Mau funcionamento do macaco hidráulico e sua eliminação
Os macacos hidráulicos são usados para realizar atividades que envolvem o levantamento de todos os tipos de objetos até uma determinada altura. As unidades podem variar em capacidade de carga, tipo, finalidade, mas sua estrutura e princípio de operação são idênticos, portanto, os defeitos dos mecanismos de elevação são semelhantes.
Possíveis problemas
De todas as razões pelas quais um macaco (em forma de diamante, de rolamento ou de garrafa) pode não funcionar, três situações-chave devem ser distinguidas: mau funcionamento da haste, entupimento do sistema ou falha da válvula. Vamos analisar cada momento com mais detalhes.
Bloqueio do sistema
Pode ser desencadeado pela penetração de sujeira, poeira ou ar no óleo. Se o ar entrar, a haste do rolamento do macaco pode parar de subir, começar a pular intensamente ou sentar-se completamente sob a carga.
Os grumos de sujeira acumulados são capazes de conter o movimento das válvulas, que deixarão de selar os canais hermeticamente, permitindo que o óleo passe nas duas direções.
Nessa situação, a ênfase não será mantida em uma posição, descendo gradativamente até o ponto inicial.
Mau funcionamento das válvulas de esfera
Além do bloqueio, podem ocorrer defeitos mecânicos.... A válvula de esfera na ponta da mola, encostada na ranhura cônica, é capaz de se desprender ou prender no resto dos componentes do sistema. Então a haste não sairá de todo, pois a circulação do óleo é perturbada no sistema, e o bombeamento não ocorre. Este mau funcionamento é mais complicado e requer a desmontagem do macaco. Se houver vestígios de desgaste nas válvulas de esfera, elas devem ser trocadas.
A curvatura do fuste pode ser consequência do não cumprimento das condições de armazenamento ou manutenção e pode ser decorrente de trabalhos com cargas pesadas e do não cumprimento das regras de uso. No primeiro episódio, o pistão é capaz de enferrujar, o que enfraquece a estanqueidade de seu encosto à superfície do cilindro, resultando em vazamento de óleo. Se você levantar cargas acima do padrão permitido, a haste pode entortar. As possibilidades de tal mau funcionamento aumentam com a remoção extrema do parafuso e do macaco instalado torto no solo. A curvatura da haste é uma avaria gravíssima que raramente se presta a correção, mesmo em serviços especializados.
O que fazer?
Não segura sob carga
O abaixamento da haste quando ela repousa sobre a carga que está sendo levantada e às vezes sem muita pressão ocorre por 2 motivos: falta de óleo ou falha de válvulas. Vamos considerar cada uma das opções separadamente.
A falta de óleo está associada a vazamento normal com vedação deficiente, o macaco ignora o óleo. Via de regra, isso é resultado do armazenamento prolongado do macaco com a válvula de travamento desligada ou do desenvolvimento de gaxetas. O problema é resolvido adicionando óleo e bombeando o dispositivo. É aconselhável praticar óleos especializados para sistemas hidráulicos, na pior das hipóteses, o técnico usual fará. Se, após o enchimento, o óleo vazar mesmo com a torneira bem fechada, é necessário adquirir um kit de conserto e trocar todas as vedações.
A inoperabilidade das válvulas é causada por contaminação do sistema ou defeito mecânico. Não é necessário desmontar o dispositivo de elevação imediatamente.
Seria mais sensato lavar primeiro os canais e superfícies internas que estão sujas.Para isso, todo o óleo é drenado do dispositivo e o fluido de lavagem é derramado (gasolina ou querosene são adequados). É bombeado várias vezes, o líquido gasto é drenado, um limpo é vertido e assim por diante mais 2 vezes.
Se a lavagem não funcionar, você precisará desmontar o macaco e inspecionar as válvulas. Eles podem estar soltos devido ao enfraquecimento das molas ou ter esferas deformadas ou gastas. O primeiro motivo é mais provável e é corrigido girando a mola ou adicionando uma pequena arruela sob ela para aumentar a pressão, reduzindo a distância até a válvula. Uma bola gasta ou deformada precisa ser substituída.
Elevação deficiente
Um dos problemas mais comuns é reduzir a velocidade do pistão para o mínimo ou para muita marcha lenta. Este mau funcionamento é frequentemente associado a uma redução na altura de elevação e um limite inferior de carga. O principal motivo de tal problema está na aeração do sistema, que ocorreu em decorrência da diminuição do nível de óleo. É muito simples retornar o macaco hidráulico para trabalhar em tal situação. Isso exigirá 150-300 miligramas de óleo e fluido de lavagem (se o dispositivo tiver mais de 2 anos).
Primeiro, a válvula de fechamento é afrouxada uma volta a partir da posição fechada. Em seguida, a haste da bomba é abaixada, pare até o fim.
O bujão do orifício de enchimento é desaparafusado ou retirado (se for de borracha), o óleo usado é drenado. Quando o dispositivo tem muitos anos, é possível que seus canais e a superfície interna estejam obstruídos com sujeira, o que é um motivo igualmente significativo pelo qual o macaco não levanta bem. É necessário enxaguar, não doeria várias vezes.
Para isso, pode-se usar gasolina ou querosene. O líquido é derramado pelo orifício de drenagem, a torneira é fechada, o pistão sobe bombeando a bomba, a torneira se abre, o pistão é abaixado, o processo é repetido algumas vezes. Depois que o líquido pesado é drenado, uma nova porção é vertida e os procedimentos acima são repetidos pelo menos mais uma vez (é necessário focar na pureza do líquido drenado). Depois de limpar o sistema, você pode reabastecê-lo com óleo.
Antes de encher com óleo, o pistão com um batente deve ser abaixado para a posição inferior e apertar a válvula. O dispositivo tipo garrafa deve ser colocado verticalmente durante o vazamento (é vertido nos carrinhos na posição horizontal). É mais conveniente reabastecer a tomada com uma seringa, até que o óleo encha todo o recipiente e flua para fora do orifício.
Não desce
Raramente encontrada, mas ainda essencial para muitos, a situação está associada ao travamento da haste na posição elevada. Quando a haste do dispositivo saiu e não se encaixou, 2 motivos devem ser considerados: entupimento da válvula de corte ou curvatura da haste. Este último, via de regra, é causado por um defeito mecânico - de levantamento de cargas que excedem o peso permitido. Em tal situação apenas a substituição do elemento é possível.
Além de distorção, a ferrugem pode se formar na haste e nas superfícies internas do cilindro devido ao armazenamento prolongado em condições inadequadas (umidade, com a válvula desligada, com a haste levantada). As peças podem ser restauradas por desmontagem completa e limpeza da corrosão.
Quando o macaco não abaixa, no entanto, a haste gira livremente em um círculo, então há um nó na torneira.
Parece que um pequeno objeto estranho atingiu o macaco hidráulico com o óleo sendo derramado. Ao bombear, encontrou-se no cilindro, e quando a haste foi imersa, sob a influência da força, obstruiu o canal da válvula. A escolha mais fácil, mas não muito correta, é girar a válvula completamente, expandindo o canal ao máximo. Se você tiver sorte, parte do óleo escorrerá e a haste cairá. Caso contrário, o macaco deve ser desmontado para alcançar a base do cilindro e remover o bloqueio.
Recomendações
Para aumentar a vida útil do macaco, é aconselhável observar as seguintes regras.
- É necessário mudar o óleo do dispositivo de elevação 2 vezes por ano. Se o macaco hidráulico for usado todos os dias, a substituição deve ser realizada pelo menos uma vez por mês e deve ser lavada.
- É permitido usar qualquer óleo para reposição... Mas, para o inverno, é aconselhável preencher variedades de óleos exclusivamente sintéticos.
- Para que o lubrificante não engrosse no inverno, o macaco deve ser mantido em uma sala seca e quente.
- Quando o trabalho de elevação é realizado no inverno, deve-se lembrar que que com o uso prolongado do dispositivo sob forte geada, ele pode se tornar inutilizável. A este respeito, é recomendável trabalhar com ele no caso mais extremo e por um curto período de tempo.
O "conserto" ideal do dispositivo de elevação - trata-se de um trabalho preventivo para evitar a ocorrência de avarias, ou seja, manutenção contínua e reposição atempada do fluido de trabalho com bombagem. Uma vez que a eliminação de qualquer mau funcionamento exigirá tempo pessoal e, às vezes, alguns fundos. Portanto, todas as instruções para o uso de dispositivos de elevação hidráulica devem ser respeitadas, caso em que eles funcionarão por um longo tempo.
Para consertar um macaco hidráulico, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.