Tudo sobre macacos rolantes
Os mecanismos de elevação de vários tipos há muito se tornaram parte integrante da oficina dos motoristas modernos. É por esse motivo que muitos estão tentando aprender tudo sobre uma variedade de dispositivos semelhantes, como macacos de rolamento. A eficácia desses dispositivos dificilmente pode ser superestimada. Eles se tornam indispensáveis se você precisar trocar uma roda, fazer reparos e, às vezes, resgatar um carro emperrado.
Peculiaridades
As características técnicas e o princípio de funcionamento do macaco são determinados principalmente pelos elementos de seu projeto. Os elevadores pertencentes à categoria descrita têm as seguintes partes.
- Corpo do macaco, que pode ser de alumínio ou aço de alta qualidade. Vale ressaltar que os modelos profissionais de equipamentos de elevação possuem um corpo mais maciço, o que se deve às condições de operação.
- Plataforma de suporte giratória.
- A haste do cilindro hidráulico de trabalho, que é responsável pela movimentação da plataforma.
- O cilindro hidráulico principal, que é a unidade principal.
- Alça giratória que atua como uma alavanca da bomba. Na maioria das vezes, para garantir condições de operação confortáveis, esse elemento é feito removível.
- Êmbolo atuando como uma bomba hidráulica.
- O parafuso que controla o funcionamento da válvula de drenagem, com o qual, diminuindo gradativamente a pressão no sistema, o veículo elevado é abaixado.
- Mola que retorna o pistão à sua posição original quando a pressão é liberada.
- Alguns modelos podem ser equipados com uma alça removível ou fixa para transportar o dispositivo.
- Uma tampa protetora (tampa), cuja principal função é evitar que sujeira e poeira entrem na haste do cilindro hidráulico.
- Rodas.
- Sistema de braço de tesoura.
- Muitos elevadores são equipados com kits de manguito de manutenção.
Um elevador móvel de carro é um sistema hidráulico, ou seja, um dispositivo cujo princípio de funcionamento se baseia na alteração da pressão do fluido de trabalho no sistema.
O êmbolo o bombeia para o cilindro mestre e a pressão aumenta para elevar o veículo. Neste caso, a haste impulsiona a plataforma de suporte através das alavancas.
A força aplicada à alavanca é multiplicada pelo sistema de válvula e pela presença de câmaras de comunicação. A haste é acionada pelo aparecimento de óleo no cilindro, cujo movimento reverso (escoamento) é impedido pela válvula de retenção. Para baixar a plataforma, será necessário girar um parafuso especial que abre a válvula, com o qual se reduz a pressão do fluido de trabalho no cilindro.
Deve-se notar que, apesar de todas as suas vantagens, os elevadores descritos têm uma característica de design. Eles são relativamente pequenos em altura, mas isso, por sua vez, fornece aos dispositivos maior estabilidade. Uma área suficientemente grande, entre outras coisas, é responsável pela resistência máxima de toda a estrutura.
Também vale a pena prestar atenção à válvula de corte. Este elemento é projetado para fixar o macaco e, portanto, a carga em uma determinada posição. Extremamente confiáveis neste contexto serão os modelos com pinças, que permitem segurar o sistema na altura desejada sem muito esforço.
Comparação com macacos de garrafa
Ao analisar as principais características dos macacos tipo garrafa e compará-los com os parâmetros dos dispositivos de rolamento, deve-se focar na pequena área da plataforma de suporte.
É por esta razão que os primeiros são significativamente inferiores aos segundos em termos de estabilidade.
Durante o processo de levantamento, o macaco da garrafa pode se mover e, como resultado, a carga não será mais direcionada estritamente verticalmente. Em uma situação com a categoria descrita de elevadores, a probabilidade de tal fenômeno é quase completamente excluída.
Em uma análise comparativa do design e desempenho, é necessário destacar as seguintes vantagens principais dos modelos de rolamento.
- Maior eficiência.
- Capacidade de elevação suficiente com dimensões relativamente pequenas do dispositivo. Esta relação de desempenho deve-se ao posicionamento horizontal do cilindro e à presença de uma alavanca removível.
- Subida suave, fixação de alta qualidade e descida gradual da plataforma com carga, da qual é responsável um parafuso especial e, em alguns modelos - um pedal.
- Estabilidade máxima.
- Simplicidade e facilidade de uso.
Visto que nada é perfeito, é importante atentar para as desvantagens desse tipo de mecanismo de elevação, entre elas:
- velocidade de levantamento relativamente baixa, o que em algumas situações é uma desvantagem significativa;
- o risco de diminuição da pressão do fluido de trabalho no cilindro, levando ao abaixamento da carga;
- em temperaturas negativas, o desempenho dos sistemas hidráulicos se deteriora significativamente, no entanto, na maioria das vezes macacos rolantes são usados em uma garagem ou estação de serviço;
- reparos bastante caros e uma vida útil relativamente curta com cuidado e manutenção inadequados;
- a necessidade da presença de uma superfície mais sólida e plana, que permita a instalação correta do elevador;
- baixa altura de trabalho, se você não levar em consideração os modelos de carga.
Visualizações
A escolha correta de um tipo ou outro, bem como de um modelo específico de dispositivo de elevação, às vezes é muito difícil de fazer.
Em tais situações, há uma série de fatores a serem considerados, incluindo, por exemplo, os parâmetros do próprio veículo.
Um ponto igualmente importante é a variedade de cilindros giratórios, que diferem uns dos outros nas propriedades operacionais básicas.
Pela capacidade de carga
Neste caso, queremos dizer a principal característica de qualquer macaco de carro. É importante levar em consideração que o uso do dispositivo fora dos regulamentos representa um perigo potencial para si mesmo, para o veículo, bem como diretamente para a saúde e a vida humana. Ao comprar um elevador, é altamente recomendável calcular as cargas potenciais e selecionar um modelo com margem de capacidade.
Tendo em conta este parâmetro, os mecanismos atualmente apresentados no mercado podem ser divididos nas seguintes categorias.
- Elevadores para automóveis de passageiros, usados com mais frequência em garagens e com capacidade de carga que varia de 1,5 a 2 toneladas. Como a massa desses veículos raramente ultrapassa 2 toneladas, é improvável que seja aconselhável comprar um macaco mais potente.
- Modelos profissionais para serviços de automóveis, cujo indicador descrito começa na marca das 3 toneladas. Isso se deve à variedade de veículos atendidos com pesos diferentes.
- Mecanismos de elevação para caminhões. Nesse caso, é importante levar em consideração não apenas o peso do próprio carro, mas também sua capacidade de carga, pois muitas vezes é necessário fazer a manutenção dos mesmos caminhões na forma equipada. Por exemplo, se o peso do carro é de 8 toneladas e sua capacidade máxima de carga é de 10 toneladas, você precisará de um macaco que pode suportar 18 toneladas.
Altura de coleta
Outra característica importante de qualquer elevador de carro, que determina diretamente a possibilidade e as características de usar um determinado modelo de rolamento. Isso se refere à distância mínima do solo em que o macaco pode ser instalado.
Deve ser lembrado que o dispositivo deve passar livremente sob o carro, e também levar em consideração que ao carregar a carroceria do veículo irá afundar e, portanto, sua distância ao solo diminuirá.
Com base no exposto, ao comprar um dispositivo de rolamento, é altamente recomendável levar em consideração a altura da pickup e compará-la com a distância ao solo do próprio carro. Como mostra a prática, em situações com máquinas com distância ao solo inferior a 14 cm, a melhor opção serão justamente os macacos descritos, cuja pickup é de 7 a 10 cm. Caso contrário, o uso de um dispositivo de levantamento será extremamente difícil e, na maioria dos casos, simplesmente impossível.
Por outros parâmetros
Além dos dois parâmetros listados, a altura limite do elevador desempenha um papel importante na classificação. Deve fornecer a capacidade de realizar certos reparos ou manutenção de componentes individuais e conjuntos da máquina. Como na situação com a capacidade de levantamento, é melhor ter pelo menos uma margem mínima, pois é necessário levar em consideração, por exemplo, o curso livre da suspensão.
Para criar condições confortáveis e garantir o nível de segurança necessário, a elevação ideal é considerada na faixa de 40 a 60 cm.
Podemos conversar, além da substituição banal do volante, incluindo a reparação ou manutenção da cremalheira da direção. Ao mesmo tempo, independentemente do desempenho das estruturas rolantes com uma altura de trabalho suficiente, você deve sempre se lembrar de usar suportes confiáveis para segurança. A propósito, se houver uma superfície de suporte apropriada, esses macacos podem muito bem ser usados se o carro estiver preso fora da estrada.
Outro ponto importante é o tipo de mecanismo, que é um componente estrutural chave de qualquer macaco, incluindo o tipo descrito. A esmagadora maioria dos modelos disponíveis no mercado moderno são equipados com unidades de engrenagem ou cardan. Além disso, os dispositivos são classificados de acordo com sua velocidade de levantamento. Assim, alguns representantes das linhas de modelos dos principais fabricantes estão equipados com mecanismos que permitem aumentar a velocidade em baixas cargas.
Avaliação das melhores modelos
Hoje, no segmento de mercado correspondente, há mais do que uma ampla gama de mecanismos de elevação do tipo descrito. Estamos a falar de macacos de produção alemã e sueca, bem como de empresas que representam a Finlândia e, claro, a Rússia. Isso naturalmente permite que motoristas e artesãos experientes equipem garagens e oficinas com o equipamento mais adequado. Ao mesmo tempo, muitos acham difícil navegar em tamanha variedade.
Encontrar uma saída permite análises de alta qualidade de diferentes modelos, bem como avaliações atuais. Levando em consideração várias análises, os seguintes representantes das gamas de modelos de fabricantes conhecidos podem ser distinguidos nos elevadores populares de topo.
- Matrix Master 51028 - um modelo de uma marca de origem alemã que agora é produzida na China. Este dispositivo compacto e leve (13 kg) é capaz de levantar até 2 toneladas a uma altura de 385 mm com uma pickup de 13 cm.
- Modelo 110103-002 da marca russa Santool caracterizado pela confiabilidade e durabilidade a um custo competitivo. A mobilidade máxima do dispositivo é garantida por um peso de apenas 6,5 kg e a presença de uma bolsa de transporte conveniente. A principal desvantagem é a altura de trabalho (30 cm).
- S-0180201 do Skyway - uma talha caracterizada pela extrema simplicidade de projeto, capaz de suportar uma carga de até 1,8 toneladas, cujas vantagens inegáveis são o peso mínimo do modelo e seu custo acessível. As alturas de captação e elevação são 125 e 300 mm, respectivamente.
- Modelo AJ-3F-500 da marca russa AirLine - um dispositivo hidráulico capaz de elevar até 3 toneladas a uma altura de 0,5 metros. Deve-se observar que o peso do macaco é de 32 kg.Dadas essas características, dificilmente este macaco pode ser chamado de móvel e, portanto, é mais utilizado em garagens e oficinas.
- HobbyLine-520 - Macaco trolley hidráulico fabricado sob a famosa marca Sorokin. Com um peso de apenas 6,5 kg e uma altura de rolo de 125 mm, o dispositivo pode suportar até 2 toneladas e tem uma altura de trabalho de 300 mm. Alguns usuários referem-se às desvantagens da falta de uma caixa para transportar e armazenar o macaco e de um substrato especial. Vale ressaltar que esses acessórios podem ser adquiridos separadamente, levando em consideração preferências pessoais e capacidades financeiras.
- N3203 by Nordberg - um modelo do mecanismo de elevação, que muitas vezes pode ser encontrado no arsenal das lojas de pneus. Uma das principais vantagens competitivas do macaco é a altura de levantamento que chega a 465 mm com um pick-up mínimo de 133 mm. Levando em consideração esses parâmetros, o aparelho tem massa sólida de 30 kg.
Com uma ampla gama de modelos de muitos fabricantes, todos podem escolher o modelo de jaque mais adequado que atenderá a todos os seus requisitos.
E, neste caso, estamos falando de dispositivos compactos (móveis) de rolamento e dos mecanismos de elevação mais potentes, operados principalmente estacionários.
Como escolher?
Como já foi mencionado, no momento muitas empresas de manufatura apresentam seus produtos em uma ampla gama.
Não é possível responder de forma inequívoca qual marca e, especialmente, qual modelo específico de elevador é o melhor.
Dada a variedade e o número de ofertas, é recomendável considerar os seguintes pontos mais importantes ao escolher um macaco.
- A altura mínima de pick-up, da qual dependem diretamente as capacidades operacionais do dispositivo, tendo em consideração as características técnicas do próprio automóvel. Como regra, este parâmetro varia na faixa de 125-140 mm. Os proprietários de carros com pouca distância ao solo devem considerar modelos de macacos com altura de recolhimento na faixa de 75-90 mm.
- A capacidade de carga é um indicador chave, selecionado levando-se em consideração as cargas potenciais. Para os proprietários da maioria dos automóveis de passageiros, a melhor opção serão os modelos de até 2 toneladas, pertencentes à categoria de preço correspondente. Os fãs de SUVs devem considerar modelos com capacidade de carga de 3 toneladas ou mais. Os postos estão equipados com elevadores, atendendo à variedade de viaturas servidas.
- Altura máxima de trabalho. É importante levar em consideração que para crossovers ou SUVs esse número deve ser de pelo menos 450 mm. Caso contrário, devido ao curso livre da suspensão, é improvável que seja possível pendurar a roda ao substituí-la.
- A velocidade de elevação é uma característica relevante principalmente para mestres de oficina.
- Conveniência e segurança de operação. Estamos falando, em particular, da presença de coxins de borracha na plataforma de suporte e na alavanca do macaco.
- O mecanismo pelo qual a força é transmitida à válvula de corte. A transmissão cardan é considerada mais confiável, resistente ao desgaste e fácil de consertar.
Além de tudo isso, vale a pena atentar para a presença das tampas no êmbolo. Sua função é proteger efetivamente o mecanismo contra poeira, sujeira e reagentes.
Como usar?
Um dos pontos-chave para o funcionamento adequado dos mecanismos de elevação descritos é a capacidade de instalá-los corretamente. É sempre importante ter em mente as precauções de segurança, pois lidamos com cargas pesadas e um risco maior de ferimentos. Coloque o macaco em uma superfície firme e o mais nivelada possível. Se não for encontrada, é necessário cuidar do bloqueio máximo da máquina levantada (o lado oposto ao levantado merece atenção especial). Para isso, são utilizados "sapatos" e outros dispositivos de recuo.
Depois que o dispositivo estiver corretamente instalado e o veículo imobilizado o máximo possível, você pode prosseguir diretamente para a própria elevação.
Você precisará inserir a alça que atua como uma alavanca para a bomba hidráulica. Após os movimentos mais suaves "para cima e para baixo", é gerada pressão no cilindro de trabalho, devido à qual a plataforma de suporte começa a subir com o carro.
É altamente recomendável instalar suportes especiais na fase final do levantamento. É importante lembrar que tijolos e pedras não podem cumprir suas funções devido ao risco de destruição com o peso da carga. Após a conclusão dos trabalhos de reparo ou manutenção, o veículo deverá ser devolvido à sua posição horizontal original. Usando a válvula apropriada, a pressão do fluido de trabalho no sistema é liberada e a plataforma é abaixada. Nesse caso, você também deve cuidar da suavidade do curso da haste do cilindro.
Um dos pontos mais importantes na operação de macacos de rolamento se resume ao fato de que todos os fabricantes se concentram na finalidade deste mecanismo de elevação. A questão é que tais estruturas são uma ferramenta eficaz apenas para levantar cargas até uma certa altura e baixá-las, e não para segurá-las. É por isso que deve ter sempre à mão suportes fortes, fiáveis e de máxima estabilidade em forma de racks, tripés ou "calçado" que garantem a segurança.
Como escolher um macaco rolante, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.