalho começa a vazar. Um kit de reparo adequado é necessário para o reparo.

Em qualquer circunstância você precisa desmontar a estrutura e drenar o fluido de trabalho dela... Isso deve ser feito com cuidado e o fluido de trabalho deve ser drenado para um recipiente previamente preparado.

Não é adequado para uso secundário, é aconselhável substituí-lo por um novo.

Você pode encontrar o grau de óleo no manual do dispositivo. No entanto, a granel, um motor convencional (por exemplo, marca 5W-40) ou fluido de trabalho para sistemas hidráulicos é adequado. Não destrói a borracha, não agride a superfície do pistão de trabalho, tem uma densidade média e é seguro para o homem.

Existem kits de reparo especializados - kits de reparo de macacos hidráulicos - para qualquer modificação individual do dispositivo de rolamento. Eles já incluem todas as juntas de borracha adequadas e todos os tipos de peças de reposição consumíveis (com base em uma modificação específica). Tente não comprar produtos muito baratos e caros, a melhor opção seria adquirir um produto da categoria de preço médio.

Depois disso, é necessário desmontar e remover os pistões e examinar sua superfície quanto à presença de ferrugem. Se houver corrosão ou contaminação, eles devem ser descartados com cuidado. Junto com a contaminação e a corrosão, o óleo residual também é descartado. Você pode usar agentes de limpeza especializados para isso (óleo diesel, gasolina, aguarrás, solventes, etc.).

Certifique-se de inspecionar a configuração da haste. No caso de ser dobrado, então, provavelmente, impróprio para reconstrução. Em tal situação, você precisa comprar um novo pistão (que pode se tornar um obstáculo, uma vez que praticamente não existem esses componentes básicos à venda) ou comprar um novo mecanismo de elevação. Portanto, você não deve trazê-lo ao ponto onde a haste se curva. Via de regra, isso ocorre devido a um significativo excesso de peso admissível de um carro, que foi levantado por meio de um macaco hidráulico.

Da mesma forma, uma causa comum de quebra em uma talha rolante é a contaminação de suas válvulas de funcionamento internas.

Eles estão incluídos na estrutura do sistema para mover o pistão de trabalho do dispositivo (levantá-lo e baixá-lo). As válvulas de transferência de óleo devem ser inspecionadas. Deve-se prestar muita atenção ao quão firmemente eles se assentam nos ninhos de plantio. Se o contato estiver frouxo, verifique as molas, que provavelmente estão frouxas. Se as válvulas estiverem gastas, amassadas, elas precisam ser substituídas por novas. Ao mesmo tempo, eles podem simplesmente ficar entupidos e a válvula de esfera começa a se encaixar no lugar com folga. Esta é a fonte do vazamento do fluido de trabalho.

Ao substituir o fluido de trabalho no macaco hidráulico (e isso deve ser feito durante a revisão), uma medida obrigatória é o bombeamento do seu sistema hidráulico. Com base no fato de que a estrutura de vários mecanismos de elevação é diferente, é impossível dar uma resposta universal à questão de como bombear um macaco hidráulico. Sem destacar detalhes, o procedimento será o seguinte.

Em primeiro lugar, desparafuse o bujão do pescoço para encher o macaco hidráulico com fluido de trabalho (ou para drená-lo, dependendo da estrutura do macaco).

Em seguida, drene completamente o óleo usado (em um reservatório previamente preparado). Em seguida, despeje um agente de limpeza no sistema para remover tudo o que resta do fluido de trabalho gasto e sujeira, que, presumivelmente, está presente no interior (use compostos que não são perigosos para vedações de borracha). As atividades subsequentes são realizadas na seguinte ordem:

  • despeje uma pequena quantidade de líquido no sistema;
  • opere a alavanca de modo que a substância líquida se disperse pelo sistema;
  • adicione mais e repita a operação;
  • complete até que a haste atinja a posição mais alta;
  • abra a válvula de corte para permitir que o pistão de trabalho volte à posição inicial inferior;
  • ao se mover, o líquido de limpeza será expelido do aparelho pelo orifício de drenagem;
  • se o líquido estiver muito contaminado, a operação deve ser realizada várias vezes seguidas até que fique um tanto limpo.

Depois de limpar o sistema, você pode começar a encher com óleo novo. As etapas serão as mesmas do fluido de limpeza. Depois disso, todas as tampas devem ser fechadas e o óleo que se acumulou na carcaça do macaco hidráulico deve ser limpo.

Observe constantemente o nível do fluido de trabalho no dispositivo. Com o tempo, as gaxetas de borracha perdem sua qualidade e drenam o óleo. Em seu lugar, o ar entra no sistema hidráulico e ocorre sua aeração. Isso pode se tornar uma circunstância de o pistão parar de atingir sua posição superior, porque o ar pode ser comprimido ao invés do óleo. Se você notar um problema semelhante, adicione ou substitua o fluido de trabalho no macaco hidráulico e também troque as juntas de borracha.

O conserto de um macaco hidráulico de duas ou três toneladas não é diferente, exceto pela quantidade de óleo necessária para o enchimento.

Após a eliminação de todos os problemas de funcionamento ser concluída e óleo novo ser colocado, o macaco hidráulico é "bombeado" - o excesso de ar é liberado. Para isso, a princípio eles "trabalham" vigorosamente o êmbolo até que seja gerada pressão. Em seguida, o ar é ventilado por meio de plugues especializados e o óleo é adicionado.

Recomendações

Após a conclusão do trabalho, é recomendável aliviar o macaco hidráulico das cargas. Guarde o dispositivo em um local seco e quente. Devido à penetração do excesso de umidade, o mecanismo pode ficar coberto de corrosão, e o frio afetará negativamente as características de qualidade do fluido de trabalho. É aconselhável não usar um macaco em forte geada... As cargas no mecanismo de elevação não devem exceder aquelas para as quais foi projetado.

Com operação contínua, a substituição do fluido de trabalho (bombeamento) deve ser feita uma vez a cada 2-3 meses. Então, para manter o macaco hidráulico em funcionamento durante o período de "tempo ocioso", não há necessidade de trocar o óleo nele - 2-3 movimentos de trabalho da haste uma vez a cada 3 meses são absolutamente suficientes.

Resumir. Em caso de falha do macaco hidráulico, é necessário verificar 3 componentes:

  • quantidade e qualidade do óleo;
  • a presença de bolhas de ar no sistema;
  • quão firmemente as válvulas assentam nos assentos, poluição.

Na esmagadora maioria das situações, para resolver todas as dificuldades com o macaco, basta limpar e mudar o fluido de trabalho.

Como consertar um macaco rolante em 10 minutos, veja abaixo.

1 comentário

Quanto óleo devo colocar em um macaco de 3 toneladas?

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário