Que conectores existem e como usá-los?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como funciona?
  3. Visualizações
  4. Principais fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Como usar?

Dispositivos modernos para levantamento de várias cargas são amplamente usados ​​em quase todas as áreas e indústrias. Jacks hoje em dia, você não encontra isso apenas no arsenal de motoristas e funcionários de postos de gasolina.

Além disso, essas estruturas são frequentemente elementos constituintes de mecanismos mais complexos, cuja principal tarefa é criar forças de compressão. É por isso que vale a pena considerar o que são os tipos de jaques e exatamente como usá-los corretamente em determinadas situações.

O que é isso?

Para entender o princípio de operação dos dispositivos descritos, é necessário observar inicialmente que seu principal objetivo é elevar cargas a uma altura relativamente baixa. Isso, é claro, se aplica principalmente aos macacos automotivos, já que existem modelos com uma finalidade diferente.

Mas em qualquer caso, com a ajuda de tais mecanismos, a ação direcional é fornecida com um esforço apropriado.

Como funciona?

O princípio de operação da maioria dos elevadores pode ser explicado pelo exemplo dos modelos hidráulicos. Seu funcionamento é baseado na lei de Pascal e no princípio dos vasos comunicantes... Ao mesmo tempo, todas as amostras de mecanismos existentes têm uma propriedade comum - este é o uso obrigatório de uma alavanca (manivela) de uma forma ou de outra. A principal característica da maioria dos conectores modernos é a mobilidade. Também é importante considerar a ausência de dispositivos auxiliares. Hoje, os conectores são mais comumente usados ​​nas seguintes áreas.

  • Construção... Levantamento de blocos e elementos estruturais, bem como sua fixação. Atenção especial deve ser dada aos sistemas de elevação para a instalação de drywall e outros materiais de folha. Existem também macacos tensores concebidos para aparafusar com uma determinada força de ligações sob carga.
  • Ao reparar veículos de complexidade variável - desde a troca de uma roda no caminho até a realização de trabalhos mais complexos nas condições de serviços de automóveis e oficinas de pneus.
  • Como um dispositivo de elevação, se você precisar mover e montar diferentes peças dimensionais ou equipamentos em suportes.

Naturalmente, cada tipo de mecanismo em consideração que existe hoje tem seus próprios recursos de design e propriedades operacionais.

Visualizações

Existem vários tipos principais de tomadas. Todos eles têm um certo princípio de operação ou combinam vários deles ao mesmo tempo. Dado este parâmetro técnico, tais dispositivos são os seguintes.

  • Mecânico, representando o design mais simples do ponto de vista técnico. Sua função é baseada na aplicação de força para mover a parte de elevação.
  • Hidráulicooperando bombeando o fluido de trabalho entre os cilindros. Muitas vezes você pode encontrar elevadores com um manômetro.
  • Pneumático - modelos em que o elemento principal é a pressão do ar bombeado. Hoje, os fabricantes oferecem macacos para motoristas que são conectados ao tubo de escape do veículo. Modificações mais eficientes requerem um compressor.
  • Elétrico... Neste caso, não estamos falando tanto sobre o design do elevador, mas sobre o princípio de condução de sua parte funcional.
  • Eletrohidráulica - dispositivos de elevação em que o circuito hidráulico é ativado por meio de um acionamento elétrico. A propósito, algumas modificações podem ser equipadas adicionalmente com um acionamento manual.

Além de todos os tipos de macacos listados, é necessário citar também os modelos pneumohidráulicos. Neste caso, estamos a falar de dispositivos cujo princípio se baseia no facto de o sistema hidráulico ser accionado por um compressor de ar.

Por material de fabricação

Neste caso, os fatores determinantes serão características de design do dispositivo e sua capacidade de carga. Portanto, muitas vezes os modelos de rolamento para carros são feitos de ligas de alumínio. Ao mesmo tempo, os macacos de carga mais poderosos produzem feito de ferro fundido ou aço de alta resistência. É importante observar que o material determina diretamente a capacidade de carga.

Em alguns casos, você pode até encontrar tomadas de plástico para automóveis. Um material foi publicado na Internet no qual o proprietário de um novo VAZ demonstra um elevador de plástico. Aliás, de acordo com o autor do vídeo, o aparelho foi incluído no pacote do automóvel.

Por tipo de construção

Tendo em conta este parâmetro, as tomadas existentes hoje são classificadas da seguinte forma.

  • Rômbico - dispositivos puramente mecânicos do tipo pantógrafo. Externamente, eles se parecem com um losango, cujos lados se dobram em um plano horizontal e se desdobram quando levantados.
  • "Tábua" - um dispositivo em forma de cilindro de baixo perfil, acoplado ao circuito hidráulico.
  • Prateleira - macacos mecânicos, cuja base é uma cremalheira do tipo engrenagem com uma talha que se move ao longo dela.
  • Cunha com acionamento mecânico ou hidráulico.
  • Tipo de garrafa, que são um dos mais populares entre os motoristas. Este tipo de macacos recebeu este nome devido ao tipo característico do cilindro de trabalho. Por outro lado, esses elevadores são chamados de telescópicos devido ao fato de a haste oca na posição inferior entrar quase que totalmente no corpo. Existem modelos de uma e duas hastes, dobráveis ​​de acordo com o princípio da haste telescópica.
  • Alavanca, cujo princípio de funcionamento se baseia na extensão da cremalheira devido ao acionamento da alavanca de acionamento.
  • Parafuso... Neste caso, podemos falar sobre diferentes categorias de mecanismos de elevação, incluindo colunares e em forma de diamante. A operação é baseada na transformação da rotação em movimento translacional da plataforma.
  • Puxar - modelos de macacos, muito utilizados tanto para levantamento de cargas suspensas em apoios, como para aperto com fixação de diversas estruturas (por exemplo, para reforço de tensionamento). Muitos modelos vêm com ganchos (ganchos) e outros dispositivos para uma fixação melhor e mais conveniente dos objetos. Quando se trata de mecanismos de corrente, os ganchos são presos diretamente à haste por meio de travas especiais.
  • Carrinho - uma das versões clássicas de macacos em forma de alavanca montados sobre uma cama com rodas e equipados com uma plataforma de impulso (calcanhar). Este mecanismo é acionado por um cilindro hidráulico horizontal.
  • Tesoura, representando um bloco de levantamento dobrando-se no corpo (cama) de acordo com o princípio das tesouras convencionais. Existem agora no mercado modelos de macacos com interruptores para levantar e baixar a carga. Os modelos de tesoura podem ter base curta, média ou alongada.

Devemos também dar atenção especial aos macacos Selson, que são representantes da “família” pneumática. Neste caso, trata-se de uma almofada com revestimento em cordão de borracha. No processo de injeção de ar, aumenta de tamanho e aumenta a carga.

Para dimensionar

Não é nenhum segredo que a principal característica de qualquer jack é a sua capacidade de levantamento... Este parâmetro é determinado diretamente pelas características de design do dispositivo e suas dimensões.Na grande maioria dos casos, um mecanismo grande será mais poderoso do que um pequeno.

Por exemplo, um modelo de garrafa de 2 toneladas tem uma altura de 150-180 mm e pesa apenas cerca de 3 kg. Ao mesmo tempo, um mecanismo longo de cremalheira e pinhão com capacidade de carga semelhante pode atingir uma altura de 1 metro ou mais e pesar até 15 kg. Naturalmente, você não deve esperar um desempenho excelente de mini-dispositivos.

Por nomeação

Levando em consideração os indicadores de funcionalidade e desempenho, a classificação dos dispositivos de elevação modernos será a seguinte.

  • Elevadores de carro... Eles podem ser destinados a uma garagem regular e postos de serviço profissionais e postos de pneus.
  • Cabo - aparelhos com desenho especial e projetados para trabalhar com tambores de cabos.
  • Locomotivas diesel - modelos pertencentes à categoria de industrial e utilizados para a elevação de carros e locomotivas.
  • Viajar por - são usados ​​para executar trabalhos a partir do elemento do leito da ferrovia.
  • Compensadores de contração - uma variedade de mecanismos de parafuso usados ​​na construção de edifícios de madeira e, em particular, cabines de troncos.
  • Macacos de móveis... Refere-se aos dispositivos mais simples na forma de alavancas, com a ajuda das quais os objetos são ligeiramente elevados acima do revestimento do piso para que a plataforma de transporte possa ser acionada. A propósito, estes últimos estão incluídos em um conjunto que permite mover de forma independente peças de mobiliário volumosas e pesadas.
  • Vácuo para óculos.

É importante levar em consideração que o escopo dos mecanismos descritos é mais do que amplo. Eles podem ser usados ​​como elevadores autônomos ou como parte de empilhadeiras, máquinas-ferramentas e sistemas automáticos.

De outros

Além de todos os anteriores, amplamente utilizados, por exemplo, na indústria automotiva, também existem modelos especializados de macacos.

  • "Tilters".
  • Suprimentos de reparo do tipo telescópico ou parafuso.
  • Racks de transmissão. Este tipo é usado ao remover e instalar a caixa de câmbio do veículo.
  • Macacos de fosso. Neste caso, estamos falando de dispositivos pertencentes à categoria de auxiliares. Com a ajuda deles, os eixos das máquinas localizadas em poços de inspeção ou elevados em elevadores de tesoura são pendurados.

Principais fabricantes

Hoje em dia, no mercado de equipamentos especiais e, em particular, de elevadores, muitos japoneses, alemães, bem como chineses e nacionais apresentam seus produtos. Levando em consideração as estatísticas atuais e as avaliações dos usuários, o seguinte pode ser adicionado à lista das marcas mais populares.

  • Forsage - um fabricante especializado na produção de ferramentas confiáveis, incluindo dispositivos de elevação. Os produtos são voltados principalmente para a realização de reparos de veículos amadores e semiprofissionais. Inicialmente, os criadores da marca planejaram entrar exclusivamente no mercado bielorrusso, mas no final acabou sendo procurado e amplamente representado nos países da CEI. Agora os produtos são produzidos por fábricas localizadas no território do Império do Meio.
  • Matriz - uma marca com uma ótima relação qualidade-preço. Os produtos são fabricados por fábricas na China e agora são apresentados nos mercados da Europa, Estados Unidos e Federação Russa.
  • Stels - inicialmente é uma marca que representa a Alemanha no segmento correspondente. No momento, os macacos são fabricados em Taiwan e na China.
  • "Bel Auto Kit" É uma empresa cuja história começou em 1996. Hoje falamos de uma grande holding internacional, em cuja estrutura existem unidades de produção, laboratórios e organizações envolvidas na comercialização de produtos.
  • Sorokin - um fabricante que iniciou a sua atividade ativa em 1996. Agora, o catálogo da empresa contém uma ampla gama de equipamentos de garagem de alta qualidade, para o desenvolvimento dos quais tecnologias avançadas estão sendo introduzidas.

Como escolher?

A escolha de cada tipo de macaco tem, claro, nuances próprias. No entanto, existem regras gerais, levando em consideração que você pode escolher o modelo de dispositivo de elevação mais adequado para cada caso. Nesse caso, atenção especial deve ser dada aos seguintes critérios-chave.

  • Capacidade de carga - a principal característica de qualquer macaco. Via de regra, este parâmetro é indicado na caixa do dispositivo e na documentação técnica, que está obrigatoriamente incluída no kit de entrega. Ao escolher um modelo de elevador específico, é altamente recomendável levar em consideração as cargas potenciais. Exceder os indicadores especificados pelo fabricante pode levar, pelo menos, à falha do próprio elevador. Além disso, consequências negativas mais graves são possíveis.
  • Altura de coleta... Na maioria das vezes, esse parâmetro é mais relevante para os motoristas, pois é determinado pela folga do veículo. Esse indicador operacional geralmente varia de 6 a 25 cm. Como mostra a prática, é mais fácil escolher o modelo certo para proprietários de SUVs com maior distância ao solo.
  • Altura de trabalho, ou a altura máxima de elevação. O indicador da maioria dos modelos do mercado varia na faixa de 30 a 50 cm, havendo até macacos para carros com altura de trabalho de até um metro ou mais.
  • Em alguns casos, existe um conceito como "Curso de trabalho". Este termo é geralmente entendido como a diferença entre a altura mínima de recolhimento e a altura máxima de levantamento. Naturalmente, quanto mais amplo for o intervalo, melhor.

Além de tudo o que já foi listado, ao escolher um modelo de dispositivo de elevação, deve-se levar em consideração o tipo de acionamento. Neste caso, estamos falando sobre as seguintes opções principais.

  • Acionamento mecânicocom base na força aplicada ao punho do macaco. Tais modelos se distinguem pela máxima simplicidade de design e, conseqüentemente, pelo custo relativamente baixo.
  • Circuito hidráulico, que aciona o êmbolo do mecanismo com uma carga devido à pressão do fluido de trabalho criado no cilindro. Aliás, como no caso do tipo anterior de dispositivo, o elemento chave também é a manopla, que atua como alavanca para a bomba hidráulica.
  • Acionamento pneumático, que fornece levantamento e abaixamento da carga usando ar comprimido. O princípio de funcionamento é o mais simples possível e baseia-se no enchimento da câmara de trabalho com qualquer gás. Devido à máxima facilidade de uso e custos mínimos de mão de obra, tais modelos são correspondentemente populares.

Um critério igualmente importante é marca jack... Naturalmente, profissionais e usuários experientes recomendam fortemente a escolha de produtos originais de marcas bem conhecidas. Tal abordagem na seleção dos equipamentos permite contar com a correspondência máxima dos indicadores reais de desempenho às características técnicas declaradas pelo fabricante. É importante lembrar que as grandes empresas se preocupam com sua reputação e, para elas, os riscos correspondentes são de grande importância.

Paralelamente, vale a pena prestar atenção qualidade dos materiais e mão de obra... Em uma situação com macacos de marca, isso, via de regra, não surge nenhum problema. Como resultado, é adquirido um dispositivo extremamente confiável e com uma vida útil máxima. Isso, infelizmente, não pode ser dito com certeza sobre os modelos pertencentes à categoria “sem nome”. Freqüentemente, esses mecanismos falham após as primeiras tentativas de usá-los.

Profissionais experientes preferem não correr riscos, pois o uso de um elevador não confiável pode levar a consequências extremamente negativas e às vezes até trágicas. Ao mesmo tempo, para muitos, o lado financeiro da questão desempenha um papel decisivo.Porém, agora, levando em consideração mais do que uma ampla gama de produtos no mercado de muitas empresas, você pode facilmente encontrar a combinação ideal de preço e qualidade.

Junto com todos os critérios acima, os parâmetros determinantes muitas vezes tornam-se dimensões e peso do equipamento. Isso é mais relevante para proprietários de automóveis. Nem todo modelo de macaco pode ser colocado livremente no porta-malas de um veículo.

Como usar?

A operação de conectores, como qualquer outro dispositivo, envolve observância estrita dos regulamentos de segurança. Na verdade, o uso de tais elevadores é muito simples, mas erros podem custar caro. É importante levar em consideração que as amostras dos equipamentos da marca são testadas na fábrica do fabricante em várias condições. Mas o uso mesmo dos dispositivos mais confiáveis ​​deve ser realizado levando em consideração certos requisitos e regras, o que evitará riscos potenciais.

A maneira mais fácil de considerar o algoritmo correspondente é usar um macaco de carro como exemplo. Neste caso, estamos falando sobre os seguintes pontos importantes.

  1. O veículo (carga) deve, se possível, estar localizado em uma superfície nivelada.
  2. É necessário imobilizar o veículo (objeto levantado) o máximo possível. Para uma fixação confiável, você pode usar paradas especiais e meios improvisados.
  3. Para elevar e abaixar adequadamente a carga, é necessário garantir o movimento mais suave do mecanismo.
  4. É importante saber como posicionar corretamente o levantador. Deve estar localizado em uma superfície de apoio nivelada e sólida. Existem lugares especiais para um macaco na parte inferior do carro. Não é altamente recomendável usar pára-choques do carro como paradas.
  5. Depois de levantar a carga até a altura desejada (de trabalho), use cavaletes. Isso se deve ao fato de que o macaco não segura a carga, apenas a levanta e abaixa. Existem também alguns requisitos para estandes. Em primeiro lugar, é dada atenção à sua resistência, proporcional às cargas.
  6. Antes de iniciar o trabalho, você precisa se certificar de que a fixação e estabilidade do objeto, suportes e o próprio mecanismo de elevação são confiáveis. Motoristas experientes balançam levemente o veículo para isso.
  7. Após a conclusão de todas as operações, a carga é liberada. Neste ponto, é importante lembrar que solavancos são inaceitáveis ​​- a descida, assim como a subida, deve ser realizada o mais uniformemente possível.

Infelizmente, muitas pessoas acreditam que quase qualquer macaco pode ser usado não apenas para levantar, mas também para segurar cargas por um longo prazo. Cada um dos tipos existentes dos mecanismos descritos tem suas próprias características operacionais.

Esses pontos devem ser levados em consideração, bem como as recomendações correspondentes do fabricante.

Para obter informações sobre como escolher corretamente um conector, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário