Como escolher um home theater?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Princípio da Operação
  3. O que está incluído?
  4. Variedades
  5. Dimensões (editar)
  6. Modelos populares
  7. Acessórios
  8. Como escolher?
  9. Como fazer isso sozinho?
  10. Como arrumar um quarto?
  11. Como organizo os componentes do sistema?

Hoje, a gama de home theaters é bastante ampla e variada. Uma variedade de dispositivos está à venda, diferindo uns dos outros em design, características técnicas e conteúdo funcional. Vamos descobrir como você pode escolher um home theater de alta qualidade e como encaixá-lo corretamente no interior da sala.

O que é isso?

O home theater é um conjunto de equipamentos necessários para assistir a materiais de vídeo acompanhados de som de alta qualidade. Com esta técnica, os usuários podem criar uma verdadeira atmosfera de cinema em casa. Simplificando, um conjunto semelhante de equipamento consiste em uma TV e alto-falantes com bom som.

Os efeitos sonoros de alta qualidade criam uma atmosfera única de presença completa. Este é um recurso interessante e popular.

Enquanto assiste a filmes dinâmicos ou de ação, o efeito é alcançado, como se balas assobiassem sobre a cabeça das pessoas que assistem. Isso produz um som claro e nítido.

Princípio da Operação

Os home theaters são compostos por várias unidades funcionais que funcionam como um mecanismo único e equilibrado. Com a configuração correta, você pode obter excelentes efeitos de transmissão de som.

O principal dispositivo que recebe e transmite sinais em um aparelho de home theater é o receptor. Essa é uma espécie de foco de todo o sistema, que é conectado a todos os outros componentes por meio de um cabo especial. O último elemento depende do tipo de fio e do próprio dispositivo ao qual será conectado (TV, projetor ou monitor). A técnica pode fornecer as seguintes entradas:

  • HDMI;
  • USB;
  • RGB;
  • conectores compostos;
  • Conector S-Video;
  • filtro de rede.

Depois de conectar a parte central do cinema (receptor), a fiação é realizada para o subwoofer, alto-falante central e acústica do tipo frontal.

Todos os componentes de um home theater devem ser colocados corretamente na sala em que estão localizados.

Nesse ambiente, os dispositivos conectados podem se comunicar entre si para produzir som e imagem de alta qualidade.

O que está incluído?

O home theater não é um dispositivo único e técnico. É composto de vários componentes principais, cada um dos quais executa suas próprias tarefas específicas. Vamos considerar em detalhes o que está incluído no conjunto de tais equipamentos.

  • Uma fonte. A fonte é um dispositivo responsável por ler os dados e posteriormente convertê-los em sinais de vídeo e áudio. Hoje você ainda pode encontrar dispositivos em que a fonte é um DVD-player. Os kits também são vendidos com um receptor de satélite ou um Blu-ray player mais moderno.
  • Dispositivo de transmissão de imagem. Em home theaters modernos, uma TV LCD é usada com mais frequência como um transmissor de imagem. Conjuntos com CRTs são muito menos comuns - na maioria das vezes, essas são opções desatualizadas que podem ser vistas com menos frequência hoje. E também um projetor pode atuar como o dispositivo em consideração. Se o aparelho incluir uma TV, é melhor colocá-lo na parte central da sala.
  • Processador AV. Este nó é o verdadeiro "coração" de todo o sistema. O processador possui um switch especial. É ele o responsável por fornecer os sinais à fonte sonora (alto-falantes) e ao dispositivo que transmite a imagem. A presença de um decodificador de áudio realiza a conversão de áudio.
  • Amplificador. Os mais populares hoje são os amplificadores multicanais. Pode haver de 5 a 7 canais, e todos eles estão localizados em uma caixa. A principal tarefa do amplificador é aumentar o nível do sinal.
  • Receptor AV. Este mecanismo é uma espécie de combinação de processador AV e amplificador. As peças estão localizadas em um único corpo.
  • Sistema acústico. O esquema de todos os cinemas modernos inclui acústica de alta qualidade. Os especialistas provaram que, para um som eficaz e de alta qualidade, você precisa ter pelo menos 5 alto-falantes no kit. Conjuntos de acústica de formato 5.1 são considerados os melhores. No entanto, muitos dos fabricantes de hoje começaram a produzir sistemas de alto-falantes 7.1 mais poderosos - eles têm a adição de alto-falantes na direção frontal.

Variedades

A variedade de sistemas modernos de home theater inclui muitos kits diferentes, compostos por diferentes componentes. Vamos considerar o que esses dispositivos podem ser e quais recursos são típicos deles.

Multi-link

A melhor qualidade de som pode ser fornecida por modelos de home theater multi-link. Todos os componentes disponíveis de tais sistemas são colocados na sala em uma ordem estrita. Isso é necessário para obter o melhor efeito de reflexão e propagação das ondas sonoras. As opções de várias camadas fornecem excelente qualidade de som, mas requerem muito espaço livre para acomodá-las, o que pode ser um problema sério se a área da sala for muito pequena.

Os sistemas multicamadas estão disponíveis em diferentes formatos 5 em 1, 2 em 1 e até 7 em 1. Os modelos Hi-Fi são populares. Muitos desses dispositivos estão equipados com um grande número de funções adicionais, por exemplo, karaokê, visualização de imagens em 3D. Muitas dessas opções estão disponíveis em outros tipos de sistemas de home theater.

Quanto mais configurações houver no sistema, mais caro ele será.

Soundbars

A barra de som é uma combinação versátil de alto-falantes e subwoofer. Os modelos modernos de tais sistemas são relevantes devido ao seu tamanho compacto. Se a sua sala não tiver espaço suficiente para acomodar todos os componentes de home theater necessários, uma barra de som pode ser a solução perfeita.

Deve-se notar que ao usar soundbars, o volume do som geralmente diminui, mas a maioria dos usuários de tais dispositivos não notam muita diferença... Esta técnica apresenta-se numa vasta gama e possui um design atractivo.

Monoblocks

Os sistemas monobloco ainda são considerados relativamente novos e não estão presentes em todas as casas. No entanto, esses dispositivos são uma solução ganha-ganha para pessoas que amam um estilo moderno como o minimalismo. O efeito de som surround de um home theater de uma peça é obtido por meio de exibição virtual.

A maioria dos especialistas é de opinião que esta tecnologia incomum e curiosa tem um grande futuro.

Dimensões (editar)

Cinemas domésticos de vários formatos são exibidos em lojas de áudio e eletrodomésticos. Os compradores podem encontrar à venda sistemas volumétricos que possuem elementos grandes e grandes em seu conjunto, para os quais é difícil encontrar espaço livre em uma sala pequena. Se você planeja organizar um kit técnico em uma sala apertada, então não há motivo para recorrer a tais cópias - elas irão apenas sobrecarregar um espaço já apertado.

Para salas pequenas, um mini-cinema de alta qualidade é mais adequado. Dispositivos compactos modernos são da mesma alta qualidade que seus equivalentes grandes.

Claro, muitos deles têm menos potência e volume de som, mas em uma pequena sala com esses parâmetros, você não deve exagerar de qualquer maneira.

Se você deseja colocar o home theater em uma sala grande e espaçosa, pode comprar versões grandes com alto-falantes altos com segurança.

A técnica pode até ser complicada - o principal é que ela se encaixa harmoniosamente no ambiente existente e não prejudica a aparência geral do interior.

Modelos populares

Na rica variedade de diferentes home theaters, você pode encontrar opções com quaisquer características técnicas e funções integradas. Vamos nos familiarizar com alguns modelos populares de diferentes tipos e aprender mais sobre seus parâmetros.

  • LG LHB655NK. Este é um sistema de home theater popular e de baixo custo. O sistema possui uma unidade óptica e suporta o popular formato Blu-ray. Com este modelo, você pode reproduzir não apenas arquivos de vídeo padrão, mas também materiais 3D. O home theater de baixo custo da LG está equipado com a função Smart Share, através da qual o dispositivo pode ser sincronizado com um computador pessoal, tablet ou smartphone. O sistema é popular e conveniente, mas é grande, por isso é improvável que seja adequado para uma sala muito pequena.
  • Sony BDV-E3100. Trata-se de um equipamento de alta qualidade de uma conhecida marca japonesa e bastante barato. O sistema de alto-falantes da Sony é feito no formato 5.1 e possui som surround. O equipamento pode reproduzir imagens em qualidade Full HD. Usando este dispositivo, os usuários podem reproduzir arquivos de música de um telefone celular ou tablet. O Sony BDV-E3100 possui qualidade de som superior e um design atraente. No entanto, os alto-falantes do sistema são equipados com fios curtos, o que cria muitos transtornos para os proprietários.
  • Samsung HT-J4550K. Este conjunto de equipamentos possui acústica de alta qualidade e custo acessível. Samsung HT-J4550K pode satisfazer as necessidades até mesmo do usuário mais exigente. O cinema transmite perfeitamente todas as frequências sonoras, no entanto, nem todos os amantes da música se contentam com notas altas. O som mais puro é garantido fixando os alto-falantes em suportes especiais. Este home theater é ruim apenas por não possuir o menu de controle mais compreensível, o que é notado por muitos usuários.
  • Onkyo HT-S7805. Este é um conjunto de home theater de elite, que inclui um receptor moderno e poderoso e um conjunto completo de excelente acústica. O equipamento suporta a reprodução de arquivos no formato Dolby Atmos, DTS: S. Os amplificadores são equipados com decodificadores especiais, graças aos quais o cinema é altamente funcional. Existem até 8 conectores HDMI no corpo do dispositivo e há mais 2 que são projetados para reproduzir arquivos de vídeo 4K. O cinema é de excelente qualidade, mas bastante caro.
  • Onkyo HT-S5805. Kit premium de alta qualidade. Tem um "enchimento" rico e funcional e uma aparência apresentável. A técnica suporta formato de alta definição - 4K. O teatro está equipado com uma acústica cuidadosamente pensada que proporciona um som excelente. Se considerarmos todas as funcionalidades do Onkyo HT-S5805, podemos chegar à conclusão de que o equipamento tem um preço muito acessível.
  • Sony BDV-E6100. Os alto-falantes de chão deste home theater têm caixas feitas de plástico de alta qualidade. Os dispositivos apresentam excelente qualidade de construção. O home theater japonês Sony BDV-E6100 é um produto ideal em termos de preço e qualidade. A caixa possui muitos conectores necessários. É verdade que as configurações desta técnica parecem não ser as mais compreensíveis para muitos usuários.
  • Sony BDV-N9200W. Home theater de alta qualidade em preto ou branco. O sistema 9.1 é compatível - o conjunto contém 9 alto-falantes e 1 subwoofer. O Sony BDV-N9200W oferece qualidade de som superior.Em termos de acústica, o sistema utiliza todas as tecnologias modernas. Os equipamentos da Sony são fáceis de usar e os alto-falantes podem ser conectados ao cinema sem o uso de fios. O Sony BDV-N9200W não tem falhas graves, mas alguns usuários afirmam que seu cinema às vezes congela um pouco, mas no resto do tempo funciona sem problemas.

Acessórios

Existem muitos acessórios opcionais disponíveis para uso de home theater. A maioria deles desempenha funções importantes, mas também existem componentes que desempenham um papel mais decorativo. Considere uma lista de acessórios para esse equipamento de entretenimento:

  • Adaptador Bluetooth (se a tecnologia não possuir módulo próprio);
  • Adaptador Wi-Fi;
  • cabos de conexão adicionais (por exemplo, USB, micro HDMI, AV e muitos outros);
  • cabos de áudio - cabos coaxiais, digitais, estéreo;
  • armários e prateleiras para vários componentes de home theater;
  • portas acústicas especiais.

A maioria dos acessórios para home theaters está disponível em lojas que vendem uma variedade de equipamentos. Prateleiras e armários adequados podem ser encontrados em centros de móveis.

Como escolher?

Pode ser difícil escolher um sistema de home theater específico, uma vez que existe uma gama muito grande desse tipo de equipamento. Para não se confundir com a compra e se deter em uma opção específica, vale a pena partir de algumas das principais características da técnica.
  • Leve em consideração as especificações técnicas do teatro - parâmetros de potência, faixas de frequência e outros valores importantes. Todas as propriedades listadas estão sempre refletidas na documentação que acompanha, que você precisa inspecionar antes de comprar os dispositivos.
  • Decida que tipo de técnica você precisa. Se você planeja colocar o home theater em uma pequena sala em quadratura, não deve escolher dispositivos muito grandes e de alta potência. Em tal ambiente, o som muito alto e potente não proporcionará aos usuários o prazer desejado. E para salas espaçosas, você não precisa comprar cinemas muito pequenos e de baixo consumo de energia.
  • Tente selecionar dispositivos que leiam o maior número possível de formatos atuais. Faz sentido comprar cinemas que possam reproduzir arquivos de vídeo full HD e 4K. Essas extensões executam filmes e vídeos musicais de alta definição e qualidade superior.
  • Explore a funcionalidade desta técnica de entretenimento. À venda você pode encontrar vários modelos de home theaters que possuem funções de karaokê, sincronização com outros aparelhos "inteligentes" e outras opções úteis. Decida imediatamente quais configurações você precisará e quais não farão sentido. Lembre-se - quanto mais funcionalidade o equipamento tiver, mais caro ele custará.
  • O design de um home theater não pode ser ignorado. O equipamento deve se encaixar harmoniosamente no interior existente. Isso também se aplica às cores dos dispositivos e seus tamanhos. O equipamento não deve sobrecarregar o interior, tornando-o sem atrativos e insípido.
  • Depois de escolher seu modelo de home theater favorito, não se apresse em pagar no caixa. É aconselhável inspecionar cuidadosamente todos os componentes do kit técnico na loja quanto a defeitos ou peças danificadas. Inspecione visualmente todos os conectores e saídas para certificar-se de que não haja peças soltas, arranhões, lascas ou abrasões nas caixas.
  • Se possível, verifique a qualidade de reprodução dos arquivos de música e vídeo na loja. Ao testar seu home theater, nada deve confundi-lo. Se nos momentos da verificação ouviu som distorcido com ruídos ou imagem com pixels mortos e má reprodução de cores, é melhor recusar a compra. Se você só teve tempo para fazer uma verificação em casa, ao chegar em casa, é recomendável examinar imediatamente todas as possibilidades do cinema.
  • Explore o conteúdo da embalagem do seu home theater. O conjunto com o equipamento deve conter um controle remoto, instruções de operação e todos os cabos de conexão necessários.
  • Se você deseja adquirir uma técnica realmente de alta qualidade e durável, de design atraente, é recomendável dar preferência aos produtos de marca exclusiva. Hoje, muitos fabricantes conhecidos produzem excelentes cinemas - os compradores têm muito por onde escolher. Não pense que todo equipamento de marca é proibitivamente caro. Muitas marcas eminentes são aparelhos excelentes a preços acessíveis.
  • Para a compra de produtos originais de marca, você só deve ir a lojas comprovadas onde o equipamento apropriado é vendido. Somente nesses locais os vendedores responderão a todas as suas perguntas e emitirão um cartão de garantia. Em caso de defeito ou mau funcionamento, o equipamento adquirido será sempre substituído. Você não deve comprar essas coisas em pontos de venda duvidosos, onde tudo é muito mais barato - aqui você dificilmente encontrará produtos originais e de alta qualidade acompanhados de serviço de garantia.

Sinta-se à vontade para examinar de perto o equipamento que planeja comprar. Assim, você terá um seguro contra a compra de produtos de baixa qualidade ou danificados.

Como fazer isso sozinho?

É perfeitamente possível montar um home theater com suas próprias mãos. Muitas pessoas recorrem a esta solução. Mas primeiro é necessário traçar um projeto detalhado da estrutura futura, indicando todos os componentes necessários que serão previstos nela.

Para montar um bom cinema em casa, você precisará de todos os equipamentos da lista abaixo:

  • projetor;
  • tela para projetor;
  • sistema acústico;
  • todos os cabos de conexão necessários;
  • computador ou laptop;
  • Filtros de luz para janelas.

Encontre uma sala adequada para todos os equipamentos. Não precisa ser grande, mas é desejável que tenha tetos altos - isso distribuirá melhor o som.

Montando o sistema de entretenimento assim:

  • conecte todos os componentes necessários a um computador ou laptop (tudo depende de quais componentes você preparou para o equipamento de home theater);
  • para obter um bom escurecimento da sala, você pode pendurar cortinas mais grossas nas janelas;
  • coloque sofás e poltronas confortáveis ​​na sala.

Como arrumar um quarto?

O design interior no qual o home theater está localizado pode ser projetado em estilos diferentes. Vejamos alguns bons exemplos.

  • Um interior interessante resultará se cadeiras dobráveis ​​confortáveis ​​ou um sofá com pufes quadrados forem colocados na frente da tela no pódio logo acima do nível. Esse interior será interessante e elegante. Você pode criar móveis em uma combinação de cores azuis e texturas de madeira - uma solução original.
  • Um ótimo cenário ficará se você colocar um longo sofá modular que ocupe toda a parede em frente a um cinema com uma tela grande. Na decoração de uma sala como essa, você pode optar por cores calmas e suaves.
  • Se a casa tiver um cômodo livre, projetado em cores escuras, pode ser totalmente equipado como uma sala para assistir filmes. Aqui você deve pendurar uma grande TV ou tela de projetor e organizar todos os outros componentes do cinema. As paredes escuras podem ser complementadas com áreas vermelhas para criar uma sensação mais de teatro. Cadeiras de couro preto, colocadas em frente à tela em diferentes níveis, terão uma aparência harmoniosa. A solução é cara, mas chique.
  • Uma boa configuração acabará sendo completamente sustentada em tons pastel levemente suaves (por exemplo, bege). Em uma das paredes, você pode pendurar uma grande TV ou uma tela de projetor, e na frente para colocar várias cadeiras de cor creme aconchegantes.O interior será aconchegante e convidativo para assistir seus filmes favoritos.
  • Um belo interior pode ser organizado em uma pequena sala. Lá, um longo sofá de canto e uma ampla tela de home theater podem ser colocados frente a frente. Ao mesmo tempo, é permitido escolher um tom calmo de amarelo fosco ou creme para a decoração da parede, e a parede atrás do sofá deve ser acentuada com cinza.

Existem muitas opções para decorar o interior da sala em que o home theater está instalado. O mobiliário pode ser chique ou modesto, mas não menos convidativo. Cada usuário faz uma escolha em favor da melhor solução com base em suas preferências de gosto e capacidades financeiras.

Como organizo os componentes do sistema?

    O home theater pode ser instalado em um apartamento, em uma sala no sótão e em qualquer outro lugar. Em qualquer caso, você deve seguir as regras de colocação do equipamento em relação aos usuários. A tela deve estar centralizada e no nível dos olhos do público. A acústica deve ser colocada em torno do perímetro da sala.

    Se se trata de um sistema de altifalantes potente e potente situado num apartamento, é aconselhável cuidar da insonorização das paredes e folhas das portas. Hoje, as lojas vendem tudo o que você precisa para obter um excelente efeito de isolamento acústico.

    Uma classificação de home theaters de baixo custo com som de alta qualidade no vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário