Como escolher e conectar um cabo de home theater?

Contente
  1. Visualizações
  2. Fabricantes
  3. Como escolher?
  4. Métodos de conexão

Um home theater é uma ótima solução para casa, mas muitas vezes há problemas ao conectar esse equipamento. Este artigo descreve algumas das opções sobre como selecionar e conectar um cabo de home theater e o que você precisa saber.

Visualizações

Para conectar um home theater, você precisa de dois tipos principais de cabos:

  • acústico;
  • fibra ótica (ótica).

    A tarefa do cabo do alto-falante é trazer um som não distorcido para o alto-falante, porque sem componentes de alta qualidade, o som pode ser deformado e, como resultado, um som com vários efeitos de ruído é ouvido na saída.

    Esta opção é subdividida em várias subespécies:

    • simétrico;
    • assimétrico;
    • paralelo;
    • torcido;
    • coaxial.

    Um cabo balanceado é usado para o conector XLR e inclui fios negativo, positivo e terra. Esse cabo pode consistir em um ou mais fios balanceados.

    Os especialistas também chamam de "aterramento" a versão assimétrica do cabo. Para garantir que a qualidade do sinal transmitido por este cabo não seja baixa, você não deve usar produtos com mais de 3 metros. E também uma boa transmissão é determinada por uma tela que cobre o núcleo principal.

    O cabo paralelo consiste em 2 fios paralelos e uma bainha de plástico - isolamento geral. O design permite proteger adicionalmente os produtos de possíveis danos externos.

    Os cabos em espiral são mais comumente usados ​​para conectar dispositivos externos e os home theaters não são exceção. O trançamento dos condutores usados ​​na construção de tal cabo minimiza a perda de qualidade do sinal ao longo de longas distâncias, enquanto melhora as conexões e reduz a perda de som a zero.

    O cabo em espiral é conectado ao conector, que é marcado com letras em inglês HDMI. Essas marcações geralmente podem ser encontradas nos painéis traseiros dos home theaters.

    O cabo coaxial possui proteção aumentada devido ao fato de conter isolamento (polietileno externo) e um condutor externo (blindagem). Ele é usado para conectar ao conector RCA (pode ser usado como um cabo de vídeo e como um cabo de áudio).

    E também um cabo acústico pode ser multi-core, ou seja, contém dois ou mais núcleos. Esta opção é subdividida nas seguintes categorias, dependendo do design:

    • concêntrico;
    • corda;
    • em forma de pacote.

      A primeira categoria de cabos multi-condutores difere porque os condutores neles estão localizados longitudinalmente e em paralelo. Isso permite que o sinal mantenha a qualidade exigida e forneça a impedância de cabo exigida.

      A estrutura da corda é uma versão concêntrica aprimorada. Graças a esta estrutura, esta categoria de cabos possui um alto grau de flexibilidade, que é tão necessário ao conectar a uma variedade de dispositivos externos.

      Esta última opção é bastante rara, pois devido à sua estrutura interna, semelhante a uma teia de aranha, esse cabo é suscetível à influência de sinais refletidos. Isso leva ao seu rápido fracasso com o uso frequente.

      Já o cabo ótico (ou fibra ótica) é baseado em um elemento de fibra de vidro ou cabo de aço envolto por módulos óticos. Ele é projetado para transmitir sinais ópticos. Esse cabo tem várias vantagens sobre um condutor de sinal de cobre.

      • Alta qualidade de sinal devido à taxa de transferência de dados - a ótica tem este indicador no seu melhor.
      • Não há interferência externa e sons durante a transmissão. Isso é conseguido devido à proteção completa do produto contra o campo eletromagnético.

      Este cabo é classificado por aplicação. Distinguir:

      • para assentamento interno;
      • para dutos de cabos - blindados e não blindados;
      • para colocar no chão;
      • suspensão;
      • com um cabo;
      • embaixo da agua.

      Fabricantes

      Entre as empresas que produzem produtos de cabo, há várias empresas bem conhecidas.

      • Acrolink. A empresa é a única distribuidora da Mitsubishi Cable Industries, que, por sua vez, é uma fabricante global de condutores de cobre de alta pureza.
      • Analysis-Plus. Este fabricante americano surpreende pela excelente qualidade de seus produtos. Não é à toa que marcas famosas como Motorola e NASA, bem como MIS de Nova York, Bonart Corporation de Taiwan e Stryker Medical confiam nele.
      • AudioQuest. A organização dedica-se, além da produção de cabos de alto-falantes, à fabricação de headsets, conversores e alguns acessórios para equipamentos de áudio e vídeo.
      • Cold Ray. A empresa estabeleceu instalações de produção na Letônia. A partir daí, seus produtos são distribuídos para todo o mundo. Dentre os diversos itens do produto, vale destacar não só os cabos dos alto-falantes, mas também os conectores para os mesmos. A maior parte da organização fabrica cabos de cobre e cobre folheado a prata.
      • Kimber Kable. Este fabricante americano fabrica produtos bastante caros, que diferem dos análogos pela presença de uma geometria única e pela ausência de uma tela. A estrutura interna desse cabo é entrelaçada, o que garante um produto de alta qualidade. Apesar do alto preço dos produtos, o produto é apreciado por quem ouve música.
      • Klotz. Esta marca alemã é especializada na produção de acessórios profissionais para sistemas de áudio, vídeo e estéreo. Seus produtos são usados ​​em cinemas, estádios, estações de rádio - onde quer que um som de alta qualidade seja necessário.
      • Cabo Neotech. Essa empresa, originária de Taiwan, é especializada na produção de produtos de cabo que diferem dos análogos em sua composição patenteada. O fato é que o cabo do alto-falante é baseado em prata UP-OCC e cobre ultrapuro livre de oxigênio. A produção de tais condutores ocorre em temperaturas ultra-altas - esta abordagem torna possível a obtenção de monocristais longos em elementos condutores.
      • Purist Audio Design. Para a fabricação de seus produtos, a empresa utiliza não apenas cobre monocristalino de alta pureza e sem oxigênio, mas também uma liga de cobre, prata e ouro. Esta tecnologia implica o uso de isolamento criogênico de cabos na produção.

      Vale destacar outras empresas que conquistaram o direito de estar entre as líderes na produção de cabos acústicos.

        Dentre essa lista, vale destacar empresas como The Chord Company, Transparent Audio, Van Den Hul e WireWorld.

        Quanto ao cabo ótico, é necessário indicar dois fabricantes russos que acertaram merecidamente os maiores fabricantes:

        • Samara Optical Cable Company;
        • Elix-Cable.

        Como escolher?

        Quanto aos cabos acústicos, neste caso, os profissionais aconselham prestar atenção à espessura e ao comprimento do próprio cabo: quanto mais grosso e curto, melhor é a qualidade do som. Afinal, analógicos finos e longos têm mais resistência, o que afeta negativamente a qualidade do som. Por esse motivo, é importante colocar os alto-falantes e o amplificador o mais próximos possível, a menos, é claro, que estejamos falando de um cabo trançado. Deve-se notar que é inadmissível deixar o cabo esticado na hora de conectá-lo ou, ao contrário, enrolá-lo em anéis no chão.

        No entanto, este não é o único indicador de qualidade. Este parâmetro também é influenciado pelo material do qual o produto é feito.

        Por exemplo, um material como o alumínio está desatualizado há muito tempo devido à sua fragilidade - é fácil quebrá-lo. A opção mais comum é o cobre sem oxigênio. Tal cobre não oxida (ao contrário da variedade usual) e dá um som de alta qualidade, entretanto, o custo de um produto feito desse material é quase duas vezes mais caro que o do alumínio.

        É importante notar uma série de outros materiais a partir dos quais os cabos dos alto-falantes podem ser feitos:

        • grafite;
        • lata;
        • prata;
        • várias combinações.

        Quanto ao home theater, neste caso, os fabricantes aconselham o uso de um cabo multicore de cobre com uma seção transversal de 0,5-1,5 sq. milímetros.

        Não esqueça isto qualquer cabo, por melhor que seja, deve ser isolado. Não só a durabilidade do produto em si depende da qualidade do isolamento, mas também sua proteção contra influências externas. Materiais de isolamento como Teflon ou polipropileno são comumente usados. Isso se deve ao fato de tais componentes não conduzirem bem a corrente elétrica.

        • Espectro de cores. Este indicador não é tão importante. No entanto, se você precisar embelezar um pouco a imagem do ambiente doméstico, poderá usar um cabo de uma grande variedade de cores.
        • Conectores... Podem ser incluídos grampos. No entanto, opções de cabos baratos geralmente são vendidas sem um. Quanto ao cabo óptico, neste caso, não se deve levar tal produto com margem, pois com uma dobra forte a transmissão de dados pode ser interrompida e, com isso, a pessoa simplesmente não receberá o sinal necessário. Por esse motivo, antes de comprar, você precisa saber o comprimento exato desse cabo de conexão. Com a escolha certa do produto, a margem deve ser bem pequena: 10-15 cm.

        Métodos de conexão

        A conexão por meio de um cabo ótico deve ser feita a uma porta cujo nome contenha a palavra Ótica ou a designação SPDIF. E você também pode encontrar uma porta com o nome Toslink.

        Para conectar um sistema de alto-falantes, você precisa conectar um conector com a inscrição aos terminais vermelhos e o outro (sem a inscrição) aos pretos. Caso contrário, pode ser ouvido ruído ou distorção nos alto-falantes.

        Veja abaixo como escolher um cabo de alto-falante.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário