Tudo sobre macacos pneumohidráulicos

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Uso e manutenção
  3. Variedades
  4. Dicas de Seleção
  5. Onde eles são usados?

No conjunto completo de qualquer carro, deve haver um macaco. Ninguém está imune a uma situação desagradável na estrada, como a necessidade de substituir uma roda. Para isso, esta ferramenta é utilizada.

Dispositivo e princípio de operação

Considere vários tipos de conectores, do complexo ao simples.

Um macaco pneumático-hidráulico é um dispositivo para levantar grandes cargas (de 20 a 50 toneladas) até uma determinada altura. Consiste nas seguintes partes:

  • um corpo feito de metal de alta resistência;
  • haste - um pistão retrátil, que afeta diretamente a eficiência de uso do dispositivo;
  • líquidos e óleos.

O dispositivo possui duas alavancas de ação - mecânica e hidráulica.

Para a operação do macaco pneumático-hidráulico, é utilizado um óleo hidráulico especial de viscosidade e densidade específicas. Com o uso diário do macaco, o óleo é trocado uma vez por mês, sendo raro o uso - uma ou duas vezes por mês, e se praticamente não for usado, o óleo deve ser trocado uma vez por ano.

Princípio de operação: uma força é aplicada por meio de uma alavanca mecânica ao pistão de um pequeno cilindro. O processo ocorre de acordo com a lei da hidrostática. A pressão aplicada à superfície livre do líquido é transmitida igualmente em todas as direções. Conseqüentemente, ao criar pressão mecânica na superfície do pistão de um cilindro pequeno, uma pressão maior é transmitida ao pistão de um cilindro maior. Devido a isso, ele se move para cima com uma força, que será definida como o produto da pressão do fluido e a área desse pistão.

De acordo com este esquema, a força que um pistão grande pode superar será igual à força aplicada ao pistão pequeno multiplicada pela razão da área do pistão maior para o pequeno. Quanto maior a diferença de tamanho entre os pistões pequenos e grandes, maior será o fator de amplificação da alavanca hidráulica. Para aumentar a potência da estrutura, duas válvulas de ação reversa e um barril de fluido de trabalho podem ser adicionados. Desta forma, você obtém o macaco hidráulico mais simples.

Em palavras simples: quando a bomba está atuando, o óleo entra no cilindro pequeno, move-se sob pressão para o cilindro do mecanismo de elevação e a carga sobe mais alto.

Uso e manutenção

Uma possível razão para a quebra são as algemas gastas (na compra de um novo dispositivo, estão incluídas as sobressalentes). A válvula de desvio também pode falhar. O óleo é derramado em um orifício especial até o seu nível, o orifício está localizado na lateral do corpo do macaco. Durante a operação do macaco, a quantidade de óleo diminui naturalmente, por isso deve ser reabastecido. Também pode haver um problema com os retentores e os retentores de óleo - substituí-los pode resolver o problema.

Se houver vazamento de óleo, pode haver excesso de ar no cilindro, o que é provável. Para reparos nesta situação, é necessário abrir o tanque de óleo e bombeá-lo sem carga, em "marcha lenta". NSRepita este procedimento até que o ar seja deslocado.

Considerando que as peças metálicas sofrem corrosão, lembre-se de limpar as válvulas internas e as hastes com querosene ou um fluido anticorrosivo especial.

Qualquer técnica requer cuidado e controle. A segurança depende diretamente da facilidade de manutenção dos mecanismos e precauções.

Variedades

Existe uma vasta gama de dispositivos à sua escolha.

Pneumático, móvel

A carga é elevada pelo método de pressão de ar no tanque de ar.

Jack de rack

Trata-se de uma ferramenta simples e prática, produzida em uma ampla faixa de preços e projetada para pesar de 1,5 a 15 toneladas. Existem 2 tipos de jaques de rack.

  • dentado, atuando na interação do cabo e da engrenagem, está diretamente relacionado à altura de elevação do objeto: quanto mais alto, mais longo será o elemento principal do dispositivo - a cremalheira;
  • alavanca - aumenta e diminui cargas usando a pressão na alavanca.

Ambos os tipos podem ser manuais ou elétricos. Os manuais são convenientes como uma opção móvel, os elétricos são usados ​​em oficinas, garagens. Ao operar os macacos de cremalheira e pinhão, deve-se ter extremo cuidado, pois ao içar o veículo não apresentam estabilidade suficiente.

Macaco de parafuso

Projetado para 1000 kg com altura de elevação de 35 cm ou 1500 kg com altura de elevação de 39 cm.

Macaco telescópico hidráulico (tipo de garrafa)

Capacidade de carga de 2 a 20 toneladas. Existem 9 opções de tamanhos (potências) de conectores.

Dicas de Seleção

O macaco giratório pode ser conectado a um compressor para fornecimento de ar ou a um tubo de exaustão. Mas, uma vez que as almofadas de ar do tanque podem ser facilmente danificadas, é proibido realizar trabalhos sem fixadores adicionais para o carro levantado por tal macaco.

O macaco de cremalheira e pinhão pode ser usado não apenas ao substituir uma roda, mas também ao diagnosticar um carro ou inspecionar o fundo. Os macacos rack são usados ​​na construção, na ferrovia e em outros locais de produção. Os motoristas de SUVs preferem incluir potentes macacos de pinhão e cremalheira no veículo, pois podem ser usados ​​para sair das situações mais difíceis. Por exemplo: se você ficar preso na neve ou lama, ou se uma roda cair em um buraco.

Um macaco de rosca é adequado para um carro. Não confunda a força de levantamento do macaco com o peso do veículo. Você não precisa levantar o veículo inteiro para substituir uma roda. Esses macacos são divididos em 2 tipos - com gaxeta e sem gaxeta. O fato é que na parte inferior de alguns carros existem locais especiais onde você pode instalar um elevador, mas outros modelos não possuem tais locais, por isso é melhor escolher um macaco com junta para não danificar o fundo do carro.

Se você não tem a oportunidade de ver e verificar a disponibilidade de um local especial, então é melhor escolher com uma gaxeta, pela confiabilidade. O macaco é feito de aço muito forte e pode ser submetido a altas forças externas. Por exemplo, no caso de uma queda de grande altura ou se um carro passar por cima dele acidentalmente, o macaco permanecerá intacto e em funcionamento devido à sua estabilidade e construção de alta qualidade.

Ao trabalhar com equipamentos grandes, a hidráulica é indispensável. Esses dispositivos poderosos são adequados para carros, começando com jipes e ainda mais para aumentar a massa do equipamento. (trator, transporte de carga, ônibus).

Tem um ponto: se você comprou um macaco para seu jipe ​​de 2 toneladas e o fabricante dá mais 25% do peso, mas eles querem emprestá-lo, por exemplo, para um caminhão de 6 toneladas, então é melhor recusar. O macaco vai resistir, mas o sistema de limitação de peso pode funcionar, ele permitirá que o trabalho seja feito.

Onde eles são usados?

Um Rolling Jack é um atributo integral de qualquer estação de serviço (estação de serviço). É necessário trabalhar na garagem para realizar trabalhos de levantamento não só das rodas, mas também das peças do carro. A capacidade de elevação de tais macacos é padrão para um carro de passageiros da categoria B (B) - 2 toneladas. Altura de levantamento - de 32 a 40 cm. No processo de levantamento, o macaco, que é instalado sobre rodas, rola sob o carro, quanto mais alto - quanto mais fundo, é instalado estritamente na vertical, mantendo o equilíbrio.

Meios, ao escolher um elevador para seu carro, você precisa levar em consideração seu peso. Para um carro de passageiros, um parafuso e uma versão hidráulica são adequados, e de um jipe ​​a um microônibus, um macaco exclusivamente hidráulico é necessário.

É mais conveniente usar carrinhos permanentemente. Eles são maiores do que os hidráulicos.

Na compra do carro, o macaco já vem incluso na embalagem, o que atende aos requisitos deste transporte.

Um macaco pneumohidráulico de 30 toneladas é apresentado no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário