Como conecto meu home theater à TV?
Graças ao home theater, todos podem aproveitar ao máximo seu filme favorito. Além disso, o som surround deixa o espectador totalmente imerso na atmosfera do filme, para fazer parte dele. Por essas razões, os consumidores de hoje dão preferência a home theaters em vez de aparelhos de som de alta fidelidade desatualizados. E o mais importante, você não precisa ser um gênio para se conectar a um sistema de vídeo - basta fazer algumas manipulações simples e uma Smart TV comum torna-se um reprodutor de som e vídeo de alta qualidade.
Regras básicas de conexão
Antes de conectar o Home Theater à TV, é necessário verificar o conteúdo do dispositivo adquirido. A ausência de detalhes certamente complicará o processo de instalação da estrutura. Em primeiro lugar, certifique-se de que possui um receptor. Este dispositivo desempenha um papel importante em qualquer modelo de home theater. O receptor processa e reproduz o sinal, transmite a imagem para a tela da TV e alto-falantes... O segundo detalhe, mas não menos importante, é o sistema de áudio. Na maioria das vezes, ele consiste em 5 alto-falantes e um subwoofer - um elemento do sistema de áudio responsável pela reprodução de som de alta qualidade com baixas frequências. E a última coisa que também deve estar presente em um pacote de home theater é fonte de sinal.
Via de regra, este é um reprodutor de DVD familiar a todos.
Depois de verificar a presença de todos os elementos necessários, você pode começar a conectar o sistema de áudio. O principal é seguir a seqüência, caso contrário, você pode se confundir. Em geral, é fácil conectar o Home Theater à TV. Claro, você pode levar o manual do usuário, onde o diagrama de fiação está claramente definido. No entanto, nem todos esses documentos contêm uma explicação detalhada da ação. Apenas para esses casos, propõe-se a utilização do método universal de conexão de um sistema de vídeo.
Conectando uma TV a um receptor para exibir a imagem na tela
Em modelos de TV modernos, vários conectores HDMI estão necessariamente presentes. Com a ajuda deles, a obtenção de alta definição é fornecida - um sinal de alta resolução de alta qualidade. Para a conexão, é utilizado um fio especial com plugues apropriados, que está presente no kit de home theater. O lado “interno” do fio é conectado ao conector de entrada do aparelho de TV, o lado “externo” do fio é conectado à saída do receptor.
Se a TV não tiver um conector HDMI, conecte corretamente o receptor à tela da TV usando um cabo coaxial e três plugues de cores diferentes, cada um inserido em um deck com uma gama de cores correspondente.
Os sistemas europeus de home theater têm um conector SCART que também conecta a TV ao receptor.
Conectando o receptor a um sistema de áudio para emitir sons para os alto-falantes
Vários métodos simples podem ser usados para emitir som para os alto-falantes do home theater, a saber, conexões sem fio e com fio.
A versão wireless implica a utilização de equipamentos especiais que permitem a transmissão de áudio em um raio de 30 metros. Este equipamento especial é Transmissor do sistema sem fio. Ele roteia o sinal de áudio do DVD player para o receptor e, em seguida, o som é enviado para os alto-falantes.
A conexão com fio é baseada em cabos do tipo padrão.
Conectar uma TV a um receptor para emitir som para os alto-falantes
Os fabricantes modernos estão constantemente melhorando o design da construção de televisores. E antes de tudo, eles tentam torná-los mais finos. No entanto, esse recurso afeta negativamente a qualidade da acústica. E o home theater salva o dia facilmente.
Nesta fase é melhor conectar a TV e o receptor via HDMI e, em seguida, configurar a TV para enviar som por alto-falantes externos.
É importante realizar as manipulações apresentadas na ordem indicada. Caso contrário, o processo de conexão do home theater falhará, o que fará com que você repita o procedimento.
Alguns usuários têm certeza de que não é possível conectar uma TV antiga a um novo home theater.
E essa é a crença correta quando se trata de modelos de TV com um tubo de imagem enorme na parte de trás da estrutura.
Configuração de vídeo
Antes de começar a ajustar a imagem na tela da TV, você deve desligar a função de instalação automática, que é embutida em cada dispositivo por padrão. Graças à capacidade de alterar manualmente os parâmetros, será possível obter a imagem mais realista.
Para autoajuste de vídeo de alta qualidade alguns parâmetros básicos precisam ser ajustados.
Fronteiras
Existem setas nos cantos dos lados direito e esquerdo da imagem. Eles devem tocar as bordas da tela, mas apenas com pontas afiadas. Se o tamanho estiver incorreto, a clareza da imagem será visivelmente reduzida e a foto será cortada. Para ajustar as bordas, você precisa ir ao menu e ajustar as seções Overscan, P-t-P, Full Pixel e Original.
Brilho
Um parâmetro ajustado corretamente é caracterizado pela visibilidade na parte inferior da tela em todas as tonalidades com contornos claramente definidos. No total, são 32. Com baixo nível de brilho, a saturação dos tons de cinza aumenta, razão pela qual as partes escuras dos quadros na tela se fundem completamente em uma única massa. Quando a configuração de brilho é aumentada, todas as áreas claras da imagem são mescladas.
Contraste
Ao definir o nível mais preciso desta configuração, um detalhamento claro dos elementos da escala aparece. Se a configuração estiver incorreta, um efeito negativo aparecerá em algumas áreas da pele. Depois de ajustar este parâmetro, você precisa verificar o brilho novamente. Provavelmente, as configurações instaladas receberam algumas alterações. Então você precisa verificar o contraste novamente.
Correção de paleta de cores
Neste caso, muito é importante encontrar um meio-termo entre as partes claras e escuras da imagem... Para definir os tons naturais da paleta de cores, é necessário reduzir o indicador de saturação, mas certifique-se de que a cor da imagem não desapareça. No exemplo que escolhemos, um indicador de correção correta é a cor da pele e do rosto. Encontre um meio termo entre as áreas escuras e claras. Para definir uma paleta de cores naturais diminua a saturação, mas ao mesmo tempo evite subestimar a cor.
Definição
Este parâmetro é verificado na área de conexão de 2 vias. Não deve haver sombras ou halos claros nesses segmentos. No entanto, essa definição de clareza raramente é reajustada. As configurações de fábrica, neste caso, têm um nível adequado.
Isso conclui o processo de configuração de vídeo para assistir TV no Home Theater.
Como ajusto o som?
Depois de conectar o home theater e configurar a imagem de vídeo, você pode começar a "projetar" um som de alta qualidade. A seleção dos parâmetros apropriados ocorre através do menu do receptor exibido na tela da TV. Os ajustes são feitos por meio do controle remoto.
- Em primeiro lugar, é realizado o ajuste de graves das caixas acústicas frontais e traseiras.... Se os alto-falantes forem pequenos, selecione “Small” no menu.Para alto-falantes grandes, “Grande” é a configuração ideal.
- Ao ajustar o alto-falante central, é recomendável defini-lo como “Normal”. E para obter a melhor qualidade de som, você precisa mudar o parâmetro para “Wide”.
- Se não fosse possível colocar os elementos do home theater em uma posição circular, é necessário atrasar o sinal do alto-falante central, uma vez que ele está localizado mais longe do que os elementos traseiros ou frontais do sistema de áudio. Calcular a distância ideal do alto-falante é bastante simples. Um atraso de som de 1 milissegundo corresponde a uma distância de 30 cm.
- Em seguida, você precisa ajustar o volume. Para isso, o nível de prioridade é selecionado no receptor ou em canais individuais.
- Então o som é ligado e o ajuste manual é realizado parâmetros ótimos.
Não há peculiaridades para conectar fios a um home theater. A conexão pode ser roteada por meio de tulipas ou fio HDMI. Ao mesmo tempo, o HDMI é capaz de transmitir informações da operadora da forma mais clara possível. Mas os parâmetros básicos diferem significativamente pelo tipo de modelo e marca. Portanto, no menu você pode ver as funções que estavam fora de questão. Neste caso, é necessário orientar-se pelo manual de instruções.
O próprio processo de conexão é um trabalho mecânico que até uma criança pode realizar.
Basta inserir os fios nos respectivos conectores de acordo com o diagrama anexo ao manual do usuário.
Atenção especial é dada a configurando acústica... Em sistemas de home theater, esses sistemas consistem em 5 ou 7 alto-falantes. Primeiro, os alto-falantes são conectados à TV e, em seguida, são colocados a uma distância aceitável uns dos outros em torno da circunferência. Então você precisa conectar o subwoofer. Este procedimento não é nada complicado, o que não se pode dizer da sua configuração manual, que é aconselhável confiar a um profissional.
Em modelos de receptores modernos existem configurações acústicas automáticas... Para depurar o som, o proprietário do home theater precisará conectar um microfone ao receptor e colocá-lo na área de visualização. Nesse método de ajuste, o microfone funcionará como um ouvido humano. Depois de iniciar o modo de otimização automática, o receptor começará a selecionar as opções de frequência de som ideais que mais se aproximam do tipo de sala. Esse processo leva aproximadamente 30 minutos.
Após o receptor ter executado a depuração automática, é necessário realizar um teste de funcionamento. Para fazer isso, você precisa ligar o disco de música e corrigir manualmente o som removendo as frequências de corte. É muito importante não interromper o sintonizador automático. É inaceitável deixar o estágio final seguir seu curso. Caso contrário, você terá que reajustar.
Posicionamento da coluna
Cada sala separada com seu próprio layout não tem análogos. A disposição dos móveis da sala desempenha um papel importante na reprodução do som de um home theater. E para evitar interferência, você precisa colocar o sistema de alto-falantes fora do alcance de armários ou cadeiras.
Idealmente, o posicionamento do sistema de som é a mesma distância entre os alto-falantes e o espectador. No entanto, é muito difícil atingir os indicadores correspondentes em layouts de salas modernas. Ser capaz de definir os alto-falantes frontais esquerdo e direito para a distância necessária já é um excelente indicador.
Idealmente, eles devem ser colocados no nível da cabeça a cerca de 3 metros da área visual.
Em alguns modelos de home theater, há até 9 elementos no sistema de alto-falantes. Estes são o alto-falante frontal esquerdo, alto-falante frontal superior esquerdo, alto-falante frontal direito, alto-falante frontal superior direito, alto-falante central, alto-falante espaço esquerdo, alto-falante superior esquerdo espaço, alto-falante direito superior, alto-falante superior direito espacial e subwoofer.
A coluna central deve ficar de frente para a área de visualização e no nível da cabeça. Um grande erro é determinar sua localização no chão ou acima da TV. Com esse arranjo, parecerá que os atores do filme estão falando as palavras como se estivessem no céu ou no subsolo.
Os alto-falantes traseiros podem ser instalados próximos ou distantes da área de visualização. Mas a melhor opção é coloque-os atrás da área do espectador, logo acima do nível da cabeça. A distância deve ser mantida o mais igual possível para obter o som mais nítido e melhor possível. Nesse caso, você não deve direcionar os alto-falantes diretamente para o espectador - é melhor girar os alto-falantes ligeiramente para o lado.
Instalar um subwoofer é um grande negócio... O posicionamento incorreto distorce e superestima as frequências de áudio. É melhor escolher um local para o subwoofer longe dos cantos, perto dos alto-falantes frontais. Em cima do subwoofer, você pode colocar uma planta de casa ou usar a estrutura como uma mesa de centro.
Para obter informações sobre como conectar o Home Theater a uma TV, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.